Você já ouviu falar em indicadores de desempenho de departamento de compras?
Essenciais para detalhar a evolução dos esforços desse setor em direção a metas pré-estabelecidas, os KPIs de compras são ferramentas que permitem acompanhar os resultados da gestão e promover as melhorias necessárias.
Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre indicadores de desempenho em compras:
No entanto, ainda é comum observar empresas que não fazem uso de KPIs de suprimentos em seus setores de aquisição.
Porém, essa é uma mediada fundamental para se manter baixos custos e alta qualidade nas compras.
Continue a leitura deste artigo e confira nas próximas linhas os 6 mais importantes indicadores de desempenho de departamento de suprimentos:
Assim, você vai entender a importância implementá-los na sua empresa para monitorar a performance desse setor e efetuar os ajustes necessários em busca da melhoria contínua.
Estes materiais podem ser úteis para você fazer o controle de indicadores de desempenho:
Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são ferramentas que servem para, como o próprio nome sugere, indicar o progresso (ou não) de algum aspecto específico. No caso dos indicadores de desempenho de compras, estamos nos referindo à métricas cujo objetivo é mensurar os resultados do setor de aquisições de uma empresa.
Recorrer a esse tipo de ferramenta é fundamental para que a gestão possa garantir a eficácia e a eficiência dos processos de compra, a fim de otimizar os custos e mitigar desperdícios.
Ou seja, os indicadores de desempenho de compras são essenciais para que a empresa consiga alcançar seus objetivos. Por meio deles, é possível identificar erros e acertos e tomar decisões de maneira mais assertiva.
Veja também:
Agora que você já sabe o que são indicadores de desempenho de compras, veja a seguir 6 dicas de indicadores de desempenho de departamento de suprimentos que você pode implementar na sua empresa para mensurar e monitorar os resultados desse setor.
Iniciando a nossa lista de principais tipos de indicadores na cadeia de suprimentos, temos aquele que se refere ao custo de tais suprimentos.
Esse KPI mostra a porcentagem do valor de uma venda que é investido na compra dos insumos do produto vendido. Ele é uma comparação entre o volume total de vendas e volume total de aquisições.
Acompanhar esse indicador é importante para que a empresa saiba se há necessidade de investir em melhorias capazes de tornar o ciclo de compras mais sustentável.
Dando continuidade aos indicadores de desempenho de departamento de compras, temos o saving.
Esse KPI serve para mostrar o ganho financeiro que determinada aquisição representou para a empresa.
A proposta do saving é a de calcular o quanto foi possível economizar em uma compra, comparando o valor da compra com um outro orçamento.
Com esse indicador, é possível analisar a eficiência do setor e sua capacidade de gerar lucros para a empresa.
Essencial para a manutenção do fluxo de caixa e do capital de giro da organização, o prazo médio para pagamentos também configura entre os principais indicadores de desempenho de departamento de compras.
Seu cálculo é feito a partir da diferença entre a data exata em que um pagamento foi efetuado e o dia exato em que a compra foi faturada.
Por meio desse indicador, a empresa consegue perceber se precisa mudar sua política de pagamentos e se é preciso negociar uma extensão de prazos com seus fornecedores.
Por falar em prazo, o lead time, que é um dos tipos de indicadores na cadeia de suprimentos mais relevantes, busca calcular quanto tempo leva para que a requisição de um produto seja atendida.
Ou seja, o lead time é um KPI que atesta a eficiência do setor de compras, mostrando a qualidade das etapas do processo de aquisição.
A ideia é que a empresa o mantenha o mais baixo possível. Porque quando ele estiver muito elevado, é sinal de que os procedimentos internos precisam ser revistos ou de que talvez seja necessário trocar de fornecedores.
A evolução de preço é um indicador que mostra o quanto o valor de determinada mercadoria comprada flutua durante um período de tempo.
A intenção desse KPI é permitir que o setor de compras possa economizar em suas aquisições, identificando períodos em que os preços estão mais baixos.
Assim, em função dessa sazonalidade, a empresa pode contara na baixa de preços e fazer um estoque, por exemplo.
Por fim, encerrando nossa lista com os principais indicadores de desempenho de compras, trazemos o KPI de nível de entregas. Ele tem como foco avaliar a qualidade dos fornecedores escolhidos pela empresa.
O objetivo é reunir resultados sobre:
E vários outros aspectos que se referem diretamente à qualidade e a eficiência dos fornecedores.
Você sabe fazer a gestão de desses indicadores? Veja dicas de como neste vídeo de nosso canal do YouTube:
Para fazer o controle de compras e suprimentos, o ideal é usar a tecnologia.
E uma forma ágil e prática de se fazer isso é por meio de planilhas eletrônicas.
Selecionamos para você 3 planilhas da área de compras e logística que podem ser muito úteis nessas hora, criadas pelo Blog do Luz. Note que para cada uma delas existe uma versão demonstrativa gratuita:
Ficou claro quais indicadores de desempenho você pode implementar no seu setor de compras?
Faça uso desses KPIs e promova a melhoria contínua do seu departamento de aquisições.
Leia também: Indicadores para transporte de cargas: 10 exemplos para monitorar e impulsionar os resultados do setor de logística
O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que ajuda sua empresa a criar, acompanhar e divulgar indicadores de desempenho.
Por isso, é a ferramenta escolhida por mias de mil empresas e 160 mil usuários, veja mais algumas de suas vantagens:
Agora que você já conhece os principais indicadores de desempenho de departamento de compras, que tal acompanhá-los de perto? Então, baixe nossa planilha gratuita: PLANILHA: acompanhamento de Indicadores de Desempenho
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |