Em tradução literal, brainstorm significa “tempestade de ideias”. Trata-se de uma técnica criada em 1942 que consiste em deixar o pensamento fluir, sem muitos filtros, podendo ser utilizada em diferentes situações.
No meio corporativo, o brainstorming é uma ferramenta muito útil durante a busca por soluções criativas. Ela possibilita que os participantes enxerguem determinado problema sob diferentes perspectivas.
No entanto, o brainstorming não é apenas um grupo de pessoas que se reúne para conversar e trocar ideias.
Na verdade, para que essa técnica criativa dê certo, todo o processo precisa ser conduzido de modo a proporcionar um ambiente que facilite o pensamento criativo. Por isso, separamos aqui 9 dicas de como conduzir um brainstorming para você utilizar na sua empresa.
Não deixe também de conferir nosso vídeo sobre como fazer um Brainstorming efetivo e se inscreva no nosso canal do Youtube:
Toda reunião de brainstorming precisa ser devidamente preparada, com um roteiro de apoio para ajudar a organizar a condução dos trabalhos.
Não se esqueça de incluir intervalos para oxigenar a mente. Isso ajuda as ideias a fluírem melhor.
Para que o brainstorming seja eficiente, é necessário que os participantes saibam com clareza e objetividade qual o problema que precisa ser solucionado.
Caso isso não aconteça, é provável que as ideias se percam no caminho, pois as pessoas vão estar propondo soluções inúteis para os problemas que, de fato, devem ser resolvidos.
Portanto, elabore um bom briefing para que as ideias possam ser direcionadas corretamente.
É importante que o foco da reunião esteja muito bem delimitado. Você pode, por exemplo, resumir o problema a ser solucionado em uma pergunta simples, clara e objetiva
Assim, todos terão uma compreensão mais homogênea sobre a finalidade da reunião de brainstorming.
Baixe nosso e-book gratuito e faça sua reuniões valerem a pena: Como conduzir uma reunião de resultados
Uma das dicas mais importantes de como conduzir um brainstorming é estar aberto para ouvir todas as ideias.
Nesse momento, é proibido fazer qualquer tipo de julgamento, censura ou piada. Se o participante se sentir repreendido ou coagido de alguma forma, ele pode acabar deixando de compartilhar uma ideia muito boa porque preferiu ficar na defensiva, com medo de ser criticado.
Todos devem ser livres para dizer o que pensam e deixar a criatividade fluir.
É fundamental que os participantes tenham todo o material necessário para o registro das ideias à disposição. Papel, caneta, lápis, borracha, computador, post-its, lousa branca, etc.
As ideias precisam ser registradas quase que na mesma velocidade em que elas forem surgindo para que nada se perca no caminho.
Na hora de escrever suas ideias e colocar no papel tudo o que vier à cabeça, procure adotar uma escrita que seja o mais legível possível. Isso porque não vai adiantar nada ter boas ideias se depois você não conseguir ler tudo o que escreveu.
Uma outra dica de como conduzir um brainstorming é reservar um momento para que os participantes possam buscar representações visuais para suas ideias.
Dessa forma, fica mais fácil visualizar e compreender o que cada um quer dizer.
Nesse sentido, colagens, recortes, desenhos, imagens e associações podem ser bastante úteis.
É bastante comum que, durante a tempestade de ideias, algumas pessoas percam o foco na geração de ideias e passem a preocupar mais em como implementá-las.
Esse é um erro gravíssimo e que pode colocar em risco todo o processo criativo.
Na hora de conduzir o brainstorming, evite que os participantes caiam nessa “armadilha”.
Lembre-se: quanto maior for o número de ideias geradas, maior será a chance de se chegar a uma solução criativa e inovadora.
Para conduzir uma tempestade de ideias, é fundamental estabelecer um limite para a duração da reunião.
Isso pressionará o grupo a produzir mais e a evitar que se perca o foco do problema.
O brainstorming não precisa ser mais uma reunião chata da firma. Procure tornar este um momento de descontração para os participantes.
Quanto mais desinibidas e relaxadas as pessoas estiverem, maior será a chance de elas expressarem a criatividade que existe dentro delas.
Veja também: Tutorial: como fazer brainstorming passo a passo
E mais detalhes em nosso canal no YouTube:
O brainstorming é uma ferramenta importante para as empresas que querem renovar suas ideias, inovar em seus processos e chegar a soluções criativas.
Com essas nossas 9 dicas de como conduzir um brainstorming, você consegue estimular a criatividade dos seus colaboradores de maneira eficiente. O que, com certeza, refletirá nos resultados do seu negócio.
Saiba mais: 7 dicas para melhorar suas reuniões de brainstorming
O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que entre diversas outras funcionalidades ajuda a gerenciar seu portfólio de projetos e organizar reuniões.
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |