Entenda quais são os tipos de liderança e quando usar cada um deles

CONTEÚDO

Quais são os tipos de liderança
Quais são os tipos de liderança

CONTEÚDO

Identificar quais são os tipos de liderança é alvo de estudos há décadas. Anos atrás, uma das primeiras teorias a serem criadas para explicar o comportamento dos líderes nas empresas foi a Teoria dos Traços, em vigor até a década de 40.

Clique no play para ouvir a narração do nosso artigo sobre tipos de liderança. Deixe para a gente o que você achou nos comentários!

Ela acreditava que líderes já nasciam líderes e podiam ser identificados por meio de uma personalidade forte e sociável, habilidades intelectuais e, até mesmo, por aspectos físicos, como força e “boa aparência”.

No entanto, apesar da sua popularidade, essa teoria se mostrou fraca para identificar quais são os tipos de liderança e se desatualizou diante da evolução do mercado.

Hoje, já sabemos que a liderança pode ser adquirida por meio de hábitos e treinamento. Logo, o que define um verdadeiro líder e quais são os tipos de liderança não são características vindas do nascimento, mas seu comportamento diante do mundo e das pessoas.

Essa mudança de pensamento abriu um leque de possibilidades, modelos de geração de líderes e novos tipos de liderança, que apresentaremos a seguir. Para saber mais, continue a leitura e saiba mais sobre os tipos de liderança.

Leia mais:

Quais são os tipos de liderança?

Da liderança democrática à praticada nas empresas autocráticas, selecionamos quais são os tipos de líderes principais, para que você possa se identificar entre eles e descobrir também qual a diferença entre um líder e um chefe.

Atualmente, os tipos de liderança mais comuns são a democrática, a liberal e a autocrática, baseadas na Teoria dos Estilos de Decisão dos Líderes. No entanto, elas não são as únicas que vigoram no mercado de trabalho.

Em uma empresa, já é possível encontrar líderes que agem como verdadeiros pais, outros que se destacam pelo conhecimento técnico e assim por diante. Para melhorar a sua performance, todo gestor precisa saber quais são os tipos de liderança e em qual deles ele se encaixa.

Isso vai permitir que ele possa se desenvolver se aperfeiçoar, ao aprender um pouco sobre como cada liderança atua.

Antes de conhecer os tipos de líderes, confira algumas dicas para ser o melhor deles:

1. Liderança autocrática

A liderança autocrática é baseada na centralização total da autoridade, na qual o líder foca todas as tomadas de decisões apenas em si mesmo. É comum que nesse tipo de liderança o cargo de líder vire um instrumento de coerção dos liderados, que trabalham apenas por medo de uma punição ou de uma demissão.

Isso porque em uma autocracia, as pessoas não possuem voz, apenas a execução de tarefas e a busca de resultados.

Esse modelo ainda é comum nas empresas, mas diante das mudanças do mercado, com profissionais em busca de realização e crescimento profissional, o líder autocrático tem se mostrado insatisfatória e já não garante a retenção de talentos ou a produtividade.

Veja mais sobre a liderança autocrática no vídeo abaixo para entender mais sobre quais são os tipos de liderança:

2. Liderança liberal

Dentre quais são os tipos de liderança, na liderança liberal, o líder mostra total confiança na sua equipe. Em sua gestão, dá aos seus colaboradores toda a liberdade para tomar decisões importantes e a sua participação no curso dos acontecimentos é quase nula, o que impede a equipe de seguir os exemplos de um líder liberal.

Essa atitude acarreta uma série de problemas. Isso porque delegar todas as tarefas e responsabilidades para uma equipe sem qualquer supervisão ou orientação, diante de situações de crise, pode prejudicar diretamente o desempenho e os resultados da empresa.

Em muitos casos, colaboradores que trabalham sob a liderança liberal se sentem perdidos na execução das suas atividades, não gerenciam bem o tempo nem a produtividade, não conseguem se desenvolver profissionalmente e podem perder o senso de autoridade e respeito pelo seu líder.

3. Liderança democrática

Na liderança democrática “equilíbrio” é a palavra de ordem. Esse modelo permite que cada colaborador tenha liberdade para tomar decisões e compartilhar as suas ideias, mas sem assumir todo o controle da empresa.

avaliação de desempenho

O líder democrático interage igualmente com a sua equipe, promove a capacitação e facilita o trabalho dos liderados. Sua posição é de aconselhar cada membro quando necessário, reconhecendo os méritos e criando um espaço aberto para debate.

Diante do atual cenário do mercado de trabalho, formado pelos profissionais da Geração Y, esse tipo de liderança tem se mostrado muito efetiva. Sua estratégia impulsiona a busca por resultados individuais e aprendizado, sem comprometer a produtividade e o senso de responsabilidade profissional.

4. Liderança motivadora

liderança motivadora se baseia nas tarefas do dia a dia e no estímulo, no otimismo para alcançar os melhores resultados. Líderes que seguem esse modelo não se abatem diante das situações de crise, animam quem está ao seu redor e conseguem controlar facilmente o que não está dando certo.

Nesse tipo de liderança, a equipe encontra um ambiente saudável para expor suas ideias e tomar decisões, pois confiam na sua própria capacidade e são motivados por um gestor perspicaz, que acredita e reconhece o trabalho desenvolvido e consegue assumir as rédeas diante dos problemas.

5. Liderança paternalista

Dentre quais são os tipos de liderança, a liderança paternalista, o líder assume o papel de pai. A relação interpessoal com os seus colaboradores costuma ser muito forte, mas essa liderança pode assumir um comportamento ambíguo muito perigoso para a empresa. Um líder paternal pode ter uma postura extremamente permissiva, como acontece no exemplo liberal, ou muito rigorosa, como na autocrática.

Essa falta de equilíbrio pode comprometer o profissionalismo e o clima organizacional necessário na relação com a equipe ou criar um forte senso de domínio, que afeta a liberdade e a autoconfiança desses colaboradores.

6. Liderança técnica

A liderança técnica possui uma forte influência na performance da empresa, graças ao alto conhecimento e capacidade analítica dos líderes que atuam sob a sua influência.

Além disso, seu alto rendimento é alvo de confiança tanto dos superiores, como dos colaboradores, que sabem que contam com uma figura relevante para executar processos de maneira bem-sucedida e alcançar os resultados almejados.

Leia mais:

7. Liderança carismática

Para entender sobre quais são os tipos de liderança, a carismática é uma das mais fáceis de reconhecer. Esses líderes conseguem trazer leveza ao ambiente de trabalho e para cada membro da equipe, conquistar o apreço dos colaboradores e geri-los com bom humor e igualdade — desde os membros do alto escalão até quem atua em um cargo hierárquico mais baixo.

Sua influência acontece por meio do exemplo. Dificilmente, precisa usar o seu poder para fazer com que demandas sejam cumpridas e suas decisões sejam respeitadas. Seu perfil permite que os colaboradores trabalhem com mais entusiasmo, mas o líder precisa buscar o ponto ideal para não assumir uma postura muito permissiva — comum à liderança liberal.

E qual a liderança ideal?

Descobrir como ser um bom líder por meio dos quais são os tipos de liderança de liderança ideais para deixar colaboradores satisfeitos e tornar uma empresa bem-sucedida é o sonho de dez entre cada dez líderes. No entanto, a verdade é que não existe uma fórmula para isso.

Todos os tipos de liderança apresentam benefícios e problemas, de acordo com as situações, pessoas envolvidas e demandas da empresa.

Diante de uma equipe inexperiente, por exemplo, abrir mão do comando ou das responsabilidades pode comprometer todo o desempenho da empresa. Já em um local que preza por inovação e criatividade, focar apenas na liderança técnica pode gerar estagnação.

Assim, cabe ao líder entender as aspirações, competências e necessidades dos seus colaboradores, sem abrir mão dos interesses da organização que representa. Não é preciso assumir um perfil democrático, motivador ou autocrático o tempo todo.

Dessa forma, para uma liderança ideal, é fundamental que ela seja formada pela união de características dos estilos de liderança, de acordo com as situações e benefícios que elas podem trazer para a empresa. Alternando assim para uma liderança situacional.

O mais importante é que o líder aja com sensibilidade e autenticidade.

Veja mais algumas dicas para a liderança ideal:

Como escolher o melhor tipo de liderança?

O ponto-chave para escolher os tipos de liderança que você deseja se apoiar é entender que o objetivo do líder é fazer os seus liderados alcançarem resultados. Nesse caso, será tarefa do gestor identificar quais são as melhores formas de conquistar isso, seja por meio da liderança autocrática ou a carismática, por exemplo.

Ciente disso, será mais fácil acompanhar os resultados, oferecer suporte e até exercer uma influência interpessoal na equipe.

No entanto, o que acontece na maioria das vezes é o colaborador identificar quais os tipos de liderança o seu gestor direto gosta de atuar, mas saiba que se adaptar para fazer os colaboradores conquistarem mais resultados também é papel do bom líder.

Quais são os tipos de liderança que você considera mais adequados?

E você, se reconheceu em algum desses tipos de liderança? Se busca se aperfeiçoar como líder, é muito importante se capacitar para isso. Que tal começar baixando alguns materiais gratuitos?

STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa ideal para líderes acompanharem o desempenho de sua equipe e de seus projetos.

Veja algumas das vantagens que o fizeram ser escolhido por mais de mil empresas ao redor do mundo:

  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT.
stratws one