Como montar um e-commerce vindo do varejo tradicional: as melhores práticas

CONTEÚDO

como montar um ecommerce
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A lógica de consumo do mercado mudou muito na última década e continua mudando cada dia mais. Com a transformação digital, muitos empreendimentos tiveram que se adaptar para continuar crescendo e ganhar vantagem competitiva. Assim, a internet e os mecanismos de busca ganharam grande espaço no processo de compra e hoje são, na maioria das vezes, elementos decisivos no processo de tomada de decisão.

As vendas online já vinham ganhando espaço no mercado e agora, com a pandemia do coronavírus, elas se tornaram ainda mais relevantes. De acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil, 74% dos brasileiros usam o smartphone no processo de compra. Ou seja, se a sua empresa não tem uma considerável presença digital, é provável que ela  não consiga crescer mais.

Diante disso, muitos empreendedores buscam migrar do varejo tradicional para um e-commerce. Por isso, separamos aqui as melhores práticas para você saber exatamente como montar um e-commerce e expandir ainda mais suas vendas.

Leia também: Conheça as melhores opções de softwares de gestão para varejo

Passos iniciais para a criação do seu site

O primeiro passo do tutorial de como montar um e-commerce é comprar o domínio da sua loja virtual. Esse processo normalmente é feito através do registro.br. Lá, você pode visualizar se o domínio que você deseja está disponível para compra e escolher por quanto tempo você quer estender o contrato inicial.

O próximo passo é escolher a hospedagem do seu site. A hospedagem nada mais é que um provedor de armazenamento, onde todas as informações, arquivos, documentos e imagens ficarão localizadas, para que estejam sempre disponíveis quando um usuário acessar seu domínio. Para escolher a melhor hospedagem para o seu site, leve em consideração os seguintes critérios:

  • Disponibilidade;
  • Segurança;
  • SSL gratuito;
  • Região do servidor (quanto mais próximo a você, melhor);
  • Qualidade da faixa de IP (para evitar blacklists).

Em seguida, você vai precisar escolher a sua plataforma de e-commerce e um plano de mensalidade. Não se preocupe muito com esses preços, existe uma diversidade muito grande de planos que cabem em qualquer bolso.

Ferramentas para e-commerce

Para você escolher a melhor plataforma, separamos aqui as 4 ferramentas de e-commerce mais utilizadas no Brasil:

  • WooCommerce: é a plataforma de e-commerce do WordPress. Assim, todo o processo de criação da loja e pagamento pode ser feito diretamente pelo WordPress.
  • Loja integrada: adicionar produtos, escolher formas de pagamento e selecionar formas de envio; tudo isso você pode fazer através da Loja Integrada. E o melhor, ela possui mais de 30 integrações disponíveis para seu e-commerce ficar super completo.
  • Magento: a Magento é 100% focada em varejo digital. No entanto, é uma plataforma bem mais robusta, focado em empresas que já tenham uma certa maturidade de vendas no meio digital.
  • VTEX: também para empresas mais robustas, a VTEX atende os maiores e-commerces do Brasil. Além disso, oferece diversas soluções para plataformas digitais, sendo fornecedores de grandes multinacionais como Coca-Cola, Calvin Klein, Motorola, dentre outras.

Além do preço, outro ponto que você deve ficar de olho é a possibilidade de integração com ferramentas para pagamento e com outros marketplaces.

Escolha e instale opções de pagamento

Normalmente, as plataformas de e-commerce mais completas já vem com diversas opções de pagamento. O processo funciona da seguinte forma; a ferramenta recebe os dados de pagamento, confirma a transação com o banco ou com a empresa de cartão de crédito, faz a liberação para que o vendedor possa enviar o pedido e após esse processo, o dinheiro cai na conta bancária da empresa vendedora.

Caso você tenha optado por um plano de e-commerce mais barato que não inclui opções de pagamento, opte pelos métodos tradicionais e por empresas de pagamento com grande abrangência e muito conhecidas pelos consumidores como PayPal, PagSeguro, PicPay, etc.

Cadastre e organize seus produtos

O terceiro e mais estratégico passo de como montar seu e-commerce é organizar sua loja virtual. Por isso, lembre-se; você tem que pensar sempre no cliente e na facilidade de compra dele. Então, crie categorias e especifique ao máximo os produtos, coloque medidas, características materiais, etc. Separamos aqui as melhores práticas para ter uma loja virtual com ótima usabilidade:

  • Cadastre os produto e coloque o máximo de informações possível (de forma organizada);
  • Tenha uma identidade visual marcante e não se esqueça de ter a loja da sua empresa em todas as páginas do site;
  • Tenha uma página de Sobre e uma página de Contato: isso transmite confiabilidade para o cliente;
  • Especifique as formas de pagamento mesmo antes do check out;
  • Tenha uma área destinada para banners, onde serão colocadas promoções e novidades.

Otimize o check out

De acordo com o E-commerce Radar, a taxa média de abandono de carrinho no Brasil é de 82%. Um dos principais motivos pelos quais as pessoas colocam produtos no carrinho e não compram, é a complexidade de finalização da compra.

Por isso, não extrapole nessa etapa; seja o mais objetivo possível e peça apenas as informações essenciais. Além disso, oferecer formas diversas de pagamento e ter um frete amigável que não seja muito caro, pode aumentar muito suas taxas de conversão de vendas.

Por fim, outro ponto que ajuda muito é ter um chat no site para que os clientes possam tirar eventuais dúvidas durante o processo de compra. Assim, os consumidores se sentirão mais seguros e estarão mais propensos a fechar um pedido na sua loja.

Monitore seus resultados

Ninguém acerta uma estratégia de vendas online de primeira, ainda mais se a empresa ainda não tem experiência com vendas pela internet. No entanto, isso pode ser facilmente resolvido apenas acompanhando os resultados e otimizando sua estratégia de acordo com a análise de dados. Afinal, não adianta nada seguir todos esses passos de como montar um e-commerce e não ter um acompanhamento assíduo.

Número de visitantes, taxa de conversão, número de cliques, todos esses (e muitos outros) são indicadores essenciais para que você acompanhe a performance da sua loja virtual. Para obter sucesso nesse processo, você precisa fazer o acompanhamento e a análise desses KPIs estratégicos.

Por isso, conheça o STRATWs One; um software robusto que ajuda a alta gestão a monitorar a Performance Corporativa e otimizar resultados para ganhar competitividade no mercado. Faça seu pedido de demonstração gratuita agora mesmo e comece a traçar estratégias mais assertivas!

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