Falta de planejamento nas empresas: 6 consequências que você deve evitar

CONTEÚDO

ilustração simbólica de executivo sofrendo as consequências da falta de planejamento nas empresas
ilustração simbólica de executivo sofrendo as consequências da falta de planejamento nas empresas

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A sua empresa conta com um planejamento estratégico? Se não, saiba que o seu negócio está mais vulnerável a consequências negativas.

Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre a falta de planejamento nas empresas:

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 21% das empresas não conseguem sobreviver após o primeiro ano de vida.

E um dos principais motivos ao qual se atribui isso, conforme um estudo do Sebrae, é a falta de planejamento nas empresas, em especial naquelas de pequeno e médio porte.

Isso mostra que quando feito de maneira correta, o planejamento estratégico dá os direcionamentos para gestores e colaboradores alcançarem os objetivos do negócio.

Além disso, ele ajuda a compreender o atual momento em que a empresa se encontra. Dessa forma, é possível definir os planos de ação que deverão ser colocadas em práticas para garantir o sucesso da organização.

Neste artigo, vamos listaremos as principais consequências da falta de planejamento nas empresas. Por isso, continue a leitura e saiba porque você deve fazer um planejamento estratégico para o seu negócio o quanto antes.

Assim, você evitará consequências negativas como estas:

  1. Desconhecimento sobre a própria empresa
  2. Desconhecimento sobre o público-alvo
  3. Gastos desnecessários
  4. Precificação inadequada
  5. Volume de vendas aquém do potencial da empresa
  6. Dificuldades na captação e retenção de talentos

Leia também: Vantagens e desvantagens do planejamento estratégico: vale mesmo a pena?

6 consequências da falta de planejamento nas empresas

1 – Desconhecimento sobre a própria empresa

A falta de planejamento nas empresas tem como uma de suas consequências o desconhecimento sobre a própria organização.

É durante o processos de construção do planejamento estratégico que são identificados os pontos fortes da empresa e suas fraquezas, bem como as oportunidades e as ameaças que rondam o negócio.

Sem essas informações, fica mais difícil definir estratégias e planos de ação para melhorar os resultados.

2 – Desconhecimento sobre o público-alvo

O planejamento estratégico também é importante para que a empresa possa entender melhor quem é o público para o qual seus produtos ou serviços são direcionados.

Quando há esse desconhecimento, pode acontecer de a sua empresa tentar vender um solução que pouco interessa ao público que ela quer atingir. O mesmo vale para as campanhas de marketing e para as estratégias de comunicação.

Todas as ações da empresa, de um modo geral, precisam considerar o perfil do público que se quer alcançar. E o planejamento é bastante útil nesse aspecto.

3 – Gastos desnecessários

Outro tópico que não poderia ficar de fora da lista de consequências da falta de planejamento se refere ao aumento de gastos desnecessários

A empresa que não se planeja tende a gastar mais dinheiro com coisas que não vão trazer tanto retorno quanto o esperado. As decisões sobre onde e quando investir são menos assertivas. Dessa forma, o fluxo de caixa da empresa é prejudicado e, consequentemente, sua sustentabilidade.

Sem um bom planejamento, a empresa pode, por exemplo, fechar contrato com um fornecedor que cobra muito mais caro que a média do mercado. Há também a questão tributária; o planejamento ajuda a evitar que você pague mais impostos que o necessário.

Existem diversas formas de reduzir gastos, veja algumas delas:

4 – Precificação inadequada

Sem o devido controle sobre os seus gastos, o preço praticado por sua empresa tende a ser inadequado. Isso porque é na precificação que você vai tentar suprir os custos e obter lucro.

E é aí que o planejamento se faz, mais uma vez, necessários. Por meio dele, você poderá otimizar os seus gastos e estabelecer preços condizentes com a realidade do seu negócio e do mercado.

Saiba mais: Pesquisa revela erros comuns de preços em empresas B2B

5 – Volume de vendas aquém do potencial da empresa

A empresa que não conta com um planejamento bem estruturado pode acabar vendendo bem menos do que é capaz. Por não conhecer seu público a fundo, a empresa não consegue estabelecer estratégias que sejam, de fato, eficientes para conquistar e fidelizar novos clientes.

Além disso, é no planejamento que se define a proposta de valor e se estrutura o Funil de Vendas. E esses são aspectos fundamentais para efetivar as negociações e expandir as vendas.

6 – Dificuldades na captação e retenção de talentos

Encerrando a nossa lista com as principais consequências da falta de planejamento nas empresas, temos o aumento da dificuldade em captar e reter talentos.

A empresa que conta com um bom planejamento consegue ter clareza sobre o perfil de funcionários que ela para compor o seu time. Além disso, o colaborador tende a ficar mais satisfeito em uma empresa que tem metas e processos bem estabelecidos e fluxos de trabalho organizados.

Essas foram as principais consequências que a falta de planejamento pode causar na sua empresa. Portanto, não negligencie esse importante aspecto da gestão corporativa.

Agora que você já viu a importância do planejamento, confira as dicas deste vídeo:

Conclusão: sem planejamento não há posicionamento

Definir o correto posicionamento de sua empresa, isto é, qual seu diferencial e qual é o seu público, é fundamental.

E sem um planejamento é impossível determinar esse fatores adequadamente. Dessa forma, se você deseja ter sucesso em seu negócio, precisa fazer o planejamento estratégico.

Para isso, você precisa contar com informações precisas sobre o desempenho da organização. E o STRATWs One é o software que já conquistou mais de mil empresas e 160 mil usuários exatamente por proporcionar isso.

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