Gestão 4.0: longevidade e projeções para a sua empresa
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Inovação e governança nunca andaram tão juntos quanto na atualidade. Afinal, em uma sociedade em constante evolução, a transformação digital se faz cada vez mais presente dentro das empresas e exige, cada vez mais, que gestores e empresários pensem e repensem seus negócios. E é nesse contexto, que o conceito de gestão 4.0 está diretamente relacionado com a longevidade dos negócios.
Em uma pesquisa recente levantada pela Siemens, um dos maiores conglomerados industriais do mundo, é possível identificar um ganho na eficiência de todos os setores de engenharia e produção entre 15% e 30% entre empresas que já tinham o perfil da Indústria 4.0 antes da pandemia.
Isso porque a eficiência na produção e demais processos internos, apoiados pelas práticas cada vez mais sustentáveis ambientalmente e várias outras características presentes na gestão 4.0 são necessárias para que as empresas se mantenham competitivas no mercado e ainda atenda as expectativas dos clientes, que são cada vez mais exigentes.
Interessado em entender como a gestão 4.0 está diretamente ligada à longevidade dos negócios? Continue a leitura e confira!
O que é gestão 4.0 e qual o seu reflexo na gestão atual?
A gestão 4.0 é o resultado da chamada 4ª Revolução Industrial, uma mudança que começou a acontecer com força no início do século XXI e está diretamente relacionada à evolução e uso da tecnologia dentro da gestão das empresas modernas.
Isso porque com novas ferramentas como a computação na nuvem, inteligência artificial, big data, uso de dados, robótica etc, um mar de possibilidades se abriu em termos de modelos de negócios e também na forma de fazer as coisas. Dessa forma, empresas descobrem todos os dias novos jeitos, mais baratos e eficientes, de realizar seus processos. Tudo isso garante que equipes de alta performance sejam capazes de entregar produtos e serviços que atendam de fato o seu público.
Isso levou a uma mudança na gestão das empresas, e a palavra-chave aqui é “dados”. Atualmente, os diferentes tipos de software coletam dados que podem ser usados para pautar todas as decisões nas empresas. Assim, o acompanhamento em tempo real dos números dá a oportunidade para mudanças e tomadas de decisão rápidas, mas também exigem dinamismo e jogo de cintura das equipes para fazer os ajustes necessários.
Tudo isso permite que a gestão 4.0 promova novas formas de gerenciamento inovadoras e modernas, o que torna os processos dentro das empresas mais rápidos, eficientes e precisos.
É com esse ambiente em constante mudança e modernização que o gestor atual precisa lidar. Por outro lado, é esse mesmo gestor que precisa olhar também para sua equipe e encontrar formas de mantê-la motivada e engajada para um desenvolvimento constante da empresa.
Toda essa modernização é o alicerce para que empresas possam estar focadas em promover a longevidade das suas marcas e garantirem que a experiência do consumidor esteja no centro, o chamado customer centric.
Principais características da gestão 4.0
Para que a sua empresa possa se adaptar à gestão 4.0, a seguir separamos alguns dos pilares para serem adotados. Dessa forma será possível alcançar benefícios, como:
- Diminuir os custos de produção no dia a dia;
- Aumentar a qualidade dos produtos;
- Virtualização dos processos;
- Otimizar os serviços por meio de uma análise robusta de dados e em tempo real;
- Aumentar a competitividade da empresa, fomentando assim a longevidade dela no mercado;
- Entregar produtos em um tempo menor;
Confira como fazer isso:
#01 O cliente no centro
Com a popularização da internet, o consumidor nunca esteve tão informado quanto atualmente. Na atualidade, as pessoas trocam impressões de maneira muito rápida e eficiente, seja nas mídias sociais, pesquisas de preços e até em sites especializados em promover essas trocas.
Essa postura mais ativa do consumidor muda tudo. Isso porque a dinâmica de ter uma ideia genial e colocá-la no mercado sem antes verificar se o seu produto é algo que as pessoas desejam definitivamente pertence ao passado. Na Gestão 4.0, é essencial a empresa entender profundamente as necessidades e o comportamento do seu consumidor.
Necessidades essas que são orgânicas e mudam frequentemente. Hoje, empresas que não se adaptam às mudanças e necessidades do seu público, tendem a ficar para trás e perder para a concorrência, que está disposta a se adaptar para ganhar mercado. Ou seja, uma empresa que não consegue entender a importância do customer centric, tende a ser muito menos próspera e se tornar esquecível com o passar do tempo.
E esse ponto nos leva ao segundo pilar da gestão 4.0: a integração dos canais de comunicação.
#02 Multicanais
Com o consumidor no centro da sua metodologia de gestão, é mais fácil entender por quais canais ele prefere se relacionar com as marcas. Dessa forma, oferecer opções é importante, uma vez que o consumidor atual faz questão de uma boa experiência. Assim, a sua estratégia de relação com o cliente deve abranger multicanais.
Na pandemia, por exemplo, e com alta necessidade de canais digitais para se comunicar, a exigência do conceito de omnichannel colocou à prova que eram poucas as empresas realmente preparadas para oferecer uma experiência capaz de convergir em todos os canais e criar uma rede de comunicação única e personalizada.
Além disso, se no passado, as vendas podiam ser divididas em físicas e online, hoje, modelos híbridos já são comuns, permitindo que o cliente pesquise e experimente o produto no físico e realize a compra online ou vice-versa.
#03 Automação de processos
Atualmente, existem diversos softwares que permitem automatizar inúmeras tarefas e funções por meio da análise de dados. Dos mais básicos, como as plataformas de agendamento de envio de emails, aos mais completos e complexos, como os sistemas de BPM (Business Process Management).
A grande vantagem dessas ferramentas é o tempo que elas economizam para gestores e seus liderados. Nesse sentido, empresas que desejam alcançar o nível de gestão 4.0 devem se atentar com automatização dos processos, permitindo agilidade, eficácia e redução de custos em atividades que são características de processos industriais passados.
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#04 Captação, análise e uso dos dados
É provável que você já tenha ouvido falar que “os dados são o novo petróleo”. Essa célebre frase foi criada pelo matemático Clive Humby e retrata bem para o conceito de gestão 4.0 e como ela pode apoiar no futuro das empresas.
Isso porque se em um passado não tão distante, as empresas lidam com dados pouco objetivos e que muitas vezes eram usados apenas para reforçar um “achismo”. Hoje, a quantidade de dados gerados diariamente exige até que conceitos como business intelligence sejam fundamentais para que haja uma gestão estratégica.
Com as ferramentas modernas para a análise de dados é possível compreender melhor o comportamento do seu consumidor (fundamentais para os pilares anteriores) e a partir daí, garantir que esses números se transformem em ações para que todos os processos da empresa sejam cada vez mais eficazes.
#05 Ferramentas digitais
Para aplicar a gestão 4.0 de maneira estratégica, é fundamental que ferramentas virtuais estejam acopladas aos seus processos. Hoje, tê-las é fundamental para obter insights e informações capazes de gerar planos de ação, e permitir que a liderança possa tomar decisões baseadas em dados e informações concretas.
Para isso, existem soluções capazes de apoiar a liderança, como o acompanhamento de metas e indicadores, que vão apontar para os resultados que irão de fato entregar informações que permitirão a longevidade do seu negócio.
Para saber mais, confira os próximos passos!
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