Indicadores de desempenho do BSC Balanced Scorecard: confira 8 exemplos para usar em seu negócio
Conteúdo
De que forma você avalia a performance da sua empresa? Já pensou em usar indicadores de desempenho do BSC Balanced Scorecard?
Afinal, trata-se de uma metodologia de gestão empresarial consagrada!
Toda organização precisa dispor de uma estratégia para acompanhar a evolução dos negócios. Com o mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, olhar para o desempenho da empresa apenas sob o aspecto financeiro já não é mais suficiente. Há outros fatores que também devem ser considerados nesse momento.
Para isso, existe o Balanced Scorecard. Confira agora o que é a ferramenta os principais indicadores de desempenho do BSC para usar na sua empresa.
Saiba mais: BSC Balanced Scorecard: aprenda as melhores práticas para implantar na sua empresa!
A Siteware preparou um COMBO de materiais de BSC para você. É 100% gratuito e nele você vai encontrar:
- E-book: Balanced Scorecard: Como colocá-lo em prática?
- Planilha: Modelo Mapa Estratégico BSC
- E-book: Desmistificando Balanced Scorecard (BSC)
BAIXE AGORA:
O que são indicadores de desempenho do BSC Balanced Scorecard?
O conceito de Balanced Scorecard foi lançado no início da década de 1990 por David Norton e Robert Kaplan, ambos renomados professores da Universidade de Harvard.
O objetivo da dupla de estudiosos era desenvolver um modelo de gestão estratégica que fosse além dos indicadores financeiros, contemplando o negócio como um todo.
O BSC é um modelo de gestão que verifica se as atividades da empresa estão sendo executadas de acordo com os objetivos estratégicos e metas da organização e com foco na melhoria de resultados.
Além disso, o BSC mensura, faz o monitoramento e direciona as ações da empresa, promovendo o aperfeiçoamento constante. Os indicadores de desempenho do BSC nada mais são do que os números que devem ser acompanhados nesse modelo de gestão.
Veja nosso vídeo que explica tudo sobre o BSC:
Ao proporem que é possível ter uma visão 360° sobre a empresa, Kaplan e Norton sugeriram analisar os indicadores de desempenho sob quatro perspectivas do BSC. Veja cada perspectiva:
- Perspectiva Financeira: avalia se as estratégias da empresa estão contribuindo para a lucratividade e para o retorno dos investimentos.
- Perspectiva dos Clientes: avalia se os clientes estão satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos.
- Perspectiva dos Processos Internos: avalia quais processos são mais relevantes para os resultados da empresa, identifica maneiras de melhorá-los e verifica se há necessidade de criar outros processos.
- Perspectiva do Aprendizado e Crescimento: avalia de que maneira é possível agregar conhecimento e convertê-lo em crescimento para a empresa.
Veja também: Qual o objetivo do BSC (Balanced Scorecard)
8 exemplos de indicadores de desempenho do BSC Balanced Scorecard
Para facilitar a sua compreensão, vamos separar os exemplos de indicadores de desempenho do BSC Balanced Scorecard de acordo com as 4 perspectivas propostas por Kaplan e Norton.
Confira a comparação entre os modelos de gestão mais poderosos e utilizados no mercado:
Finanças
1 – Retorno sobre investimento
O retorno sobre investimento, ou ROI, é um indicador que permite saber a relação entre a quantidade de dinheiro que a empresa ganhou ou perdeu e a quantidade de dinheiro que foi investida.
Assim, por meio do ROI, é possível descobrir quais investimentos são mais vantajosos e otimizar a performance daqueles que já estão em andamento.
Para obter o ROI, é necessário fazer o seguinte cálculo: (Receita Total – Custos) / Custos
Se, por exemplo, o ganho da sua empresa foi de 100 mil reais e o valor investido inicialmente foi de 30 mil, podemos calcular:
- ROI = (100.000 – 30.000) / 30.000
- ROI = 2,33
Ou seja, o seu retorno sobre o investimento foi de 2,33 vezes o investimento inicial ou 233% de retorno.
Clientes
2 – Market Share
O market share é um dos indicadores de desempenho do BSC. Ele é o grau de participação de uma empresa no mercado em que ela atua.
Suponhamos que a cada 100 refrigerantes vendidos anualmente, 40 pertençam ao grupo Coca-Cola. Isso significa, então, que o market share da empresa naquele ano foi de 40%.
3 – Aquisição de clientes
Esse indicador trata da quantidade de clientes que a empresa conseguiu adquirir em determinado período. Quando é registrada alguma queda nesse indicador, é sinal de que a empresa precisa rever suas estratégias de marketing.
4 – Churn rate
Ao contrário do indicador anterior, o churn rate mede a quantidade de clientes que a sua empresa perdeu em determinado período. Geralmente, esse indicador está relacionado com o índice de satisfação dos clientes.
5 – Satisfação dos clientes
Esse indicador revela o grau de contentamento dos seus clientes com os produtos ou serviços que a sua empresa oferece.
Uma boa forma de medir a satisfação do público é por meio das pesquisas de Net Promoter Score (NPS), que mostram o quão “recomendável” a sua empresa é.
Veja como medir o NPS:
Processos internos
6 – Índice de falhas
O índice de falhas mede a quantidade de erros cometidos por colaboradores. Ele serve para analisar inconformidades em projetos, processos e produtos e, assim, tomar medidas preventivas para que essas falhas não voltem a acontecer.
Aprendizado e crescimento
7 – Treinamento de funcionários
Quantos funcionários você conseguiu treinar no ano passado? Esse indicador serve para medir a quantidade de colaboradores que passaram por treinamentos da empresa.
8 – Profissionais com nível superior completo
Profissionais com formação de nível superior podem fazer muita diferença nos resultados da empresa.
A intenção é fazer com que os conhecimentos adquiridos na academia reflitam na prática profissional, gerando valor para a empresa.
Esses são os nossos 8 exemplos de indicadores de desempenho do BSC Balanced Scorecard. Que tal utilizá-los na sua empresa?
Baixe agora nosso COMBO de Balanced Scorecard para organizar os processos da sua empresa:
Próximos passos
E aí, conseguiu entender melhor como os indicadores de desempenho do BSC, o que eles são e exemplos? Bem, se você está realmente interessado em saber mais sobre a plataforma, convido você a conhecer a solução da Siteware.
O STRATWs One é um software de acompanhamento de performance corporativa ideal para você monitorar os indicadores de performance BSC. Uma ferramenta robusta e intuitiva que integra pessoas, operação e estratégia. Nele, é possível desenhar os indicadores de desempenho do BSC da sua empresa e fazer o planejamento estratégico.
Além disso, é um software de acompanhamento de performance corporativa ideal para você monitorar os indicadores de desempenho do BSC e a performance deles. Uma ferramenta robusta e intuitiva que integra pessoas, operação e estratégia.
Solicite uma demonstração agora mesmo e saiba mais!