Como avaliar o valor de uma empresa: 5 métodos para o cálculo
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Aprender como avaliar o valor de uma empresa é um caminho importante para quem está em busca de investidores para o negócio ou deseja vendê-lo.
Ao processo de avaliação do valor de uma empresa damos o nome de valuation e existem várias formas de realizar esse cálculo.
Geralmente, é aconselhado que você busque por um profissional ou empresas que fazem análises e previsões financeiras. Além de maior credibilidade, o processo de como avaliar o valor de uma empresa pode envolver uma matemática complexa e previsões difíceis para que não está acostumado com esse trabalho.
Entretanto, é interessante que você – como empreendedor ou investidor – conheça os principais métodos de como avaliar o valor de uma empresa. Então vamos a eles!
Como avaliar o valor de uma empresa
1. Valor patrimonial
Esse é o modelo mais usado por profissionais que não tem experiência nem formação em valuation.
Basicamente, ele usa avaliação patrimonial para definir o valor de uma empresa. Isso quer dizer que o cálculo é baseado no patrimônio acumulado do negócio, a partir da soma de todos os seus ativos.
Nessa matemática é considerado o valor líquido gerado pela empresa desde sua fundação.
De maneira resumida, nesse cálculo não é considerado o futuro da empresa e o que ela pode conquistar, é analisado apenas o seu passado.
Especialistas em valuation não aconselham o uso desse método porque consideram que, ao avaliar o valor de uma empresa, é preciso considerar mais do que o somatório de seus ativos. É pelo o que ela pode render no futuro que ela deve ser comprada. E não pelos bens que ela já possui.
Tendo isso em vista, vamos seguir para os métodos de como avaliar o valor de uma empresa.
2. Fluxo de caixa descontado
Tendo isso em vista, seguimos para o próximo método de como avaliar o valor de uma empresa.
No fluxo de caixa descontado é realizada uma projeção de vendas e faturamento da empresa para os próximo anos.
Em conjunto é calculado também os riscos que o negócio – e seu investidor – correm.
A gestão de riscos considera o mercado que o negócio está inserido e outros fatores mercadológicos e internos.
Também é considerada a rentabilidade mínima que o investidor espera obter com o negócio.
Com essas informações em mãos é aplicado um desconto sobre a projeção de faturamento, encontrada.
Para essa avaliação usa-se variantes subjetivas e isso pode causar certa insegurança sobre o resultado final.
3. Múltiplo de EBITDA
O EBITDA é um indicador financeiro usado para calcular o lucro da empresa antes dela pagar:
- impostos;
- juros;
- amortização;
- depreciação.
Ele é usado para comparar empresas de um mesmo setor e identificar a eficiência do seu negócio.
EBITDA = Lucro Operacional – Juros – Impostos – Depreciação – Amortização
Já a margem EBITDA é:
MARGEM EBITDA (em %) = (EBITDA/ Receita Líquida de Vendas)*100
Ao usar esse modelo para avaliar o valor de uma empresa é feito o cálculo:
EV = EBITDA x EM
O EBITDA já apresenta cálculos mais complexos, comparado ao que apresentamos até aqui, por isso indicamos que você assista ao vídeo abaixo para conhecer mais sobre o modelo:
4. Múltiplos de mercado
O cálculo dos “múltiplos de mercado” consideram o desempenho econômico da empresa e o comparam com as demais empresas do setor. A partir disso projeta-se quanto se espera de retorno.
É muito usado para avaliar o valor de uma empresa de capital aberto.
Não considera o estilo de gestão ou outros diferenciais competitivos do negócio e isso pode ser ruim para quem está vendendo a empresa ou buscando por investimento, pois o valor pode ficar menor do que o que realmente será apresentado na prática de um negócio.
5. Método da Base Zero
O último método de como avaliar o valor de uma empresa que listamos aqui é o método Base Zero.
O modelo se concentra na compreensão de quanto custaria ao comprador abrir uma empresa como a que está sendo comprada, do zero.
O valor resultante dessa projeção pode ser considerado o valor da empresa que está sendo vendida.
Contrate empresas especializadas em avaliar o valor de empresas
Como você deve ter avaliado ao longo deste artigo, realizar a avaliação do valor de uma empresa não é algo simples nem trivial.
São muitas variáveis e modelos que podem ser melhor aplicados em diferentes situações.
Como a venda de uma empresa é algo bastante sério, assim como a busca por um investidor, é fundamental que você garanta valores compatíveis com a realidade do mercado e que sejam justos tanto para que iniciou a empresa como para quem deseja investir nela.
Agora que você sabe como avaliar o valor de uma empresa pode procurar uma empresa especializada no cálculo.
E você pode fazer esse trabalho da sua sala, sem ter que ligar ou ir de empresa em empresa. Conheça a lista completa de empresas que fazem análises e previsões financeiras cadastradas no site da oHub.
O passo a passo é simples e em menos de cinco minutos você contacta diversas empresas com apenas um pedido:
- preencha as informações básicas sobre o serviço que você precisa;
- especifique a localização da sua empresa;
- forneça os dados para contato do fornecedor.
Pronto! Agora é só aguardar as propostas comerciais de fornecedores qualificados para avaliar o valor de uma empresa.
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