De que forma você avalia a performance da sua empresa? Já pensou em usar indicadores de desempenho do BSC Balanced Scorecard?
Afinal, trata-se de uma metodologia de gestão empresarial consagrada!
Toda organização precisa dispor de uma estratégia para acompanhar a evolução dos negócios. Com o mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, olhar para o desempenho da empresa apenas sob o aspecto financeiro já não é mais suficiente. Há outros fatores que também devem ser considerados nesse momento.
Para isso, existe o Balanced Scorecard. Confira agora o que é a ferramenta os principais indicadores de desempenho do BSC para usar na sua empresa.
Saiba mais: BSC Balanced Scorecard: aprenda as melhores práticas para implantar na sua empresa!
A Siteware preparou um COMBO de materiais de BSC para você. É 100% gratuito e nele você vai encontrar:
BAIXE AGORA:
O conceito de Balanced Scorecard foi lançado no início da década de 1990 por David Norton e Robert Kaplan, ambos renomados professores da Universidade de Harvard.
O objetivo da dupla de estudiosos era desenvolver um modelo de gestão estratégica que fosse além dos indicadores financeiros, contemplando o negócio como um todo.
O BSC é um modelo de gestão que verifica se as atividades da empresa estão sendo executadas de acordo com os objetivos estratégicos e metas da organização e com foco na melhoria de resultados.
Além disso, o BSC mensura, faz o monitoramento e direciona as ações da empresa, promovendo o aperfeiçoamento constante. Os indicadores de desempenho do BSC nada mais são do que os números que devem ser acompanhados nesse modelo de gestão.
Veja nosso vídeo que explica tudo sobre o BSC:
Ao proporem que é possível ter uma visão 360° sobre a empresa, Kaplan e Norton sugeriram analisar os indicadores de desempenho sob quatro perspectivas do BSC. Veja cada perspectiva:
Veja também: Qual o objetivo do BSC (Balanced Scorecard)
Para facilitar a sua compreensão, vamos separar os exemplos de indicadores de desempenho do BSC Balanced Scorecard de acordo com as 4 perspectivas propostas por Kaplan e Norton.
Confira a comparação entre os modelos de gestão mais poderosos e utilizados no mercado:
O retorno sobre investimento, ou ROI, é um indicador que permite saber a relação entre a quantidade de dinheiro que a empresa ganhou ou perdeu e a quantidade de dinheiro que foi investida.
Assim, por meio do ROI, é possível descobrir quais investimentos são mais vantajosos e otimizar a performance daqueles que já estão em andamento.
Para obter o ROI, é necessário fazer o seguinte cálculo: (Receita Total – Custos) / Custos
Se, por exemplo, o ganho da sua empresa foi de 100 mil reais e o valor investido inicialmente foi de 30 mil, podemos calcular:
Ou seja, o seu retorno sobre o investimento foi de 2,33 vezes o investimento inicial ou 233% de retorno.
O market share é um dos indicadores de desempenho do BSC. Ele é o grau de participação de uma empresa no mercado em que ela atua.
Suponhamos que a cada 100 refrigerantes vendidos anualmente, 40 pertençam ao grupo Coca-Cola. Isso significa, então, que o market share da empresa naquele ano foi de 40%.
Esse indicador trata da quantidade de clientes que a empresa conseguiu adquirir em determinado período. Quando é registrada alguma queda nesse indicador, é sinal de que a empresa precisa rever suas estratégias de marketing.
Ao contrário do indicador anterior, o churn rate mede a quantidade de clientes que a sua empresa perdeu em determinado período. Geralmente, esse indicador está relacionado com o índice de satisfação dos clientes.
Esse indicador revela o grau de contentamento dos seus clientes com os produtos ou serviços que a sua empresa oferece.
Uma boa forma de medir a satisfação do público é por meio das pesquisas de Net Promoter Score (NPS), que mostram o quão “recomendável” a sua empresa é.
Veja como medir o NPS:
O índice de falhas mede a quantidade de erros cometidos por colaboradores. Ele serve para analisar inconformidades em projetos, processos e produtos e, assim, tomar medidas preventivas para que essas falhas não voltem a acontecer.
Quantos funcionários você conseguiu treinar no ano passado? Esse indicador serve para medir a quantidade de colaboradores que passaram por treinamentos da empresa.
Profissionais com formação de nível superior podem fazer muita diferença nos resultados da empresa.
A intenção é fazer com que os conhecimentos adquiridos na academia reflitam na prática profissional, gerando valor para a empresa.
Esses são os nossos 8 exemplos de indicadores de desempenho do BSC Balanced Scorecard. Que tal utilizá-los na sua empresa?
Baixe agora nosso COMBO de Balanced Scorecard para organizar os processos da sua empresa:
E aí, conseguiu entender melhor como os indicadores de desempenho do BSC, o que eles são e exemplos? Bem, se você está realmente interessado em saber mais sobre a plataforma, convido você a conhecer a solução da Siteware.
O STRATWs One é um software de acompanhamento de performance corporativa ideal para você monitorar os indicadores de performance BSC. Uma ferramenta robusta e intuitiva que integra pessoas, operação e estratégia. Nele, é possível desenhar os indicadores de desempenho do BSC da sua empresa e fazer o planejamento estratégico.
Além disso, é um software de acompanhamento de performance corporativa ideal para você monitorar os indicadores de desempenho do BSC e a performance deles. Uma ferramenta robusta e intuitiva que integra pessoas, operação e estratégia.
Solicite uma demonstração agora mesmo e saiba mais!
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |