O que é Ciclo PDCA e como ele pode melhorar seus processos

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O Ciclo PDCA, que significa Plan (planejar), Do (executar), Check (checar/controlar) e Act (agir), é uma abordagem estruturada para a gestão e a melhoria contínua dos processos empresariais.
Na etapa de Planejar, as organizações estabelecem objetivos claros, identificam problemas e definem estratégias e planos de ação;
Na fase de Executar, essas estratégias são implementadas em um ambiente controlado; em checar, os resultados são monitorados e comparados com os objetivos previamente definidos, permitindo a detecção de desvios e oportunidades de melhoria; e, finalmente, em Agir, com base na análise dos resultados, são realizados ajustes e padronizadas as melhores práticas para que o processo seja continuamente aprimorado.
Segundo a pesquisa “The History and Development of the PDCA Cycle” publicada na revista “Quality Progress“, o ciclo PDCA se tornou conhecido como uma ferramenta eficaz para a melhoria contínua de processos em diferentes setores, incluindo indústria, serviços, saúde e governo..
Se você quer saber mais detalhes do ” ciclo PDCA”, este conteúdo foi desenvolvido para explicar detalhadamente cada etapa e como aplicar o método de forma prática para transformar os resultados da sua empresa.
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O que é o Ciclo PDCA?
O ciclo PDCA é um método dividido em quatro etapas que, quando aplicadas corretamente, promovem uma melhoria contínua dentro das organizações. Em muitos casos, os problemas enfrentados já passaram por tentativas de soluções e, com o PDCA, torna-se possível identificar a raiz do problema, planejar um plano de ação, testar as soluções e refletir sobre os resultados alcançados para, então, padronizar os processos.
Você pode entender mais sobre o PDCA neste vídeo também:
A ideia, é que ao aplicar o PDCA, de maneira metódica, é possível identificar a raiz de um problema, planejar um plano de ação para solucioná-lo, testar se os resultados são satisfatórios e por fim refletir se o que foi alcançado era o esperado e assim padronizar para uma escala maior, por exemplo.
Ao longo deste conteúdo, eu te conto quais são as 4 etapas, os 8 passos e como utilizar o método PDCA na prática.
Ficou claro para você o que é Ciclo PDCA? Então, confira as 4 etapas do PDCA:
Como o Ciclo PDCA surgiu?
O ciclo PDCA, também chamado de ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, teve sua origem nos anos 1920 com o engenheiro Walter Shewhart. No entanto, foi somente nos anos 1950, com a contribuição do professor William Deming, que o método se popularizou mundialmente, especialmente no Japão. Esses pioneiros inspiraram a consolidação do pdca e sua aplicação em processos de qualidade e melhoria contínua.
Seus criadores foram inspirados principalmente pelos americanos Clarence Irving Lewis e John Dewey, que foram dois dos fundadores da escola filosófica do pragmatismo, além de outros diversos filósofos que escreveram sobre a geração de conhecimento.
Dewey refletiu sobre a solução de problemas em cinco passos, os quais foram essenciais para a criação do Ciclo PDCA que hoje conhecemos, sendo eles:
- Perceber a dificuldade;
- Localizar o problema;
- Definir o problema;
- Sugerir possíveis soluções e desenvolver por meio do raciocínio as influências sugeridas;
- Observar posteriormente as soluções aplicadas, que levam a sua aceitação ou rejeição.
Inicialmente, o ciclo foi desenvolvido para ser aplicado na administração da qualidade da gestão, sendo a ferramenta de Qualidade PDCA um método recomendado para o aprimoramento contínuo da qualidade dos produtos e serviços da empresa.
Mas seu uso foi aprimorado. Assim, hoje o método PDCA é uma das principais ferramentas para a compreensão dos processos e para a solução de problemas.
De lá para cá, o método do Ciclo PDCA passou por diversas alterações durante seus mais de 90 anos de existência. E pode ser adaptado para ser utilizado em qualquer tipo de empresa, independentemente do seu tamanho ou área de atuação.
O STRATWs One, da Siteware, é um software de gestão estratégica que te ajuda a rodar todo o ciclo PDCA, conectando-o diretamente com a estratégia da organização.
Exemplo prático da aplicação do PDCA
Imagine que uma empresa do setor automotivo estava enfrentando um problema com o alto índice de desperdício de materiais em uma de suas linhas de produção de peças metálicas. Isso estava afetando diretamente o custo de produção e reduzindo a eficiência da linha, o que exigia uma ação rápida para melhorar os resultados.
Vou então, simular como seria rodar uma possível possível aplicação do método PDCA.
1. Planejar (Plan)
Levanta dados e identifica que o desperdício se deve a falhas no treinamento dos operadores e no uso das máquinas. Define-se a meta de reduzir o desperdício em 20% em três meses.
O plano de ação incluiu:
- Revisão do processo de operação das máquinas;
- Treinamento específico para os operadores sobre o manuseio correto do equipamento;
- Ajustes nos parâmetros das máquinas para garantir maior precisão no corte dos materiais.
2. Executar (Do)
Posteriormente, a equipe implementou o plano de ação em uma fase piloto na linha de produção, treinando os operadores e ajustando as máquinas conforme planejado.
Para isso, foi definido quem faria o que, o prazo para realizar os acordos e os custos que envolveria os treinamentos.
Essa fase incluiu ainda uma semana de testes para garantir que todas as mudanças estavam sendo corretamente aplicadas. A produção foi monitorada para verificar o impacto dessas mudanças.
3. Verificar (Check)
Ao final do período de testes da etapa anterior, os resultados foram avaliados.
A equipe de gestão de qualidade analisou os dados coletados sobre o desperdício de materiais antes e depois da implementação das mudanças.
Os resultados mostraram uma redução de 15% no desperdício, o que indicava uma melhoria, mas ainda abaixo da meta estabelecida, que era de 20%.
4. Agir (Act)
Por fim, com base nos resultados, a equipe percebeu que ainda havia espaço para novas melhorias, especialmente em relação à calibração das máquinas.
Eles decidiram refinar o treinamento dos operadores e fazer ajustes adicionais nos equipamentos.
Por isso, o ciclo PDCA foi repetido novamente para continuar monitorando e aprimorando o processo até que a meta de 20% de redução no desperdício fosse atingida.
Quais benefícios o ciclo PDCA traz para seu negócio?
Utilizar o ciclo PDCA traz inúmeras vantagens, como:
- Melhoria contínua: permite que as equipes identifiquem e solucionem problemas de forma sistemática.
- Solução eficaz de problemas: ajuda a identificar as causas raízes dos problemas e a implementar soluções efetivas.
- Aumento da eficiência: elimina desperdícios e otimiza os processos.
- Melhoria da qualidade: garante a manutenção de padrões de qualidade através do monitoramento contínuo.
- Envolvimento da equipe: promove um ambiente colaborativo e focado na melhoria contínua.
- Tomada de decisão informada: baseia-se em dados reais para orientar as ações corretivas.
Quando usar o ciclo PDCA?
O ciclo PDCA pode ser usado em qualquer situação em que se deseje alcançar a melhoria contínua de processos ou resultados. Ele é aplicável tanto em pequenas empresas quanto em grandes organizações, em setores de produção ou de serviços.
Algumas das situações em que o ciclo PDCA é frequentemente utilizado incluem:
- Identificação e solução de problemas: defina claramente o problema e levante seu histórico.
- melhoria de processos: é útil para melhorar processos existentes, seja na produção, nos serviços ou na gestão da empresa.
- implementação de novos projetos ou iniciativas: o ciclo PDCA é usado para planejar, implementar e monitorar novos projetos ou iniciativas, garantindo que eles alcancem seus objetivos e resultados esperados.
Ele é uma ferramenta flexível e versátil que pode ser aplicada em várias situações diferentes, dependendo das necessidades da empresa.
Como aplicar o Ciclo PDCA na sua empresa?
Veja um passo a passo para implementar a metodologia PDCA:
1ª etapa: PLANEJAMENTO
O primeiro passo do ciclo é o planejamento. O planejamento em si, é dividido em 4 etapas (que falarei mais adiante).
Sua ordem lógica começa com o PLAN, que foca na identificação e análise do problema e proposição de uma solução (plano). O objetivo aqui é levantar e analisar informações para estabelecer propostas para resolver o problema e/ou melhorar os resultados.
As quatro fases da etapa de planejamento são:
Passo 1: Identificação do problema
.Defina claramente o problema e levante seu histórico.
Para ter uma melhor visão do problema, você pode usar relatórios, dados, gráficos, fotos ou ferramentas como o Brainstorming.
Passo 2: Observação do problema
Analise as características e identifique pontos de atenção..
Ferramentas como a Análise de Pareto são normalmente utilizadas para apoio a essa etapa. Quando concluída, permitirá ao grupo estimar o orçamento necessário para resolver o problema (na etapa 4) bem como a meta a ser atingida com a sua solução.
Passo 3: Análise do problema
A pergunta a ser feita durante a análise PDCA é “Por que esse problema está acontecendo nos focos que eu entrei?”
É nessa fase que as possíveis causas serão levantadas. Levantar as possíveis causas, colocá-las em ordem de relevância e escolher as mais prováveis. Além de testar essas hipóteses com novos dados coletados e descartar as mais improváveis fazem parte da seleção de causas do problema.
Aqui, por exemplo, podem ser usadas ferramentas como: o “5 Porquês”, o Teste de Hipóteses ou o Diagrama de Causa e Efeito / Ishikawa.
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Passo 4: Plano de ação
Depois de identificadas as possíveis causas do problema, é hora de propor planos de ações para resolver as causas do problema.
Desenvolva um plano detalhado, utilizando modelos como o 5W2H, definindo o que será feito, por quem e em qual prazo.
Preparamos um vídeo sobre plano de ação completo para ajudar na hora de passar essa etapa:
Leia também: Acompanhe os Planos de Ação da sua empresa de forma simples! Conheça o STRATWs One
2ª etapa: EXECUÇÃO (DO)
Implemente o plano de ação, seguindo as diretrizes definidas e monitorando de perto a execução das tarefas.
3ª etapa: VERIFICAÇÃO (CHECK)
Analise os resultados obtidos, comparando o que foi planejado com o que foi executado, identificando os pontos de melhoria.
4ª etapa: AÇÃO (ACT)
Padronize os processos que funcionaram bem e, se necessário, inicie um novo ciclo para resolver eventuais desvios e promover a melhoria contínua.
É importante compartilhar o aprendizado adquirido e o que fazer com os eventuais problemas remanescentes.
Porque adotar o PDCA?
Usando esse método de forma preventiva e contínua, ele auxilia na identificação de possíveis melhorias nos processos, evita tomada de decisões impulsivas tomadas pela equipe e desperdícios de recursos, além de priorizar a medição de dados e resultados essenciais para o bom gerenciamento.
Para que essas vantagens do ciclo PDCA surjam com seu uso, é necessário que os colaboradores envolvidos no processo tenham cuidados ao formar a equipe responsável pelo desenvolvimento do PDCA, fornecendo treinamentos adequados para que as ferramentas utilizadas sejam de domínio de todos para que as etapas sejam bem-sucedidas.
Por fim, o ciclo deve ser utilizado sempre que necessário! Suas fases devem estar em constante desenvolvimento e não devem ser abandonadas. Só dessa forma as melhorias dos processos e das atividades serão cumulativas e visíveis para toda a organização.
Agora que você já sabe o passo a passo do Ciclo PDCA e sua importância, é hora de aplicar para obter melhores resultados! Veja aqui em mais detalhes um passo a passo sobre como fazer um ciclo PDCA.
PDCA e SDCA: qual a diferença?
O método SDCA (Standardize-Do-Check-Act) é uma abordagem gerencial focada na padronização e manutenção de processos já estabelecidos dentro de uma organização.
Normalmente o SDCA é utilizado após uma melhoria ser encontrada enquanto rodava o PDCA. Dessa forma, ajuda a padronizar a melhoria para o restante da empresa ou no setor.
O ciclo começa com a “Standardize” (Padronizar), onde são definidos e documentados os padrões de operação. Segue-se a fase “Do” (Fazer), na qual os processos são executados conforme os padrões estabelecidos.
Em “Check” (Checar), o desempenho é avaliado para garantir que os padrões estão sendo mantidos. Por fim, em “Act” (Agir), são feitas correções para resolver quaisquer desvios ou problemas identificados.
Dessa forma, a relação entre SDCA e PDCA é intrínseca e complementar. Enquanto o PDCA é utilizado para introduzir melhorias e mudanças nos processos, o SDCA é aplicado para manter e padronizar essas melhorias.
Uma vez que um processo é otimizado através do PDCA, o SDCA entra em ação para garantir que os novos padrões sejam consistentemente aplicados e mantidos.
Assim, o SDCA atua como um mecanismo de sustentação das melhorias alcançadas pelo PDCA, garantindo que os benefícios das mudanças sejam preservados a longo prazo.
PDCA e CAPDo: qual a diferença?
Em relação ao CAPDo, o PDCA funciona de maneira complementar, mas com uma abordagem inicial diferente. Enquanto o PDCA começa com um planejamento estruturado seguido pela implementação e análise, o CAPDo inicia com uma análise da situação atual e ações corretivas imediatas, seguidas por planejamento e implementação.
Essa abordagem do CAPDo é particularmente útil em situações onde é necessário responder rapidamente a problemas críticos ou quando uma compreensão profunda da situação atual é essencial antes de se desenvolver um plano de ação.
Em muitas empresas, o CAPDo pode ser visto como uma forma de preparar o terreno para o ciclo PDCA. Ao começar com a análise e correção imediata, o CAPDo ajuda a estabilizar o ambiente e fornece insights valiosos que podem ser usados na fase de planejamento do PDCA.
Assim, o CAPDo pode ser utilizado para lidar com questões urgentes e preparar a organização para um processo de melhoria contínua mais estruturado e de longo prazo, conforme proposto pelo PDCA.
Usando a tecnologia a seu favor
Conforme vimos neste artigo, o ciclo PDCA é fundamental para garantir a melhoria nos processos do seu negócio. Mas para ter mais eficiência é essencial contar com uma boa ferramenta de gestão.
Pois, um sistema de planejamento estratégico ajuda a aumentar, engajar e turbinar os seus resultados, com recursos visuais que melhoram o desdobramento estratégico da empresa.
Esse sistema de gestão empresarial, permite o acompanhamento integrado do desempenho corporativo, e o monitoramento e centralização de todos os indicadores, com foco na tomada de decisão.
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Com ele é possível acompanhar facilmente diversos indicadores do seu negócio. Assim, você descobre oportunidades de melhoria, usa o Ciclo PDCA e, em seguida, cria os planos de ação.
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Perguntas Frequentes:
O que é o ciclo PDCA?
O ciclo PDCA é uma metodologia de melhoria contínua que consiste em quatro etapas: Plan (Planejar), Do (Executar), Check (Verificar) e Act (Agir). Ele é utilizado para identificar problemas, implementar soluções, testar resultados e ajustar processos
Quais são as 4 etapas do ciclo PDCA?
As 4 etapas do ciclo PDCA são:
Plan (Planejar): Identificar o problema e definir objetivos e metas.
Do (Executar): Implementar o plano de ação.
Check (Verificar): Monitorar e avaliar os resultados.
Act (Agir): Padronizar os acertos ou iniciar um novo ciclo para corrigir falhas.
Quais são os 4 passos do ciclo da melhoria contínua?
Os 4 passos da melhoria contínua dentro do PDCA podem ser resumidos como:
Identificar e entender o problema.
Desenvolver e implementar soluções.
Monitorar os resultados das ações.
Padronizar e repetir o ciclo para promover melhorias constantes
Como fazer PDCA passo a passo?
Para fazer o PDCA passo a passo, siga estes passos:
Planejar (Plan): Levante dados, identifique o problema e defina um plano de ação utilizando ferramentas como 5W2H e Diagrama de Ishikawa.
Executar (Do): Coloque o plano em prática e registre as ações.
Verificar (Check): Compare os resultados obtidos com as metas estabelecidas e identifique pontos de melhoria.
Agir (Act): Realize os ajustes necessários, padronize os processos e, se preciso, reinicie o ciclo.