O que é capilaridade empresarial e 6 dicas para atingir cada vez mais clientes

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capilaridade empresarial
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A competitividade é um aspecto marcante nos mais variados mercados. Para conseguirem sobreviver, por isso, muitas empresas investem na conquista por mais espaço e pela preferência do público e por isso, acabam esbarrando no conceito de capilaridade empresarial. Você sabe o que é?

Bem, não é segredo que essas organizações estão em busca de estarem acessíveis e próximas de seus prováveis clientes e consumidores! A essa estratégia abrangente dá-se o nome de capilaridade. É sobre esse importante conceito que falaremos neste artigo.

Confira nas próximas linhas o que é capilaridade empresarial e 6 dicas de como implementar essa estratégia para se consolidar no mercado e ampliar sua participação. Aproveite!

O que é capilaridade?

Antes de falarmos de capilaridade empresarial, que tal entender o que é capilaridade de forma geral?

Bem, imagine um duto de distribuição de água com o diâmetro de um metro. Digamos que você queira distribuir a água de um reservatório por esse tubo para duas cidades. Assim, em dado momento, você cria uma bifurcação e passa a ter dois tubos de meio metro.

Em cada cidade, você também resolve abastecer 4 bairros. Dessa forma, na ponta de cada tudo de meio metro, haverá agora 4 tubos de 12, 5 cm, 8 novos tubos no total.

Conforme você for dividindo esses tubos, eles vão ficar bem finos. Até chegar a tubos de uma ou meia polegada, como os que abastecem nosso chuveiro.

Capilaridade é exatamente essa característica de dividir uma tubulação em ramos cada vez mais finos. Dessa forma, consegue-se distribuir um fluído para o maior número possível de pessoas.

Além disso, em física, o conceito de capilaridade vai mais longe. Para isso, os tubos devem ser realmente finos, coisa de milímetros, finos como um fio de cabelo (daí o nome capilaridade, que vem da palavra latina capillaris, “relativo ao cabelo”).

Quando isso acontece, esses tubos ultrafinos têm a propriedade de fazer o fluido se elevar dentro deles, vencendo a força da gravidade. É assim que a seiva das plantas vai da raiz até a copa das árvores, por exemplo.

Entendeu o conceito de capilaridade?

Se você quer conhecer outras tendências, além da capilaridade, então, confira nosso e-book gratuito: Tendências aplicadas ao planejamento estratégico

E que é capilaridade empresarial, afinal?

Entendendo o conceito de capilaridade empresarial como uma metáfora da propriedade descrita acima, é preciso se atentar a 3 aspectos ao definir capilaridade empresarial:

  • Estratégia: podemos definir o que é capilaridade empresarial como uma estratégia cuja finalidade é fazer com que a empresa ascenda em seu mercado de atuação.
  • Porte: o significado de capilaridade empresarial também tem a ver com tornar a empresa maior, mais robusta. Nesse sentido, atua-se na conquista de novos clientes, na expansão das vendas, na conquista de novos mercados.
  • Distribuição: capilaridade empresarial também pode ser definida como uma forma de abranger o espaço que a companhia ocupa, sem se limitar geograficamente, visando ampliar o seu alcance e atingir o maior número de clientes possível.

Quem é dono de um e-commerce, por exemplo, pode adotar a estratégia empresarial e começar a vender para outros estados ou até mesmo investir na exportação de seus produtos para aumentar a capilaridade. Dessa forma, quanto maior a abrangência, maior a capilaridade do negócio.

Mas, de forma geral, o termo capilaridade empresarial está mais relacionado à última alternativa acima, referente à prospecção de novos clientes e a ampliação dos canais de distribuição e de atendimento, principalmente na época das redes sociais.

acompanhamento de metas

6 dicas de como desenvolver capilaridade empresarial

Agora que você já sabe o significado de capilaridade empresarial, é hora de descobrir algumas dicas essenciais para desenvolver essa estratégia no seu negócio e impulsionar seus resultados.

1 – Analise a sua base atual de clientes e o mercado

A primeira dica para capilaridade empresarial consiste em analisar e entender quem são as pessoas que compõem a sua base de clientes atualmente.

Dessa forma, busque levantar informações referentes ao comportamento de compra do seu público, como localização, faixa etária, gênero, frequência de compra, valor médio de receita que cada um gera, etc

A intenção é juntar dados e informantes relevantes para saber como orientar os esforços e direcionar os investimentos em expansão. Para conhecer o mercado, você pode fazer a análise de Porter:

2 – Não subestime o poder do atendimento

É bastante comum que o atendimento seja determinante na escolha do consumidor por uma empresa em detrimento da outra.

Os negócios que querem conquistar uma alta capilaridade devem estar atentos a esse importante aspecto. Ou seja, quem deseja expandir precisa dispor de diferentes canais para atendimento pleno das necessidades do público.

Contar com diferentes plataformas, físicas e online, é essencial. Assim, é possível agilizar processos e otimizar a experiência do usuário com a marca, tornando-a mais agradável.

3 – Aposte no relacionamento

Conquistar novos clientes e fidelizá-los são coisas que dependem muito de um fator-chave: o relacionamento.

A capacidade que a empresa tem de desenvolver um relacionamento sólido e de longo prazo com seu público é determinante para sua capilaridade.

Nesse sentido, é importante conhecer a cultura do local para onde se quer expandir e entender a fundo as dores e necessidades desses clientes em potencial. Lembre-se que é o seu cliente atual que vai fazer a sua empresa crescer, conquistando novos clientes. Por isso, invista nele.

indicadores de relacionamento

4 – Cuidado com o frete

No processo de ganho de capilaridade empresarial, é preciso ficar atento ao frete que será cobrado da sua empresa pelas transportadoras que levarão os seus produtos para outras localidades.

Evite gastar muito dinheiro com o frete durante a abrangência, pois isso vai impactar o consumidor final. Por isso, procure por prestador de serviços e empresas que oferecem serviços de transporte e não tenha medo de negociar as melhores condições que caibam no seu orçamento previsto para a expansão.

Veja mais: Indicadores para transporte de cargas: 10 exemplos para monitorar e impulsionar os resultados do setor de logística

5 – Invista em campanhas de marketing

Durante a expansão do seu modelo de negócio, você precisa dedicar esforços na divulgação da sua marca e de seus produtos.

Afinal, de nada adianta levar a sua loja para outros estados se você não comunicar a sua chegada para os consumidores de lá. Ou então lançar um produto novo do qual poucas pessoas sabem que existe.

O marketing digital é um importante aliado nessa hora porque ele tem uma grande abrangência, sem barreiras geográficas! Assim, é possível encontrar seu público onde ele estiver, a hora que desejar.

Saiba mais: Conheça o passo a passo de um planejamento estratégico de marketing

6 – Produza conteúdo relevante

Por falar em marketing, uma estratégia que você não pode deixar de adotar no seu processo de capilaridade empresarial é o marketing de conteúdo.

Ele consiste em produzir conteúdo relevante para o seu público-alvo a fim de atrair potenciais clientes para as suas soluções. Assim, além de procurar clientes, você também pode atraí-los para sua empresa, aumentando seu alcance.

Dessa forma, você conseguirá captar mais leads e conduzi-los (com ajuda dos conteúdos) durante todo o Funil de Vendas até convertê-los em clientes.

Próximos passos

Ficou claro o que é capilaridade empresarial? Com as dicas que citamos aqui, você poderá desenvolver sua estratégia de capilaridade de maneira mais eficiente e expandir seu negócio.

E para controlar seus indicadores e saber se está atingindo seus objetivos, pode usar o STRATWs One. Com esse software você faz a gestão do desempenho empresarial de forma ágil e intuitiva.

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