Uma boa gestão é um ponto determinante para que qualquer empresa alcance sucesso.
Mas isso não é exatamente uma tarefa fácil, não é mesmo?
Muitas são as técnicas de gestão empresarial que inundam o mundo corporativo e que prometem facilitar o cotidiano de gestores e aumentar a produtividade do processo administrativo nas empresas.
Com essa grande quantidade de opções, fica difícil definir qual implantar em seus negócios.
Afinal, uma escolha inadequada poderá trazer prejuízos à sua organização.
Por isso, listamos 4 técnicas de gestão empresarial que realmente dão resultados e que merecem sua atenção.
A Gestão à vista é uma das técnicas de gestão empresarial mais importantes quando o assunto é melhorar o engajamento dos colaboradores de uma organização.
Como o próprio nome sugere, essa é uma metodologia baseada na transparência de informações sobre um projeto ou setor de uma empresa.
Ou seja, ao invés de um time apenas seguir ordens de um gestor, todos os colaboradores têm acessos aos dados referentes às suas atividades e aos resultados.
Quais as vantagens?
Com acesso a todas as informações necessárias, os colaboradores terão profundo conhecimento de suas tarefas.
Poderão acompanhar o desenvolvimento das atividades e entender os projetos profundamente.
Assim, será mais fácil fazer planejamentos, se adaptar a mudanças e garantir maior integração.
Ao tornar as tarefas e resultados do time mais integradas, a sintonia do grupo aumenta, tornando o trabalho em equipe muito mais eficiente.
Afinal, sem um grupo conectado e unido, nenhuma empresa consegue prosperar, de fato.
É possível ter um entendimento mais claro sobre o desempenho da empresa e de seus colaboradores, individualmente.
Torna-se mais fácil identificar acertos e possíveis falhas e introduzir mudanças ou dar continuidade àquilo que está dando certo.
Com uma melhor ideia de tudo o que está acontecendo em seus projetos, os colaboradores apresentam um maior sentimento de responsabilidade com as atividades realizadas.
Sentem-se como partes essenciais de um projeto construído em conjunto.
O resultado não é apenas uma equipe mais unida, mas funcionários mais engajados, enxergando o impacto verdadeiro de suas ações.
Para colocar em prática a gestão à vista, há quem optar por ferramentas bastante simples, como o uso de lousas e quadros contendo as informações compartilhadas.
Mas a utilização de técnicas mais arrojadas, como a automatização empresarial e softwares de gestão, são opções mais eficientes.
Muitos métodos podem ser utilizados para colocar em prática essa técnica, como o Kanban e o uso de dashboards.
Mas, independente das opções escolhidas, há alguns pontos necessários à aplicação prática da gestão à vista:
Criada em 1950 por Peter Drucker, o “pai da administração moderna”, essa é uma das técnicas de gestão empresarial que merece sua atenção.
O modelo prega que todos os colaboradores da organização devem ter os resultados como foco principal de suas ações.
Cria-se um ambiente de negócios em que todos estão orientados em buscar as metas estabelecidas e não apenas focados nos processos.
Quais as vantagens?
Os chamados KPIs (Key Performance Indicators), ou indicadores chave de desempenho, auxiliam uma das técnicas de gestão empresarial mais conhecidas e utilizadas.
Ao aderir à gestão de KPIs você estará elegendo indicadores que monitoram e representarão o nível de desempenho de seus negócios.
Será através dos KPIs que se avaliará quais são os resultados da empresa.
Ao observar se estão de acordo com as metas estabelecidas, deve-se avaliar a necessidade de realizar ações corretivas.
Confira também nosso vídeo no YouTube sobre Gestão empresarial por Indicadores:
Antes de estabelecer quais métricas usar para avaliar o desempenho de seus negócios, é preciso ter em mente que um bom indicador deverá:
A partir disso, você pode eleger uma gama muito ampla de KPI’s.
Alguns dos indicadores mais comuns nas empresas são:
Para colocar em prática a gestão de KPIs é preciso seguir estes passos:
Vale ressaltar que a ideia de que “quanto mais, melhor” não cabe aqui.
Ao designar os KPIs que irá acompanhar em sua empresa, limite-se a uma quantidade não muito grande.
Especialistas apontam um máximo de 5 KPIs por processo.
Como o próprio nome sugere, a gestão de performance corporativa irá ajudar em uma atividade fundamental para qualquer empresa: monitorar e comparar resultados de processos.
Mas a definição de CPM tem uma proposta que vai além disso:
Trata-se de um conjunto de ferramentas, metodologias e práticas que torna possível gerenciar o desempenho de seus negócios de maneira mais integrada e sistêmica.
Quais as vantagens?
Além disso, ao integrar um software de CPM com outras ferramentas de gestão, como o ERP, por exemplo, você poderá ter uma visão ainda mais compartilhada sobre seu desempenho, além de conseguir integrar e informar melhor sua equipe.
Essas 4 técnicas de gestão empresarial são importantes para empresas dos mais variados portes e setores de atuação.
E todas elas devem contar com softwares que automatizam seus respectivos processos, trazendo melhores resultados e produtividade.
A Siteware desenvolveu o STRATWs ONE, um software capaz de auxiliar na implementação das técnicas de gerenciamento empresarial citadas acimas.
Mas se você quiser conhecer mais uma, leia esta postagem de nosso blog “Balanced Scorecard: melhores práticas” e baixe agora mesmo este template gratuito: Template Modelo de Mapa BSC
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |