4 passos para engajar a equipe de vendas e vender mais na Black Friday

CONTEÚDO

engajar a equipe de vendas
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A segunda data mais importante para o varejo está chegando: a Black Friday! Perdendo só para o Natal em quantidade de vendas, esta é uma data que exige muito preparo e treinamento da equipe durante todo o ano.

Sabemos que todas as equipes devem ser composta por pessoas capacitadas, motivadas e engajadas. Mas engajar a equipe de vendas, especificamente, é um ponto crucial para a estratégia deste projeto.

Afinal, somente por meio do trabalho dela é possível fazer com que seus produtos cheguem ao consumidor final através de um relacionamento bem construído entre vendedores e clientes.

Especialmente no varejo, um dos setores que mais movimenta a economia, é essencial contar com vendedores que se relacionem bem com o público, principalmente em datas comemorativas. 

Nestas ocasiões, a quantidade de vendas cresce profundamente e a tensão também. Mas, com um bom planejamento e ações de valorização de pessoal, fica muito mais fácil contar com uma equipe disposta e engajada.

Então, você já sabe como engajar seu vendedores para atingir suas metas? Veja a seguir algumas dicas essenciais para conseguir ótimos resultados:

1. Defina metas alcançáveis

O engajamento de colaboradores sempre tem como ponto de partida a definição de boas metas. Elas são essenciais para guiar cada pessoa ao objetivo principal do negócio. 

Porém, existem algumas regras ao criá-las para que sejam efetivas no processo de engajamento: elas não podem ser fáceis nem difíceis demais, devem possuir prazo e serem desafiadoras – na medida certa. 

A melhor maneira de ser bem-sucedido neste processo é contar com a ajuda das metas SMART.

O que são as metas SMART?

Elas são uma ótima solução para colaboradores, times e equipes traçarem onde querem chegar. Cada letra da sigla SMART representa uma característica que deve ser considerada na criação da meta:

S – Specific (específica);

M – Measurable (mensurável);

A – Attainable (atingível);

R – Relevant (relevante);

T – Time based (temporal);

Confira alguns exemplos de metas SMART que podem te ajudar a criar as suas:

  1. Aumentar em X% as vendas no mês de novembro em relação ao mesmo período do ano passado;
  2. Aumentar a avaliação média da empresa no Google em X% nos próximos X meses;
  3. Diminuir os custos em X% em X meses.

Saiba tudo sobre as metas SMART + 6 exemplos 

2. Não economize nos treinamentos

Depois que seus vendedores já possuírem metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais, é hora de capacitar sua equipe para alcançá-las. 

Quanto mais capacitada ela estiver, mais motivação terá e, consequentemente, mais vendas trará para o seu negócio. Esta fórmula se aplica para todo o ano, seja na Black Friday ou em outros projetos.

É importante que os varejistas percebam que o investimento em treinamentos é uma estratégia benéfica para todas as partes. Os vendedores vêem que a empresa enxerga potencial neles, o que atrai talentos e diminui a taxa de rotatividade. 

Leia mais: Como montar um treinamento de vendas?

3. Bonifique o bom desempenho

Uma boa política de bonificação e comissão irá ajudar a motivar seus vendedores nesta época. Então, defina um sistema de remuneração que seja realmente interessante para sua equipe.

Para descobrir como seus vendedores preferem ser remunerados, faça uma pesquisa e escute o que eles têm a dizer. Lembre-se que nem sempre dinheiro é a única ou melhor opção de remuneração. 

Além disso, mantenha o programa simples e de fácil entendimento. Tente resumi-lo em uma frase simples, como “se o vendedor ultrapassar a meta em X% na Black Friday, ganhará Y.”

Algumas dicas importantes no processo de implantação são:

  • Determine em porcentagens as metas que podem gerar bonificações;
  • Defina o papel de cada membro da equipe;
  • Estabeleça um resultado mínimo que deve ser apresentado;
  • Determine uma fórmula para a renda variável;
  • Compare seu plano de bonificação com o da concorrência;
  • Escolha os resultados mais importantes a serem acompanhados;
  • Pague o bônus em dia!

4. Seja um bom líder

Agora que você já sabe algumas das melhores técnicas para engajar a equipe de vendas, é essencial colocá-las em prática de forma a motivar seus colaboradores. 

Mas elas só funcionarão se você desenvolver sua liderança, se mostrando uma pessoa empática e acessível. Portanto, crie canais de comunicação transparentes para que sua equipe seja ouvida e esteja sempre por perto para apoiá-los.

Ser um bom líder está intrinsecamente ligado com a forma que você mostra os valores da sua empresa por meio de suas iniciativas, como a bonificação, as oportunidades de crescimento e a valorização de pessoas em geral. 

Os valores devem estar presentes no dia a dia da empresa e não somente pendurados em quadros na parede.

Portanto, lidere pelo exemplo. Seja coerente com o que você fala e inspire seus colaboradores a darem sempre seu melhor, assim como você. 

Trabalhe para que eles se sintam parte de algo maior e mostre que sua empresa não é apenas um negócio em busca de faturamento, mas um ambiente saudável, de crescimento e aprendizado contínuo.

Utilize o STRATWs One para engajar a equipe de vendas

Com nosso sistema de gestão de metas e objetivos, acompanhar o desenvolvimento dos seus vendedores se torna bem mais fácil e eficiente. 

Com nosso painel individual, é possível visualizar todas as metas de cada colaborador e o andamento de cada uma delas.

Com base nas metas individuais, é gerado um cálculo de desempenho individual em tempo real, que acompanha o dinamismo de projetos importantes, como o da Black Friday, podendo ser acessado a qualquer momento e de qualquer dispositivo.

Nosso sistema auxilia no cálculo da remuneração variável, permitindo que você consiga aplicar a política de bonificação do seu negócio de forma eficaz e automatizada.

Além disso, nossa plataforma possibilita a criação da Matriz 9 Box, a ferramenta mais utilizada pelas empresas para criarem um modelo de meritocracia, auxiliando programas de sucessão e desenvolvimento dos colaboradores.