Casos de sucesso empresarial: 5 modelos de negócio que deram muito certo

CONTEÚDO

Casos de sucesso empresarial
Casos de sucesso empresarial

CONTEÚDO

É um dado conhecido que, no Brasil, menos de metade das empresas sobrevivem a 5 anos de existência. Nesse contexto, como fazer uma empresas prosperar?

Será que existe um segredo do sucesso?

A verdade é que ser bem sucedido no mundo dos negócio não é nada fácil. Os desafios são inúmeros e a busca incessante pela preferência do público tende a desanimar empreendedores de diferentes mercados.

No entanto, com muita persistência e inovação, é possível sim conseguir se destacar e fazer o negócio dar certo.

Confira neste artigo 5 casos de sucesso empresarial e se inspire em empresas que hoje são referência no mercado em que atuam.

5 casos de sucesso empresarial

1 – Netflix

Não há como falar de casos de sucesso empresarial sem citar a Netflix. A corporação multibilionária revolucionou a maneira com que consumimos produtos de audiovisual, tais como:

  • filmes;
  • séries;
  • documentários;
  • reality shows.

A empresa começou em 1999 com um serviço de entrega de DVDs. Seu foco eram filmes “cult”, diferenciados, assim, evitava a concorrência da gigantesca Block Buster.

Em 2005, os fundadores Reed Hastings e Marc Randolph resolveram apostar no serviço de streaming, o que acabou se provando uma escolha mais do que acertada.

Hoje, a Netflix também produz séries e filmes originais. Aliás, somente em 2019, a empresa investiu mais de US$ 15 bilhões em produções audiovisuais.

A empresa conta atualmente com quase 160 milhões de assinantes em todo o mundo e possui um valor de mercado de US$ 158 bilhões.

Se você quer mais detalhes, então acompanhe este vídeo da TecMundo:

2 – iFood

O iFood é também um exemplo de empresa que deu muito certo. Por isso, a startup brasileira que é uma das maiores plataformas online para delivery de alimentos não podia ficar de fora da nossa lista de cases de sucesso empresarial.

Antes de se tornar a grande empresa que é hoje, o iFood funcionava como uma central telefônica que administrava os pedidos de comida a domicílio para diferentes restaurantes.

Mas o negócio evoluiu e atualmente o iFood atende mais de 900 cidades e realiza mais de 6 milhões de pedidos mensais. Além disso, o número de usuários cadastrados e ativos na plataforma ultrapassa os 5 milhões.

De novembro de 2018 a novembro de 2019, o iFood registrou um aumento de 116% nos pedidos, saltando de 12,3 milhões para 26,6 milhões.

Entenda como funciona o iFood para os entregadores:

https://www.youtube.com/watch?v=lQciTnNGyJ4

3 – Uber

Já pensou em como seria ter uma empresa de transporte sem nenhum motorista contratado ou frota de veículos?

Pode até parecer impossível, mas Travis Kalanick e Garret Camp conseguiram conceber essa ideia. Em 2009, eles criaram o aplicativo Uber, um dos maiores casos de sucesso empresarial da atualidade.

Inicialmente, a ideia era possibilitar que os usuários pudessem localizar motoristas particulares em sua região para levá-los de um lugar a outro. O público-alvo era composto por pessoas com poder aquisitivo maior. Os carros utilizados eram mais luxuosos e o preço das corridas era até 5 vezes maior que as tarifas de táxi.

No entanto, mais tarde, a empresa lançou a modalidade UberX. E foi assim que se popularizou esse serviço de transporte.

E o segredo de tudo isso estava nos grandes diferenciais inovadores do Uber:

  • a praticidade para chamar um carro;
  • para efetuar o pagamento;
  • para seguir a rota desejada;
  • os preços mais acessíveis.

Hoje, a startup conta com mais de 103 milhões de usuários ativos no mundo, sendo mais de 22 milhões só no Brasil. O valor de mercado da Uber já ultrapassa os US$ 80 bilhões.

Dê uma olhada em mais um vídeo da TecMundo, agora falando do Uber:

4 – Magazine Luiza

Hoje uma das maiores representantes do varejo no Brasil, a Magazine Luiza é uma empresa que começou bem modesta lá em 1959, quando ainda atendia pelo nome de “A Cristaleira”.

Fundada por Luiza Trajano Donato e seu marido na cidade de Franca, em São Paulo, a empresa possui atualmente mais de mil lojas por todo o Brasil e emprega mais de 30 mil funcionários.

Um dos fatores que contribuiu para o sucesso da empresa foi o fato de ela ter sido a primeira de suas concorrentes a apostar nas vendas online. Em 1999, a Magazine Luiza lançou sua loja virtual e hoje é referência no mercado brasileiro de e-commerce.

Suas grandes promoções, como o “Só Amanhã” e o “Liquidação Fantástica”, também foram responsáveis por impulsionar a empresa, assim como sua grande preocupação em manter clientes e funcionários satisfeitos.

Atualmente, o valor de mercado da rede Magazine Luiza é superior a R$ 40 bilhões.

Que tal ouvir essa história na voz de quem a protagonizou? Então, acompanhe este vídeo da InvestMoney:

5 – Airbnb

Encerrando a nossa lista de cases de sucesso empresarial, temos o Airbnb. A proposta desta empresa é ser uma plataforma que conecta pessoas que precisam de uma hospedagem a pessoas que estão dispostas a hospedar em suas residências.

O baixo custo em relação às grandes redes de hotéis foi o principal atrativo para os usuários do Airbnb, fundado no ano de 2008. O faturamento da empresa vem de uma porcentagem que ela cobra em cada aluguel cobrado pelo anfitrião.

Em 2019, o Airbnb ultrapassou a marca de 500 milhões de check-ins. A empresa está presente em 191 países e mais de 81 mil cidades.

Atualmente, estima-se que o valor de mercado desta startup seja superior a US$ 31 bilhões.

Confira este vídeo de divulgação do Airbnb:

O que achou dos nossos 5 cases de sucesso empresarial?

Apesar de serem empresas com propostas diferentes, perceba que “inovação” é o que elas mais têm em comum, além dos bilionários valores de mercado.

Portanto, se você também deseja que o seu negócio esteja entre os casos de sucesso empresarial em listas futuras, invista em inovação.

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que permite criar, acompanhar e compartilhar os indicadores de desempenho do seu negócio, assim, você pode saber quais processos estão no caminho certo e ajustar aqueles que não atingem os objetivos desejados.

O STRATWs One compartilha informações com agilidade e transparência, integra diversas áreas da empresa e, além disso, gerencia reuniões e portfólios de projetos. Por isso, é a ferramenta escolhida por mais de mil empresas e 160 mil usuários no Brasil e no Mundo.

Que tal se juntar a eles? Peça uma demonstração agora mesmo!

E se você quer mais dicas de sucesso empresarial, então, baixe nosso e-book gratuito: Os 4 maiores inimigos da produtividade do empreendedor