Quais os modelos de gestão empresarial mais adequados para o seu negócio?
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Quando se estrutura uma organização, um questionamento que deve ser feito é: “quais são os modelos de gestão empresarial mais adequados para a minha empresa”?
A resposta é importante, pois a escolha do modelo certo pode alavancar os resultados do negócio, elevando a reputação e a performance da companhia no seu setor.
Algumas organizações usam o Balanced Scorecard. Outras, o Modelo de Gestão pelas Diretrizes (GPD), criado e difundido por Vicente Falconi.
Há, ainda, aquelas que usam a Administração por Objetivos (MBO, em inglês: Management by Objectives). E as mais “modernas” usam OKR, metodologia do Google que virou febre principalmente em startups.
Se a sua empresa ainda não usa nenhuma dessas metodologias, este artigo é para você.
Nas próximas linhas, vamos falar sobre os modelos de gestão empresarial, o que são, como escolher e quais são os mais usados!
Boa leitura!
O que é a gestão empresarial?
A gestão empresarial diz respeito ao processo de planejar, organizar, dirigir e controlar as ações e os recursos de uma organização, buscando alcançar os objetivos. Trata-se da coordenação eficaz das atividades de forma a maximizar a eficiência e a rentabilidade do negócio.
Nesse contexto, os gestores desempenham um papel crucial no processo, pois são responsáveis por tomar decisões estratégicas, táticas e operacionais que afetam a trajetória da empresa conforme os modelos de gestão empresarial escolhidos.
Tais decisões podem envolver áreas como finanças, recursos humanos, produção, marketing, entre outras. A qualidade da gestão determina, em grande medida, o sucesso ou o fracasso de uma empresa no mercado.
Além disso, o conceito foi se adaptando ao longo do tempo para incorporar novas tendências e ferramentas, como a transformação digital, a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa.
As empresas de hoje, mais do que nunca, precisam ser flexíveis e inovadoras, respondendo rapidamente às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes, sempre mantendo uma visão de longo prazo.
Portanto, não estamos falando apenas de uma questão de lucro. Trata-se de criar valor para todos os stakeholders: acionistas, funcionários, clientes e a comunidade em geral. Por isso o conceito é tão importante.
Qual a importância dos modelos de gestão empresarial?
Ao adotar um modelo de gestão empresarial, sua empresa consegue reduzir custos operacionais, ter um gerenciamento de pessoas mais eficiente, otimizar os processos organizacionais e ter foco no cliente, aumentando, assim, o faturamento do negócio.
Em contrapartida, quando você não implementa nenhum dos modelos de gestão empresarial, pode enfrentar inúmeros problemas, como o descontrole financeiro, ou ter dificuldade de atrair e reter clientes.
De acordo com um estudo feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a má gestão é a segunda maior responsável pela falência das empresas no Brasil.
O dado já é mais do que suficiente para mostrar como uma boa gestão empresarial é crucial para o sucesso das organizações nos dias atuais, certo?
Agora, é hora de entender mais sobre o conceito, incluindo seu objetivo e implementação.
Qual o objetivo da gestão empresarial?
O objetivo principal dos modelos de gestão empresarial é garantir que uma organização alcance suas metas de maneira eficiente e eficaz, otimizando os recursos disponíveis e maximizando o valor para os stakeholders.
Tal propósito só é atingido se outros objetivos secundários forem alcançados. Os principais são:
1. Maximização da eficiência
O campo envolve otimizar processos, reduzir desperdícios e garantir que os recursos (financeiros, humanos ou materiais) sejam usados da maneira mais produtiva possível.
2. Rentabilidade e crescimento sustentado
Enquanto a busca por lucro é uma motivação-chave para muitas empresas, a gestão eficaz também considera a sustentabilidade desse lucro em longo prazo, garantindo um crescimento contínuo e saudável.
3. Satisfação do cliente
Uma gestão empresarial eficiente entende que clientes satisfeitos são essenciais para o sucesso.
Para tal, é preciso não apenas entregar produtos ou serviços de qualidade, mas construir relacionamentos duradouros e responder às mudanças nas necessidades e nos desejos dos consumidores.
4. Desenvolvimento e retenção de talentos
As pessoas são o recurso mais valioso de qualquer organização. Portanto, uma boa gestão deve ser focada em atrair, desenvolver e reter os melhores talentos, criando um ambiente de trabalho positivo com oportunidades de crescimento.
5. Adaptação e inovação
O ambiente de negócios está em constante mudança, e as companhias precisam se adaptar e inovar para manter a competitividade.
A gestão empresarial busca antecipar e responder a essas mudanças, seja por meio da incorporação de novas tecnologias, explorando novos mercados ou desenvolvendo novos produtos e serviços.
6. Responsabilidade social e ética
Mais do que nunca, as organizações são vistas como parte da sociedade e precisam agir de maneira ética e socialmente responsável.
A atuação pode envolver práticas sustentáveis, contribuições para a comunidade ou a garantia de boas condições de trabalho para os funcionários.
Agora que já mostramos o que é, qual a importância e os objetivos da gestão empresarial, vamos destacar o que é um modelo de gerenciamento organizacional e quais são os principais tipos.
O que são os modelos de gestão empresarial?
Os modelos de gestão empresarial é um conjunto estruturado de princípios e práticas usados pelas organizações para controlar suas operações, alinhar suas estratégias e alcançar objetivos. Dessa forma, o modelo determina como uma empresa é organizada, aloca recursos e responde a oportunidades e desafios do mercado, visando a eficiência do negócio.
Além disso, o modelo de gestão deve ser acompanhado de práticas como planejamento estratégico, controle de ações comerciais, gestão de processos, gerenciamento do relacionamento com clientes, gestão de pessoas e desenvolvimento de habilidades de liderança.
Dessa forma, os modelos de gestão empresarial adotados devem contribuir para melhorar o dia a dia da empresa, facilitando o processo de tomada de decisão.
Existem no mercado diversos modelos de gestão empresarial que podem ser adotados por uma organização. É preciso, portanto, escolher aquele mais indicado para o seu negócio. Vamos mergulhar no assunto nos próximos tópicos.
Conheça os modelos de gestão empresarial mais usados!
Conforme você viu no tópico anterior, o propósito de todos os modelos de gestão é o mesmo: gerar mais eficiência para a empresa No entanto, escolher o melhor modelo nem sempre é fácil.
Para tanto, é preciso que você conheça as vantagens e desvantagens de cada um. A partir daí, pode escolher aquele que mais se adequa ao seu negócio.
Logo abaixo, separamos os principais pontos positivos e negativos dos 4 modelos mais usados no mercado. Confira!
1. Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD)
O Gerenciamento pelas Diretrizes, ou GPD, é um dos modelos de gestão empresarial mais aplicados no Brasil.
É uma metodologia administrativa focada na definição e na execução de diretrizes estratégicas para atingir metas organizacionais.
Baseado na filosofia do Dr. Kaoru Ishikawa, o GPD se concentra em transformar as visões e os objetivos estratégicos de uma organização em diretrizes claras e mensuráveis, usando ferramentas como o Desdobramento da Função Qualidade (QFD).
Por meio de um sistema hierárquico, as diretrizes são desdobradas em todos os níveis da organização, garantindo que todos estejam alinhados e que trabalhem em prol dos objetivos comuns.
Vantagens do GPD
- potencializa o alcance dos objetivos, uma vez que tem grande foco no desdobramento das metas estratégicas até o nível operacional;
- reduz significativamente o grau de incerteza do planejamento anual, já que conta com o processo de catch-ball, isto é, a negociação de metas em cada um dos níveis da organização;
- padroniza o acompanhamento de metas e a criação de planos de ação, visto que estabelece resultados e atividades até o nível de rotina da organização.
Desvantagens do GPD
- não obriga o desdobramento a considerar todos os aspectos do negócio;
- pode tornar o desdobramento bastante lento e burocrático, caso a empresa tenha diversos níveis.
Balanced Scorecard (BSC)
O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão estratégica que permite às organizações traduzir sua visão em ações concretas. A divisão acontece por meio de indicadores distribuídos em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.
Ao equilibrar indicadores financeiros e não financeiros, o BSC oferece uma visão holística do desempenho, facilitando a identificação de áreas de melhoria e a tomada de decisões alinhadas com os objetivos estratégicos.
Vantagens do BSC
- possibilita a observação da organização de uma forma abrangente e sistêmica, avaliando de forma global o desempenho organizacional;
- possibilita às organizações o direcionamento sobre os principais pontos a serem observados no momento de definição das estratégias;
- permite uma melhor alocação dos recursos da organização;
- facilita a compreensão dos objetivos e estratégias delineadas;
- viabiliza a criação de sinergias em virtude da visualização clara e objetiva da estratégia – “todos remando para o mesmo lado”.
Desvantagens do BSC
- dificuldade de definir medidas de desempenho não financeiras, uma vez que são analisadas todas as perspectivas da companhia (financeira, mercado, processos internos e aprendizagem e crescimento);
- construir a relação de causa-efeito entre os objetivos pode ser bastante complexo;
- dificuldade de aplicação, pois implica um envolvimento continuado de todos os colaboradores em prol da execução da estratégia.
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Objective and Key Results (OKRs)
É uma metodologia de gestão focada em estabelecer e alinhar objetivos claros e mensuráveis em diferentes níveis da organização.
O “Objective” diz respeito a um objetivo qualitativo e inspirador, enquanto os “Key Results” são conjuntos de indicadores quantitativos que medem o progresso em direção ao objetivo.
Usados inicialmente por empresas do Vale do Silício, como Google e LinkedIn, os OKRs têm, como finalidade, promover foco, alinhamento e engajamento das equipes, garantindo que todos estejam direcionados para as metas mais importantes.
Vantagens OKR
- desdobramento participativo, envolve todas as áreas e indivíduos da empresa;
- ciclo de acompanhamento mais curto, já que a metodologia prevê o replanejamento a cada três meses;
- simplificação no desdobramento, considerando apenas três níveis: empresa, times e indivíduos;
- mantém o foco da estratégia apenas nos fatores importantes para o crescimento da empresa;
- as equipes podem definir seus papéis para o crescimento da companhia como um todo, dado que traçam suas metas considerando os objetivos globais.
Desvantagens do OKR
- não necessariamente cobre todas as áreas da companhia;
- empresas com modelos de negócios muito tradicionais têm dificuldade em se adaptar pelo fato da metodologia ser muito aberta;
- não pode ser usado para fins de remuneração variável pois prevê um planejamento muito ousado.
Saiba mais sobre o OKR neste vídeo:
Em nosso blog, você pode encontrar diversos arquivos sobre OKR. Veja alguns deles:
- Como definir OKR: dicas e exemplos para colocar em prática em sua empresa
- Diferença entre KPI e OKR: qual implementar em sua empresa?
Management by Objectives – MBO
Criada por Peter Drucker em 1945, a Administração por Objetivos ainda é uma modelo válido de gestão estratégica.
O segredo da metodologia é permitir que todos os níveis hierárquicos da empresa trabalhem juntos em busca da melhor definição dos objetivos. Assim, o alinhamento é instantâneo, e o engajamento, muito maior.
O que se determina, no modelo MBO, são metas individuais que, se cumpridas por todos, levam ao atingimento das metas organizacionais.
É preciso levar em conta que, se cada um fizer sua parte (como definido em consenso), a empresa também será bem-sucedida.
Vantagens do MBO
- mais consenso na organização;
- todos alinhados rumo ao objetivo comum;
- espírito de colaboração e trabalho em equipe;
- forte engajamento de todos.
Desvantagens do MBO
- o processo pode ser um pouco demorado;
- colaboradores que não tiveram suas sugestões aceitas podem ficar ressentidos;
- necessidade de feedback constante para avaliar resultados e alinhar expectativas.
Veja mais aqui: O que é administração por objetivos: definição, benefícios e como usar em sua empresa
Como escolher um modelo de gestão empresarial?
Implementando um modelo de gestão empresarial, as empresas podem melhorar a produtividade, aumentar o desempenho e alcançar os resultados desejados.
Mas quais são os modelos mais adequados para a sua empresa? A resposta para essa pergunta nem sempre está na ponta da língua. Afinal, depende de inúmeros outros fatores.
No entanto, em sua essência, todos os modelos têm a mesma fundamentação, sendo derivados do Toyotismo, que introduziu o conceito de “Management by Objectives” — em português, “Gestão por Objetivos”.
A metodologia tem o intuito de fazer com que toda a empresa, do CEO ao estagiário, trabalhe pelo mesmo propósito.
O que varia entre elas é o nível de complexidade e profundidade com que cada uma aborda a gestão, bem como quais ferramentas são usadas.
Trouxemos aqui algumas comparações que destacam os benefícios das principais metodologias: BSC, GPD, OKR e MBO.
Lembre-se: uma boa gestão empresarial pode mudar o patamar de uma empresa e trazer melhores resultados. Vamos, então, entender mais a fundo cada modelo.
Como os modelos de gestão empresarial se relacionam?
O que acontece, na prática, é que, após definido o modelo de gestão, todas as empresas executam diversas adaptações no projeto, tornando-o adequado às suas particularidades.
Muitas discutem as vantagens do OKR vs Balanced Scorecard, ou do OKR vs o MBO. Isto porque, dificilmente, um modelo puro atenderá à realidade de todas as companhias.
Além disso, a diferença entre os modelos de gestão empresarial se dá apenas na condução dos processos, mas a base de todos se concentra em dois aspectos: planejamento e acompanhamento.
Comparações entre modelos de gestão empresarial
Para facilitar o entendimento, veja um comparativo entre as principais metodologias disponíveis.
OKR vs MBO
- ambos envolvem líderes e liderados na definição de metas e objetivos;
- o OKR tem um ciclo mais curto para atingir e revisar metas;
- enquanto o OKR tenta simplificar as coisas, o MBO tende ser a mais complexo e um pouco burocrático;
- o foco do OKR são as metas, já no MBO, é o desenvolvimento do colaborador.
OKR vs Balanced Scorecard
- o BSC é mais abrangente em determinar objetivos, enxergando, assim, a empresa como um todo;
- a metodologia cria um resumo, por meio do mapa estratégico, que norteia toda a organização, enquanto o OKR é mais focado em áreas específicas;
- o ciclo do OKR é mais curto também;
- além disso, o OKR é mais simples e objetivo, enquanto o BSC é mais abrangente e complexo.
Como fazer uma boa gestão empresarial?
Até aqui, você conheceu as principais metodologias do mercado. No entanto, não basta apenas ter um bom modelo. É preciso também seguir algumas etapas para se fazer uma boa gestão empresarial. São elas:
- planejamento estratégico;
- tomada de decisões baseada em dados;
- desenvolvimento e capacitação de equipes;
- comunicação clara e efetiva;
- adoção de tecnologia;
- monitoramento e avaliação;
- responsabilidade e ética;
- adaptação e inovação;
- gestão financeira rigorosa;
- engajamento dos stakeholders.
1. Planejamento estratégico
O planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental que pode apoiar diversos modelos de gestão empresarial, adaptando-se às particularidades de cada um para otimizar o desempenho e garantir a sustentabilidade a longo prazo da organização.
Nos modelos de gestão empresarial mais tradicional, o planejamento estratégico ajuda a estabelecer uma direção clara e objetivos bem definidos que guiam as ações diárias. Ele oferece um roteiro para a empresa seguir, alinhando as operações com os objetivos de longo prazo e assegurando que todos os departamentos trabalhem de forma coordenada e eficiente.
Por outro lado, em ambientes que adotam a gestão ágil, o planejamento estratégico se torna mais dinâmico e flexível. Ele permite que a empresa se adapte rapidamente a mudanças e aproveite oportunidades emergentes.
O planejamento estratégico em um contexto ágil inclui revisões periódicas dos objetivos e das estratégias, assegurando que a organização permaneça relevante e responsiva às demandas do mercado.
2. Tomada de decisão baseada em dados
A decisão baseada em dados é um aspecto crucial no mundo empresarial moderno, independentemente dos modelos de gestão empresarial adotado. Ao integrar dados em profundidade nos processos decisórios, as empresas podem melhorar significativamente a precisão, eficiência e os resultados de suas estratégias de gestão.
O modelo Lean, por exemplo, se beneficia enormemente da decisão baseada em dados ao identificar áreas de desperdício e ao otimizar processos. Dados precisos ajudam a mapear fluxos de valor e a implementar melhorias contínuas, fundamentais para o sucesso da filosofia Lean de maximizar valor minimizando desperdício.
3. Desenvolvimento e capacitação de equipes
O desenvolvimento e capacitação de equipes são aspectos fundamentais para o sucesso de qualquer organização. A forma como as equipes são desenvolvidas e capacitadas pode variar significativamente de acordo com o modelo de gestão empresarial.
Modelos como Objectives and Key Results (OKR), Balanced Scorecard (BSC) e Gestão por Diretrizes (GPD) têm abordagens distintas, cada uma impactando de maneira única o desenvolvimento de equipes.
O pilar de ‘aprendizado e crescimento’ do BSC, por exemplo, é diretamente voltado para o desenvolvimento de competências e a capacitação dos funcionários, promovendo a formação contínua e a melhoria das habilidades.
4. Comunicação clara e efetiva
Mantenha canais abertos de comunicação com todos os níveis da organização. Assim, ajuda a garantir que todos estejam informados, entendam as expectativas e se sintam valorizados.
5. Adoção de tecnologia
A tecnologia, especialmente sistemas como o STRATWs One, desempenha um papel crucial na eficiência e eficácia de diferentes modelos de gestão empresarial. Isso porque ferramentas como o STRATWs One são projetadas para integrar, automatizar e otimizar processos de gestão, facilitando a implementação e o monitoramento das estratégias de negócios.
6. Monitoramento e avaliação
Estabeleça métricas e KPIs (Indicadores Chave de Desempenho) para monitorar o progresso em relação aos objetivos. Revise regularmente as métricas para avaliar o desempenho e fazer ajustes conforme necessário.
7. Responsabilidade e ética
Conduza os negócios de forma ética e responsável. Construa uma cultura corporativa que valorize a integridade, a transparência e a responsabilidade social.
8. Adaptação e inovação
Encoraje a inovação e adapte-se às mudanças do mercado. Esteja sempre atento às novas tendências, tecnologias e oportunidades que podem beneficiar o negócio.
9. Gestão financeira rigorosa
Monitore o fluxo de caixa, os orçamentos e os investimentos para garantir a saúde financeira da empresa. Evite dívidas desnecessárias e fique sempre atento a oportunidades de reduzir custos sem comprometer a qualidade das entregas.
10. Engajamento dos stakeholders
Mantenha um diálogo aberto com todas as partes interessadas, incluindo funcionários, clientes, fornecedores e a comunidade. Este engajamento pode fornecer feedbacks valiosos e fortalecer os relacionamentos.
Modelos de gestão empresarial mais usados
Independente de quais são os modelos de gestão empresarial que você escolher, planejar e acompanhar estratégias e metas são os principais pontos para quem quer começar a implementar uma cultura de gestão de resultados.
Nesse contexto, as empresas globais usam alguns dos modelos de gestão empresarial citados acima, com destaque para OKR e BSC.
O importante é entender perfeitamente como a cultura organizacional está enraizada, fazendo com que a diretoria analise todos os níveis hierárquicos, entenda os processos e os esforços de atingimento de metas.
Além disso, é essencial identificar a importância que os objetivos estratégicos planejados representam para cada colaborador, verificar como estão sendo feitas as cerimônias de resultados, como é a cobrança e como os funcionários sentem a pressão.
Sim, é uma escolha delicada e que passa por aspectos subjetivos do ser humano.
Por isso ,sejam quais forem os modelos de gestão empresarial que você pretende usar em seu negócio, conscientizar toda a empresa da importância de planejar e acompanhar os dados é o primeiro passo.
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Como acompanhar modelos de gestão empresarial com ajuda da tecnologia?
A melhor forma de acompanhar modelos de gestão empresarial com a ajuda da tecnologia é por meio de um software de gestão de projetos. O sistema ajuda a visualizar o status de toda a sua carteira, permitindo um gerenciamento do seu portfólio e o monitoramento de toda a evolução do cronograma.
Com um sistema de gestão empresarial você conecta os indicadores de desempenho e centraliza-os de modo a facilitar a tomada de decisões para uma melhoria constante da sua performance.
Um software de gestão que se destaca no mercado é o STRATWs One, que permite a você mais tempo para planejar, gerenciar e engajar a sua equipe para uma cultura de resultados.
Confira algumas de suas vantagens e entenda porque o Stratws One é o escolhido para gerenciar modelos de gestão empresarial em mais de 1000 empresas, sendo usado por mais de 160 mil colaboradores:
- proporciona a criação e o acompanhamento de KPIs de processos, projetos e pessoas;
- compartilha informações com agilidade e transparência;
- possibilita usar a gestão meritocrática e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
- ajuda a empregar os principais sistemas de gestão estratégica, como BSC, OKR, MBO, GPD e SWOT;
- potencializa a governança corporativa;
- auxilia o gerenciamento de riscos e a análise de cenários.