A busca da qualidade para atender às necessidades dos clientes já não é mais um diferencial competitivo, mas sim uma obrigação para que as marcas sobrevivam em um mercado cada vez mais competitivo. Por isso, neste artigo, falaremos um pouco mais sobre as ferramentas da qualidade, você já ouviu falar?
Clique no player para ouvir nosso conteúdo “Conheça as 7 ferramentas da qualidade mais usadas”:
O aumento da qualidade das soluções de uma empresa gera efeitos positivos em todos os demais processos, como na gestão da cadeia de abastecimento, no atendimento ao cliente e claro, também no planejamento estratégico.
Leia também: Confira as 7 ferramentas e sistema de planejamento estratégico essenciais para a sua empresa!
Por isso, é extremamente importante saber quais são as ferramentas da qualidade que vão proporcionar uma efetiva e nítida melhoria nos procedimentos da empresa.
Isso porque elas são simples, porém muito poderosas e se adaptam a qualquer configuração de negócio. Além disso, são fáceis de usar e facilitam a coleta, análise e visualização de dados com menos complicações do que qualquer outra metodologia, auxiliando na tomada de decisões.
Continue a leitura e aproveite as nossas dicas!
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Existem diversas ferramentas da qualidade que você pode utilizar, mas, neste artigo, apresentaremos sete delas, que são:
Conhecer quais são as ferramentas da qualidade é fundamental, só que ainda mais importante, é saber aplicá-las ao seu negócio. Ao conduzi-las corretamente, é possível implementar um processo de melhoria contínua na empresa, impactando na melhoria constante dos resultados.
Vamos passo a passo te mostrar como elas funcionam:
No fluxograma, usamos símbolos gráficos para representar a natureza e o fluxo das etapas de um processo.
Eles podem ser desde fluxos simples, que funcionam em uma única via, ou até mesmo processos complexos, que caminham em duas vias.
Leia também: Ferramentas de tomada de decisão: como escolher a ideal para o seu negócio?
Também chamado de diagrama de causa e efeito, espinha de peixe ou gráfico, o diagrama de Ishikawa é uma das ferramentas da qualidade. Ela tem como principal objetivo Identificar, classificar em categorias úteis e mostrar as possíveis causas de um problema ou aspecto relacionado à qualidade.
Dessa forma, essa ferramenta visual busca apoiar as equipes a chegarem nas causas reais dos problemas enfrentados para que possam ser solucionados. Isso porque a premissa da ferramenta é que todo problema tem uma causa específica.
Se ficou interessado em utilizar o diagrama de Ishikawa, não deixe de baixar o nosso material personalizável para te ajudar.
Cada vez após a finalização do Diagrama de Ishikawa, é possível desenvolver um plano de ação, que irá auxiliar na resolução dos problemas identificados.
Veja um exemplo do Diagrama de Ishikawa:
Essa ferramenta da qualidade facilita o monitoramento de processos, fornecendo informações valiosas sobre os desvios mais frequentes e os erros globais. Seu principal objetivo é ajudar na coleta de dados, que é realizada com base na formulação de questões como: onde, o quê, quem e como.
Por ser de fácil utilização, a folha de verificação é uma das ferramentas da qualidade mais utilizadas nas grandes empresas. Ela pode ser utilizada para verificar falhas no seu produto ou serviço.
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O gráfico é utilizado para mostrar distribuições de frequência ou com que frequência cada valor diferente aparece em um conjunto de dados.
É representado com um gráfico de barras mostrando a distribuição dos dados. Pode ser considerado uma das ferramentas da qualidade que oferece um gráfico instantâneo dos dados obtidos de um processo. É uma das ferramentas da qualidade que ajuda a fazer uma análise em tempo real.
O diagrama de Pareto é uma das ferramentas da qualidade mais conhecidas no mundo. Também conhecido como gráfico de pareto, ele mostra, em um gráfico de barras, quais fatores são mais importantes com base na análise de causa raiz.
Além disso, ele mostra em um gráfico de barras quais fatores são mais importantes com base na regra 80/20 que determina que 80% dos defeitos estão concentrados em 20% dos processos.
Fonte: Excel Solução
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O diagrama de dispersão é usado para estudar e identificar a possível relação entre as mudanças observadas em dois conjuntos diferentes de variáveis.
Essa ferramenta da qualidade ajuda a identificar, com base nos eixos verticais e horizontais, a relação entre a causa e o efeito na qualidade.
É uma das ferramentas da qualidade estatística. Permite diferenciar as variações nos processos devido a causas comuns e aquelas que têm sua origem em outras menos normalizadas.
Esse tipo de gráfico nos permite estudar como um processo muda com o tempo.
Fonte: PortalISO
Agora que você conhece quais são as ferramentas da qualidade, coloque-as em prática para alcançar melhorias significativas nos processos da sua empresa.
E se você quer acompanhar de perto os indicadores de seu negócio, detectar oportunidades de melhoria, alcançar os resultados que seu empresa precisa e utilizar ferramentas da qualidade, conheça o software de gestão de performance corporativa STRATWs ONE.
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