O que são metas, objetivos e indicadores, afinal? Anda se confundindo com essas definições?
Nas últimas semanas publicamos alguns artigos no blog descrevendo a forma simples como tratamos os indicadores de desempenho (Uma visão prática sobre o que é Indicador de Desempenho).
Além disso, fizemos uma postagem que obteve um alto engajamento dos leitores e que aborda o conceito das Metas (O que são Metas?). Agora chegou a vez de combinarmos estes 2 assuntos. Assim, apresentando a relação entre os indicadores de desempenho e as metas.
Neste post, vamos esclarecer definitivamente a diferença entre objetivos, metas e indicadores de desempenho. Por isso, vamos começar esclarecendo o que são metas objetivos e indicadores, além de trazer exemplos de metas e indicadores.
Preparado?
Então, vamos lá!
Leia também: O que é administração por objetivos: definição, benefícios e como usar em sua empresa
Vamos falar em metas e indicadores de desempenho, no texto a seguir, Mas você sabe como definir indicadores de desempenho para sua empresa?
Então, confira este vídeo de nosso canal no Youtube:
Veja mais: O que é Indicador de Desempenho? Uma visão prática
Entender a diferença entre metas e indicadores, além dos objetivos, começa por entender esses conceitos tão importantes para a gestão empresarial e a melhoria de processos corporativos.
Por isso, antes de falar em diferenças, vamos entender o que são metas, objetivos e indicadores. Depois, ficar muito mais fácil compreender a diferença entre objetivo, metas e indicadores de desempenho.
Objetivos são cenários futuros que se quer que se realizem. Isto é: situações futuras que desejamos que se tornem realidade.
Por exemplo:
No caso de uma empresa, também se definem objetivos desse tipo, mas, é claro, são relativos à situações corporativas. Assim, podem ser aumentar a lucratividade, lançar novos produtos ou se tornar líder de mercado.
Ficou claro para você o que são objetivos? Então, agora, vamos entender o que são metas.
Leia também em nosso blog: Os objetivos do KPI: como criar indicadores de desempenho
Esse é um fato: muitas pessoas acreditam que metas e objetivos são a mesma coisa. Só que não…
Para esclarecer isso, podemos dizer, de forma objetiva, que metas são objetivos associados a uma quantidade.
Como assim?
Por exemplo:
Uma empresa pode ter como objetivo aumentar seu número de clientes ativos.
Porém, esse objetivo é bastante amplo. Para transformá-lo em uma meta, você deve acrescentar, no mínimo, uma quantidade.
Assim, conquistar 30% de novos clientes se torna uma informação bem mais completa, uma meta a ser atingida.
Mas quando? Porque conquistar 50% a mais de clientes em um mês é uma missão completamente diferente de fazer isso em um ano. Pois é, incluir um prazo em sua meta também é uma excelente maneira de refinar a informação oferecida para os envolvidos em alcançar a meta.
Ness caso, portanto, teríamos:
Na verdade, para se definir uma boa meta, ela deve conter 5 características. 2 acabamos de comentar, mas existem mais 3. Elas são definidas pelo acrônimo SMART, que em inglês significa inteligente.
Assim, cada uma das inicias dessas características de uma boa meta corresponde a uma das letras da palavra SMART.
São elas:
Confiar este vídeo e entenda isso melhor:
Aproveite e confira estas dicas: Como estabelecer metas para um departamento de cobranças: um guia prático com 9 dicas para turbinar seus resultados
Pronto, você já sabe o que são metas e objetivos, mas como se relacionam entre si? Quer saber? Então dê uma olhada neste vídeo:
Este post também deve interessar a você: Objetivos e Resultados-Chave: 13 exemplos de OKR para se inspirar
Metas e objetivos dominados, chegou a vez dos indicadores de desempenho!
Os indicadores de desempenho são os responsáveis por ajudar você a atingir suas metas e objetivos, pois são eles que mostram se você está no caminho certo.
Como isso funciona? É o que você vai entender agora!
Indicador de desempenho é a unidade ou a quantidade de alguma coisa que é usada para medir se sua empresa conseguiu ou não atingir suas metas e objetivos.
Assim, de seu objetivo é aumentar o faturamento, o indicador de desempenho pode ser a quantidade de dinheiro a mais que entra a cada mês. Pode ser também um porcentagem de aumento mensal de vendas, e assim por diante.
Existem alguns indicadores de desempenho já definidos pelo mercado, como o ticket médio de vendas, o índice de lucratividade, CAC, a taxa de churn, o NPS e muitos outros. São indicadores testados e aprovados e, por isso, muito usados pelas empresas.
Ficou claro para você o que é um indicador de desempenho? Então, aproveite para entender ainda melhor como fazer seu gerenciamento em sua empresa, assistindo a este vídeo:
Depois de definir seus indicadores, veja como fazer sua análise com mais facilidade: Ferramentas para análise de indicadores de desempenho – 7 dicas para monitorar e melhorar os resultados da sua empresa
Agora que você já entendeu o que são metas, objetivos e indicadores, vamos analisar suas diferenças.
Se nas postagens citadas no início deste texto relatamos que uma meta é composta por um objetivo, um valor e um prazo (OVP), onde se encaixa o indicador de desempenho nessa equação?
A resposta é bem simples, no Objetivo.
O Objetivo de uma Meta (que está atrelada à um Indicador de Desempenho) é formato por um Verbo e o próprio Indicador. O Verbo indica o que pretendemos com o Indicador, alguns autores defendem que só sejam utilizados os verbos “Aumentar”, “Reduzir” ou “Manter”. Na Siteware, não gostamos de engessar as coisas, defendemos que você deve usar o que fizer sentido para o seu negócio.
A imagem abaixo ilustra o passo a passo da decomposição de uma Meta para o indicador da Receita.
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