(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre exemplos de indicadores! Deixe nos comentários o que achou.)
Saber o resultado que uma empresa está conseguindo alcançar é fundamental para avaliar o seu nível de sucesso na operação.
Afinal, quem não sabe para onde está indo, não tem como chegar a lugar nenhum. É como tentar encontrar seu rumo sem um mapa e sem uma bússola.
Você precisa saber como sua empresa está se saindo hoje para poder fazer ajustes, caso perceba que, assim, não vai alcançar seus objetivos no futuro.
E nada disso é possível sem uma indicação do retorno que cada ação e atividade está trazendo. É por isso que você precisa conhecer alguns exemplos de indicadores de eficiência e eficácia.
Eficácia e eficiência são duas coisas diferentes para a gestão estratégica.
Pode-se dizer que quem é eficiente faz as coisas direito e quem é eficaz faz as coisas certas.
Percebe como é fundamental conhecer os indicadores que estão por trás desses resultados?
Então, não perca mais tempo e conheça agora os 3 melhores exemplos de indicadores de eficiência e eficácia.
Quer conhecer outros tipos de indicadores? Então, assista a este vídeo exclusivo do nosso canal no YouTube:
Os indicadores são métricas específicas que podem ser calculadas e medidas pelas empresas para avaliar o resultado que está conseguindo alcançar em determinado processo.
Eles podem ser utilizados para avaliar diversas ações e com objetivos diferentes de uma organização.
No geral, eles também são conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), os indicadores-chave de desempenho.
Na prática, os KPIs auxiliam uma organização a definir e medir o progresso em direção às metas e objetivos organizacionais.
Assim que a empresa tiver definido seus objetivos, ela precisa medir o progresso em direção a eles. E os KPIs fornecem justamente essa ferramenta de medição.
Saiba mais: O que é BPO e como ele ajuda a focar nos objetivos estratégicos do negócio
Agora que você entendeu de forma preliminar o que é eficiência e eficácia, é hora de pensar de maneira mais específica.
Por isso, para conhecer os exemplos de indicadores de eficiência e eficácia, é preciso ir um pouco mais a fundo nesses dois conceitos.
Eficácia é a relação entre os resultados esperados e os resultados obtidos. Por isso, a melhor maneira de reconhecer a eficácia é analisando os resultados esperados em relação aos alcançados.
Já a eficiência é a relação entre os resultados alcançados e os recursos utilizados. Para tornar os processos melhores dentro da organização, é importante usar a menor quantidade de recursos, mas continuar trazendo os resultados desejados.
Podemos dizer que a eficiência é usar o mínimo de recursos, mantendo o foco nos processos e reduzindo custos.
A eficácia se concentra no produto e nos benefícios que pode criar, o resultado final.
Mas como encontrar os exemplos de indicadores de eficiência e eficácia?
Primeiro, você precisará definir objetivos, e então descobrir quais indicadores você pode usar para avaliar até que ponto eles foram alcançados.
Esses exemplos vão ajudar a entender quais dados coletar para medir esses indicadores.
De que adianta vender muito, atingir uma meta, mas depois não receber dos clientes? Uma inadimplência muito alta indica ineficiência.
Pensando na saúde financeira do negócio, que talvez seja o indicador principal para analisar os resultados da empresa como um todo, é fundamental acompanhar o número de clientes inadimplentes.
Se a empresa alcança seus objetivos, mas faz isso com custos excessivos, isso indica que não está sendo eficiente.
Como vimos, a eficiência da operação está diretamente ligada a custos e uso de recursos. É por esse motivo que os custos totais da empresa devem ser considerados como um dos principais exemplos de indicadores de eficiência.
Será que aumentando um pouco mais a produção o custo unitário dos produtos não vai cair? E o seu fornecedor atual é o que possui o melhor custo benefício do mercado?
Você só vai obter essas respostas a partir do momento que começar a medir cada um deles e encontrar qual a melhor forma de otimizar os recursos.
Se o objetivo da empresa é gerar lucro para os acionistas, este é um indicador de eficácia.
Os cálculos de vendas geradas e do lucro para a empresa precisam entrar na lista de indicadores de eficácia, mas não de forma isolada. Eles precisam ser avaliados no momento de calcular a rentabilidade geral.
Para fazer o cálculo de rentabilidade, é bem simples:
Basta dividir o volume total de vendas gerado pela empresa pelo lucro final que foi alcançado.
Um exemplo: se uma empresa conseguiu vender R$ 200.000,00 dentro de um ano e o seu lucro final, já retirando tudo que foi pago para arcar com custos operacionais, impostos e compra de matéria-prima, por exemplo, foi de R$ 30.000,00, a lucratividade dessa empresa foi de 15%.
Não existe um percentual perfeito para todas as empresas. Cada setor e mercado se comporta de maneira diferente. Mas quanto maior a rentabilidade, maior será o nível de sucesso que a organização consegue alcançar.
Veja também: Os 7 principais indicadores financeiros hospitalares e sua importância para a gestão
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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!
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