Mobile Marketing: saiba o que é e como aplicar na sua empresa

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Muitas empresas ao redor do mundo já perceberam que utilizar apenas algumas estratégias de marketing digital tradicional não traz tantos benefícios e resultados positivos, quanto investir em ações da última tecnologia.

Afinal de todas, até o marketing digital, que já é um conjunto de estratégias inovadoras, muda suas ações constantemente.

Felizmente, hoje em dia podemos encontrar uma imensidão de estratégias digitais que trazem resultados e que possuem mais vantagens do que estratégias comuns e muito concorrida pelas empresas.

Uma dessas estratégias se chama Mobile Marketing. Você já ouviu falar sobre esse conceito?

A Fundação Getúlio Vargas, no estado de São Paulo (FGV-SP), levantou uma pesquisa e comprovou que, apenas no Brasil em 2019, haviam cerca de 420 milhões de aparelhos digitais ativos.

Por isso, o Mobile Marketing começou a se popularizar entre as pessoas e empresas. Muitas até acreditam que os smartphones e dispositivos móveis possam substituir (ou já estejam substituindo) os dispositivos tradicionais, como computadores.

Se você também acredita nisso, não deixe de ler nosso post! Vamos te ensinar como utilizar esse avanço tecnológico para impactar seu negócio e fazer com que você tenha estratégias totalmente inovadoras! Vamos lá?

O que é o Mobile Marketing?

Primeiro de tudo, o Mobile Marketing se trata de um conjunto de estratégias de marketing, realizada por meio dos dispositivos móveis, ou seja, aplicadas em celulares, smartphones, tablets, entre qualquer outro dispositivo com mobilidade e acesso a internet.

Essa estratégia foi criada, pois já é certo que as pessoas estão acostumadas a passar muito mais tempo nos celulares do que nos computadores de forma geral, especialmente em seus momentos de lazer.

Quando procuramos por serviços ou produtos, isso também ocorre com mais frequência por meio dos dispositivos móveis.

E devido a isso, as estratégias de marketing utilizadas em computadores foi diminuindo cada vez mais.

As empresas hoje em dia já estão direcionando suas ações e estratégias para o Mobile. Já é possível até mesmo acharmos empresas que atuam apenas no Mobile, como bancos, serviços de entrega de comida, serviços de transporte particular, entre outros.

Também é certo que algumas atividades ainda não podem migrar totalmente para o Mobile. Um exemplo são as indústrias que fabricam tela de proteção, entre outros produtos.

Essas empresas precisam necessariamente de um espaço físico, para que possam realizar suas atividades sem impedimentos.

No entanto, mesmo que não seja possível se transformar em uma empresa totalmente digital, ainda é possível criar estratégias para alcançar novos clientes, se tornar visível e maximizar suas chances de vendas!

Abaixo, você vai ver como é possível utilizar as estratégias de Mobile Marketing, por isso, continue nos acompanhando!

Como utilizar o Mobile Marketing em seu negócio?

Enquanto algumas das estratégias de Mobile Marketing requerem um tipo de investimento monetário, outras são totalmente gratuitas ou possuem um custo acessível e flexível. Vamos ver abaixo sobre quais as estratégias do Mobile Marketing são mais utilizadas:

Redes sociais

As redes sociais inicialmente foram criadas para que as pessoas tivessem mais facilidade em se relacionar, compartilhar informações e interagir.

No entanto, com o passar do tempo, as empresas notaram uma série de benefício em utilizar plataformas online para se relacionar com seus clientes.

Afinal, existem diversos potenciais clientes nas redes sociais, e muita das vezes estão procurando algum tipo de produto ou serviço.

Devido a isso, as próprias plataformas criaram toda estrutura adequada para que as empresas pudessem aplicar suas estratégias de maneira otimizada.

E como a maioria das pessoas acessam suas redes sociais por meio de smartphones, utilizar essas plataformas de maneira presente e ativa vai garantir que você tenha um melhor relacionamento com seus clientes, além de também poder divulgar seus produtos e serviços.

Se você trabalha com instalação câmera de segurança, é possível anunciar esse serviço e ainda se comunicar com seus clientes de uma forma mais próxima e simples!

Aplicativos

Os aplicativos também são plataformas que estão cada vez mais populares. Você provavelmente deve ter instalado pelo menos uns 5 em seu smartphones, não é mesmo?

Os aplicativos são softwares que normalmente ficam instalados em uma plataforma de hospedagem.

Os clientes que se interessarem pela ferramenta podem instalá-lo em seu smartphones e utilizar os seus recursos.

Para fabricar um aplicativo, é necessário ter um investimento que varia de acordo com as necessidades da programação.Além disso, também há custos para a manutenção e hospedagem do aplicativo.

No entanto, o investimento se torna rentável ao longo prazo, pois sua empresa pode se tornar mais reconhecida e ainda satisfazer as necessidades dos seus clientes por meio do aplicativo criado.

Se você atua em uma estação de tratamento de água, por exemplo, você também consegue elaborar um aplicativo educacional, para que as pessoas se mantenham conscientizadas pelo uso da água, por exemplo.

Ou seja, por meio do aplicativo, sua empresa consegue se comunicar, educar, divulgar sua marca e oferecer seus produtos e serviços.

É por isso que esses softwares geram um retorno expressivo, se forem bem programados e ajudarem outras pessoas.

Site responsivo

Por fim, não podemos deixar de falar do próprio site de vendas do seu negócio! Afinal, os sites até um tempo atrás eram programados para serem utilizado por computadores.

No entanto, com a popularização do Mobile Marketing, milhares de empresas também já estão remodelando seu design e informações, para que, quando um cliente acesse por seu dispositivo móvel, ele tenha clareza de todas as informações contidas e possa navegar com facilidade.

Por essa razão, se você tem um site de vendas ou um site institucional, não deixe de se auxiliar com um programador ou designer web.

Esses profissionais irão auxiliá-lo ao seu site ser mais otimizado e garantir uma boa experiência para seus clientes.

Agora que você já sabe tudo sobre o Mobile Marketing e quais são as suas estratégias, o que acha de aplicá-las em seu próprio negócio?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.