Diferença entre KPI e OKR: qual implementar em sua empresa?
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Key Performance Indicators (KPIs) são métricas de desempenho que avaliam o sucesso de uma organização ou de uma atividade específica. Os KPIs podem se aplicar a projetos, planos de ação, programas, produtos e uma variedade de outras iniciativas.
Mas você sabe qual a diferença entre KPI e OKR?
Essa é uma dúvida que muitos gestores e empresários costumam apresentar quando o assunto é definição de metas e objetivos e mensuração de resultados.
Neste artigo vamos esclarecer o que são essas duas ferramentas de gestão empresarial, suas particularidades e como elas podem ajudar os negócios.
Você vai ver o que é OKR e KPI e também a diferença entre OKR e KPI, confira!
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O que é OKR e KPI? E a diferença entre OKR e KPI, qual é?
Se você busca saber a diferença entre OKR e indicador de desempenho, os chamados KPIs, é preciso dar um passo atrás e entender, primeiro o que é OKR e KPI.
Além disso, vale a pena também dar uma olhada em exemplos de OKRs e KPIs.
Quer entender melhor o OKR e alinhar sua gestão com a transformação digital? Assista ao vídeo do nosso canal do YouTube:
Vamos lá?
O que é um KPI?
Antes de falarmos sobre a diferença entre KPI e OKR, é preciso entender melhor o conceito de cada uma dessas ferramentas.
Por isso, vamos repetir a definição:
Key Performance Indicators (KPIs) são métricas de desempenho que avaliam o sucesso de uma organização ou de uma atividade específica. Os KPIs podem se aplicar a projetos, planos de ação, programas, produtos e uma variedade de outras iniciativas.
Muitas vezes, as empresas tentam adotar os KPIs usados por outras organizações, o que não é uma boa ideia, pois os KPIs devem ser adaptados aos seus objetivos organizacionais específicos.
Existem muitos tipos de KPIs, e escolher os mais adequados depende de fatores como o setor em que a sua empresa está inserida e a maturidade do seu negócio.
Além disso, cada departamento ou equipe usará diferentes KPIs para medir o desempenho.
Vejamos alguns exemplos populares de KPI:
Vendas
- Customer Lifetime Value
- Taxa de Conversão
- Ticket Médio
Suporte
- Taxa de reclamações
- Tempo Médio de Resposta
Marketing
- Tráfego no site da loja
- Vendas finalizadas
- Engajamento nas redes sociais
Confira em nosso blog: Faça a gestão de KPIs em seu negócio seguindo 6 passos
O que é um OKR?
Objectives and Key Results (OKRs) descrevem os “objetivos” da empresa e da equipe, juntamente com os “resultados-chave” mensuráveis que definem o alcance de cada objetivo.
Os OKRs representam metas desafiadoras e definem os passos mensuráveis que você tomará para atingir esses objetivos. Eles normalmente são usados para definir metas trimestrais, mas também podem ser usados para planejamento anual.
A crescente popularidade dos OKRs é atribuída principalmente à Intel e ao Google, que implementaram essa metodologia em suas rotinas de trabalho.
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Aqui está um exemplo do uso de OKR:
Objetivo:
- Aumentar o reconhecimento e a conscientização da marca.
Resultados-chave:
- Resultado-chave 1: aumentar o engajamento de mídia em 20%.
- Resultado-chave 2: lançamento do programa de indicação de clientes até 1º de janeiro.
- Resultado-chave 3: expandir o alcance e a visibilidade das mídias sociais a dois novos mercados-alvo.
- Resultado-chave 4: expandir o programa de liderança de pensamento, colocando guest-posts em quatro sites relacionados ao setor com um ranking Alexa de pelo menos 30 000.
Veja também estes exemplos:
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre a metodologia OKR
A diferença entre KPI e OKR
Chegou a hora de descobrirmos a diferença entre KPI e OKR, algo que você já deve ter começado a perceber quando viu o conceito de cada uma dessas siglas nos tópicos anteriores.
Uma das principais diferenças entre os OKRs e os KPIs é a intenção por trás da definição de metas. As metas de KPI representam o desempenho de um processo ou projeto já em vigor, enquanto as metas do OKR são um pouco mais desafiadoras e ambiciosas.
Os OKRs fazem a ligação entre a ambição e a realidade. Eles ajudam você a sair do status quo e levá-lo para um novo território, muitas vezes desconhecido. Se você tem um grande sonho – um objetivo final inspirador – para sua empresa, precisa de OKRs que o levem até lá.
Um KPI, por outro lado, mede o sucesso, a saída, a quantidade ou a qualidade de um processo ou atividade em andamento.
Muitas vezes, um KPI que precisa ser melhorado será um ponto de partida para criar um OKR e se tornará um Resultado Chave de um Objetivo.
Qual é o melhor?
Qual você deve usar: OKRs ou KPIs? Ora, depende do que você deseja medir.
Por exemplo, se você deseja aperfeiçoar um plano ou projeto que já foi feito antes, os KPIs podem ser a melhor opção. Eles são diretos e permitem que você adicione um sistema de medição a seus projetos e processos em andamento.
No entanto, se você tem uma visão maior ou está procurando mudar a direção geral da sua empresa, os OKRs podem ser a melhor alternativa. Eles têm uma profundidade maior que lhe permitirá expandir ainda mais os seus objetivos e permitir que você seja um pouco mais criativo na hora de planejar o que fazer para alcançar suas metas.
Em outras palavras, OKR e KPI funcionam perfeitamente juntos. Os KPIs ajudam a monitorar o desempenho e a identificar problemas e áreas para melhoria. Já os OKRs ajudam a resolver problemas, aprimoram processos e impulsionam a inovação. Você, com certeza, precisará dos dois.
Depois dessas explicações e de exemplos de OKRs e KPIs, as coisas ficaram mais claras para você?
Ficou nítida a diferença entre KPI e OKR? Então que tal implementar essas duas ferramentas na sua empresa?
Saiba mais: 9 ferramentas de avaliação de desempenho para monitorar, dar feedback e engajar equipes
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