Exemplos de Matriz BCG e passo a passo de como usar essa metodologia de análise na sua empresa

CONTEÚDO

exemplos de matriz bcg
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CONTEÚDO

Você já ouviu falar na Matriz BCG? Saberia dizer quais os quadrantes e dar exemplos de Matriz BCG?

Trata-se de uma metodologia de gestão desenvolvida na década de 1970 pelo empresário Bruce Henderson e fundador da Boston Consulting Group – BCG.

Ela é muito útil para orientar as tomadas de decisão em empresas de diferentes tipos e tamanhos no que se refere às soluções que elas oferecem e às suas estratégias de negócio.

Neste artigo, vamos explicar o que é e como fazer matriz BCG passo a passo:

  1. Liste todos os produtos e serviços que a sua empresa oferece;
  2. Crie um gráfico cartesiano;
  3. Coloque os produtos e serviços no gráfico;
  4. Desenhe os quatro quadrantes.

Além disso, você vai conferir também exemplos de Matriz BCG pronta para se inspirar na hora de criar a sua.

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MATRIZ BCG

O que é Matriz BCG?

A Matriz BCG é um método utilizado para analisar graficamente o desempenho de determinadas soluções ou unidades de negócio de uma empresa.

A Matriz BCG considera a participação de determinado produto ou serviço no mercado e o potencial de crescimento que ele tem nesse mesmo mercado.

Com base nos resultados comparativos observados no gráfico, consegue-se tomar decisões estratégicas a respeito dos objetos de análise.

Existem outras matrizes importantes usadas no planejamento estratégico de um negócio, conheça algumas delas:

Como preencher Matriz BCG?

Conforme mencionamos anteriormente, a Matriz BCG é uma metodologia de análise que pode ser muito útil para empresas que trabalham com um portfólio variado de produtos e que precisam decidir em quais direcionar mais investimentos ou tirar de linha, por exemplo.

Antes de mostrarmos os exemplos reais de Matriz BCG, é importante que você entenda como ela deve ser feita. Para isso, elaboramos um passo a passo descomplicado.

Passo 1 – Liste todos os produtos e serviços que a sua empresa oferece

Coloque na ponta do lápis todos os produtos e serviços da sua empresa que você quer analisar.

Passo 2 – Crie um gráfico cartesiano

No gráfico cartesiano, você deverá traçar uma linha horizontal e outra vertical de modo a fazer com que elas formem um ângulo de 90º.

O eixo Y (vertical) representa o crescimento no mercado e o eixo X (horizontal) trata da participação relativa no mercado.

Passo 3 – Coloque os produtos e serviços no gráfico

Com base no desempenho das soluções que você escolheu analisar, marque no gráfico cartesiano que você desenhou os pontos de interseção entre crescimento e participação no mercado para cada produto ou serviço.

Passo 4 – Desenhe os quatro quadrantes

Depois de marcar os pontos de interseção, desenhe quatro quadrantes dentro do gráfico cartesiano para classificar os produtos e serviços que você escolheu analisar.

1º quadrante – Estrelas

São as soluções que lideram o mercado e que possuem o melhor desempenho comercial.

2º quadrante – Pontos de interrogação

Neste quadrante estão os produtos e serviços com crescimento considerável mas que ainda têm baixa participação no mercado e não geram ganhos significativos para a empresa, apesar de terem grande potencial.

3º quadrante – Vacas leiteiras

São produtos com baixo crescimento mas com alta participação no mercado, representando bons lucros para a empresa.

4º quadrante – Abacaxis

Produtos que aparecem no quarto quadrante da Matriz BCG estão no fim do seu ciclo de vida; possuem baixa participação no mercado e baixo crescimento.

Depois de classificar os seus produtos e serviços, você tem basicamente 4 opções de estratégia para cada grupo:

  • Construir: produtos em que vale a pena investir no seu desenvolvimento;
  • Manter: produtos que devem permanecer na mesma posição;
  • Colher: produtos que representam bons ganhos e fonte de receita para a empresa;
  • Abandonar: produtos com baixo desempenho, que não valem a pena investir e que devem ser descontinuados.

Este post também pode interessar a você: O que é a estratégia do oceano azul, como aplicar e quais empresas já usam?

Exemplos de Matriz BCG pronta

Bom, chegou a hora de conferir alguns exemplos de Matriz BCG para você se inspirar e aplicar essa metodologia de análise aos produtos e serviços da sua empresa.

Este gráfico ilustra bem o jeito mais tradicional de montar a Matriz BCG:

Exemplos de Matriz BCG

Fonte: Neil Patel

Já este é um dos exemplos de Matriz BCG pronta que foge do modelo cartesiano:

Exemplos Matriz BCG

Fonte: Trello

Matriz BCG: exemplos de produtos reais:

Coca-cola:

Exemplo de Matriz BCG

Fonte: Soften Sistemas

Nestlé

Exemplos de Matriz BCG

Fonte: Soften Sistemas

Bicicletas Luminus

Exemplos de Matriz BCG

Fonte: Luminus Cross

E aí, o que você achou desses exemplos reais de Matriz BCG? Conseguiu entender como essa metodologia de análise funciona?

Utilize a Matriz BCG na sua empresa e tome decisões mais acertadas sobre seus produtos e serviços.

Faça isso e oriente melhor suas decisões com impacto financeiro para o seu negócio:

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