Como calcular o índice de lucratividade: passo a passo sem segredos desses indicadores
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Você sabe realmente quanto sua empresa gera de lucro?
Ter uma noção desse valor ou saber o que sobra na conta corrente ao final e cada mês é bem diferente de conhecer os índices de lucratividade de seu negócio.
Mas como calcular a lucratividade de uma empresa? Você sabe que fórmulas de índice de lucratividade usar? Sabe mesmo fazer a análise de lucratividade de seu negócio?
Ora, é fundamental para qualquer gestor conhecer os principais indicadores financeiros de sua empresa.
Por isso, antes de aprender como calcular o índice de lucratividade, é importante termos uma ideia dos vários tipos de índices existentes.
Neste post, você vai conhecer o conceito de índice de lucratividade, além de indicadores de rentabilidade, e também como calcular a lucratividade da empresa.
Leia também: Tudo sobre gestão de capital de giro: o que é e como medir
Antes de se aprofundar na questão e entender definitivamente o que é índice de lucratividade, então confira este vídeo de nosso canal no YouTube. Ele mestra outras importantes indicadores financeiros para seu negócio:
Introdução aos índices de rentabilidade e de lucratividade
Pode parecer uma questão supérflua em alguns aspectos, mas, na realidade da rotina de trabalho da empresa, você precisa saber quais são os principais índices de lucratividade e de rentabilidade e como são medidos.
Os índices de rentabilidade estão entre as ferramentas mais úteis para uma boa gestão de negócios. Eles têm a função de verificar a capacidade da empresa de gerar renda. Isto é: de ser capaz de remunerar o capital investido.
já o conceito de índice de lucratividade é um pouco diferente. Ele ajuda a perceber se a empresa está conseguindo lucro com a atividade que exerce Isto é: se o seu lucro em relação ao que a empresa fatura é adequado.
Assim, a taxa de lucratividade é calculada em função da receita total da empresa, enquanto a rentabilidade operacional leva em conta o investimento.
Calcular a rentabilidade de uma empresa por meio da taxa de lucratividade e de outros indicadores é crucial para a condução adequada dos negócios e para convencer os investidores a financiar novos investimentos.
É muito importante conhecer esses índices e ganhar confiança na maneira como são calculados. Pois, especialmente nas relações com os bancos, eles são usados com muita frequência e analisados com todo cuidado.
Confira alguns exemplos de indicadores de lucratividade e de rentabilidade:
- Rentabilidade do capital investido na empresa, denominado ROI (Return on Investment);
- Rentabilidade do capital próprio do empreendedor, denominado ROE (Return On Equity);
- Lucratividade das vendas, chamado de indicador ROS (Return on Sales), ou mais popularmente conhecido como índice de lucratividade.
Para calcular índice de rentabilidade e índice de lucratividade a famosa HP12C, calculadora financeira preferida dos economistas, é muito útil.
Confira este tutorial da Caeli Cursos (e os vídeos seguintes) e aprenda como calcular índice de lucratividade na HP12C e outros indicadores:
O que é índice de lucratividade, afinal
O índice de lucratividade mede a rentabilidade média das vendas Assim, é um indicador muito importante, sobretudo para fazer comparações com empresas que operam no mesmo setor.
Vamos aguardar ainda mais um pouquinho antes de mostrar como calcular o índice de lucratividade.
Primeiro, é bom saber direitinho o que é índice de lucratividade. Sem isso, não há como administrar o financeiro de uma empresa com eficiência.
E se o significado do índice de lucratividade ainda não ficou claro para você mesmo depois de ler o conceito no primeiro parágrafo deste tópico, veja mais detalhes a seguir.
Esse índice se destaca, pois expressa uma síntese imediata e direta de quanto ganho percentualmente há em cada venda. Por isso é tão importante saber como calcular a lucratividade de uma empresa.
Se no meu setor a rentabilidade das vendas é de 10% e minha empresa tem um ROS de 3%, o que isso significa?
Significa que na minha empresa há questões críticas a serem abordadas para melhorara essa relação. Podem se relacionar, por exemplo, a precificação de produtos ou custos de produção.
Assim, podemos usar a seguinte definição do que é índice de lucratividade:
O índice de lucratividade é a relação simples entre o resultado operacional e as receitas líquidas obtidas em um determinado período de tempo.
Portanto, não expressa outra coisa senão a rentabilidade operacional da empresa em relação às vendas feitas.
Veja também em nosso blog: Indicadores financeiros para tomada de decisão: 5 dicas para ser mais assertivo na hora de bater o martelo
Como calcular o índice de lucratividade
Especificamente, o índice de lucratividade é calculado fazendo a relação entre o resultado operacional e a receita líquida de um determinado período de tempo. Ele é chamado de indicador ROS ou índice de lucratividade ROS, que significa Return on Sales, em inglês. Isto é: Retorno sobre Vendas, em nosso idioma.
O retorno sobre vendas (índice de lucratividade ROS) pode ser calculado com bastante facilidade, usando as informações que podem ser deduzidas das demonstrações financeiras.
O índice de lucratividade é obtido pela divisão do lucro líquido anual em relação à receita total do ano e multiplicado por 100.
Veja a fórmula do índice de lucratividade:
Índice de lucratividade = (lucro líquido anual/receita total do ano) X 100
O indicador de lucratividade ROS também pode ser chamado de Índice de Lucratividade Líquida, porque usa o Lucro Líquido em seu cálculo.
Leia mais: Gestão de riscos financeiros: 7 passos para evitar prejuízos e alcançar melhores resultados
Exemplo prático de como calcular o índice de lucratividade
Para chegar até o resultado final do índice de lucratividade, é preciso que você tenha total conhecimento dos números de sua empresa, como recomendam as boas práticas da gestão de performance corporativa.
Você tem que saber qual é o seu faturamento anual, ou seja, tudo aquilo que a sua empresa recebeu durante o ano. Também tem que saber todos os custos operacionais e fiscais deste mesmo ano.
Imagine que você possui uma empresa com faturamento anual de R$ 200.000,00 e os custos operacionais são de R$ 120.000,00.
Isso significa que essa é uma empresa que possui um lucro bruto de R$ 80.000,00 por ano. No entanto, esse valor ainda não é o que precisamos.
Para chegarmos ao lucro líquido, teremos que pegar esse valor do lucro bruto e subtrair os custos fiscais anuais. Continuando no nosso exemplo, vamos imaginar que os tributos sejam de R$ 40.000,00.
Pois bem, temos então uma empresa com faturamento anual de R$ 200.000,00 e com o lucro líquido de R$ 40.000,00 (80.000 do lucro bruto – 40.000 de custos fiscais).
Assim, teríamos o seguinte Índice de lucratividade: (40.000/200.000) x 100
Índice de lucratividade = 20% ao ano
Isso significa que, no ano estudado, a cada R$ 100,00 de venda a empresa lucrou R$ 20,00. Trata-se de um número importante para saber como está a eficiência de sua empresa em relação à concorrência.
DICA: Como ser um bom gestor financeiro: 8 habilidades indispensáveis que você precisa conhecer
Como calcular indicadores de rentabilidade
Para calcular indicadores de rentabilidade é preciso calcular os índices de rentabilidade ROI (Return on Investment) e ROE (Return on Equity0).
Dissemos mais acima que, enquanto a lucratividade leva em consideração o a receita de vendas, a rentabilidade olha para o investimento no negócio.
Assim, você precisa aprender, também, como calcular um indicador de rentabilidade. E um dos mais conhecidos e usados indicadores de rentabilidade é o ROI.
Como calcular ROI
ROI é uma sigla em inglês para a expressão Return on Investment. Isto é: Retorno sobre o Investimento, em português. Quando se trata de uma empresa, o cálculo desse indicador de rentabilidade pode ser feito usando a seguinte fórmula:
Rentabilidade = (lucro líquido / investimento) x 100
Mas, no cado se projetos, quando não existe um lucro líquido para ser consultado em um balanço, usa-se a seguinte fórmula:
ROI = [(recitas – custos) / custos] x 100
Veja um exemplo de cálculo de ROI em um projeto
A inauguração de uma nova loja de uma franquia de alimentos teve investimento de 1 milhão de reais.
Os executivos de finanças da empresa estimavam, na época da inauguração, que a loja pagaria o investimento realizado em 3 anos.
A loja tem um faturamento médio mensal de 100 mil reais. E suas despesas anuais são avaliadas em 840 mil reais.
Será que o departamento financeiro da empresa realmente acertou? Qual foi a rentabilidade da loja, em 3 anos?
Assim, vejamos:
- A unidade da franquia faturou em 3 anos: 3 x 12 x 100.000 = 3.600.000
- Os custos em 3 anos foram de: 3 x 840.000 = 2.520.000
- O investimento inicial foi de: 1.000.000
- Portanto, o custos totais foram de 1.000.000 + 2.520.000 = 3.520.000
Dessa forma, substituindo na fórmula de rentabilidade:
ROI = [(3.600.000 – 3.520.000) / 3.520.000] x 100
ROI = (80.000 / 3.520.0000 x 100
ROI = 0,0227 x 100 = 2,27
portanto, sim, apesar da rentabilidade ainda ser muito baixa, pouco acima de 2%, a unidade da franquia pagou o investimento nesses 3 primeiros anos de operação.
Agora, com o investimento inicial pago, a tendência é que sua rentabilidade cresça continuamente.
Como calcular o índice ROE
ROR é outro indicador de Lucratividade. ROE é a sigla para as palavras Return on Equity, em inglês. Em português, podemos traduzir como Retorno sobre o Patrimônio Líquido. A fórmula do ROR é a seguinte:
ROE = (lucro líquido / patrimônio líquido) x 100
Portanto, para calcular este índice de rentabilidade, basta consultar o balanço patrimonial ou a DRE de uma empresa e fazer as contas.
Veja um exemplo.
Digamos que um empresa tem patrimônio líquido de 1 milhão e 500 mil reias e realizou um lucro de 300 mil reais.
Substituindo na fórmula, teremos:
ROE = (300.000 / 1.500.0000) x 100
ROE = 0,2 x 100
ROE = 20%
Esse é um índice de rentabilidade fantástico para qualquer empresa!
Agora ficou claro para você o que é lucratividade e o que é rentabilidade? Ótimo, então, passe a usar esse indicadores em sua empresa!
Veja também: Planejamento Financeiro Empresarial: 8 dicas para ter grandes resultados!
Você sabe como criar indicadores para seu negócio, sejam financeiros ou de outro tipo? Então, confira mais este vídeo de nosso canal no YouTube:
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