O planejamento estratégico faz parte do dia-a-dia das empresas que querem crescer de maneira ordenada e fortalecer sua cultura interna. Porém, os objetivos e metas traçados são muitas vezes engavetados ou deixados de lado por falta de organização na implementação.
Para que sua estratégia corporativa seja implementada e adaptada com frequência, é essencial realizar o desdobramento estratégico. Saiba qual é o significado dessa tática de gestão e como você pode implementá-la na sua empresa. Boa leitura!
O desdobramento de processos estratégicos é a divisão de um objetivo ou meta em suas atividades a fim de alcançar os objetivos planejados. Um exemplo simples de um desdobramento de metas seria separar os dados contidos nela em etapas dentro de cada atividade.
Por exemplo:
Meta: atingir um público 30% maior do que no período anterior;
Atividades que possibilitam o atingimento da meta: aumentar o investimento em tráfego pago, fortalecer o atendimento e a área de pós-vendas;
Basicamente, esse desdobramento é a forma como uma empresa pega sua grande visão ou estratégia — seus objetivos de longo prazo — e a divide em etapas menores, mais gerenciáveis e claras para cada nível da organização. Isso envolve transformar a estratégia em objetivos específicos para cada departamento, equipe e até mesmo para funcionários individuais.
Cada parte da empresa, então, sabe exatamente o que precisa fazer para contribuir para o sucesso geral.
Este método ajuda a garantir que todos na empresa estejam alinhados e movendo-se na mesma direção. Ao invés de ter algumas poucas mentes no topo tentando controlar tudo, cada parte da organização entende seu papel e como seu trabalho diário ajuda a empresa a alcançar seus objetivos grandiosos.
Agora que você já sabe o que é o desdobramento do planejamento estratégico, vamos focar no desdobramento de dois formatos de objetivos, os táticos e operacionais. Ambos possuem estratégias diferentes para que atividades eficazes sejam atreladas a eles.
A primeira etapa na realização do desdobramento do planejamento estratégico é o foco nos objetivos táticos, os mais abrangentes.
Essa forma de objetivo é estabelecida para ser cumprida em um período médio ou longo, normalmente entre 1 e 3 anos, e envolvem um setor inteiro a ser responsável pela sua implementação.
Como o nome já diz, esse objetivo vai diferenciar a empresa taticamente perante a concorrente. Um exemplo de objetivo tático pode ser: não deixar clientes sem resposta por até 24 horas.
Para que essa tática seja implementada, o desdobramento estratégico entrará em ação através de metodologias e programas que permitam ao colaborador dar o suporte necessário aos clientes.
Com o passar do tempo, as ações definidas para o desdobramento são realizadas, tornando possível o aumento da produtividade e consequentemente a chegada ao objetivo.
Os objetivos operacionais são mais técnicos e envolvem entregas de curto prazo, variando entre 3 e 5 meses. Esse formato de objetivo requer um acompanhamento através de indicadores de monitoramento que facilitam o seu andamento.
Um exemplo pode ser a captação de um novo talento para ocupar um cargo estratégico na empresa. O desdobramento ficará responsável por definir quais as atividades serão realizadas para que esse colaborador seja encontrado e cooptado.
Para colocar o desdobramento de atividades em prática é necessário seguir algum método. Confira alguns deles e como eles podem auxiliar na implementação de atividades assertivas.
Os Objectives and Key Results (Objetivos e resultados-chave, em português) podem ser definidos como um conjunto de metas que, unidas, trazem clareza sobre o papel da empresa. É através deles que se pode saber onde a organização quer chegar, o que vai ser feito para que essas metas sejam atingidas e quem ficará responsável por cada resultado-chave.
Enquanto o objetivo é a meta central – o desafio -, os resultados-chave são os feitos que precisam ser atingidos para o alcance do objetivo. Os OKR de marketing são traçados trimestralmente, mas também é possível também definir um OKR anual para toda empresa ou cada setor.
Vamos usar um exemplo básico para que você entenda com mais clareza.
Objetivo (meta principal):
Resultados-chave (metas mensuráveis):
Os resultados-chave serão as tarefas atribuídas para cada colaborador ou equipe. Aqui lembre-se também de traçar metas realistas.
É importante que os resultados-chave sejam qualitativos, para facilitar na gestão de cada OKR, metas qualitativas dificultam a tomada de ação e o acompanhamento.
Os KPIs ajudam a analisar o desempenho de uma empresa ou de um setor específico dela. Ou seja, são utilizados dados passados para analisar uma atividade que já está em prática.
Em português, a sigla significa indicadores-chave de desempenho. São os dados que possibilitam a verificação do andamento de uma estratégia. De extrema importância dentro do desdobramento estratégico, os KPIs permitem perceber quais processos estão funcionando e quais precisam ser reorganizados.
Exemplos de KPI aplicados ao Customer Success:
Faz parte do desdobramento acompanhar o trabalho dos colaboradores e designar funções compatíveis com suas habilidades.
Lembrando que o OKR, os KPIs e o acompanhamento dos colaboradores não são métodos antagônicos. Quando aplicados de maneira conjunta tornam o desdobramento estratégico uma tarefa de fácil acompanhamento e determinante para o sucesso da empresa.
O desdobramento estratégico em empresas é uma técnica fundamental para garantir que os objetivos de alto nível sejam alcançados por meio de ações concretas e coordenadas em todos os níveis da organização. Vamos entender como isso funciona de forma simples e clara.
O processo começa no topo, onde a liderança sênior define a visão e os objetivos estratégicos globais da empresa. Estes podem incluir metas como aumento de receita, expansão para novos mercados, inovação em produtos ou melhorias na sustentabilidade. Essa fase é crucial porque estabelece o que a empresa pretende alcançar em longo prazo.
Uma vez que os objetivos estratégicos estão claros, o próximo passo é desdobrá-los em objetivos táticos para os diversos departamentos ou divisões da empresa. Por exemplo, se a meta estratégica é aumentar a receita, o departamento de vendas pode receber metas específicas de vendas, enquanto o marketing pode trabalhar para aumentar o reconhecimento da marca.
Cada departamento então desenvolve planos sobre como alcançar essas metas, o que pode incluir campanhas específicas, novas abordagens de vendas ou inovações em produtos.
O passo seguinte é traduzir os objetivos táticos em metas operacionais que são ainda mais específicas e imediatas. Isso significa estabelecer metas claras para as equipes e até mesmo para os indivíduos dentro de cada departamento.
Por exemplo, um líder de equipe em desenvolvimento de produto pode ter o objetivo operacional de desenvolver um novo recurso específico até uma certa data. Essas metas são acompanhadas de indicadores de desempenho chave (KPIs) que ajudam a medir o progresso em direção às metas táticas e, por sua vez, estratégicas.
Um sistema de monitoramento contínuo é estabelecido para acompanhar o progresso em relação aos KPIs e metas operacionais. Isso permite que as equipes e gestores avaliem se as estratégias estão funcionando ou se ajustes são necessários.
O feedback regular e as revisões periódicas garantem que as ações permaneçam alinhadas com os objetivos estratégicos e que as estratégias possam ser adaptadas em resposta a mudanças no ambiente de negócios ou no desempenho interno.
Para gerir todas as informações da empresa com qualidade, é necessário unificar os dados de todos os setores, facilitando a tomada de decisões e a implementação do desdobramento estratégico através da coleta, análise e consolidação dos dados.
Realizar essa prática de forma manual é uma tarefa praticamente impossível, por isso, desenvolvemos o STRATWs One, um software de gestão estratégica simples de utilizar e de fácil instalação. Acesse o nosso site e conheça mais sobre essa ferramenta que ajudará a sua organização a crescer e se consolidar no mercado.
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |