Como ser um líder mais acessível?

CONTEÚDO

lider mais acessível
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CONTEÚDO

Você, como líder, reconhece as diferenças de poder existentes dentro da organização e encoraja os outros a falarem com você? Para saber se você está sendo um líder mais acessível e aberto às ideias dos colaboradores, se pergunte essas questões:

1. Você está mesmo interessado nas opiniões da equipe?

É importante identificar as áreas que você tem maior e menor interesse para procurar desenvolver curiosidade por todas elas. Ser humilde e aberto às mudanças é essencial para esse processo.

2. Você entende como algumas coisas podem ser arriscadas para sua equipe falar?

Se coloque no lugar dos colaboradores e imagine como eles podem se sentir inseguros ao dizer algo que possa te desagradar ou desafiar. Como você costuma respondê-los? O medo de julgamento pode inibir o diálogo entre as pessoas, principalmente quando elas não estão na mesma posição na organização.

3. O que você está fazendo para dar a liberdade de fala para as pessoas?

Você pode reduzir a diferença de status se vestindo de forma mais casual, dando abertura para que as pessoas te desafiem ou abrindo espaço para que todos tenham oportunidades de expor suas opiniões. Antes de se perguntar por que as pessoas não estão falando, se pergunte como você está agindo para silenciá-las. Isso é essencial para se tornar um líder mais acessível.

4. Você percebe quando a equipe está dizendo somente o que você quer ouvir?

Esse tipo de comportamento atinge mais frequentemente as pessoas influentes da empresa. Os colaboradores tendem a achar que, para não gerar conflitos e para agradar os gerentes, precisam falar o que eles supostamente querem escutar. É sua função distinguir esses discursos e incentivar diálogos sinceros.

5. Você costuma rotular as pessoas?

Todos nós temos a tendência de rotular os outros de acordo com nossas primeiras impressões. Porém, esses rótulos no meio organizacional podem definir quem fala e quem é ouvido. É importante se policiar para não deixar esses rótulos definirem desvantagens no meio de trabalho.

O desenvolvimento da liderança é um processo essencial para alavancar o sucesso da empresa. Por isso, ao invés de dizer aos seus colaboradores que “sua porta está sempre aberta”, tente sair do seu próprio território e esteja realmente interessado no que eles têm a dizer.

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Texto adaptado daqui por:

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Luiza AndradeEstudante de Jornalismo e estagiária de marketing na Siteware. Amante de fotografia, artes e aspirante à redatora.