O que são metas? Como defini-las do jeito certo? Guia completo!

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Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre o que são metas, tarefas e objetivos!

No mundo corporativo, a eficácia na definição e no cumprimento de metas pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma organização. Não é à toa que entender o que são metas, acompanhá-las e alcançá-las se tornou o grande objetivo organizacional da maioria das empresas..

Em um estudo realizado pela consultoria de gestão global Bain & Company revelou que as empresas que se destacam em definir metas têm até 4 vezes mais probabilidade de ser classificadas como “top performers”.

Outra pesquisa, dessa vez da Management Study Guide, indicou que 90% das companhias bem-sucedidas usam metas para impulsionar o desempenho e a produtividade de seus negócios.

Porém, apesar de sua importância crítica, ainda há muita confusão sobre o que exatamente o que são metas, como elas se relacionam com outros conceitos importantes, como tarefas e objetivos, como defini-las e acompanhá-las.

Por isso, neste artigo te apresento tudo o que você precisa para entender o que são metas e como trabalhar com elas a partir da suas definições. Continue a leitura e confira!

planejamento estratégico

O que são metas?

Metas são resultados quantitativos ou qualitativos específicos que uma pessoa ou organização deseja alcançar dentro de um prazo definido. Elas se caracterizam por serem específicas e mensuráveis, auxiliando a criar um caminho claro para a realização de um objetivo final. Ou seja: servem como um guia para orientar estratégias.

Exemplo: Para alcançar o objetivo de liderança de mercado mencionado acima, uma meta pode ser “aumentar a receita anual de produtos sustentáveis em 20% a cada ano até 2025”.

Leia também: Sistema de controle de metas: como escolher o melhor para sua empresa?

O que são objetivos?

Já os objetivos são declarações gerais sobre o que se deseja alcançar em longo prazo. Eles são mais abrangentes e menos mensuráveis do que as metas.

Objetivos são declarações amplas que definem o que uma organização, equipe ou indivíduo pretende alcançar a longo prazo. Eles são estratégicos, direcionais e inspiradores, fornecendo um sentido geral de direção.

Por exemplo, um objetivo pode ser: “tornar-se a maior empresa do setor moveleiro do estado”, enquanto uma meta relacionada seria “aumentar o faturamento a cada semestre por meio da criação de novos produtos para se tornar a maior empresa do estado em 5 anos”.

O que são tarefas?

Tarefas são as ações específicas ou atividades que precisam ser realizadas para atingir as metas e, por fim, alcançar os objetivos. Elas são os passos concretos e operacionais que direcionam o trabalho diário.

Dessa forma, as tarefas são muito específicas, focadas e frequentemente de curto prazo. Elas são atribuídas a indivíduos ou equipes e têm prazos claros.

Para atingir a meta de aumento de receita de produtos sustentáveis, uma tarefa pode ser “desenvolver e lançar três novos produtos sustentáveis até o final do primeiro trimestre de 2023”.

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Por que é importante a definição sobre o que são metas?

A definição de metas é crucial para dar direção e foco à empresa, bem como motivar os colaboradores, medir o progresso, favorecer a tomada de decisões e aumentar a autoconfiança. Vamos falar sobre esses fatores abaixo.

1- Direção e foco

Metas proporcionam um senso de direção e propósito. Elas ajudam a orientar os esforços e a energia para o que é mais importante, permitindo um foco mais nítido nas tarefas que precisa realizar para atingi-las.

Além disso, metas claras fornecem uma direção definida para a empresa e seus colaboradores. Elas ajudam a garantir que todos estejam trabalhando em direção aos mesmos objetivos, evitando esforços dispersos e garantindo que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente.

2- Motivação

Metas desafiadoras, mas alcançáveis, motivam os colaboradores. Elas incentivam o esforço e a dedicação, especialmente se os funcionários estiverem envolvidos no processo de definição de metas e se houver reconhecimento ou recompensas associadas ao seu alcance.

Além disso, o progresso em direção a ela é gratificante e estimula a continuar persistindo, mesmo diante de desafios.

3- Medição de progresso

Ao ter uma meta bem-definida, os gestores são capazes de criar indicadores de performance para ver o quanto a empresa está avançando em direção ao resultado, e assim, rever estratégias se for necessário.

Além disso, entender o que são metas e promovê-las fornece benchmarks para medir o desempenho, já que elas permitem que a empresa avalie o progresso em relação aos objetivos estratégicos, identifique áreas de sucesso e reconheça onde são necessárias melhorias ou ajustes.

4- Tomada de decisão

As metas são excelentes ferramentas para a tomada de decisão, uma vez que ao compreender aonde quer chegar, fica mais fácil para os gestores estabelecerem estratégias mais assertivas, facilitando o entendimento de todos.

De modo geral, as metas são um componente bastante importante para que a empresa cresça consistentemente ao longo do tempo em busca de melhores resultados.

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Quais tipos de metas existem?

Na verdade, existem alguns tipos de metas que podem ser definidos dentro de uma empresa. Porém, o gestor não precisa se prender a um modelo específico para determiná-las. Pode – e deve – mesclar e adaptar essas categorias aos objetivos traçados.

Descubra abaixo quais são os 6 principais tipos de metas empresariais!

1- Metas baseadas em tempo

Quantas vezes você já ouviu falar para dividir um objetivo maior em partes menores? Isso se refere diretamente à criação de metas baseadas em tempo: de curto, médio e longo prazo.

E elas são essenciais para todo e qualquer planejamento estratégico de uma empresa. Elas servem para guiar gestores e colaboradores ao longo do tempo, mostrando o que deve ser alcançado em um semestre, um ano e por aí vai.

  • Metas de curto prazo: entre seis meses e um ano (podendo ser menos do que seis meses);
  • Metas de médio prazo: entre um e cinco anos;
  • Metas de longo prazo: entre cinco e dez anos (podendo ser mais).

Por exemplo, uma meta de curto prazo pode ser aumentar as vendas em 5% no primeiro semestre do ano ou melhorar a satisfação do cliente alcançando notas acima de 8 na pesquisa NPS em um ano.

Já as de médio prazo, podem ser: elevar o reconhecimento da marca digitalmente em até dois anos. E as de longa duração, incluem, por exemplo, a empresa se tornar referência em seu mercado dentro de cinco anos ou abrir 100 novas filiais em até dez anos.

2- Metas baseadas em desempenho

Já o tipo focado no desempenho são metas de curto prazo que visam a execução de tarefas específicas e pontuais, como avaliação da performance dos colaboradores ou finalização de um projeto.

Veja alguns exemplos de metas baseadas em desempenho:

  • investir 25% a mais em sistemas de gestão automatizados para todos os setores em durante o primeiro trimestre do ano;
  • aumentar a aquisição de novos clientes em 10% em 30 dias;
  • finalizar o desenvolvimento de um novo produto em até dois meses.

3- Metas quantitativas

Como o nome indica, as metas quantitativas se relacionam à quantidade, ou seja, números e estatísticas.

Se a empresa lançar um e-commerce, essa meta poderia ser: aumentar 50% a interação de usuários no site ou elevar a taxa de conversão do botão de cadastro em 30% em até seis meses.

4- Metas qualitativas

Por outro lado, as metas qualitativas não são tão fáceis de mensurar com as quantitativas. Porém, não é impossível. Elas focam em aspectos subjetivos e, por isso, precisam de uma análise mais realista da situação da marca.

Para entender melhor, veja um exemplo: a opinião e a percepção do usuário sobre o novo e-commerce lançado pela empresa.

5- Metas orientadas aos resultados

Pode até parecer redundante que exista uma meta orientada a resultados. Afinal, todas são. Entretanto, o que muda aqui é a ação pontual: o negócio precisa lançar o novo e-commerce até o final do primeiro semestre.

6- Metas orientadas aos processos

Ao contrário das metas por resultados, as orientadas aos processos focam em um prazo mais curto, mostrando o que deve ser feito de forma repetida para atingir os objetivos desejados.

Veja um exemplo desse tipo de meta: fazer reuniões uma vez por semana com a equipe de TI e design para entender o progresso da construção do novo e-commerce até o lançamento do site.

Continue aprendendo: Sistema de controle de metas: como escolher o melhor para sua empresa?

Como estabelecer metas de uma empresa?

Estabelecer metas para uma empresa é um processo que requer reflexão estratégica, compreensão clara dos objetivos de longo prazo e uma avaliação realista das capacidades atuais da organização. O primeiro passo envolve a definição de objetivos claros e abrangentes, alinhados com a visão e missão da empresa. Esses objetivos devem refletir as prioridades estratégicas e servir como a base para metas mais específicas e mensuráveis.

Após estabelecer os objetivos gerais, o próximo passo é a definição de metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais (metas SMART). Cada meta deve ser claramente articulada, indicando o que precisa ser alcançado, como o sucesso será medido, e qual é o prazo para sua realização.

Após a definição das metas, os planos de ação especificam as etapas concretas, os recursos necessários, os prazos e as responsabilidades para transformar as aspirações em realidade.

Cada plano de ação começa com a identificação das tarefas específicas que precisam ser realizadas para atingir uma meta particular. Essas tarefas são então organizadas em uma sequência lógica, considerando a prioridade e a interdependência entre elas.

Não sabe como fazer um plano de objetivos e metas? Então, confira o vídeo do nosso canal no YouTube e aprenda:

Leia também: Como estabelecer e dar exemplos de metas individuais de desempenho para os seus colaboradores?

Metas SMART: como criar?

Ao montar seu planejamento estratégico ou criar planos de ação para tratar os desvios na sua empresa, o que ajuda a assegurar o sucesso da operação começa pela definição das metas e dos objetivos.

Por isso, contar com metodologias ajuda a gestão e o controle de metas, pois elas vêm carregadas de conhecimento e experiência de quem trabalhou para desenvolvê-las. Além de serem amplamente utilizadas em outras empresas, trazendo resultados.

Sendo assim, apresentando uma das metodologias mais aplicadas para definição de metas: a SMART. Ela define 5 critérios simples que você deve levar em consideração ao criar as metas e objetivos da sua empresa.

Entenda abaixo como estabelecer as metas SMART!

S – Específicos (Specific)

Uma meta deve ser clara e específica para que seja compreendida e direcionada corretamente. Isso significa que ela deve detalhar exatamente o que se espera alcançar, quem está envolvido, onde ocorrerá e quais são os requisitos ou restrições. Metas específicas ajudam a focar esforços e claramente definir o que se pretende alcançar.

M – Mensuráveis (Measurable)

Uma meta precisa ser mensurável para que se possa acompanhar o progresso e saber quando ela foi alcançada. Definir indicadores de progresso e sucesso permite monitorar as etapas e manter a motivação, fornecendo marcos que podem ser celebrados como conquistas.

A – Atingíveis (Attainable)

A meta também deve ser realista e alcançável dentro dos recursos disponíveis, como tempo, dinheiro, habilidades ou tecnologia. Isso não significa que a meta não possa ser ambiciosa, mas é importante que ela seja estabelecida de forma realista para evitar frustrações ou esforços desperdiçados.

R – Realistas (Realistic)

A relevância refere-se à importância da meta para o indivíduo, equipe ou organização. Uma meta relevante deve alinhar-se com outros objetivos relevantes e ser significativa e importante para todos os envolvidos.

Isso garante que a meta faça sentido dentro do contexto mais amplo e contribua positivamente para os objetivos gerais.

T – Temporizados (Time-bound)

Por fim, uma meta deve ter um prazo claro, o que cria um senso de urgência e ajuda a focar esforços. Definir quando a meta deve ser alcançada ajuda a priorizar tarefas, gerenciar tempo de forma eficiente e evitar que o objetivo seja esquecido ou negligenciado.

Exemplo de meta SMART

Levando em consideração as dicas acima e a metodologia SMART, sua meta deveria ficar assim:

  • obter 20% de aumento nas vendas, chegando a R$ 3 milhões de faturamento, até dezembro de 2025.

Essa meta é específica, mensurável, atingível, realista e temporizável. Foi claramente descrita e leva em consideração os valores históricos da empresa, além de ter métricas para ser monitorada.

Se quiser aprender com muitos outros exemplos, leia nosso artigo: Exemplos de metas SMART: entenda o que é na prática e como você pode implementar na sua empresa

Precisando acompanhar suas metas? Então baixe nossa planilha de acompanhamento de metas e atinja os seus resultados!

Exemplos de metas para seu negócio

Para facilitar a definição de metas para sua empresa ou seu setor, separamos exemplos muito comuns em diversos negócios, independentemente do seu tamanho ou segmento de atuação. Confira e se inspire!

Metas estratégias para o RH

  • Aumentar em 20% a retenção de talentos durante um ano;
  • Reduzir o turnover de colaboradores em 50% em até cinco anos;
  • Contratar mais 20 profissionais de TI nos próximos três anos;
  • Elevar a produtividade de todas as equipes da empresa em 10% em até três meses;
  • Atingir 90% de satisfação dos colaboradores com a empresa em até dois anos;
  • Reestruturar processos e digitalizar a área de RH até 2025;
  • Implementar avaliação de desempenho a cada semestre em até um ano.

Metas estratégias para o crescimento da empresa

  • Abrir dois novos escritórios no Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo) em até dois anos;
  • Elevar o market share da empresa em 30% até 2027;
  • Iniciar e finalizar a construção de uma fábrica até 2026;
  • Aumentar o tráfego no site até dezembro de 2024 para 500 mil visitantes;
  • Atingir uma taxa de conversão de 27% em até um ano.

Metas estratégias para aumentar as vendas

  • Reduzir a perda de clientes (turnover) em 10% durante o primeiro trimestre;
  • Aumentar a satisfação dos clientes, conseguindo 90% de notas acima de 8 na pesquisa NPS (Net Promoter Score);
  • Elevar a retenção e fidelização do público em 20% até o final de 2024;
  • Entrar em um novo mercado e conseguir dobrar a base de clientes até dezembro de 2025;
  • Reduzir 5% a taxa de devolução dos produtos em até um ano.

O que fazer para cumprir metas empresariais?

Cumprir metas empresariais pode ser desafiador, mas há várias estratégias que você pode adotar para melhorar suas chances de sucesso. Conheça a seguir!

1- Estabeleça metas claras e mensuráveis

Comece estabelecendo metas claras, específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais, conforme comentado anteriormente. Além disso, assegure-se de que todos os envolvidos compreendam as metas e estejam comprometidos com elas.

2- Crie um plano de ação

Para cada meta, desenvolva um plano de ação detalhado que delineie as etapas específicas, os recursos necessários, os prazos e as responsabilidades. Isso ajudará a transformar as metas em tarefas gerenciáveis e a garantir que todos saibam o que precisa ser feito.

3- Mensure o progresso

Estabeleça um sistema para monitorar regularmente o progresso em relação às metas. Isso pode envolver reuniões de acompanhamento, relatórios de progresso e sistemas de gerenciamento de desempenho. Esteja preparado para fazer ajustes nos planos de ação conforme necessário para lidar com desafios ou mudanças nas circunstâncias.

4- Comunique-se efetivamente

As metas e o progresso em relação a elas devem ser comunicados claramente a todos os envolvidos para melhorar o engajamento e garantir que todos estejam alinhados.

5- Fomente a responsabilidade

Crie uma cultura em que a responsabilidade seja valorizada. Reconheça e recompense os membros da equipe que atingem suas metas e contribuem para o sucesso da empresa. Da mesma forma, aborde as questões de desempenho de maneira construtiva e proativa.

6- Recompense o sucesso

Reconhecer e recompensar o sucesso pode ser um poderoso motivador. Esse reconhecimento varia desde elogios por um trabalho bem-feito até bônus ou outros incentivos tangíveis, como viagens e cursos.

7- Esteja aberto a mudanças

Às vezes, mesmo com o melhor planejamento, as coisas não saem como o esperado. Portanto, é crucial estar aberto a adaptar suas metas ou planos de ação conforme necessário.

Lembre-se de que o cumprimento de metas não é um processo linear. Pode haver contratempos e obstáculos ao longo do caminho.

No entanto, com planejamento, monitoramento e adaptação, é possível superar esses desafios e atingir suas metas empresariais.

Continue aprendendo: Como estabelecer metas para a equipe? Confira 7 dicas para usar com os seus colaboradores

Como acompanhar as metas regularmente?

Agora que você já sabe como definir objetivos e metas para sua empresa, não se esqueça de levar em consideração os valores do negócio ao criar seus objetivos.

Acompanhe o alcance das metas regularmente e faça ajustes necessários nas tarefas para que sua organização continue crescendo rumo aos resultados desejados.

E dá para monitorar o progresso de forma simples e rápida, basta implementar um bom software de metas e acompanhamento de resultados. Ele usa a tecnologia para integrar dados e automatizar tarefas, como o cálculo de indicadores de performance que mostram o quão perto ou longe a empresa está de seu objetivo.

Em poucos cliques, voilá! O gestor tem acesso às metas e aos resultados de cada colaborador, facilitando o cálculo de remuneração variável e alinhando os objetivos com todos. 

Usar um sistema de avaliação de desempenho individual é vital não para controlar seu time, mas para acompanhá-lo e apoiá-lo quando for preciso.

Afinal, caso perceba uma queda de produtividade em um ou mais profissionais, o gestor pode agir rapidamente e conversar com eles para entender o que houve e ajudar a voltar ao ritmo de antes.

Não perca mais tempo e torne sua gestão de alta performance com o sistema de gestão de metas da Siteware! O STRATWs One permite monitorar indicadores de perto e identificar melhorias, fortalecendo e engajando a equipe, com 100% de foco em resultados.

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