Como engajar para melhorar resultados

CONTEÚDO

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Até pouco tempo atrás o mercado de trabalho era marcado pela estabilidade de emprego. As pessoas entravam para o quadro de uma empresa e lá ficavam até a aposentadoria.

Podemos, seguramente, dizer que este não é mais o caso. Hoje a rotatividade dos funcionários nas empresas é muito maior, o interesse do colaborador não é somente o salário mais, as ambições pessoais e profissionais se misturam e, em contrapartida, as empresas têm dificuldade em lidar com isso. O pensamento era de medo de investir em um empregado que poderia sair da empresa e levar essa expertise para outro lugar. Por isso, entendeu-se que para melhorar resultados, era preciso engajar os funcionários.

A falta de investimento nos talentos causa desmotivação dos funcionários, impactando negativamente nos resultados da sua empresa.

Como já dissemos no post anterior dessa coluna, 63% dos colaboradores estão desmotivados e apenas 13% são engajados com o seu trabalho e a empresa em que atuam. Isso quer dizer que é preciso mudar o modo como se retém funcionários e a dinâmica da relação empregador-empregado.

Um dos métodos aplicados desde 1994 em empresas de Tecnologia e Inovação nos Estados Unidos é chamado de Tour of Duty*. Inclusive, é o modo de contratação e retenção de talentos utilizado pelo LinkedIn desde a sua fundação e na P&G, em seu setor de branding.

O Tour of Duty consiste em estabelecer um trabalho específico a ser realizado durante um período de tempo, normalmente 2 a 4 anos. Desse modo, a empresa investe na empregabilidade do funcionário que, por sua vez, se dedica e produz mais para ser uma referência positiva no seu setor.

No LinkedIn, cada colaborador é contratado para um período de 4 anos. A cada 2 anos os seus resultados são avaliados e sua permanência na empresa é discutida. Já na P&G, cada brand manager permanece durante 2 anos como gestor de um produto e, após esse período, é sorteado para outros produtos/segmentos. Desse modo, a pessoa tem interesse em apresentar os melhores resultados, para ter a oportunidade de mudar de setor e aprender ainda mais.

Não é um modelo difícil de se aplicar, basta estar disposto a fazer o investimento, sabendo que o melhor trabalho é sempre fruto de transparência total entre empregador e empregado.

* Nota do tradutor: Tour of Duty é a jornada militar de um grupo de soldados em serviço. Esse nome foi adaptado para o meio corporativo significando períodos de trabalho específicos dentro da empresa.

Nessa coluna sobre engajamento e seus benefícios para as empresas, vamos abordar atitudes que você pode tomar e o impacto que elas terão na melhoria dos seus resultados. Fique de olho!

Fontes: HBR e Forbes

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