A lógica de consumo do mercado mudou muito na última década e continua mudando cada dia mais. Com a transformação digital, muitos empreendimentos tiveram que se adaptar para continuar crescendo e ganhar vantagem competitiva. Assim, a internet e os mecanismos de busca ganharam grande espaço no processo de compra e hoje são, na maioria das vezes, elementos decisivos no processo de tomada de decisão.
As vendas online já vinham ganhando espaço no mercado e agora, com a pandemia do coronavírus, elas se tornaram ainda mais relevantes. De acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil, 74% dos brasileiros usam o smartphone no processo de compra. Ou seja, se a sua empresa não tem uma considerável presença digital, é provável que ela não consiga crescer mais.
Diante disso, muitos empreendedores buscam migrar do varejo tradicional para um e-commerce. Por isso, separamos aqui as melhores práticas para você saber exatamente como montar um e-commerce e expandir ainda mais suas vendas.
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O primeiro passo do tutorial de como montar um e-commerce é comprar o domínio da sua loja virtual. Esse processo normalmente é feito através do registro.br. Lá, você pode visualizar se o domínio que você deseja está disponível para compra e escolher por quanto tempo você quer estender o contrato inicial.
O próximo passo é escolher a hospedagem do seu site. A hospedagem nada mais é que um provedor de armazenamento, onde todas as informações, arquivos, documentos e imagens ficarão localizadas, para que estejam sempre disponíveis quando um usuário acessar seu domínio. Para escolher a melhor hospedagem para o seu site, leve em consideração os seguintes critérios:
Em seguida, você vai precisar escolher a sua plataforma de e-commerce e um plano de mensalidade. Não se preocupe muito com esses preços, existe uma diversidade muito grande de planos que cabem em qualquer bolso.
Para você escolher a melhor plataforma, separamos aqui as 4 ferramentas de e-commerce mais utilizadas no Brasil:
Além do preço, outro ponto que você deve ficar de olho é a possibilidade de integração com ferramentas para pagamento e com outros marketplaces.
Normalmente, as plataformas de e-commerce mais completas já vem com diversas opções de pagamento. O processo funciona da seguinte forma; a ferramenta recebe os dados de pagamento, confirma a transação com o banco ou com a empresa de cartão de crédito, faz a liberação para que o vendedor possa enviar o pedido e após esse processo, o dinheiro cai na conta bancária da empresa vendedora.
Caso você tenha optado por um plano de e-commerce mais barato que não inclui opções de pagamento, opte pelos métodos tradicionais e por empresas de pagamento com grande abrangência e muito conhecidas pelos consumidores como PayPal, PagSeguro, PicPay, etc.
O terceiro e mais estratégico passo de como montar seu e-commerce é organizar sua loja virtual. Por isso, lembre-se; você tem que pensar sempre no cliente e na facilidade de compra dele. Então, crie categorias e especifique ao máximo os produtos, coloque medidas, características materiais, etc. Separamos aqui as melhores práticas para ter uma loja virtual com ótima usabilidade:
De acordo com o E-commerce Radar, a taxa média de abandono de carrinho no Brasil é de 82%. Um dos principais motivos pelos quais as pessoas colocam produtos no carrinho e não compram, é a complexidade de finalização da compra.
Por isso, não extrapole nessa etapa; seja o mais objetivo possível e peça apenas as informações essenciais. Além disso, oferecer formas diversas de pagamento e ter um frete amigável que não seja muito caro, pode aumentar muito suas taxas de conversão de vendas.
Por fim, outro ponto que ajuda muito é ter um chat no site para que os clientes possam tirar eventuais dúvidas durante o processo de compra. Assim, os consumidores se sentirão mais seguros e estarão mais propensos a fechar um pedido na sua loja.
Ninguém acerta uma estratégia de vendas online de primeira, ainda mais se a empresa ainda não tem experiência com vendas pela internet. No entanto, isso pode ser facilmente resolvido apenas acompanhando os resultados e otimizando sua estratégia de acordo com a análise de dados. Afinal, não adianta nada seguir todos esses passos de como montar um e-commerce e não ter um acompanhamento assíduo.
Número de visitantes, taxa de conversão, número de cliques, todos esses (e muitos outros) são indicadores essenciais para que você acompanhe a performance da sua loja virtual. Para obter sucesso nesse processo, você precisa fazer o acompanhamento e a análise desses KPIs estratégicos.
Por isso, conheça o STRATWs One; um software robusto que ajuda a alta gestão a monitorar a Performance Corporativa e otimizar resultados para ganhar competitividade no mercado. Faça seu pedido de demonstração gratuita agora mesmo e comece a traçar estratégias mais assertivas!
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