KPI, sigla para Key Performance Indicator (indicador chave de performance, em tradução livre para o português), é uma ferramenta de gestão para avaliar a performance de um processo. KPI de logística são os indicadores criados para acompanhar o desempenho dos processos logísticos da empresa.
Com ele, o gestor faz análise de atividades e pode a acompanhar o desempenho do seu negócio, seja durante uma venda, a realização de um serviço, o atendimento a clientes ou setores específicos de uma empresa, como sua logística, por exemplo.
O uso de KPIs permite que gestores acompanhem o desempenho de processos de forma objetiva, por meio de valores claros e fáceis de medir analisar.
O ideal é que os KPI sejam disponibilizados em tempo real, por meio de painéis de controle automatizados, proporcionando muito mais agilidade ao acompanhamento, ajuste e auxílio para os gestores tomarem decisões rapidamente.
Saiba mais: Como fazer gestão à vista e trazer mais transparência para seu negócio
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Você viu nas primeiras linhas deste texto o que é KPI de logística.
Mas o que significa KPI de logística na prática?
Na prática, o KPI – indicador de desempenho de processo – aponta o nível de qualidade que um processo deve alcançar e mede seu desempenho.
A partir daí, o gestor saberá se está alcançando suas metas ou precisa ajustar o processo para atingir seu objetivo.
Para serem mensurados, esses indicadores precisam ser quantificáveis, ou seja, é necessário que haja um índice, um valor numérico retrate seu desempenho.
Quanto a KPI de logística, eles são usados para o acompanhamento deste tipo de atividade e se refere à fatores como fluxo de trabalho, nível de estocagem, trocas, descartes e outros processos logísticos.
Veremos 2 exemplos simples de KPI de logística criados especificamente para empresas de diferentes segmentos.
Em seguida, veremos 4 KPI de logística amplamente usados no mercado.
Ao avaliar os processos de uma empresa, o gestor vai usar dados dos indicadores de desempenho logístico KPI para avaliar se deve tomar medidas que melhorem a performance e o rendimento do seu setor de trabalho.
Além disso, ele pode usar os KPI para determinar não apenas mudanças imediatas “apagando incêndios”, mas também como redesenhar o processo, criando um novo, mais eficiente, usando o método PDCA, por exemplo, para gerar melhorias contínuas.
Se você tem uma loja especializada em venda de camisetas masculinas, pode usar KPIs de logística para avaliar os seguintes pontos de seu processo:
Perceba que esses são KPIs bastante específicos de determinados negócios.
O ideal é que, além de indicadores específicos para o seu negócio, se usem KPIs empregados por outras empresas também, para que se possa fazer comparação da sua performance com a deles.
Vamos conhecer alguns dos KPI de logística mais usados nos mercado?
Veja também: O uso de indicadores de desempenho nos tratamentos de desvios de qualidade
A seguir, você verá 7 KPIs de de logística. Mas se você quer fazer o gerenciamento perfeito de pedidos, terá que saber como gerenciar seus KPIs.
Cada empresa saberá o que merece ter acompanhamento de desempenho.
Na rotina de gestão, será importante compartilhar o KPI com o restante da equipe, que poderá não só acompanhar os dados evolutivos como mensurar onde e como podem melhorar suas atividades.
Há diversos fatores de KPI de logística que merecem a atenção da equipe gestora. por meio desse KPIs de delivery performance, será possível fazer um gerenciamento perfeito de pedidos e entregas.
Por isso, confira alguns dos principais exemplos de KPI de logística.
Este KPI é muito usado em empresas de bens de consumo e mede quanto tempo ele leva para ter a ideia de um produto, desenvolvê-lo, testá-lo, fabricar os primeiros lotes e colocar no mercado.
Este KPI de logística indica qual a percentagem de pedidos entregues no prazo determinado, sem atrasos.
No entanto, isso não significa que as especificações da entrega estavam corretas, o KPI On Time Delivery (OTD) mede somente se a encomenda foi entregue no prazo.
Para se obter este indicador deve-se apurar a quantidade de entregas feitas no prazo e dividir pelo número total de entregas do período analisado.
Multiplica-se por 100 para se obter uma porcentagem.
Por exemplo, se a empresa fez 50 entregas em um dia e dessas, 40 chegaram no horário determinado, o cálculo do OTD seria:
40 / 50 x 100 = 0,8 x 100 = 80%
A diference entre o On Time Delivery e o On Time Shipping é que este KPI mede se os pedidos foram enviados na data prometida, mas isso não significa que foram entregues quando prometido.
Assim, veja como calcular KPI de logística On-Time Shipping:
Se das 50 entregas, 45 foram enviadas no horário prometido, temos:
45 / 50 x 100 = 0,0 x 100 – 95%
Tempo que leva para um pedido chegar ao cliente depois que foi recebido pela empresa.
Esse é um KPI de logística muito usado por empresa de e-commerce.
Para calculá-lo, deve-se aferir o tempo que cada entrega levou para ser feita após o pedido, somar todos eles e dividir pelo número de entregas feitas no período em análise.
Traduzido para o português Pedido Perfeito. Avalia pedidos entregues no prazo combinado pela empresa.
Para fazer seu cálculo, deve-se saber a percentagem de pedidos que foram:
A fórmula do OTIF (On Time un Full) é:
OTIF = P x E x C
Veja um exemplo:
0,80 x 0,85 x 0,90 = 0,612 = 61,2%
A Perfect Order Rate mede a eficiência do processo de suprimentos como um todo. O POR mede a porcentagem de pedidos que são enviados sem atraso, erro ou danos na mercadoria.
O cálculo é simples.
Se você teve que enviar 1.500 encomendas e 75 delas apresentaram alguma falha ou erro, basta calcular a porcentagem desses erros, veja:
1.500 – 75 = 1.425 (quantidade de entregas perfeitas)
1.500 / 1.425 x 100 = 0,95 x 100 = 100%
A definição desse KPI é intuitiva: soma-se o tempo que levou para se realizar cada entrega individualmente, do momento em que o pedido foi feito até chegar ao cliente, e divide-se pelo número de entregas.
Trata-se de um média aritmética simples.
Outro KPI de transporte e logística que se calcula pela média aritmética simples.
Deve-se pegar estoque final de cada mês e dividir pelo número de meses em análise, geralmente um ano.
Esses são 8 dos KPIs de logística mais usados. Mas nada impede de sua empresa criar seus próprios KPIs, em função das características de seu negócio.
Para acompanhar todos eles, o ideal é criar um painel de resultados logísticos. Para desenvolver o seu, baixe nosso e-book gratuito e veja como fazer isso: E-BOOK: Crie seu dashboard de Indicadores de Desempenho em 3 dias!
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