O sonho de praticamente todas as empresas, em especial as startups, é conseguir alcançar um crescimento de alto nível e em pouco tempo. Esse desejo é um dos reflexos da globalização e da volatilidade da economia atual.
Casos como o da Google, Facebook, Airbnb, Uber, LinkedIn, Waze e Netflix inspiram empreendedores em todo o mundo.
Mas qual o segredo por trás do sucesso dessas empresas e seu crescimento escalável? Como elas conseguiram impulsionar seus faturamentos e seu valor de mercado de maneira exponencial e em tão pouco tempo?
Uma série de fatores contribuíram para isso. Mas existe um conceito adotado por essas empresas que ajuda a explicar como elas conseguiram alcançar um patamar bilionário.
Estamos falando do Blitzscaling, de Reid Hoffman, fundador do LinkedIn. Ele escreveu um livro com esse nome para apresentar essa nova maneira de fazer empresas crescerem rapidamente.
Neste artigo, você vai entender o que é Blitzscaling, sua origem e como esse conceito funciona na prática.
Continue a leitura para saber de que maneira você pode aplicar o Blitzscaling na sua empresa e alavancar seus resultados.
Leia também: Livros de gestão empresarial: 7 dicas para colocar a leitura em dia e aprimorar seus conhecimentos
A tradução literal de Blitzscaling em português seria algo como “escalada relâmpago”. Isso porque o termo é uma mistura de alemão (blitz = relâmpago) com inglês (scaling = escalada).
Reid Hoffman concebeu o termo “Blitzscaling” a partir de uma derivação de “blitzkrieg”. Este último se refere a uma tática militar adotada pelo exército da Alemanha durante a Segunda Grande Guerra para surpreender seus inimigos.
O ataque relâmpago (tradução para “blitzkrieg”) foi o método que permitiu aos alemães conquistar grande parte do território europeu.
O exército alemão, até então, enfrentava grandes dificuldades para avançar. Os militares em campo perceberam que a causa para isso estava no volume de suprimentos que eles estavam carregando.
Com o blitzkrieg, os militares entenderam que o melhor seria carregar o que fosse extremamente necessário para o ataque. Isso resultou em maior mobilidade e velocidade, junto com decisões mais ágeis e de alto risco.
No Blitzscaling o raciocínio é bastante semelhante.
Confira esta apresentação de slides (em inglês) que resume os conceitos do livro:
https://www.slideshare.net/reidhoffman/blitzscaling-book-trailer-118631898?ref=https://www.blitzscaling.com/
Como bem adiantamos, o Blitzscaling é um conceito criado por Reid Hoffman, fundador do LinkedIn, para se referir a um processo pelo qual costumam passar empresas que desejam alcançar escala global em pouco tempo.
Tendo em vista a origem do termo, explicada anteriormente, podemos definir o que é Blitzscaling como:
Um método utilizado por empresas que querem crescer de maneira acelerada e com escalabilidade. Isso significa alcançar um grande público consumidor sem precisar elevar os custos.
Mas, assim como no blitzkrieg, há riscos consideráveis envolvidos nesse processo. Para Reid Hoffman, o Blitzscaling não permite ajustar todas as falhas que a empresa encontrar durante sua escalada relâmpago. E é nesse momento que o empreendedor precisa se perguntar: quais são as minhas prioridades?
Se no blitzkrieg os soldados precisavam priorizar o que levar na bagagem para atacar e avançar, no Blitzscaling essas escolhas também precisam ser feitas para que a empresa consiga subir de nível.
Quer algumas dicas de produtividade que vão te ajudar a aplicar Blitzcaling em sua empresa? Então, baixe nosso e-book gratuito: Os 4 maiores inimigos da produtividade do empreendedor
Veja, a seguir, como por isso em prática.
Antes, selecionamos este episódio do ResumoCast para você ouvir um pouco mais sobre o Blitzcaling (em português!). Que tal clicar no play?
Veja mais: 7 canais de podcasts sobre empreendedorismo que você precisa ouvir agora!
Seguindo o raciocínio proposto por Reid Hoffman, as empresas que almejam um crescimento significativo e acelerado precisam estabelecer prioridades.
No Blitzscaling, essas prioridades devem estar de acordo com o momento atual da empresa.
Cada fase é determinada de acordo com fatores como receita, faturamento, quantidade de colaboradores, base de clientes, etc.
A empresa que se encontra na fase Família ainda está se estruturando.
Ela deve ter como prioridade o desenvolvimento do produto e da proposta de valor. Além disso, o foco dessa empresa também deve estar em garantir a sustentabilidade financeira do negócio e em desenvolver sua vantagem competitiva.
Nesta segunda fase mudam-se as prioridades. Com o produto e processos bem definidos e estruturados, agora o foco precisa estar em conseguir recursos para investir no seu crescimento, ajustar sua solução ao mercado e ampliar a sua equipe.
Busque dar mais agilidade para suas operações.
Na fase de Vila, a prioridade deve ser a escalabilidade; o foco deve estar em encontrar o melhor momento para escalar.
Para isso, é preciso observar o mercado e os recursos disponíveis e fazer projeções de médio e de longo prazo.
Seja rápido na hora de contratar novos funcionários e evite se prender a burocracias. Tenha sempre em mente o seu core business e busque simplificar ao máximo seus processos internos.
Na fase de Cidade, criam-se novos processos, mas sem perder a eficiência e a velocidade do crescimento. Geralmente, nesta fase as empresas contam com mais de um produto.
Por fim, nesta a fase a empresa alcançou o mercado global. O maior desafio de empresas que chegam no patamar de Nação (e que também deve ser sua prioridade) é alinhar colaboradores em diferentes lugares do mundo e se adequar às diferentes culturas.
Depois de todas essas dicas sobre Blitzcaling, nada como ouvir explicações na própria voz de Reid Hoffman. Confira esta entrevista que ele deu para a CBS (em inglês):
É isso. Ficou claro o significado de Blitzscaling, o que é esse conceito e como ele funciona na prática?
Se você quer que a sua empresa cresça rápido e de maneira escalável, o Blitzscaling pode ser a solução que você procura.
Saiba mais: Blitzscaling é a nova tendência de gestão
O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que permite criar, acompanhar e divulgar indicadores de desempenho e, assim, saber se seu crescimento está acontecendo como planejado.
Dessa forma, ao compartilhar informações com agilidade e transparência, é possível utilizar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT. Além disso, fica fácil encontrar oportunidades de melhoria e promover a melhoria contínua.
É por isso que mais de mil empresas e 160 mil usuários escolheram o STRATWs One!
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |