Tendências organizacionais: 7 dicas que merecem a sua atenção

CONTEÚDO

Novas tendências organizacionais
Novas tendências organizacionais

CONTEÚDO

As empresas que querem se manter competitivas no mercado em que atuam precisam estar sempre atentas às novidades no campo da gestão e de tecnologia.

Pensando nisso, fizemos uma breve curadoria com as 7 novas tendências organizacionais para ficar de olho.

Continue a leitura e saiba como cada uma das tendências aqui citadas podem beneficiar o seu negócio.

7 tendências organizacionais que merecem sua atenção

1 – Employee Experience

Recentemente, muito tem se falado sobre Customer Experience e sobre garantir a melhor experiência possível aos clientes da marca. No entanto, uma das novas tendências organizacionais que vem ganhando a atenção de muitas empresas é o Employee Experience.

Cada vez mais as organizações estão se preocupando em oferecer uma experiência de qualidade para seus colaboradores, tendo em vista a fundamental importância deles para os resultados do negócio.

Nesse sentido, ações com foco na melhoria do clima organizacional, na flexibilidade da carga horária de trabalho e nos programas de incentivo, tem grande potencial para gerar bons efeitos nos índices de retenção e de produtividade, além de ser bastante benéfico para a reputação da marca.

Veja mais: Conheça as 5 principais tendências na gestão de pessoas

2 – Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial, apesar de não ser uma temática totalmente nova, está cada vez mais fazendo parte das organizações. O que acontece é que as empresas que ainda não adotaram essa tecnologia acabam ficando para trás e, assim, se não fizerem algo rapidamente, perderão mercado para seus concorrentes.

Basicamente, a Inteligência Artificial se refere à possibilidade de as máquinas aprenderem determinados comportamentos e ações conforme elas são utilizadas. Computadores são treinados para executar tarefas específicas e se aproximar ao máximo da linguagem e do raciocínio humano.

Dessa forma, usando a inteligência artificial, a empresa pode conhecer melhor seus clientes e descobrir o que determinados segmentos deles preferem ou necessitam. Assim, o desenvolvimento de produtos e a criação de campanhas de marketing é muito mais assertiva. Até ofertas adicionais podem ser feitas em tempo real, quando um cliente está fazendo compras em um e-commerce, por exemplo.

Um exemplo de uso da Inteligência Artificial são os assistentes virtuais, como a Siri e a Alexa.

É muito importante entender o conceito de IA, por isso, confira este vídeo da ComputerWorld:

3 – Big Data

O Big Data integra a nossa lista de novas tendências organizacionais para 2020 porque ele se refere à solução que muitas empresas têm encontrado para lidar com grandes volumes de dados.

A intenção do Big Data é transformar esses dados aparentemente aleatórios em informações relevantes para a marca.

Por exemplo, com base nas publicações que você curte, nas páginas e perfis que você segue e no conteúdo que você compartilha, o Instagram e o Facebook, que pertencem ao mesmo dono, direcionam o tipo de conteúdo que vai aparecer no seu feed, bem como os anúncios e os posts patrocinados. Isso é feito a partir da análise de Big Data.

Assim, da mesma forma que a inteligência artificial, o Big Data pode ajudar sua empresa a conhecer melhor clientes para satisfazê-los da melhor forma, ou analisar informações do mercado para que a empresa tome melhores decisões estratégicas.

Nem sempre é fácil entender como o Big Data funciona, assim, vale a pena assistir a este vídeo do Meio & Mensagem:

Veja mais: Passo a passo: como implementar Big Data em seu negócio e obter insights valiosos

4 – Internet das Coisas

A Internet das Coisas se refere à possibilidade de objetos do dia a dia estarem conectados entre si através da internet.

Assim, no comércio, por exemplo, as prateleiras inteligentes emitem um alerta ao setor de estoque avisando sobre a falta de determinados produtos. Na indústria, as máquinas “conversam” para trocar informações sobre a produção e otimizá-la.

Além disso, em sua casa, sensores em embalagens de alimentos podem mostrar que acabaram em sua geladeira, assim que são retirados dela, e fazer um pedido automaticamente para que sejam entregues para você.

Outra maneira de usar a internet das coisas é internamente nas empresas, colocando sensores em máquinas da linha de produção para que façam automaticamente pedidos de matéria prima ao estoque, ou avisem a expedição que os pedidos estão prontos para serem despachados.

Quer entender mais sobre IoT? Então, confira este vídeo do Código Fonte:

5 – Metodologias ágeis

As metodologias ágeis, como o próprio nome sugere, tem como proposta agilizar os processos de uma organização.

O trabalho em equipe, a multidisciplinaridade e a melhoria contínua são alguns dos pilares das metodologias ágeis.

Estruturadas em ciclos curtos, a principal preocupação das metodologias ágeis é fazer entregas rápidas e frequentes.

Scrum, Lean e Kanban são exemplos de metodologias ágeis muito usadas nas organizações.

Essas metodologias de trabalho na gestão de projetos e de equipes é muito mais ágil e traz melhores resultados, focados nas necessidades dos clientes. Assim, os custos diminuem e o valor agregado aumenta.

Se metodologias ágeis ainda são um mistério para você, então, dê uma olhada nestas explicações do Andriele Ribeiro:

Saiba mais: Metodologia ágil: lançada no início do século, mais atual do que nunca

6 – Organizações Exponenciais

Organizações Exponenciais são aquelas empresas com crescimento muito acima da média do mercado em que elas estão inseridas.

Em 2020, essas organizações, calcadas nos conceitos e escalabilidade e inovação constante, devem continuar se destacando.

Como exemplo de empresas exponenciais, podemos citar a Netflix e o Spotify. Ambas apresentaram uma solução inovadora aos seus mercados e a custos relativamente baixos se comparados aos modelos tradicionais.

Além da escalabilidade e da inovação no conteúdo ou na forma de oferecer esse conteúdo, as empresas exponenciais se destacam também pela personalização da experiência do usuário.

No caso dos exemplos citados anteriormente, a interface dessas plataformas de streaming é adaptada aos gostos de cada usuário.

7 – RH próximo do Marketing

Encerrando a nossa lista de novas tendências organizacionais para 2020, temos a maior aproximação entre o departamento de Recursos Humanos e o de Marketing.

A forma com que a empresa se comunica com seus colaboradores é um aspecto que merece a atenção dos gestores.

Nesse sentido, para que as informações sejam passadas corretamente e para que haja maior engajamento por parte dos funcionários, RH e Marketing precisarão trabalhar juntos. A intenção é desenvolver maneiras de difundir a cultura organizacional e estabelecer uma comunicação mais eficiente.

Assim, entendendo melhor o posicionamento da empresa no mercado, cada colaborador poderá entregar o valor que os clientes buscam. Dessa forma, as expectativas desses clientes serão atendidas e até superadas, auxiliando de forma decisiva em sua conquista e fidelização.

O que achou das tendências que citamos aqui? Qual mais chamou a sua atenção e te deixou mais inclinado à implementar na sua empresa? Conta pra gente nos comentários!

Confira em nosso blog: Novas tendências em avaliação de desempenho para os próximos anos

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que ajuda sua empresa a ter os dados que precisa em tempo real. Assim, é possível definir e acompanhar a performance das equipes, fazer ajustes e tomar decisões com mais agilidade e assertividade.

Hoje mais de mil empresas e 160 mil usuários já usam o STRATWs One. E sua empresa, quando vai começar?

Banner 16 Tendências organizacionais: 7 dicas que merecem a sua atenção