“A estratégia torna as escolhas sobre o que não fazer tão importantes quanto as escolhas sobre o que fazer”.
Esta frase do mestre do planejamento estratégico, o professor de Harvard Michael Porter, ilustra com precisão a importância da implementação do planejamento estratégico nas empresas.
Afinal, por que fazer planejamento estratégico?
Mais do que conhecer as forças competitivas do mercado, estudar as forças e fraquezas da empresa, as ameaças e oportunidades que se divisam no horizonte por meio da matriz SWOT e usar outras ferramentas para traçar objetivos, metas e ações, é na tomada de decisão do dia a dia que tudo isso se torna palpável e real.
Mesmo com o norte traçado e bem definido, é nas escolhas diárias do que fazer e do que não fazer que uma empresa faz a implementação do planejamento estratégico, transformando um objetivo abstrato em resultados na ponta do lápis.
Mas como fazer o que foi planejado se transformar em, realidade? Isto é: com fazer a implementação do planejamento estratégico organizacional, de forma prática e objetiva?
A tecnologia pode ajudar de alguma forma?
Nesta postagem, você vai entender como fazer a implantação do planejamento estratégico para que ele deixe de ser uma ideia na cabeça, e passe a ser uma série de metas cumpridas em suas mãos.
Leia também: Saiba a importância de um planejamento estratégico para startups
Antes de desvendar os segredos da implementação da estratégia organizacional, confira este vídeo:
A importância do planejamento estratégico nas empresas é reconhecida e valorizada pela grande maioria dos gestores.
Todos se esforçam em estudar o mercado e os concorrentes, as forças e fraquezas da empresa, as oportunidades e as ameaças do ambiente externo para, assim, traçar os planos de ação que vão levar a organização a alcançar seus objetivos.
Mas onde muitos ainda pecam é, exatamente, na implantação do planejamento estratégico.
O segredo desta etapa do processo estratégico organizacional está no monitoramento constante.
Dessa forma, baseando-se em indicadores de performance, que precisam ter sido definidos anteriormente, quando se fez o planejamento estratégico, o gestor saberá se está no caminho certo ou se é preciso ajustar o rumo.
Mas você sabe como usar indicadores na hora de fazer a implantação estratégica? Então, continue a leitura de nosso texto.
DICA: Os 5 mitos da estratégia: conheça e entenda por que não acreditar neles
Antes de prosseguirmos, é preciso entender o que são indicadores de performance, também chamados de KPI (Key Performance Indicator).
Indicadores de performance.são parâmetros definidos pela empresa que devem ser usados para mensurar o desempenho da organização, avaliar seus resultados e auxiliar na tomada de decisão.
Só de ler essa descrição, já começa a ficar mais clara a importância de uma implementação do planejamento estratégico bem realizada. Sem ela, não será possível corrigir os rumos e saber se a empresa está “indo bem”, dentro do que foi planejado.
Mas como fazer esse monitoramento?
Nessa hora, a tecnologia e transformação digital nas empresas se tronam duas grandes aliadas do gesto empresarial.
Por que o ideal é que se conte com softwares de gestão de performance que forneçam esses dados de forma automatizada, com painéis de controle que mostrem as informações em tempo real e possibilitem a execução, por exemplo, da chamada gestão à vista.
O que é a gestão a vista?
Usar um painel de controle com dados e informações de desempenho das esquipes e funcionários em tempo real e mantê-lo em exposição para os colaboradores em monitores estrategicamente posicionados. Isso é a gestão à a vista.
Trata-se de uma forma ágil e motivadora de manter todos a par do desempenho da empresa, a hora que se desejar.
Perceba que ele é bastante visual e intuitivo. Dessa forma, por meio de cores e formas, é possível saber rapidamente se as metas foram alcançadas, mês a mês.
Além disso, há um resumo, nas primeiras colunas, mostrando a meta desejada e o resultado real alcançado, para que se tenham esses números bem claros e se saiba o quanto se precisa melhorar (ou continuar fazendo certo!).
Assim, além de criar um senso de propósito, fazendo com que todos percebam que suas ações se refletem no resultado final da empresa, a gestão à vista proporciona muita agilidade. E mais: traz os subsídios necessários para quem precisa tomar decisões rápidas e baseadas em dados e fatos, não em opiniões e conjecturas.
E para que os resultados fiquem ainda mais evidentes, bons softwares de gestão de performance costumam usar gráficos o mais intuitivos possível, assim, todos entendem tudo rapidamente.
Veja este exemplo do STRATWs One, com ponteiros indicando por meio de cores os resultados da empresa:
A gestão à vista é um tema muito abordado em nosso blog. Confiara alguns textos que podem te ajudar a entender melhor essa estratégia de gestão de equipes:
Lembre-se que para fazer a implementação da estratégia organizacional seus colaboradores precisam por a m˜åo na massa!
Isto é: precisam entregar no prazo as tarefas que lhes foram designadas nos planos de ação. Mas como saber se essas rotinas e projetos estão sendo realizados?
Para isso, é necessário acompanhar as entregas individuais de cada colaborador. Mas já pensou fazer isso manualmente, enviando e-mails cobrando as entregas, ou mesmo em planilhas complicadas e sempre desatualizadas?
Para que isso seja bem mais fácil e ágil de fazer, o STRATWs One disponibiliza telas com relatórios como este:
Fácil de acompanhar, não?
Aproveite e compartilhe esta dica com seus colaboradores: Métodos de organização no trabalho: 4 dicas para entregar todas as sua tarefas!
Outro ponto importante na Implementação do planejamento estratégico ee a solução de problemas. Assim, ao monitorar os indicadores e perceber que as coisas não vão como o planejado, é preciso tomar providências.
Mas como saber se as providências tomadas estão surtindo os efeito desejados? É preciso acompanhar os resultados continuamente e em tempo real.
Para isso, o STRATWs One também oferece funcionalidades focadas na solução de problemas, com telas e relatórios completos. Eles mostram tanto a situação atual como a tendência de melhoria ao longo tempo. E, além disso, o progresso das ações estipuladas.
Ne verdade, essas funcionalidades ajudam sua empresa a implementar a metodologia PDCA para a solução de problemas. (Saiba mais sobre o Ciclo PDCA neste post de nosso blog: O que é Ciclo PDCA e como ele pode melhorar seus processos).
Vejas, agora, algumas telas que você pode usar ao solucionar problemas durante a implementação da estratégia:
Leia também: Conheça exemplos de DMAIC na prática e veja como as 5 etapas do método otimizam processos organizacionais
Outro método muito usado para fazer a implementação do planejamento estratégico é a chamada metodologia OKR, que vamos apresentar em seguida.
Se você ainda não conhece essa metodologia de implementação da estratégia, então, veja também este vídeo:
Leia mais: Como definir OKR: dicas e exemplos para colocar em prática em sua empresa
Um método que ficou consagrado por sua utilização no Google, OKR significa Objetivos e Resultados Chave.
Seu segredo está na forma ágil como são definidos esses indicadores e em uma característica especial dos Resultados Chave, que auxilia no monitoramento da execução da estratégia.
Para se definir o objetivo, deve-se responder à pergunta:
Assim, o objetivo é o resultado final que a empresa deseja atingir, como por exemplo: conquistar mais 5% de Market Share até o final do ano.
Mas como saber se a empresa está no caminho certo?
É neste ponto que os Resultados Chave são de extrema importância na implementação do planejamento estratégico, pois, para defini-los será preciso responder à pergunta:
Assim, podem-se definir Resultados Chave como estes:
Perceba que os Resultados Chave se referem a ações que se derem certo, levarão ao atingimento do objetivo.
Assim, caso no segundo mês após a implementação do planejamento não se tenha conseguido alcançar alguns desses Resultados Chave (proporcionalmente a esse período), alguma medida adicional ou de ajuste deverá ser tomada para que sejam alcançados.
Portanto, percebe-se com antecedência se o planejamento está sendo adequadamente implantado ou se é necessário corrigir seus rumos.
Veja mais: Tipos de planejamento estratégico: conheça os 3 principais e como aplicar em sua empresa
Ficou claro para você a importância da implantação do planejamento estratégico e como ela pode ser monitorada?
Lembre-se: fazer um planejamento estratégico é fundamental, mas se não for executado adequadamente, de nada terá valido todo esse trabalho.
Saiba mais: Vantagens e desvantagens do planejamento estratégico: vale mesmo a pena?
O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que permite criar, acompanhar e compartilhar KPIs. Assim, é possível monitorar a implementação da estratégia organizacional e fazer os ajustes necessários.
Veja porque mais de mil empresas e 160 mil usuários escolheram fazer a implementação estratégica com o STRATWs One. Confira suas vantagens:
Se você quer dominar plenamente a implementação do planejamento estratégico, então, baixe nosso e-book gratuito: A importância do Planejamento Estratégico Empresarial
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