Você já reparou como muitos gestores parecem divergir dos seus liderados quando o assunto é expectativas? O cenário mais comum é que o líder crie uma expectativa – normalmente no momento do recrutamento e seleção – só que, em algumas vezes, o colaborador não desempenha o papel que era esperado. Por conta disso, a gestão por competência se mostra cada vez mais essencial.
Isso porque as vantagens competitivas dessa metodologia permite que as pessoas que atuam dentro de uma empresa tenham mais alinhamento e organização entre as ações, criando um clima organizacional mais saudável e próspero. Mas e você, sabe o que é avaliação por competência? Sabe a diferença com gestão de competências? Quais as vantagens para a sua empresa ao avaliar o desempenho dos colaboradores?
Bem, neste artigo você vai descobrir mais sobre o que é gestão por competência e ficar por dentro dessa metodologia. Continue a leitura e confira!
Se você quer conhecer ainda mais detalhes de como funciona a gestão por competências? Então, baixe nosso e-book gratuito: E-BOOK: Gestão por competências nas organizações.
Gestão por competências é uma metodologia de gestão empresarial em que são analisados três pilares: os conhecimentos, habilidade e atitudes dos colaboradores (o chamado CHA). Além disso, são levados em consideração quais dessas características os diferentes cargos da empresa necessitam para serem desempenhados com sucesso e consequentemente melhorar os resultados.
Assim, o foco da gestão de pessoas está em atrair, selecionar, contratar e desenvolver os colaboradores para que suas competências se encaixem nos cargos que ocupam, ou vão ocupar ao longo de sua carreira na empresa. Ou seja, o Plano de Desenvolvimento Individual é levado em consideração na hora de desenvolver a gestão por competência.
Dessa forma, com base nos conhecimentos, nas habilidades e no comportamento dos colaboradores, esse tipo de gestão procura desenvolver competências individuais e coletivas a fim de converter isso em combustível para que a empresa consiga alcançar suas metas e objetivos de negócio.
Ou seja, a gestão por competência é um método que rastreia e categoriza qualificações importantes dentre as soft skills e hard skills para o desenvolvimento da organização.
Assim, as novas competências do colaborador podem ser desde fluência em outras línguas até habilidade de se comunicar, espírito de liderança, pensamento empreendedor, conhecimento técnico de uma ferramenta etc.
Podemos dizer que a gestão por competência é uma decisão estratégica da empresa que vai além das práticas da área de Recursos Humanos.
Assim, quando uma empresa adota a gestão por competências, o departamento de Recursos Humanos dará suporte a toda empresa para que as competências necessárias para o bom desempenho e desenvolvimento de cada pessoa estejam presentes nos profissionais contratados ou estejam sendo desenvolvidas.
Já, a gestão de competências é a prática de gerenciar os conhecimentos, habilidade e atitudes dos colaboradores, por parte da área de Recursos Humanos, independentemente da gestão por competências ser uma diretriz estratégica da empresa.
Dessa forma, haverá práticas de gestão de competências na empresa mesmo que ela não adote a gestão por competências. Em outras palavras: a gestão de competências é mais uma das muitas ferramentas de Recursos Humanos.
Ele é especialmente empregada quando se faz a gestão por competências, assim como diversas outras ferramentas, como estas:
Saber o que é gestão por competência é compreender também as suas principais vantagens competitivas para as empresas.
Tais benefícios podem ser observados porque essa metodologia tem como foco a criação de condições necessárias para que os colaboradores possam produzir e entregar os resultados que se espera deles.
Agora que você já sabe o que é gestão por competência e seu principais benefícios, é hora de entender como ela funciona na prática.
A seguir, construí um passo a passo para te ajudar, principalmente caso a sua organização ainda não faça uso dessa metodologia.
Vamos ao passo a passo!
O primeiro passo é elencar quais competências você considera essenciais para a sua empresa. Ou seja, quais conhecimentos, habilidades e atitudes você espera dos seus colaboradores? É normal que essas competências levem em consideração os valores e a cultura organizacional da empresa.
Para te ajudar nessa etapa, visite o site Competency Library. Lá você encontra um material extenso sobre as mais diferentes competências, além de modelos de gestão por competências para criar seus perfis com mais facilidade.
Vale ressaltar que, nesta etapa, certas competências podem ser importantes para a organização como um todo, enquanto outras são mais relevantes para departamentos e cargos específicos.
Além disso, empresas que aplicam a gestão por competências com sucesso costumam procurar definir de 4 a 6 competências na maioria das vezes, mas não é uma regra.
Isso porque, quanto maior for a quantidade de competências elencadas, mais dispersos os seus esforços tendem a ficar, o que acaba dificultando o alcance dos resultados pretendidos.
Após listar as competências que você considera fundamentais para o seu negócio, crie um perfil para cada uma delas. Esse perfil deverá conter uma breve descrição sobre a competência em questão, contendo exemplos práticos sobre sua aplicação cotidiana e sugestões de atividades que podem ajudar a desenvolvê-la.
Esse é um dos exemplos de gestão por competências que nem sempre são seguidos por todas as empresas. Mas, na verdade, esse perfil é fundamental. Afinal, facilita para o entendimento de todos do que se trata e o que deve ser realizado para aplicar.
Para implementar as competências que você julgou essenciais para o seu negócio, é preciso incorporá-las às rotinas da organização.
Cada cargo deve ter suas competências bem definidas de acordo com as necessidades do negócio. Da mesma forma, a remuneração deve corresponder ao que se espera de cada cargo.
Além disso, o recrutamento de novos talentos também deve se basear nas competências definidas nos passos 1 e 2, indo além da experiência profissional.
As avaliações de desempenho, por exemplo, também devem ser focadas nas competências e seu respectivo desenvolvimento. Se quiser se aprofundar mais na temática, confira o nosso vídeo:
A gestão por competências envolve também o treinamento de cada colaborador em direção àquilo que a empresa espera deles. É preciso reduzir o gap entre as aptidões e as atividades atribuídas. Nesse caso, as soft skills e as hard skills podem e devem ser levados em consideração, já que ambas se encaixam no quesito competência de um colaborador.
Para isso, busque firmar parcerias com instituições de ensino, em especial aquelas focadas em treinamentos corporativos. Promova cursos, oficinas, palestras e workshops para capacitar os profissionais.
Para saber se a gestão por competência está surtindo o efeito esperado, é preciso desenvolver um modelo de mensuração constante dos resultados. Isso permitirá que você faça as melhorias necessárias, identificando o que e o quanto falta para que os colaboradores atendam, de fato, às necessidades da organização e suas respectivas competências técnicas.
Além disso, medir e monitorar os resultados permite fazer o alinhamento na forma de conduzir treinamentos, recrutamentos, avaliações etc.
Agora que você já está por dentro sobre o que é gestão de competência, que tal experimentar essa metodologia e colocá-la em prática na sua empresa? Faça isso e experimente os benefícios desse tipo de gestão.
Saiba mais: Como implantar a gestão por competências em uma empresa em 5 passos e aumentar sua produtividade
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