A liderança é uma soft skill muito desejada em todas as empresas atualmente, mas nem todos têm o perfil de líder. A boa notícia é que essa habilidade também pode ser desenvolvida, por isso, vale a pena investir em um treinamento de liderança para gestores.
Existe uma diferença grande entre ser gestor e ser líder. Enquanto o primeiro é muito bom em tomar decisões estratégicas e planejar, o segundo tem um talento para também fazer a gestão das pessoas. Se o gestor coordena uma equipe, o ideal é que ele saiba também como lidar com os profissionais para extrair o melhor deles.
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Um bom treinamento pode representar um salto na carreira do gestor e, além disso, agregar muito para os colaboradores que trabalham com ele e para o desempenho da empresa. Continue lendo o artigo para saber como montar um treinamento de liderança que vai mudar a forma como seus gestores pensam e trabalham!
Um líder pode transformar o local de trabalho e trazer uma dinâmica muito mais produtiva para o departamento e a empresa. Você certamente já deve ter visto filmes sobre gestão de pessoas com treinadores que pegam um time fracassado e consegue levá-lo à vitória no campeonato — existem vários.
A história se repete fora das telas e no mundo corporativo. Um bom líder tem a capacidade de inspirar as pessoas da sua equipe, de forma a engajá-las para alcançarem a meta do planejamento estratégico.
Além disso, o líder cria um ambiente de trabalho colaborativo, que estimula a cooperação entre os integrantes — e não uma competição que pode levar a condutas tóxicas e até antiéticas. Isso garante não só uma maior motivação e satisfação com o trabalho, mas pode ter um impacto direto na saúde e no bem-estar geral dos profissionais. Por isso, é muito interessante para as empresas investirem em treinamentos de liderança para gestores.
Existem diferentes tipos de liderança, mas algumas características são comuns entre os melhores líderes. Veja a seguir algumas delas.
Há poucas coisas que deixam uma equipe mais desestabilizada do que um líder inseguro. Se o comandante do barco mostra não ter muita certeza se está conduzindo a tripulação para o destino certo, quem poderá confiar nas decisões que ele tomar?
Ter confiança nos próprios conhecimentos e nas próprias habilidades é uma característica importante para o líder passar segurança para a equipe e para tomar decisões importantes, que terão impacto no desempenho da empresa.
A comunicação é um fator chave para uma boa dinâmica entre a equipe, e ela deve começar pelo líder. Além de conseguir passar as instruções, as metas e os objetivos de forma clara, ele deve também ser capaz de comunicar as suas expectativas gerais e para cada colaborador. Dessa forma, todos ficam alinhados e não há frustrações causadas por mal-entendidos.
Apesar de a integridade de caráter ser indispensável no líder, queremos abordar aqui a confiança sob uma ótica um pouco diferente. Tanto a empresa quanto os colaboradores precisam saber que podem contar com o líder.
Do lado da empresa, a diretoria tem que se sentir confortável para dar a ele a liberdade de criar, tomar decisões pouco convencionais e saber que tudo está sendo feito tendo em consideração os interesses da empresa. Já os colaboradores precisam poder confiar que o líder estará lá para dar apoio no que eles precisarem.
O bom líder é aquele que aceita os créditos pelo bom trabalho realizado, mas que também assume a responsabilidade quando alguma ação não tem o resultado esperado ou quando algo não dá certo.
A centralização de tarefas e decisões é um problema muito comum nas empresas. Esse comportamento é problemático por alguns fatores. De um lado, a centralização sobrecarrega o líder, que pode deixar de ter um bom desempenho por isso.
De outro lado, não dar autonomia para os colaboradores pode significar que você está deixando de aproveitar o potencial desses profissionais. Com um pouco mais de espaço, essas mesmas pessoas poderiam apresentar soluções criativas para desafios da empresa. Além disso, as decisões podem perder o timing: o líder tem tantas coisas com as quais se preocupar, que não consegue dar as respostas a tempo.
A empatia é uma característica que entrou em voga nos últimos anos, e não é sem motivo. É por meio dessa visão por uma perspectiva diferente que o líder vai conseguir extrair o melhor em cada colaborador. As pessoas são diferentes e respondem melhor a estímulos diferentes. Entender essas peculiaridades vai permitir ao líder motivar e engajar sua equipe.
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Ainda não entende muito bem o conceito de empatia? Assista ao vídeo abaixo, com texto e tradução da psicóloga Brené Brown, um dos fenômenos das TED Talks:
Agora que você já sabe a importância de um treinamento de liderança para gestores e das características que nós procuramos desenvolver, já pode começar a planejar o evento. Para isso, siga os passos nos próximos tópicos.
Os treinamentos funcionam melhor quando têm objetivos específicos. Do contrário, você corre o risco de fazer uma abordagem genérica demais e não conseguir agregar nada aos participantes. Por isso, o primeiro passo é fazer uma análise interna para ver o que precisa ser melhorado.
Faça pesquisas com os colaboradores, mas também com os próprios gestores. Isso vai dar pistas importantes sobre as habilidades que precisam de uma força.
Depois de identificadas as necessidades, você precisa planejar as fases do seu treinamento. Deixe espaço entre uma e outra para coletar os feedbacks dos envolvidos e usá-los para melhorar a próxima etapa do seu programa de treinamento.
Os eventos digitais ganharam tração depois que a pandemia de Covid-19 forçou grande parte das empresas a colocarem suas equipes em home office. Avalie se o seu treinamento de liderança pode ser online ou se precisa ser presencial. Há, ainda, a possibilidade de assumir um formato misto e ter um pequeno grupo in loco, enquanto mais gente assiste de casa.
Considere também a duração de cada encontro, o local, a dinâmica de deslocamento dos participantes e a infraestrutura necessária.
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