Ferramentas de tomada de decisão: como escolher a ideal para o seu negócio?

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ferramentas de tomada de decisão
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Tomar decisões é um grande desafio para muitas pessoas. No entanto, trata-se de um processo fundamental e comum no dia a dia das empresas. Por isso, é bastante comum que líderes e gestores apoiem a sua decisão em ferramentas de tomada de decisão.

Afinal, em uma organização, a decisão afeta não somente a saúde da empresa, mas também o desempenho dos colaboradores envolvidos.

Por isso, ferramentas de tomada de decisão são desenvolvidas com o propósito de otimizar este processo e torná-lo mais assertivo. Por meio delas, é possível compreender todo o panorama no qual a situação se encontra e obter a melhor solução para aquele momento.

Neste post você vai conhecer 5 ferramentas de apoio à tomada de decisão. Assim, você poderá contar com várias delas para usar em seu dia a dia na empresa.

Tipos de ferramentas de tomada de decisão

No mercado, existem diversas opções para escolher. Porém, definimos as mais experts e que tem ajudado muitas empresas a tomar decisões cada vez mais corretas a curto, médio e longo prazo.

Por isso, confira agora cinco ferramentas de tomada de decisão que você pode utilizar no seu negócio e descubra quais as mais indicadas para o seu processo decisório.

BÔNUS: STRATWs One

Ao buscar ferramentas de tomada de decisão eficientes, é essencial considerar um software de gestão estratégica como o STRATWs One. Esse software não só fornece informações precisas e atualizadas, mas também automatiza a gestão, deixando mais tempo para o que realmente importa: a tomada de decisão.

O STRATWs One é uma solução abrangente que centraliza dados e informações relevantes em uma única plataforma. Com recursos avançados de análise e relatórios, o software oferece insights valiosos para embasar as decisões estratégicas do seu negócio.

Ao ter acesso a indicadores-chave e análises detalhadas, você pode tomar decisões informadas, baseadas em dados concretos e alinhadas com os objetivos da empresa.

Solicite agora uma demonstração gratuita do STRATWs One e se surpreenda!

Além disso, a automação de processos proporcionada pelo STRATWs One permite otimizar a gestão operacional, liberando tempo e recursos para a tomada de decisão. Com a automatização de tarefas rotineiras e a centralização das informações, você terá mais agilidade e eficiência na obtenção dos dados necessários para tomar decisões estratégicas.

Saiba mais sobre o STRATWs One:

1 – Matriz de Eisenhower

Entre as ferramentas de tomada de decisão devemos incluir a Matriz de Eisenhower. Isso porque ela ajuda a estabelecer a prioridade das tarefas a serem realizadas. Para isso, ela ajuda a realizar uma triagem da lista de atividades disponíveis, com o objetivo de evitar que haja perda de tempo com tarefas que são menos urgentes dentro da empresa.

A Matriz de Eisenhower funciona da seguinte forma:

  • Organize as tarefas em 4 quadrantes em relação à dois eixos: urgência e importância.
  • Cada espaço referente a cada tarefa será definido por ações, como: agendar, fazer agora, eliminar ou delegar.
  • Defina as prioridade das tarefas de acordo com as seguintes regras:
  • A tarefa é urgente e importante: fazer agora
  • A tarefa é importante, mas não é urgente: agendar
  • A tarefa é urgente, mas não é importante: delegar
  • A tarefa não é bem urgente, nem importante: delegar

Aproveite e baixe agora mesmo o template da Matriz de Eisenhower da Siteware e organize melhor a sua rotina:

Banner matriz de eisenhower

2- Matriz GUT

A Matriz GUT é uma das ferramentas de tomada de decisão que contribui para o gestor estabelecer as prioridades presentes nos processos. A lógica é que por meio de critérios pré-estabelecidos, o dono das tarefas consiga visualizar facilmente a prioridade de cada problema, ajudando assim na tomada de decisão.

Funciona de forma simples, como:

Os problemas são classificados em três categorias: gravidade, urgência, e tendência.

A gravidade se refere ao impacto que o problema está causando para toda a empresa. A lógica é que ao não executar um problema com gravidade alta, ele causará um impacto grande para a organização.

Já a urgência leva em consideração o prazo disponível para executar o projeto de resolução do problema. Nesse caso, quanto menor o prazo, maior a urgência.

E a tendência mensura a probabilidade do problema acontecer de novo ou a tendência dele piorar com o tempo.

Dessa forma, é dado uma pontuação de 1 a 5, (na qual 1 é pouco e 5 é grande)  para cada um dos três critérios em cada problema. Depois multiplicam-se os valores para encontrar um número. Quanto maior ele for, maior será a priorização.

Se preferir, você pode baixar agora mesmo o nosso template da metodologia 5W2H acompanhada da Matriz GUT para priorizar os seus planos de ação.

3 – Matriz de Decisão

Funciona a partir de uma análise dos pontos fortes e fracos de cada objetivo. Deve ser feito da seguinte forma:

  • Crie uma tabela com 5 colunas.
  • Liste na primeira coluna as principais ideias.
  • Nas outras colunas, estabeleça critérios de avaliação. Podemos destacar o impacto, visão, esforço e lucro.
  • Toda ideia deve ser pontuada de 1 a 5 baseada nos critérios.
  • Some os critérios visão, lucro e impacto e em seguida subtraia com a pontuação do esforço.
  • A ideia com maior pontuação será a prioridade.

4- Análise de Pareto

A Análise de Pareto trata-se de um gráfico tipo coluna que é capaz de ordenar a frequência de determinados acontecimentos. A lógica é que 80% dos resultados podem ser associados diretamente a apenas 20% dos fatores capazes de levar a esse resultado.

Se quiser organizar um diagrama de Pareto em um passo a passo, ele deve funcionar da seguinte maneira:

  • Liste os problemas que a empresa possui e o que causa isso.
  • Organize os problemas em ordem decrescente, ou seja, do mais frequente para o menos frequente.
  • Calcule a porcentagem dos problemas. Em seguida, divida o total das causas de cada item pelo total das causas apresentadas. Depois, o resultado deve ser multiplicado por 100.
  • Para finalizar, elabore um gráfico, tendo a origem do problema no eixo “X” e a frequência no eixo “y”.

Se preferir, baixe agora mesmo o nosso template e tenha acesso a mais ferramentas de tomada de decisão para priorizar suas tarefas:

analise de pareto

Quer saber mais sobre a análise de Pareto e o processo de tomada de decisão? Então confira este infográfico criado pelo HEFLO:

Ferramentas de tomada de decisão

5- Método FCA

É utilizado para destacar as causas relacionadas ao problema. O método, no qual o FCA representa Fato-Causa-Ação, contribui ainda para fazer a prevenção de riscos.

Para organizar a sua ferramenta de tomada de decisão, ela deve ser organizada da seguinte forma:

  • Identifique o Fato. Normalmente, é um dado que impactou negativamente a empresa.
  • Na sequência, levante as causas que geraram o problema. Caso não tenha uma compreensão exata, analise os dados da sua empresa. Uma dica que pode te ajudar é a realização da metodologia 5 porquês.
  • Depois, desenvolva  uma ou mais ações para solucionar o problema. Deve ser uma resposta do que pode ser feito internamente, ou externamente, para resolver isso.
METODOLOGIA fca

Como escolher entre as ferramentas de tomada de decisão?

As opções que destacamos são as mais utilizadas e as que rendem mais resultados. Mas, afinal de contas, qual é a melhor para o seu tipo de negócio? Para começar, você deve ter em mente que as ferramentas de apoio para tomada de decisão são uma parte da solução.

De nada adianta testar uma se não tiver a prática na solução. Além disso, compreenda a situação atual do negócio.

Cada empresa é diferente, ainda que sejam do mesmo segmento. As ferramentas de apoio para tomada de decisão podem ter uma percepção única da performance das mesmas.

Por isso é essencial começar aos poucos, de preferência com questões mais urgentes. Uma dica é começar por setor, definindo uma área e utilizando uma das ferramentas de tomada de decisão.

Não se trata de um processo rápido, pois exige atenção constante. Mas cabe à empresa compreender a melhor maneira de atingir seu objetivo. Teste as ferramentas de tomada de decisão e descubra como alavancar seu negócio pode ser fácil.

Se quiser dar o próximo passo, conheça agora mesmo o STRATWs. Ele é uma ferramenta robusta que ajuda empresas a se planejarem, organizarem a sua rotina, além de gerenciar e engajar as equipes.

Se quiser saber mais, agende agora mesmo uma demonstração e confira!

stratws one