O pensamento estratégico nas organizações é uma soft skill fundamental para conseguir resolver desafios de forma eficiente. Mas nem sempre fica claro como chegar a essa tal mentalidade estratégica, pois raras as vezes esse feedback vem com algum guia concreto sobre o que fazer com isso.
Lisa, vice-presidente de RH, estava nessa situação e explicou: “Só me disseram para pensar maior e ser mais estratégica. Eu senti como se tivessem dado a definição da palavra usando a mesma palavra. Não ajudou em nada.”
Então quais são as atitudes específicas que você pode ter para desenvolver o pensamento estratégico?
O primeiro passo é mudar sua mentalidade. Se você acredita que o pensamento estratégico nas organizações é apenas para grandes executivos, pense de novo. A mentalidade estratégica pode e deve acontecer em todos os níveis da organização; é um dos requisitos principais de todos os trabalhos, mas não está escrito.
Ignore a expectativa para que todos os funcionários pensem estrategicamente, e você pode perder uma promoção ou ter seu orçamento empresarial cortado porque a contribuição estratégica do seu departamento não é clara.
Para esclarecer de uma vez por todas como ter pensamento estratégico nas organizações, nós preparamos um guia com passos bem objetivos para você seguir. Acompanhe e mude de patamar na sua empresa!
Voltando ao exemplo de Lisa, ela não estava pensando grande. Por causa da quantidade de trabalho e do ritmo que precisava acompanhar, ela geralmente não conseguia focar em seu trabalho e enxergar os padrões externos e internos. Ela não tinha a informação chave, que a ajudaria a focar, priorizar e ser proativa.
Lisa encarava seu trabalho de forma transacional, simplesmente partindo para a próxima contratação, sem perceber que precisava de uma nova abordagem para o recrutamento e a retenção de talentos.
Para ter pensamento estratégico nas organizações, você precisa de um entendimento sólido do contexto da indústria, tendências e de quem dirige o negócio. Veja alguns pontos que vão ajudar nessa tarefa.
Faça um exercício contínuo para explorar e resumir as tendências internas do seu trabalho no dia a dia. Por exemplo, prestar atenção nos problemas que pioraram cada vez mais em sua organização e compreender os obstáculos em comum que seus colegas de trabalho enfrentam.
Seja proativo para se conectar com os colegas de trabalho na sua organização e na sua indústria para entender o que eles observam e percebem sobre o mercado. Depois disso, compartilhe suas informações com seus contatos.
Analise o cenário geral, de forma a entender todo o contexto da organização e do mercado. Então, mude a perspectiva para o que a sua função pode acrescentar para esse contexto e tente definir o impacto da mesma no nível estratégico da empresa.
Com um pensamento fresco sobre os padrões e problemas, você pode praticar usando o pensamento estratégico perguntando a si mesmo, “Como faço para ampliar o que eu considero?” Perguntas são a linguagem da estratégia.
Nossa vice-presidente de RH, Lisa, percebeu que sua vida e experiências passadas lhe deram uma lente estratégica, mesmo que ainda míope. Então ela se esforçou para ampliar sua perspectiva e habilidades de pesquisa. Se tornando mais curiosa e olhando para a informação de diferentes pontos de vista, ela teve a capacidade de reduzir sua miopia e ver diferentes possibilidades, abordagens e potenciais.
Por exemplo, quando estava trabalhando em um projeto de retenção de talentos, ela se fez uma série de perguntas:
Fazendo essas perguntas primeiro, ela reconheceu que poderia engajar melhor os colegas de trabalho e os executivos senior de forma que iria beneficiar o projeto. E ainda ajudaria a formar a percepção de que ela foi inteligente e estratégica.
Pensadores estratégicos também sabem falar a linguagem estratégica. Eles priorizam e organizam seus pensamentos. Eles estruturam suas comunicações verbais e escritas de um jeito que ajuda a audiência a focar em sua mensagem principal.
Aqueles que são realmente habilidosos, levam pessoas para o processo de identificar problemas, moldando um entendimento comum e escolhas estratégicas. Se isso soar difícil, é porque realmente é. Mas existem maneiras que podem ajudar você a desenvolver essas habilidades:
Lisa percebeu que a sua forma de argumentar e expor ideias criava a percepção de que ela não estava sendo estratégica. Então começou a mudar isso. O primeiro passo foi focar nas suas conversas com o Diretor de Recursos Humanos.
Ela conseguiu aumentar o nível das discussões e enviou problemas táticos para seu e-mail. Para isso, focou em uma ou duas estratégias e contextualizou os problemas dentro da lista de prioridades do Diretor de Recursos Humanos e do CEO.
No início de seu trabalho, Lisa tinha uma rotina cheia, correndo de reunião em reunião. Ela achou que isso dificultava para contribuir e desenvolver o pensamento estratégico na organização, pois não tinha tempo para refletir sobre os problemas e considerar opções.
Reconhecendo que ela não estava dando o melhor de si, Lisa começou a avaliar suas tarefas com base na urgência e importância e parou de ir a reuniões que não precisava. Depois disso, reservou espaço na sua agenda para pensar e analisar os problemas. Porém, ela passou pela culpa inicial de “Estou trabalhando, mesmo quando estou sentada na minha mesa apenas pensando?”
Lisa também praticou outras habilidades chave. Ela aprendeu a compreender as discussões e a desafiar, sem deixar que isso fosse para o lado pessoal. Assim ela conseguiu fazer as perguntas difíceis para outras pessoas além de si mesma.
Para fazer isso, ela focou nos problemas, não nas pessoas, e usou colegas neutros para desafiá-la em seu pensamento. Para gerenciar a ambiguidade inevitável que aparece quando você faz mais perguntas, Lisa também aprendeu a deixar claro seu critério de decisão, permitindo que ela encarasse melhor as informações imperfeitas.
A tarefa de aprimorar o seu pensamento estratégico nas organizações pode ser desconfortável. A princípio, você pode sentir que está dando tiros no escuro. Sua visão estará desfocada enquanto você administra seus sentimentos inquietantes, que vêm com o desafio das suas próprias suposições.
Aos poucos, você começará a se sentir confortável com o conflito e a curiosidade. Após esse momento, você será capaz de contribuir em um nível maior, e ficará satisfeito por ter corrido esse risco.
Um dos principais fatores para desenvolver mais o pensamento estratégico nas organizações é saber trabalhar com KPIs. Para ajudar nessa tarefa, a Siteware desenvolver o STRATWs One, uma plataforma que transforma a estratégia de gestão da empresa em processo.
Dessa forma, você consegue liberar o tempo que seria usado em tarefas mecânicas para pensar os problemas de forma mais estratégica. Assim, contribui de forma mais efetiva para o crescimento da empresa e dá um passo importante para o seu próprio crescimento profissional.
Peça uma demonstração do STRATWs One e comece já essa mudança de mentalidade!
Texto retirado daqui.
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