Você já ouviu falar na Matriz BCG? Saberia dizer quais os quadrantes e dar exemplos de Matriz BCG?
Trata-se de uma metodologia de gestão desenvolvida na década de 1970 pelo empresário Bruce Henderson e fundador da Boston Consulting Group – BCG.
Ela é muito útil para orientar as tomadas de decisão em empresas de diferentes tipos e tamanhos no que se refere às soluções que elas oferecem e às suas estratégias de negócio.
Neste artigo, vamos explicar o que é e como fazer matriz BCG passo a passo:
Além disso, você vai conferir também exemplos de Matriz BCG pronta para se inspirar na hora de criar a sua.
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A Matriz BCG é um método utilizado para analisar graficamente o desempenho de determinadas soluções ou unidades de negócio de uma empresa.
A Matriz BCG considera a participação de determinado produto ou serviço no mercado e o potencial de crescimento que ele tem nesse mesmo mercado.
Com base nos resultados comparativos observados no gráfico, consegue-se tomar decisões estratégicas a respeito dos objetos de análise.
Existem outras matrizes importantes usadas no planejamento estratégico de um negócio, conheça algumas delas:
Conforme mencionamos anteriormente, a Matriz BCG é uma metodologia de análise que pode ser muito útil para empresas que trabalham com um portfólio variado de produtos e que precisam decidir em quais direcionar mais investimentos ou tirar de linha, por exemplo.
Antes de mostrarmos os exemplos reais de Matriz BCG, é importante que você entenda como ela deve ser feita. Para isso, elaboramos um passo a passo descomplicado.
Coloque na ponta do lápis todos os produtos e serviços da sua empresa que você quer analisar.
No gráfico cartesiano, você deverá traçar uma linha horizontal e outra vertical de modo a fazer com que elas formem um ângulo de 90º.
O eixo Y (vertical) representa o crescimento no mercado e o eixo X (horizontal) trata da participação relativa no mercado.
Com base no desempenho das soluções que você escolheu analisar, marque no gráfico cartesiano que você desenhou os pontos de interseção entre crescimento e participação no mercado para cada produto ou serviço.
Depois de marcar os pontos de interseção, desenhe quatro quadrantes dentro do gráfico cartesiano para classificar os produtos e serviços que você escolheu analisar.
São as soluções que lideram o mercado e que possuem o melhor desempenho comercial.
Neste quadrante estão os produtos e serviços com crescimento considerável mas que ainda têm baixa participação no mercado e não geram ganhos significativos para a empresa, apesar de terem grande potencial.
São produtos com baixo crescimento mas com alta participação no mercado, representando bons lucros para a empresa.
Produtos que aparecem no quarto quadrante da Matriz BCG estão no fim do seu ciclo de vida; possuem baixa participação no mercado e baixo crescimento.
Depois de classificar os seus produtos e serviços, você tem basicamente 4 opções de estratégia para cada grupo:
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Bom, chegou a hora de conferir alguns exemplos de Matriz BCG para você se inspirar e aplicar essa metodologia de análise aos produtos e serviços da sua empresa.
Este gráfico ilustra bem o jeito mais tradicional de montar a Matriz BCG:
Fonte: Neil Patel
Já este é um dos exemplos de Matriz BCG pronta que foge do modelo cartesiano:
Fonte: Trello
Coca-cola:
Fonte: Soften Sistemas
Nestlé
Fonte: Soften Sistemas
Bicicletas Luminus
Fonte: Luminus Cross
E aí, o que você achou desses exemplos reais de Matriz BCG? Conseguiu entender como essa metodologia de análise funciona?
Utilize a Matriz BCG na sua empresa e tome decisões mais acertadas sobre seus produtos e serviços.
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