O processo de fidelização é tão (ou mais) importante quanto o processo de atração. Isso porque clientes fiéis defendem a sua marca e recomendam seus produtos e serviços de maneira voluntária. Esse boca a boca faz toda a diferença para os resultados da empresa.
Além disso, clientes fidelizados tendem a gerar mais receita para o seu negócio do que aqueles que chegaram agora.
Mas, quando falamos em fidelizar clientes, a palavra que serve como fio condutor para chegar a esse objetivo é uma só: satisfação. Clientes insatisfeitos dificilmente serão fidelizados.
Para te ajudar nessa jornada, existem alguns indicadores capazes de te oferecer dados valiosos sobre a satisfação do cliente e sobre diferentes aspectos relacionados a experiência dele com a sua marca
Neste artigo você vai conferir 4 exemplos de indicadores para fidelizar clientes. Continue a leitura para saber como essas ferramentas podem te ajudar a identificar oportunidades para conquistar a fidelidade do seu público.
Clientes fiéis confiam em seu negócio.
Confira esta frase:
Leia também: Conheça os 4 indicadores de desempenho de vendas que você precisa acompanhar para alavancar seus resultados
De todos os indicadores para fidelizar clientes, o Net Promoter Score (NPS) talvez seja o mais utilizado pelas empresas.
Trata-se de uma pesquisa de satisfação que consiste na seguinte pergunta:
Esta ferramenta é uma das preferidas entre os gestores porque ela mostra o quão envolvido o cliente está com a sua marca. Nesta pesquisa, o cliente não avalia a empresa apenas para ele mesmo, mas também para o amigo ou familiar a quem ele vai indicar.
Ou seja, ele pode até estar feliz com o que a sua empresa oferece, mas será que ele está satisfeito o suficiente para indicar para pessoas mais próximas a ele?
Para calcular a taxa de NPS, é necessário segmentar todas as respostas em 3 grupos. São eles:
Após essa segmentação, aplica-se a seguinte fórmula:
Não existe um resultado ideal para a taxa de NPS. O que você pode fazer é consultar a média do NPS dos seus concorrentes e tomá-la como parâmetro.
No entanto, muitas empresas utilizam a seguinte tabela para saber se o resultado de NPS está bom ou ruim:
Ao medir a sua taxa de NPS periodicamente, é possível fazer comparativos históricos para analisar a evolução das suas estratégias de satisfação e fidelização.
Dentre as vantagens da utilização da pesquisa de NPS, podemos citar:
Agora que você já sabe o que é o NPS, conheça o eNPS! [eNPS] Employer Net Promoter Score: o que é esta métrica?
O Customer Satisfaction Score (CSAT) é outra metodologia de pesquisa de satisfação dos seus clientes com a sua marca.
Para aplicar o CSAT, basta perguntar para o cliente que nota (de 1 a 5) ele dá para algum aspecto específico, como atendimento, qualidade do produto, site da loja etc.
Outra forma de chegar ao CSAT é perguntando para o cliente o quão satisfeito ele está com algum aspecto específico e dando a ele as seguintes alternativas:
O momento escolhido para fazer essa pesquisa de satisfação faz toda a diferença. Você pode optar por enviar essa pesquisa por e-mail logo após uma finalização de compra no site da sua loja ou uma semana depois de o produto ter chegado na casa do cliente.
Se você tem uma loja física, a pesquisa de CSAT pode ser feita no próprio caixa.
Acompanhar este indicador é importante para identificar o potencial que a sua empresa tem para fidelizar seus clientes. Com esse feedback, é possível potencializar o que já é bom e melhorar o que não tem agradado o público.
Semelhante ao CSAT, o Customer Effort Score (CES) mostra o esforço que o cliente teve em resolver determinado problema.
Com os resultados obtidos pela pesquisa de CES, é possível identificar fragilidades nos departamentos de atendimento e de vendas.
Quanto menor for o índice de CES, maior será a probabilidade de o cliente voltar a fazer negócio com a sua empresa e fidelizar. Isso porque ele vai perceber o empenho da marca em solucionar os problemas dele e oferecer a melhor experiência possível.
Para finalizar a nossa lista de exemplos de indicadores para fidelizar clientes, temos o Customer Emotional Value (CEV). Este indicador também mede a satisfação do cliente, mas está mais relacionado a aspectos emocionais e subjetivos.
A intenção é identificar o quanto o cliente está emocionalmente conectado a marca. Assim, é possível direcionar melhor suas estratégias de marketing, relacionamento e vendas.
Para calcular o CEV, propõe-se listar, no mínimo, 10 emoções antagônicas. Por exemplo:
A escala de um extremo a outro deve ser de 0 a 10. Quanto mais próximo de 10, maior será o vínculo emocional do seu cliente e mais perto ele estará de ser fidelizado.
Ficaram claros nossos exemplos de indicadores para fidelizar clientes? Para que você possa fazer uma análise completa, a recomendação é que você faça uma combinação desses 4 indicadores. Não se restrinja a apenas um.
Assim, você terá insights valiosos para a fidelização de seus clientes.
Leia também: 8 KPIs de vendas que vão mudar sua estratégia e alavancá-la
O STRATWs One é um software de gestão da performance corporativa que permite acompanhar seus indicadores com facilidade e transparência, por isso, é ideal para você ficar de olho nesses KPIs de fidelização.
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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!
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