Ferramentas de análise de indicadores são indispensáveis para organizações de todos os portes e nichos. Afinal, seja qual for a estratégia ou o modelo de negócio, acompanhar os resultados é um dos passos mais importantes.
Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre as principais ferramentas de análise de indicadores e resultados:
Para isso, é fundamental utilizar indicadores-chave de desempenho (KPIs – key performance indicators), que medem a eficiência e a eficácia da empresa ou do departamento no alcance de metas específicas.
A análise de indicadores é essencial para verificar o rumo que o negócio está tomando. Além disso, se há necessidade de fazer ajustes no caminho, a fim de chegar aos melhores resultados possíveis.
Mas não basta coletar os dados fornecidos pelos KPIs. É preciso analisá-los.
Pensando nisso, separamos aqui uma lista com as principais ferramentas de análise de indicadores e resultados. Assim, você pode implementar na sua empresa e extrair o máximo de informações relevantes dos seus KPIs.
Muitas empresas investem alto em estratégias, ideias e ferramentas para alcançar diversos objetivos, mas não compreendem porque os resultados estão abaixo do esperado. Elas continuam com retorno sobre o investimento mínimo, mesmo investindo em algo tão promissor.
Uma possibilidade muito comum é a falta de um planejamento que insira indicadores e etapas de monitoramento de resultados. E não estamos falando apenas de grandes projetos, pois toda e qualquer estratégia, mesmo que rotineira, precisa ser acompanhada.
A falta de um sistema ou de ferramentas de análise de indicadores pode comprometer não apenas o retorno de maneira pontual, mas também várias outras consequências, como:
Afinal, sem o monitoramento adequado, você pode estar operando sempre aquém do ideal e do possível em vários projetos. Para evitar isso, é imprescindível realizar o acompanhamento de resultados e, portanto, a maneira mais ágil de fazê-lo é utilizando ferramentas de análise de indicadores.
Mas como escolher uma delas? Bom, listamos 9 das melhores soluções para que você possa encontrar a que corresponde aos seus objetivos. Confira!
Antes, veja 5 razões para acompanhar KPIs na sua empresa:
Existem inúmeras ferramentas de análise de indicadores e resultados, que muitas vezes são utilizadas em conjunto, mas de maneira pouco integrada. Para unificar os dados coletados e executar o seu planejamento estratégico, o STRATWs One é a solução perfeita.
Ele reúne as informações coletadas de diversas áreas específicas em painéis de controle. Assim, a empresa consegue gerenciar seus principais indicadores de um único lugar. Com isso, facilitando o monitoramento do desempenho de equipes, projetos e do negócio como um todo.
Quer saber mais sobre o STRATWs One? Veja algumas das funcionalidades do software:
Confira esse vídeo:
A segunda dica das melhores ferramentas de análise de indicadores e resultados é o Scoro. Em um único dashboard, ele permite que você supervisione, em tempo real, todos os aspectos mais relevantes da empresa, como: projetos, orçamentos, vendas, equipes etc.
Veja os principais pontos que você consegue resolver com essa solução:
Ao invés de usar várias ferramentas diferentes para gerenciar o trabalho, controlar finanças, planejar projetos ou compilar relatórios, você pode adotar uma única solução: o Scoro.
Para mais detalhes, confira este vídeo (em inglês) sobre o Scoro:
O terceiro item da nossa lista de ferramentas de análise de indicadores e resultados é mais focado no monitoramento da marca em ambiente online.
Com o SEMrush, é possível acompanhar as menções da sua marca e a posição que ela ocupa nos mecanismos de busca, como o Google.
E, além de saber o que as pessoas andam falando sobre a sua companhia, você consegue realizar análise da concorrência.
O SEMrush também tem um ótimo vídeo, em português! Assim fica mais fácil de entender, não? Veja:
O quarto software da nossa lista de ferramentas de análise de indicadores é o Datapine. Seus dados são armazenados em muitos lugares diferentes e, dessa forma, você não consegue combinar informações e visualizá-las.
Com o Datapine, pode-se mesclar conjuntos de dados diferentes de forma dinâmica, sem a necessidade de reestruturar seu banco de dados ou configurar um data warehouse.
A ferramenta permite conectar todas as fontes de dados e enxergar além dos números. Assim, você descobre novos relacionamentos e detecta tendências, eliminando a adivinhação de suas decisões de negócios.
A inteligência de dados da InetSoft une Business Intelligence (BI) e Machine Learning (ML) para extrair o máximo valor de seus dados. Logo, essa solução é, acima de tudo, um aplicativo de BI com tecnologia de mashup de dados altamente flexível.
Com a capacidade integrada de aprendizado de máquina, o mashup de dados permite ainda que painéis e relatórios projetados para o ser humano sejam mesclados com inteligência gerada por máquina.
Ele permite, assim, uma transformação rápida e flexível de dados de diferentes fontes.
Quer dar uma olhada em como ele funciona? Confira no vídeo abaixo, que está em inglês, mas vale a pena assistir!
Com o Smartsheet, é possível:
Com isso, é fácil dar a suas equipes uma maneira mais visual de trabalhar, se comunicar e colaborar. É uma das ferramentas de análise de indicadores mais colaborativas.
Vale conferir mais um vídeo em inglês:
O HandyKPI é uma ferramenta que mostra o desempenho do negócio e da equipe, na palma da sua mão.
Desenvolvido para dispositivos móveis, o HandyKPI possibilita controlar os indicadores de desempenho em um aplicativo para celular e tablets.
Com ele, pode-se coletar ou entregar KPIs para sua equipe em segundos, enviar planilhas do Excel e analisar as alterações ao longo do tempo.
Este post também pode interessar: Metodologia de análise de dados: 6 etapas para colocar em prática
Se você possui uma empresa que atua sob o modelo de SaaS, ou Software as a Service, o Reveal Analytics é uma boa solução para analisar seus indicadores e resultados.
Com seus recursos, você mensura e analisa KPIs em conjunto, como os de venda e marketing. Você pode combinar, por exemplo, indicadores como o Lifetime Value e o Custo de Aquisição de Cliente.
Para finalizar nossa lista de ferramentas de análise de indicadores e resultados, temos o Amplitude.
Trata-se de uma ferramenta destinada à análise de indicadores de desempenho relacionados à maneira com que o cliente se comporta ao utilizar seu produto. A intenção é obter insights para suprir cada vez mais as demandas dos usuários.
O Amplitude contribui para:
Como vimos, a análise de indicadores e resultados é fundamental para que você conquiste o sucesso máximo nos negócios.
E o melhor caminho para isso é contar com um software de indicadores que centralize toda a gestão de desempenho do seu negócio, desdobrando a estratégia, conectando projetos e executando planos de ação.
Com um bom sistema de gestão empresarial, você acompanha o desempenho corporativo de forma conectada, monitora e centraliza os indicadores estratégicos, táticos e operacionais, facilitando assim a tomada de decisões.
E um dos melhores sistemas do mercado é o STRATWs One, um software de gestão que ajuda a organizar melhor sua rotina, além de gerenciar e engajar a equipe para ter foco em resultados.
Clique abaixo e saiba mais:
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |