Quando usar diferentes tipos de estratégia organizacional?

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tipos de estratégia organizacional
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Todas as organizações precisam ter bem definidas os caminhos que serão escolhidos para conquistar os objetivos estratégicos. Isso é, seguir algum modelo de estratégia organizacional. Afinal, sem esse planejamento, seus gestores e colaboradores se sentirão perdidos, sem saber como a empresa irá operar no mercado.

Nesse contexto, existem diferentes tipos de estratégia organizacional para transformar o planejamento em realidade, de forma prática. Dessa forma, essas estratégias farão parte de um programa geral para garantir o desempenho da organização e, assim, levarão ao alcance dos seus objetivos.

Diferentes tipos de gestores utilizam diferentes estratégias para determinar a direção e as atividades da empresa dentro do mercado em que está inserida. Por isso, é essencial saber quais são e como usar os tipos de estratégia organizacional para garantir que a empresa alcance os resultados desejados.

Neste post, vamos apresentar diferentes tipos de estratégias empresariais e corporativas, assim, você poderá escolher a que mais se encaixa no seu negócio.

Continue a leitura e saiba mais!

O que é estratégia organizacional e qual a importância dela?

Estratégia pode ser definida como a utilização dos recursos disponíveis para atingir determinado objetivo em um prazo estipulado.

Nesse caso, no contexto empresarial, as estratégias estabelecem a direção que a organização deve seguir para alcançar seus objetivos e métricas, orientando o melhor aproveitamento dos recursos físicos, intelectuais, tecnológicos e financeiros disponíveis.

Elas também abrangem o padrão de resposta da organização aos desafios e aos riscos apresentados pelo mercado em que atua.

Portanto, a empresa deve pensar estrategicamente para sobreviver às mudanças constantes do mercado e ainda crescer de forma sustentável.

As empresas que não possuem uma estratégia organizacional bem definida nascem e crescem de forma desordenada, podendo até sobreviver por certo período no mercado, mas acabam não sendo sustentáveis no longo prazo.

Mas, no médio ou longo prazo, não resistirão ao mercado atual, extremamente competitivo e sujeito a constantes mudanças nos aspectos políticos, econômicos, sociais e tecnológicos.

planejamento estratégico

Quais são os diferentes tipos de estratégia organizacional

Existem diferentes tipos de estratégia organizacional. No entanto, é preciso levar em conta o cenário, segmento, porte e modelo de atuação da organização, antes de escolher as melhores.

No caso das empresas iniciantes, ao definir as estratégias que utilizarão, poderão conhecer melhor suas potencialidades e limitações, evitando falhas e alcançando metas e resultados mais consistentes com a sua missão.

Para as empresas já maduras, com o mercado sujeito às constantes mudanças, torna-se fundamental repensar continuamente suas operações. Pode ser necessário, por questões de sobrevivência e competitividade, a reestruturação dos tipos de estratégias organizacionais, da estrutura financeira e até dos produtos e serviços oferecidos ao mercado.

Veja como desenvolver uma estratégia perfeita:

estratégia organizacional

Nesse contexto, as principais estratégias empresariais são as seguintes:

1- Estratégias de crescimento

Diferentes tipos de estratégia organizacional voltadas para aumento dos lucros, das vendas, ou da participação do mercado, aumentando o valor da empresa, são consideradas estratégias de crescimento.

Isso significa que existem situações favoráveis no mercado que podem transformar-se em oportunidades. Nesse cenário, a empresa busca lançar novos produtos e aumentar o volume de vendas.

Algumas ações inerentes às estratégias de crescimento são:

  • Inovação: se a empresa atua em um mercado de rápida evolução tecnológica, deve procurar antecipar-se aos concorrentes por meio do desenvolvimento frequente e lançamentos de novos produtos e serviços. É necessário o acesso rápido e direto a todas as informações necessárias.
  • Joint venture: duas empresas se associam para produzir um produto e conseguir, juntas, entrar em um novo mercado. Normalmente, uma das empresas entra no negócio com o capital e a outra com a tecnologia necessária.
  • Expansão: o processo deve ser muito bem planejado, para não correr o risco de perder investimentos ou o timing do negócio, o que provocaria a perda de mercado, e, dependendo do prejuízo, sua venda ou associação com empresas de maior porte.
  • Internacionalização: a empresa estende suas operações para fora do seu país de origem.

Veja mais: Confira 8 ideias de projetos de melhorias para empresas

Conquistar novos clientes, novos mercados ou ambos? Quais tipos de estratégias organizacionais adotar?

Para uma empresa crescer, um dos caminhos mais óbvios é conquistar novos clientes. Mas como fazer isso? Que modelo de estratégia organizacional de crescimento usar? O primeiro passo é responder algumas perguntas, como:

  • É possível ampliar o número de clientes no mercado em que já atua?
  • Como vender os produtos e serviços que já comercializa, mas em outros mercados?
  • Como desenvolver novos produtos e serviços para o mercado atual?
  • É possível desenvolver novos produtos e serviços e conquistar clientes em novos mercados?

Para responder a essas perguntas, você pode usar a Matriz de Ansoff. Se você Não conhece esta matriz, então, confira o vídeo:

2- Estratégia de manutenção

Neste caso, a empresa identifica um ambiente com potenciais ameaças à sua sobrevivência. No entanto, ela possui uma série de pontos fortes, como disponibilidade financeira, recursos humanos e tecnologia, acumulados ao longo dos anos.

Esses fatores possibilitam aos gestores definirem as ações necessárias para continuar no mercado e, assim, manter a posição conquistada até o momento.

Essas ações deverão abranger o fortalecimento dos seus pontos fortes, ao mesmo tempo em que procura minimizar seus pontos fracos. Dessa forma, a estratégia organizacional de manutenção é uma postura defensiva. Portanto, o objetivo é preparar a empresa para enfrentar possíveis dificuldades em um futuro próximo.

O passo mais importante para a estratégia de manutenção é conseguir identificar os pontos fortes e fracos da empresa. Isso pode ser feito através da Matriz SWOT.

A Siteware preparou um template da Matriz SWOT 100% gratuito para você. Aproveite e baixe agora mesmo:

swot

3- Estratégia de investimento

Esse é um dos principais tipos de estratégia organizacional que deve constar no planejamento estratégico da organização.

Nesse caso, as ações visam, principalmente, a utilização dos seus recursos financeiros, o que deve ser bem planejado para evitar falhas no projeto e, consequentemente, prejuízos para a empresa.

O investimento estratégico só deve ser realizado quando a empresa conhece muito bem o seu mercado, os concorrentes e os clientes. Assim, os gestores  poderão identificar qual o setor deve receber o investimento para que a empresa se diferencie e se destaque.

BÔNUS! Quer conhecer outro exemplo de planejamento estratégico?

O Modelo de Negócios Canvas foi criado por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur no ano de 2005.

O Modelo de Negócios Canvas é um template na forma de quadro com 9 campos. Eles devem ser preenchidos respondendo a determinadas perguntas para se criar um plano de negócios.

Assim, essa tarefa tão complexa se torna bem mais ágil e objetiva. Por isso, o Canvas Model tem sido usado por startups, onde agilidade, redução de custos e eficiência são muito importantes.

modelo canva

Conheça as 9 perguntas principais desse modelo de estratégia organizacional:

  • Propostas de valor: o que o seu produto faz e promete fazer?
  • Segmentos de clientes: para quem o seu produto se destina?
  • Atividades-chave: quais são as principais atividades que viabilizam a proposta de valor?
  • Recursos principais: quais recursos humanos, financeiros, físicos, intelectuais etc. serão necessários?
  • Canais: Por quais meios a organização fornece sua proposta de valor?
  • Relacionamento com clientes: como a empresa se relaciona com sua base de clientes?
  • Parceiros principais: como terceiros se encaixam no plano de negócios?
  • Estrutura de custos: quais são todos os custos relacionados ao negócio?
  • Fonte de receitas: como o produto fará dinheiro?

Uma das vantagens do Canas Model para os diferentes tipos de estratégia organizacional é a possibilidade de criar o planejamento do negócio de forma colaborativa. Isso porque reúne-se um grupo de colaboradores qualificados que vão responder às perguntas em uma espécie de brainstorming.

Para isso, usa-se um Modelo Canvas em tamanho grande, que vai sendo preenchido com post its, Assim, se houver mudanças de ideias, basta substituir esses post its.

Portanto, tudo já é alinhado com diversas áreas da empresa conforme vai sendo definido. E mais: as ideias são amplas e diversificadas. Além disso, rapidamente se cria o plano de negócios que fica resumido em uma única folha de papel.

Se você quer mais detalhes, então, saiba mais assistindo a este vídeo:

Passo a passo para desenvolver uma estratégia organizacional

Elaborar uma estratégia organizacional eficaz é um processo complexo que exige uma compreensão clara dos objetivos de longo prazo da empresa, bem como do ambiente em que opera. Confira a seguir, um passo a passo para ajudar a guiar a elaboração de uma estratégia organizacional:

Passo 1 – Definição de visão e missão

Para elaborar uma estratégia organizacional, comece estabelecendo a visão e a missão da empresa. A visão é uma declaração inspiradora de onde a empresa quer estar no futuro, enquanto a missão descreve o propósito atual da empresa e o que ela se esforça para fazer.

Passo 2 – Avaliação interna e externa

Realize uma análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) para avaliar os pontos fortes e fracos internos da empresa, bem como as oportunidades e ameaças externas. Isso pode incluir uma análise do ambiente de mercado, concorrência, tendências econômicas, tecnológicas e sociais.

Passo 3 –Definição de objetivos estratégicos

Com base na visão, missão e análise SWOT, defina objetivos estratégicos claros e mensuráveis. Esses objetivos devem ser específicos, alcançáveis, relevantes e limitados no tempo, como as práticas das metas SMART sugerem.

Passo 4 – Formulação da estratégia

Para uma estratégia organizacional eficaz, desenvolva estratégias para alcançar os objetivos estratégicos. Isso pode envolver a escolha de mercados-alvo, desenvolvimento de novos produtos ou serviços, mudança de processos operacionais, ou reestruturação organizacional.

Passo 5 – Planejamento de ação

Crie um plano de ação detalhado que descreva como as estratégias serão implementadas. Isso deve incluir a definição de tarefas, alocação de recursos, estabelecimento de prazos e designação de responsabilidades.

Posteriormente, execute o plano de ação. Isso envolve a comunicação da estratégia e do plano de ação para toda a organização, treinamento de colaboradores conforme necessário e a gestão da mudança para garantir a adesão.

plano de ação

Passo 6 –Monitoramento e controle

Estabeleça sistemas de monitoramento e controle para acompanhar o progresso em direção aos objetivos estratégicos. Isso pode incluir o estabelecimento de indicadores-chave de desempenho (KPIs) e a realização de reuniões regulares de revisão estratégica.

Além disso, avalie regularmente a eficácia da estratégia organizacional e faça ajustes conforme necessário. Isso pode envolver a revisão dos objetivos estratégicos, a adaptação às mudanças no ambiente de negócios e a resolução de problemas identificados durante o processo de monitoramento.

Passo 7 – Cultura organizacional e liderança

Por fim, assegure que a cultura organizacional e a liderança estejam alinhadas com a estratégia. A liderança deve modelar os comportamentos desejados e a cultura deve suportar a estratégia e os objetivos da empresa.

Mantenha a comunicação aberta e contínua com todas as partes interessadas durante todo o processo. Isso inclui funcionários, clientes, fornecedores e outros parceiros.

Próximos passos

Existem diferentes tipos de estratégia organizacional que podem ser utilizadas em todas as situações previstas ou não previstas pelas organizações.

A estratégia organizacional deve ser usada em conjunto com o planejamento estratégico. Dessa forma, isto permite aos empresários e administradores analisarem o cenário onde atuam, identificando suas crenças e valores para atuação no mercado.

A partir daí, estabelece-se a missão da empresa, sua razão de existir no mercado, o que vai entregar e como será reconhecida em determinado prazo.

A missão é o que irá nortear a escolha e elaboração dos diferentes tipos de estratégias empresariais que serão utilizadas pela organização.

O ideal é contar com um sistema de planejamento estratégico que ajuda a aumentar, engajar e turbinar os seus resultados, com recursos visuais que melhoram o desdobramento estratégico da empresa.

Esse sistema de gestão empresarial, permite o acompanhamento integrado do desempenho corporativo, e o monitoramento e centralização de todos os indicadores, com foco na tomada de decisão.

E no mercado, um software que possui todas essas características é o STRATWs One, que permite aos gestores organizarem sua rotina de trabalho com melhor gerenciamento e engajamento de todo o time.

Com ele você vai alavancar o crescimento de sua empresa, fortalecendo a cultura de gestão estratégica e transformando planos em realidade.

Não é à toa que nossa ferramenta já foi adotada por mais de mil empresas, contando atualmente com nada menos que 160 mil usuários satisfeitos.

Sabe por quê?

Por que ela possui uma série de vantagens, como essas:

  • Criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários.
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