Nada como tirar férias no trabalho, não é mesmo?
Você planeja férias para relaxar, rejuvenescer e esquecer tudo que esteja relacionado ao trabalho, mas isso acaba não se realizando?
Você não está sozinho! Muitas pessoas acabam adiando esse sonho por não saberem como aliviar o estresse. Mas por quê?
Nossa cultura tende a pressionar as pessoas a não tirar férias. Mais da metade dos trabalhadores americanos deixam pelo menos alguns dias de férias sem uso.
Os contribuintes para o problema? O estresse pré e pós-férias.
Neste post, você vai ver como tirar férias no trabalho e tomar todas as providências necessárias para que elas sejam um sucesso!
Veja também: Como escrever uma boa resposta automática de e-mail para quando você estiver fora?
Em uma pesquisa, 40% dos homens e 46% das mulheres disseram que apenas pensar na “montanha de trabalho” a qual voltariam era o principal motivo pelo qual eles não usavam seus dias de férias.
Outra pesquisa também descobriu que tirar folga era uma fonte de ansiedade para as pessoas, mesmo as férias sendo um benefício dos colaboradores.
“Nas últimas duas semanas trabalhei pelo menos 24 horas extras”,
Disse um entrevistado que estava se preparando para entrar de férias. Outro, que havia acabado de retornar, revelou sua preocupação:
“Fiquei muito estressado com a quantidade de tempo que está demorando para recuperar o atraso”.
Mas, então, como aliviar o estresse? Como tirar férias no trabalho sem ~dor de cabeça”?
Diante deste problema, identificamos etapas cruciais que ajudam a minimizar o estresse e a maximizar a produtividade. Veja dicas do que é bom para aliviar o estresse ao se preparar para seu justo descanso!
Grande parte da prevenção contra o estresse no trabalho pós-férias acontece antes mesmo de você tirá-las.
O segredo de como evitar o estresse no trabalho, nessa situação, é ir aliviando esse sentimento até a chegada das sonhadas férias!
Você pode tirar alguns minutos todos os dias para meditar, mas se você não tem tempo para mergulhar em uma experiência de meditação completa, faça o seguinte exercício:
Fique em uma boa postura (coluna reta!) enquanto respira profundamente, usando toda sua capacidade pulmonar. Imagine como você se sentirá no seu período de férias sem estresse. Deixe que esse sentimento tome conta de você e faça parte da sua rotina.
Essas técnicas simples te ajudam a alcançar um estado mais meditativo a qualquer momento do dia. Assim, ajudarão você a se concentrar e manter um pouco de calma ao fazer o restante das etapas.
Algumas semanas antes de suas férias, faça uma lista das tarefas que devem ser feitas antes de você sair.
Mostre ao seu gerente e receba o feedback dele. Em seguida, use essa lista para definir prioridades e planejar seu trabalho para cada dia.
Não tem como tirar férias no trabalho sem fazer essa lista!
Outras tarefas e oportunidades aparecerão, mas, a menos que sejam essenciais, concentre-se na sua lista. Se você não se focar em suas prioridades, suas tarefas e seu estresse se acumularão.
Observe que eu disse “algumas semanas antes”.
Não espere até a semana das suas férias para fazer isso. Se você vai tirar uma semana de folga, comece pelo menos duas semanas antes. Se você vai tirar duas semanas de folga, comece a priorizar um mês antes de ir.
O segredo da prevenção do estresse no trabalho antes das férias é não procrastinar!
Saiba como utilizar a Matriz de Priorização de Processos para definir prioridades!
Como tirar férias no trabalho sem avisar todo mundo antes?
Certifique-se de que seu chefe, seus colegas e clientes saibam as datas que você não estará disponível.
Deixe claro que você vai se desconectar da internet durante as férias. Você pode, até mesmo, colocar as datas das suas próximas férias na sua assinatura de e-mail como um lembrete.
Dessa forma, as pessoas irão resolver suas questões com você antes daquela data.
Algumas pessoas temem que estar fora do alcance possa prejudicar as relações. Mas o oposto é verdadeiro. As pessoas ficam mais impressionadas com aqueles que se comprometem rigorosamente com o tempo das suas férias do que com os que se comprometem com seu trabalho.
Na maioria das empresas, alguém pode lidar com certas tarefas que podem surgir enquanto você está fora ou, no mínimo, explicar aos clientes que você irá resolver com eles quando retornar.
Descubra quem pode lidar melhor com cada parte do seu trabalho e pergunte a essa pessoa se ela pode cobrir você enquanto você está fora.
Por isso, se ofereça para fazer o mesmo por ela em algum momento. Envie um e-mail de acompanhamento, agradecendo por sua ajuda e incluindo qualquer informação que ela possa precisar.
E, não se esqueça de deixar seu chefe sabendo quem será essa pessoa.
Pode parecer exagero, mas saber que você tem alguém capaz de lidar com suas demandas, pode ajudar muito na prevenção do estresse no trabalho.
E isso ajudará a garantir que seus colegas se sintam realmente responsáveis por cobrir essas tarefas enquanto você estiver ausente. Isso significa menos trabalho para você quando você voltar.
Isso pode soar contra-intuitivo. Afinal, por que adicionar mais tarefas à sua lista de verificação pré-férias?
O motivo é simples: a desordem pode aumentar o estresse.
Ter um ambiente de trabalho mais limpo para voltar ajudará a facilitar o retorno das férias.
Pense em como você pode personalizar sua mensagem para que haja menos trabalho quando você voltar.
Por exemplo: você pode dizer que não responderá aos e-mails recebidos enquanto estiver de férias e incentivará as pessoas a enviarem as mensagens novamente depois que você retornar, se ainda for relevante.
Se puder, você pode escrever na sua mensagem de ausência que você estará de volta e disponível em uma terça ou quarta-feira, mesmo que esteja de volta na segunda-feira.
Assim, bloqueando seu calendário no primeiro dia, você não se inunda de reuniões e pendências. Tenha uma coisa em mente: não tem como tirar férias no trabalho sem esse tipo de mensagem!
Este post também pode interessar você: Home office: como evitar a solidão quando você trabalha em casa?
Agora que você já sabe como tirar férias no trabalho, é hora de descobrir o que fazer durante elas. Afinal, o que é bom para aliviar o estresse?
Um estudo sobre turistas holandeses descobriu que há um subconjunto de turistas que realmente se sentem melhor depois das férias.
Esse subconjunto é composto por pessoas que tiveram viagens muito relaxantes. Portanto, lembre-se que uma viagem é sua chance de realmente recarregar as energias.
Certifique-se de aproveitar ao máximo!
Muitas pessoas são orientadas para objetivos no trabalho. Por que não fazer o mesmo no seu tempo livre?
Tente aplicar essa mesma habilidade em suas férias. Decida que você se concentrará em se sentir mais alegre, energizado ou calmo.
Quando você toma a decisão de deixar o trabalho totalmente para trás, sua mente e seu corpo são muito mais propensos a alcançar o tipo de relaxamento que você merece.
E limitar o uso da tecnologia em geral aumenta a probabilidade de você aproveitar e apreciar sua folga. (Quantas vezes você já pegou seu celular ou notebook apenas para ver algo rápido e passou horas nele sem perceber?)
Passeie pela natureza. Observe os sons. Sinta o ar fresco. Nade em um lago. Vá para um spa. Use seus sentidos em atividades imersivas para relaxar ainda mais.
Sabemos como é difícil se desconectar completamente do trabalho e das responsabilidades. Por isso recomendo planejar algumas dessas atividades com antecedência para garantir que você tenha pelo menos alguns momentos para si mesmo.
Como tirar férias no trabalho já ficou claro para você? E quando voltar? O que fazer como prevenção do estresse no trabalho?
Se você já preparou o terreno antes de suas férias e aproveitou o tempo que passou, você terá um retorno menos estressante.
Mas mesmo que você tenha deixado de priorizar ou de se preparar antes de sua viagem, e mesmo que a viagem tenha se transformado em uma confusão de voos atrasados, crianças gritando e ônibus perdidos, ainda há coisas que você pode fazer para tornar seu retorno menos frenético:
Você não precisa chegar ao trabalho, se conectar novamente e tentar lidar com tudo imediatamente. Por isso, tire a primeira meia hora do seu retorno para fazer uma lista de prioridades. Você pode fazer isso antes de verificar sua caixa de entrada.
Geralmente, temos uma perspectiva mais ampla depois de alguns dias ou semanas. Dessa forma, dando a si mesmo o tempo para analisar suas pendências, projetar e executar uma estratégia pode ajudar muito a aumentar a produtividade e diminuir o estresse.
Suas tarefas mais importantes agora podem não corresponder às de antes das férias.
Por isso, converse com as pessoas-chave no seu primeiro dia de volta para discutir o que você perdeu e o que mais precisa da sua atenção. Agradeça a todos que cobriram suas tarefas e pergunte a eles do que precisam agora.
Se você acha que precisa ler os e-mails recebidos enquanto estava ausente, comece procurando os nomes-chave na sua caixa de entrada. Pessoas como seu chefe ou um cliente grande.
Dessa forma, você consegue otimizar seu tempo lendo as mensagem mais importantes primeiro.
Saiba como fugir daquela reunião que poderia ter sido resumida em um e-mail!
Ao retomar o trabalho, se pergunte se você ainda está cumprindo a intenção que estabeleceu para as suas férias. Isto é: estou me sentindo mais alegre, energizado ou calmo?
Tire um tempo para lembrar algumas das melhores experiências da sua viagem e use-as para se orientar em direção a essa intenção.
Quando você fizer isso, você irá perceber e neutralizar parte do estresse que está ao seu redor.
Lembre-se de que suas baterias estão recarregadas e de que você é capaz. E, claro, medite.
Apenas alguns minutos podem trazer um mundo de benefícios, incluindo aumentar a criatividade. Pode até mudar o seu cérebro!
Não se esqueça: você merece férias restaurativas. Você as ganhou. Você não merece mais estresse simplesmente por aceitar esse presente. Ao seguir essas etapas, você poderá aproveitar os benefícios de uma pausa real e fazê-los durar.
Este texto sobre como tirar férias no trabalho foi adaptado daqui
A Siteware desenvolveu o STRATWs One, um software de gestão de performance corporativa robusto e, ao mesmo tempo, simples e prático de usar. Além de auxiliar na gestão do portfólio de projetos e na busca de oportunidades de melhoria, ele conta com um módulo de acompanhamento da performance individual que permite definir indicadores para cada colaborador e acompanhar seu desempenho.
Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |