Ferramentas de análise de indicadores e resultados: 9 dicas valiosas

CONTEÚDO

Ferramentas de análise de indicadores
Ferramentas de análise de indicadores

CONTEÚDO

Ferramentas de análise de indicadores são indispensáveis para organizações de todos os portes e nichos. Afinal, seja qual for a estratégia ou o modelo de negócio, acompanhar os resultados é um dos passos mais importantes.

Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre as principais ferramentas de análise de indicadores e resultados:

Para isso, é fundamental utilizar indicadores-chave de desempenho (KPIs – key performance indicators), que medem a eficiência e a eficácia da empresa ou do departamento no alcance de metas específicas.

A análise de indicadores é essencial para verificar o rumo que o negócio está tomando. Além disso, se há necessidade de fazer ajustes no caminho, a fim de chegar aos melhores resultados possíveis.

Mas não basta coletar os dados fornecidos pelos KPIs. É preciso analisá-los.

Pensando nisso, separamos aqui uma lista com as principais ferramentas de análise de indicadores e resultados. Assim, você pode implementar na sua empresa e extrair o máximo de informações relevantes dos seus KPIs.

9 ferramentas de análise de indicadores e resultados 

Muitas empresas investem alto em estratégias, ideias e ferramentas para alcançar diversos objetivos, mas não compreendem porque os resultados estão abaixo do esperado. Elas continuam com retorno sobre o investimento mínimo, mesmo investindo em algo tão promissor.

Uma possibilidade muito comum é a falta de um planejamento que insira indicadores e etapas de monitoramento de resultados. E não estamos falando apenas de grandes projetos, pois toda e qualquer estratégia, mesmo que rotineira, precisa ser acompanhada.

A falta de um sistema ou de ferramentas de análise de indicadores pode comprometer não apenas o retorno de maneira pontual, mas também várias outras consequências, como:

  • utilização ineficiente da equipe; 
  • comprometimento da experiência dos clientes e da imagem da empresa;
  • estabelecer, de maneira indireta, limitadores no potencial de crescimento do negócio.

Afinal, sem o monitoramento adequado, você pode estar operando sempre aquém do ideal e do possível em vários projetos. Para evitar isso, é imprescindível realizar o acompanhamento de resultados e, portanto, a maneira mais ágil de fazê-lo é utilizando ferramentas de análise de indicadores.

Mas como escolher uma delas? Bom, listamos 9 das melhores soluções para que você possa encontrar a que corresponde aos seus objetivos. Confira!  

Antes, veja 5 razões para acompanhar KPIs na sua empresa:

ferramentas de análise de indicadores

1. STRATWs One

Existem inúmeras ferramentas de análise de indicadores e resultados, que muitas vezes são utilizadas em conjunto, mas de maneira pouco integrada. Para unificar os dados coletados e executar o seu planejamento estratégico, o STRATWs One é a solução perfeita.

Ele reúne as informações coletadas de diversas áreas específicas em painéis de controle. Assim, a empresa consegue gerenciar seus principais indicadores de um único lugar. Com isso, facilitando o monitoramento do desempenho de equipes, projetos e do negócio como um todo.

Quer saber mais sobre o STRATWs One? Veja algumas das funcionalidades do software:

Confira esse vídeo:

2. Scoro

A segunda dica das melhores ferramentas de análise de indicadores e resultados é o Scoro. Em um único dashboard, ele permite que você supervisione, em tempo real, todos os aspectos mais relevantes da empresa, como: projetos, orçamentos, vendas, equipes etc.

Veja os principais pontos que você consegue resolver com essa solução:

  • personalizar seu painel com widgets ilimitados e métricas para rastrear cada KPI; 
  • definir permissões para os usuários (para limitar o acesso a informações específicas); 
  • comparar períodos para verificar tendências ao longo do tempo; 
  • dentre outras possibilidades.

Ao invés de usar várias ferramentas diferentes para gerenciar o trabalho, controlar finanças, planejar projetos ou compilar relatórios, você pode adotar uma única solução: o Scoro.

Para mais detalhes, confira este vídeo (em inglês) sobre o Scoro:

https://www.youtube.com/watch?v=x8fRkVVDdFg&t=7s

3. SEMrush

O terceiro item da nossa lista de ferramentas de análise de indicadores e resultados é mais focado no monitoramento da marca em ambiente online.

Com o SEMrush, é possível acompanhar as menções da sua marca e a posição que ela ocupa nos mecanismos de busca, como o Google.

E, além de saber o que as pessoas andam falando sobre a sua companhia, você consegue realizar análise da concorrência.

O SEMrush também tem um ótimo vídeo, em português! Assim fica mais fácil de entender, não? Veja:

4. Datapine

O quarto software da nossa lista de ferramentas de análise de indicadores é o Datapine. Seus dados são armazenados em muitos lugares diferentes e, dessa forma, você não consegue combinar informações e visualizá-las.

Com o Datapine, pode-se mesclar conjuntos de dados diferentes de forma dinâmica, sem a necessidade de reestruturar seu banco de dados ou configurar um data warehouse. 

A ferramenta permite conectar todas as fontes de dados e enxergar além dos números. Assim, você descobre novos relacionamentos e detecta tendências, eliminando a adivinhação de suas decisões de negócios.

5. InetSoft

A inteligência de dados da InetSoft une Business Intelligence (BI) e Machine Learning (ML) para extrair o máximo valor de seus dados. Logo, essa solução é, acima de tudo, um aplicativo de BI com tecnologia de mashup de dados altamente flexível.

Com a capacidade integrada de aprendizado de máquina, o mashup de dados permite ainda que painéis e relatórios projetados para o ser humano sejam mesclados com inteligência gerada por máquina.

Ele permite, assim, uma transformação rápida e flexível de dados de diferentes fontes.

Quer dar uma olhada em como ele funciona? Confira no vídeo abaixo, que está em inglês, mas vale a pena assistir!

6. Smartsheet

Com o Smartsheet, é possível:

  • compartilhar sua análise com outros membros da equipe; 
  • definir alertas automatizados para lembrá-lo sobre tarefas futuras e prazos que se aproximam; 
  • obter um status visual rápido de seus principais projetos; 
  • consultar relatórios resumidos sobre metas.

Com isso, é fácil dar a suas equipes uma maneira mais visual de trabalhar, se comunicar e colaborar. É uma das ferramentas de análise de indicadores mais colaborativas.

Vale conferir mais um vídeo em inglês:

7. HandyKPI 

O HandyKPI é uma ferramenta que mostra o desempenho do negócio e da equipe, na palma da sua mão.

Desenvolvido para dispositivos móveis, o HandyKPI possibilita controlar os indicadores de desempenho em um aplicativo para celular e tablets.

Com ele, pode-se coletar ou entregar KPIs para sua equipe em segundos, enviar planilhas do Excel e analisar as alterações ao longo do tempo.

Este post também pode interessar: Metodologia de análise de dados: 6 etapas para colocar em prática

8. Reveal Analytics

Se você possui uma empresa que atua sob o modelo de SaaS, ou Software as a Service, o Reveal Analytics é uma boa solução para analisar seus indicadores e resultados. 

Com seus recursos, você mensura e analisa KPIs em conjunto, como os de venda e marketing. Você pode combinar, por exemplo, indicadores como o Lifetime Value e o Custo de Aquisição de Cliente.

9. Amplitude

Para finalizar nossa lista de ferramentas de análise de indicadores e resultados, temos o Amplitude.

Trata-se de uma ferramenta destinada à análise de indicadores de desempenho relacionados à maneira com que o cliente se comporta ao utilizar seu produto. A intenção é obter insights para suprir cada vez mais as demandas dos usuários.

O Amplitude contribui para:

  • democratizar o acesso a dados e métricas de produtos com análises colaborativas e fáceis de usar;
  • utilizar relatórios comportamentais para ver como os usuários interagem com seu produto e o que os traz de volta;
  • obter insights instantâneos e significativos sobre o que está e o que não está funcionando em cada lançamento, em tempo real;
  • melhorar métricas essenciais, como conversão e retenção, para gerar receita e impacto positivo para a companhia.

Próximos passos: como aprimorar as análises de performance?

Como vimos, a análise de indicadores e resultados é fundamental para que você conquiste o sucesso máximo nos negócios. 

E o melhor caminho para isso é contar com um software de indicadores que centralize toda a gestão de desempenho do seu negócio, desdobrando a estratégia, conectando projetos e executando planos de ação.

Com um bom sistema de gestão empresarial, você acompanha o desempenho corporativo de forma conectada, monitora e centraliza os indicadores estratégicos, táticos e operacionais, facilitando assim a tomada de decisões.

E um dos melhores sistemas do mercado é o STRATWs One, um software de gestão que ajuda a organizar melhor sua rotina, além de gerenciar e engajar a equipe para ter foco em resultados.

Clique abaixo e saiba mais:

stratws one