Como mensurar o quão competitiva é a sua empresa?
Basicamente, a competitividade de um modelo de negócio é definida pela vantagem que ele tem sobre os seus concorrentes no mercado.
Essa vantagem pode ser definida a partir de uma série de fatores que coloquem a empresa em posição de destaque.
Nesse sentido, os indicadores de competitividade são ferramentas que ajudam a dimensionar a força de uma empresa e obter insights sobre o que fazer para torná-la mais competitiva.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para explicar o que são os KPIs de competitividade e como eles podem ser úteis.
Além disso, separamos aqui estes 7 indicadores de desempenho de competitividade que você pode implementar no seu negócio:
Leia também: CEO da Siteware fala sobre inovação e competitividade
Os indicadores de competitividade são ferramentas utilizadas para mensurar e monitorar fatores que determinam as vantagens competitivas de uma empresa.
Esses fatores podem ser, por exemplo, a participação da empresa no mercado (market share), a qualidade dos seus produtos ou serviços, a lucratividade, o reconhecimento da marca, a satisfação do público-alvo e vários outros.
A utilização dos KPIs de competitividade é importante para que a empresa possa alinhar suas estratégias à sua realidade competitiva perante os concorrentes. Assim, fica mais fácil definir ações que coloquem o seu modelo de negócio em posição de destaque no mercado.
Confira agora 7 exemplos de indicadores de competitividade que você pode implementar na sua empresa para avaliar suas vantagens competitivas.
Market share se refere à parcela do mercado que a sua empresa detém atualmente. Quanto maior for essa fatia, mais competitiva a sua empresa é.
Para calcular o market share, é necessário dividir o volume de vendas do seu negócio pelo volume total de vendas do mercado e depois multiplicar por 100 para ter o resultado percentual.
Confira mais detalhes: Participação no mercado: como calcular o market share de uma empresa?
Uma maneira de mensurar a competitividade de seu negócio no mercado é fazendo a análise Porter.
Veja como fazê-la neste vídeo de nosso canal no YouTube:
O faturamento de uma empresa também é determinante para o seu nível de competitividade. Se o faturamento está baixo, é sinal de que as vendas não estão indo bem e de que o seu público-alvo está preferindo as soluções da concorrência.
Com base nos resultados apresentados por esse indicador, é possível investigar as possíveis causas para o faturamento baixo, como a política de preços e a qualidade final dos produtos ou serviços.
Empresas que vendem produtos para outros países costumam usar esse indicador de competitividade.
Se a participação nas exportações é baixa quando comparada a dos concorrentes, é sinal de que a empresa é pouco competitiva nesse aspecto.
Empresas com baixa rotatividade de colaboradores tendem a ser mais competitivas, pois mostra que ela valoriza e se preocupa com seus funcionários.
Para calcular esse indicador, divida o total de desligamentos pelo total de talentos que a empresa tinha no início do período analisado. Multiplique o resultado por 100 para obter o resultado percentual.
Para aumentar a retenção de talentos, veja dicas neste post: Porque e como investir no desenvolvimento de pessoas dentro das empresas
Veja como a tecnologia pode ajudar sua empresa a manter os melhores talentos e se tornar cada vez mais competitiva:
O retorno sobre o investimento (ROI) é um indicador de competitividade que mostra o quanto a empresa é capaz de recuperar o dinheiro investido em projetos específicos ou no próprio financiamento do modelo de negócio.
O cálculo é a relação entre o lucro obtido (investimento – gastos) e o montante investido.
Veja mais exemplos de indicadores financeiros: 9 indicadores financeiros que você não deve ignorar
A produtividade é uma grande vantagem competitiva. Empresas que conseguem produzir muito com o mínimo possível de recursos e sem prejudicar a qualidade final costumam se destacar no mercado.
Para calcular a produtividade, divida todas as saídas (outputs) pelas entradas (inputs).
Leia mais: 4 exemplos de indicadores de produtividade para otimizar seus resultados
Veja mais neste vídeo:
Se os clientes estão insatisfeitos com seu produtos ou serviços, a sua empresa com certeza se tornará menos competitiva.
Portanto, busque manter os índices de satisfação dos clientes em níveis elevados. Assim, além de garantir a competitividade do seu modelo de negócio, será possível reduzir os custos com aquisição de clientes.
Conheça mais: 8 indicadores de satisfação do cliente fundamentais para o gerenciamento estratégico
Essas foram as nossas 7 dicas de indicadores de competitividade. O que você achou?
Faça uso dessas ferramentas para entender suas vantagens competitivas e traçar estratégias que as favoreçam.
Este post também pode interessar a você: Como avaliar o valor de uma empresa: 5 métodos para o cálculo
O STRATWs One é um software de gestão de desempenho empresarial especialmente desenvolvido para a criação, acompanhamento e compartilhamento de KPIs.
Veja algumas das vantagens que o fazem ser o escolhido de mais de mil empresas:
Uma empresa produtiva, com certeza, é mais competitiva. Veja neste e-book gratuito como ser um empreendedor mais produtivo: Os 4 maiores inimigos da produtividade do empreendedor
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |