Como definir OKR: dicas e exemplos para colocar em prática na empresa

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Como definir OKR
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Muito se fala sobre o método OKR e sobre o quão poderoso é manter a organização alinhada e concentrada nos objetivos e aspectos que realmente importam para seu desenvolvimento. Mas você sabe como definir OKR?

O fato é que criar um bom OKR não é tão simples quanto possa parecer, principalmente quando se está começando. 

Por isso, é bastante comum ver líderes e gestores descrevendo os resultados-chave como objetivos e as tarefas como os resultados-chave, sem saber o que colocar em cada parte.

Se esse é o seu caso, fique tranquilo que vamos te ajudar.

Separamos aqui 5 dicas de como fazer OKR para não se confundir na hora de estabelecer seus objetivos e resultados-chave. Assim, você conseguirá impulsionar desempenhos individuais, coletivos e organizacionais.

Vamos nessa? Faça uma ótima leitura!

Confira a comparação entre os modelos de gestão mais poderosos e utilizados no mercado:

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O que é OKR?

O método OKR é uma técnica utilizada para maximizar os resultados da sua empresa, aumentar a produtividade e eliminar riscos desnecessários para o cumprimento das metas. A sigla representa “Objectives and Key Results” ou “Objetivos e Resultados-Chave”, em tradução para o português.

Basicamente, os objetivos (O) são envolventes e chegam a ser bem sucintos. Um exemplo é: “ser a maior empresa da região”. 

Já os resultados-chave (KR) representam as metas, que são mais realistas e podem ser mensuradas. Seguindo o exemplo anterior, essa empresa terá que “abrir cinco filiais nas cidades vizinhas em x meses”. 

Entendeu a diferença? Poeticamente falando, nós olhamos para os objetivos no horizonte, o que será conquistado pela realização dos resultados-chave. 

Os objetivos de uma empresa podem ser alcançados tanto individual quanto coletivamente. Entretanto, vale a pena ressaltar que todos os passos da metodologia OKR devem estar claros e especificados para que todos os responsáveis compreendam. 

Quer entender melhor esse método e otimizar sua gestão? Assista ao nosso vídeo:

Qual a diferença entre OKR e KPI?

O conceito de Objectives and Key Results (OKR) e Key Performance Indicator (KPI) é comumente usado para rastrear objetivos e pontos-chave dos processos de negócios de uma empresa.

No entanto, embora ambos sejam usados para mensurar o progresso de uma organização, eles têm diferentes formas de medir o desempenho.

Assim, enquanto o OKR é usado para definir, monitorar e avaliar os principais objetivos da empresa, o KPI é usado para medir o quanto as estratégias e ações estão sendo executadas de forma eficaz. Outro ponto é que o OKR estabelece metas ambiciosas, enquanto o KPI visa medir como essas metas estão sendo cumpridas.

Além disso, o OKR é baseado nas metas de negócios da empresa, enquanto o KPI é usado para acompanhar a estratégia e as diretrizes da empresa. Ou seja, enquanto o KPI pode ser usado para acompanhar o progresso do OKR, o KPI não é a única forma de avaliar o sucesso de um OKR.

Como definir OKR? 5 dicas práticas

Para definir OKR, você precisa delimitar seus objetivos de maneira qualitativa. Além disso, é vital equilibrar os resultados-chave, que são as metas, evitando abrir brechas para a má interpretação. 

Ficou muito confuso? Calma, nós vamos explicar! Confira as nossas 5 dicas práticas para descobrir como definir OKR. 

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Vamos a elas!

1- Defina metas de cima para baixo

A primeira dica de como fazer OKR é começar com as metas da empresa como um todo.

Dessa forma, comece pelas prioridades do CEO e demais membros da diretoria, definindo assim os objetivos macro da organização e, depois, vá em direção às metas dos departamentos, das equipes e de cada colaborador individualmente.

Os objetivos da empresa devem ser estratégicos e fazer sentido. Ou seja, não adianta definir um objetivo macro impossível de ser alcançado, pois as métricas que serão definidas posteriormente não farão sentido.

2- Tenha clareza do que você quer realizar

Na hora de definir key results, é preciso ter bastante clareza e certeza sobre aquilo que você deseja realizar.

Por exemplo, “Melhorar a equipe de desenvolvedores” é um objetivo muito vago. Nesse caso, o melhor seria “Capacitar todos os desenvolvedores da empresa no curso x até o mês de março por meio de cursos internos com especialistas”. 

Dessa maneira, você tem uma visão mais ampla e clara do que precisa ser feito, além de ganhar um deadline. A dica que você pode usar na hora de construir seus key results são as chamadas metas SMART.

3- Use números quando possível

Os resultados-chave devem ter um número, ou seja, precisam ser quantificáveis. No entanto, para alguns objetivos, essa pode ser uma tarefa impossível.

Por exemplo, em vez de ter como OKR “Ganhar muito dinheiro”, você pode dizer “Aumentar a receita em 15% nos próximos 12 meses”.

Recomendamos o uso de números, quando apropriado. Mas, caso esteja difícil quantificar sua meta, evite complicar demais os OKRs.

4- Seja audacioso

Para saber como definir OKR, é crucial entender que essa metodologia consiste em estabelecer objetivos grandes e ambiciosos. 

Tenha a audácia ao definir onde você quer chegar. Porém, se todos os objetivos de suas equipes foram muito ousados e agressivos, você pode acabar desmotivando os colaboradores. 

Procure encontrar o equilíbrio para que os times consigam comemorar as vitórias e permanecer motivados.

Normalmente, os gestores definem os objetivos que vão guiar a empresa pelo próximo período e os liderados delimitam as metas e os planos de ação que precisam acontecer para que o objetivo seja alcançado.

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5- Mantenha um limite na quantidade de OKRs

Não há como fazer OKR sem estabelecer um limite tanto para a quantidade de objetivos quanto para os resultados-chave. Se você tiver muitos OKRs, perderá a capacidade de se concentrar e até monitorá-los. 

Por outro lado, se você tiver apenas um ou dois, provavelmente não estará se desafiando o suficiente, concorda?

É interessante que sua empresa conte com uma solução que agilize o desdobramento de OKRs, para garantir que as informações estejam de fácil visualização. Por sinal, siga conosco para conferir uma dica de ferramenta!

Por falar nisso, é importante contar com esse software para permitir que os dados estejam armazenados historicamente em um único local, de modo que  a implementação da metodologia OKR siga um cronograma definido. Veja este exemplo prático:

Como definir OKR

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Exemplos de como definir OKR em diferentes áreas de uma empresa

Para sanar de vez as dúvidas sobre como definir OKR para sua empresa, separamos alguns exemplos práticos.

Lembre-se que, enquanto os objetivos são abrangentes, os resultados-chave devem ser quantificáveis ​​e mensuráveis ​​por uma métrica específica. 

Por isso, geralmente, as metas começam com verbos como: iniciar, aumentar, diminuir, reduzir, criar, desenvolver, entregar, construir, criar, implementar, definir, liberar, testar, preparar e planejar.

Na maioria das vezes, seus resultados-chave são uma métrica específica e um valor a ser alcançado. Veja:

#1 Exemplo de OKR na organização empresarial

Objetivo:

  • Aumentar a receita da empresa em 10%.

Resultados-chave:

  • Receber 50 novos clientes até o final do segundo trimestre;
  • Reduzir a taxa de cancelamentos para 5%;
  • Lançar um novo produto até o final do ano.

#2 Exemplo OKR na equipe de marketing

Objetivo:

  • Melhorar a aquisição de leads no próximo semestre.

Resultados-chave:

  • Desenvolver relacionamento pessoal com 5 clientes em potencial;
  • Aumentar a geração de leads em 10%;
  • Lançar 5 webinars.

#3 OKR para o CEO

Objetivo:

  • Melhorar a reputação da nossa empresa.

Resultados-chave:

  • Lançar dois novos produtos que impactarão positivamente nossa marca no terceiro trimestre;
  • Entrevistar 20 clientes e obter feedback;
  • Aumentar a retenção de clientes para 90%.

Confira mais alguns exemplos:

Como definir OKR

Veja mais: Objetivos e Resultados-Chave: 13 exemplos de OKR para se inspirar

Próximos passos

Gostou das nossas dicas de como definir OKR? Então, não perca mais tempo e implemente já essa metodologia na sua empresa para que seus resultados melhorem significativamente.

Para facilitar sua jornada, o melhor caminho é contar com um software de indicadores que centralize toda a gestão de desempenho do negócio, desdobrando a estratégia, conectando projetos e executando seus planos de ação.

Por meio de um bom sistema de gestão empresarial, você acompanha o desempenho corporativo de forma conectada, monitora e centraliza os indicadores estratégicos, táticos e operacionais, aprimorandoo assim a tomada de decisões.

Em outras palavras, você consegue identificar como seus resultados-chave estão sendo desenvolvidos para que a empresa alcance o objetivo esperado. 

A propósito, um dos melhores sistemas do mercado é o STRATWs One, um software de gestão que ajuda a organizar melhor a rotina, além de gerenciar e engajar sua equipe para manter o foco em resultados.

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