Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre tipos de estratégia organizacional!
Todas as organizações precisam ter bem definidas os caminhos que serão escolhidos para conquistar os objetivos estratégicos. Isso é, seguir algum modelo de estratégia organizacional. Afinal, sem esse planejamento, seus gestores e colaboradores se sentirão perdidos, sem saber como a empresa irá operar no mercado.
Nesse contexto, existem diferentes tipos de estratégia organizacional para transformar o planejamento em realidade, de forma prática. Dessa forma, essas estratégias farão parte de um programa geral para garantir o desempenho da organização e, assim, levarão ao alcance dos seus objetivos.
Diferentes tipos de gestores utilizam diferentes estratégias para determinar a direção e as atividades da empresa dentro do mercado em que está inserida. Por isso, é essencial saber quais são e como usar os tipos de estratégia organizacional para garantir que a empresa alcance os resultados desejados.
Neste post, vamos apresentar diferentes tipos de estratégias empresariais e corporativas, assim, você poderá escolher a que mais se encaixa no seu negócio.
Continue a leitura e saiba mais!
Estratégia pode ser definida como a utilização dos recursos disponíveis para atingir determinado objetivo em um prazo estipulado.
Nesse caso, no contexto empresarial, as estratégias estabelecem a direção que a organização deve seguir para alcançar seus objetivos e métricas, orientando o melhor aproveitamento dos recursos físicos, intelectuais, tecnológicos e financeiros disponíveis.
Elas também abrangem o padrão de resposta da organização aos desafios e aos riscos apresentados pelo mercado em que atua.
Portanto, a empresa deve pensar estrategicamente para sobreviver às mudanças constantes do mercado e ainda crescer de forma sustentável.
As empresas que não possuem uma estratégia organizacional bem definida nascem e crescem de forma desordenada, podendo até sobreviver por certo período no mercado, mas acabam não sendo sustentáveis no longo prazo.
Mas, no médio ou longo prazo, não resistirão ao mercado atual, extremamente competitivo e sujeito a constantes mudanças nos aspectos políticos, econômicos, sociais e tecnológicos.
Existem diferentes tipos de estratégia organizacional. No entanto, é preciso levar em conta o cenário, segmento, porte e modelo de atuação da organização, antes de escolher as melhores.
No caso das empresas iniciantes, ao definir as estratégias que utilizarão, poderão conhecer melhor suas potencialidades e limitações, evitando falhas e alcançando metas e resultados mais consistentes com a sua missão.
Para as empresas já maduras, com o mercado sujeito às constantes mudanças, torna-se fundamental repensar continuamente suas operações. Pode ser necessário, por questões de sobrevivência e competitividade, a reestruturação dos tipos de estratégias organizacionais, da estrutura financeira e até dos produtos e serviços oferecidos ao mercado.
Veja como desenvolver uma estratégia perfeita:
Nesse contexto, as principais estratégias empresariais são as seguintes:
Diferentes tipos de estratégia organizacional voltadas para aumento dos lucros, das vendas, ou da participação do mercado, aumentando o valor da empresa, são consideradas estratégias de crescimento.
Isso significa que existem situações favoráveis no mercado que podem transformar-se em oportunidades. Nesse cenário, a empresa busca lançar novos produtos e aumentar o volume de vendas.
Algumas ações inerentes às estratégias de crescimento são:
Veja mais: Confira 8 ideias de projetos de melhorias para empresas
Para uma empresa crescer, um dos caminhos mais óbvios é conquistar novos clientes. Mas como fazer isso? Que modelo de estratégia organizacional de crescimento usar? O primeiro passo é responder algumas perguntas, como:
Para responder a essas perguntas, você pode usar a Matriz de Ansoff. Se você Não conhece esta matriz, então, confira o vídeo:
Neste caso, a empresa identifica um ambiente com potenciais ameaças à sua sobrevivência. No entanto, ela possui uma série de pontos fortes, como disponibilidade financeira, recursos humanos e tecnologia, acumulados ao longo dos anos.
Esses fatores possibilitam aos gestores definirem as ações necessárias para continuar no mercado e, assim, manter a posição conquistada até o momento.
Essas ações deverão abranger o fortalecimento dos seus pontos fortes, ao mesmo tempo em que procura minimizar seus pontos fracos. Dessa forma, a estratégia organizacional de manutenção é uma postura defensiva. Portanto, o objetivo é preparar a empresa para enfrentar possíveis dificuldades em um futuro próximo.
O passo mais importante para a estratégia de manutenção é conseguir identificar os pontos fortes e fracos da empresa. Isso pode ser feito através da Matriz SWOT.
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Esse é um dos principais tipos de estratégia organizacional que deve constar no planejamento estratégico da organização.
Nesse caso, as ações visam, principalmente, a utilização dos seus recursos financeiros, o que deve ser bem planejado para evitar falhas no projeto e, consequentemente, prejuízos para a empresa.
O investimento estratégico só deve ser realizado quando a empresa conhece muito bem o seu mercado, os concorrentes e os clientes. Assim, os gestores poderão identificar qual o setor deve receber o investimento para que a empresa se diferencie e se destaque.
O Modelo de Negócios Canvas foi criado por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur no ano de 2005.
O Modelo de Negócios Canvas é um template na forma de quadro com 9 campos. Eles devem ser preenchidos respondendo a determinadas perguntas para se criar um plano de negócios.
Assim, essa tarefa tão complexa se torna bem mais ágil e objetiva. Por isso, o Canvas Model tem sido usado por startups, onde agilidade, redução de custos e eficiência são muito importantes.
Uma das vantagens do Canas Model para os diferentes tipos de estratégia organizacional é a possibilidade de criar o planejamento do negócio de forma colaborativa. Isso porque reúne-se um grupo de colaboradores qualificados que vão responder às perguntas em uma espécie de brainstorming.
Para isso, usa-se um Modelo Canvas em tamanho grande, que vai sendo preenchido com post its, Assim, se houver mudanças de ideias, basta substituir esses post its.
Portanto, tudo já é alinhado com diversas áreas da empresa conforme vai sendo definido. E mais: as ideias são amplas e diversificadas. Além disso, rapidamente se cria o plano de negócios que fica resumido em uma única folha de papel.
Se você quer mais detalhes, então, saiba mais assistindo a este vídeo:
Elaborar uma estratégia organizacional eficaz é um processo complexo que exige uma compreensão clara dos objetivos de longo prazo da empresa, bem como do ambiente em que opera. Confira a seguir, um passo a passo para ajudar a guiar a elaboração de uma estratégia organizacional:
Para elaborar uma estratégia organizacional, comece estabelecendo a visão e a missão da empresa. A visão é uma declaração inspiradora de onde a empresa quer estar no futuro, enquanto a missão descreve o propósito atual da empresa e o que ela se esforça para fazer.
Realize uma análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) para avaliar os pontos fortes e fracos internos da empresa, bem como as oportunidades e ameaças externas. Isso pode incluir uma análise do ambiente de mercado, concorrência, tendências econômicas, tecnológicas e sociais.
Com base na visão, missão e análise SWOT, defina objetivos estratégicos claros e mensuráveis. Esses objetivos devem ser específicos, alcançáveis, relevantes e limitados no tempo, como as práticas das metas SMART sugerem.
Para uma estratégia organizacional eficaz, desenvolva estratégias para alcançar os objetivos estratégicos. Isso pode envolver a escolha de mercados-alvo, desenvolvimento de novos produtos ou serviços, mudança de processos operacionais, ou reestruturação organizacional.
Crie um plano de ação detalhado que descreva como as estratégias serão implementadas. Isso deve incluir a definição de tarefas, alocação de recursos, estabelecimento de prazos e designação de responsabilidades.
Posteriormente, execute o plano de ação. Isso envolve a comunicação da estratégia e do plano de ação para toda a organização, treinamento de colaboradores conforme necessário e a gestão da mudança para garantir a adesão.
Estabeleça sistemas de monitoramento e controle para acompanhar o progresso em direção aos objetivos estratégicos. Isso pode incluir o estabelecimento de indicadores-chave de desempenho (KPIs) e a realização de reuniões regulares de revisão estratégica.
Além disso, avalie regularmente a eficácia da estratégia organizacional e faça ajustes conforme necessário. Isso pode envolver a revisão dos objetivos estratégicos, a adaptação às mudanças no ambiente de negócios e a resolução de problemas identificados durante o processo de monitoramento.
Por fim, assegure que a cultura organizacional e a liderança estejam alinhadas com a estratégia. A liderança deve modelar os comportamentos desejados e a cultura deve suportar a estratégia e os objetivos da empresa.
Mantenha a comunicação aberta e contínua com todas as partes interessadas durante todo o processo. Isso inclui funcionários, clientes, fornecedores e outros parceiros.
Existem diferentes tipos de estratégia organizacional que podem ser utilizadas em todas as situações previstas ou não previstas pelas organizações.
A estratégia organizacional deve ser usada em conjunto com o planejamento estratégico. Dessa forma, isto permite aos empresários e administradores analisarem o cenário onde atuam, identificando suas crenças e valores para atuação no mercado.
A partir daí, estabelece-se a missão da empresa, sua razão de existir no mercado, o que vai entregar e como será reconhecida em determinado prazo.
A missão é o que irá nortear a escolha e elaboração dos diferentes tipos de estratégias empresariais que serão utilizadas pela organização.
O ideal é contar com um sistema de planejamento estratégico que ajuda a aumentar, engajar e turbinar os seus resultados, com recursos visuais que melhoram o desdobramento estratégico da empresa.
Esse sistema de gestão empresarial, permite o acompanhamento integrado do desempenho corporativo, e o monitoramento e centralização de todos os indicadores, com foco na tomada de decisão.
E no mercado, um software que possui todas essas características é o STRATWs One, que permite aos gestores organizarem sua rotina de trabalho com melhor gerenciamento e engajamento de todo o time.
Com ele você vai alavancar o crescimento de sua empresa, fortalecendo a cultura de gestão estratégica e transformando planos em realidade.
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