Conheça o desdobramento estratégico e entenda como ele pode lhe ajudar a atingir metas corporativas

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O planejamento estratégico faz parte do dia-a-dia das empresas que querem crescer de maneira ordenada e fortalecer sua cultura interna. Porém, os objetivos e metas traçados são muitas vezes engavetados ou deixados de lado por falta de organização na implementação.
Para que sua estratégia corporativa seja implementada e adaptada com frequência, é essencial realizar o desdobramento estratégico. Saiba qual é o significado dessa tática de gestão e como você pode implementá-la na sua empresa. Boa leitura!

O que é o desdobramento de estratégico de processos?
O desdobramento de processos estratégicos é a divisão de um objetivo ou meta em suas atividades a fim de alcançar os objetivos planejados. Um exemplo simples de um desdobramento de metas seria separar os dados contidos nela em etapas dentro de cada atividade.
Por exemplo:
Meta: atingir um público 30% maior do que no período anterior;
Atividades que possibilitam o atingimento da meta: aumentar o investimento em tráfego pago, fortalecer o atendimento e a área de pós-vendas;
Basicamente, esse desdobramento é a forma como uma empresa pega sua grande visão ou estratégia — seus objetivos de longo prazo — e a divide em etapas menores, mais gerenciáveis e claras para cada nível da organização. Isso envolve transformar a estratégia em objetivos específicos para cada departamento, equipe e até mesmo para funcionários individuais.
Cada parte da empresa, então, sabe exatamente o que precisa fazer para contribuir para o sucesso geral.
Este método ajuda a garantir que todos na empresa estejam alinhados e movendo-se na mesma direção. Ao invés de ter algumas poucas mentes no topo tentando controlar tudo, cada parte da organização entende seu papel e como seu trabalho diário ajuda a empresa a alcançar seus objetivos grandiosos.
Tipos de desdobramento estratégico
Agora que você já sabe o que é o desdobramento do planejamento estratégico, vamos focar no desdobramento de dois formatos de objetivos, os táticos e operacionais. Ambos possuem estratégias diferentes para que atividades eficazes sejam atreladas a eles.
Desdobrando objetivos táticos
A primeira etapa na realização do desdobramento do planejamento estratégico é o foco nos objetivos táticos, os mais abrangentes.
Essa forma de objetivo é estabelecida para ser cumprida em um período médio ou longo, normalmente entre 1 e 3 anos, e envolvem um setor inteiro a ser responsável pela sua implementação.
Como o nome já diz, esse objetivo vai diferenciar a empresa taticamente perante a concorrente. Um exemplo de objetivo tático pode ser: não deixar clientes sem resposta por até 24 horas.
Para que essa tática seja implementada, o desdobramento estratégico entrará em ação através de metodologias e programas que permitam ao colaborador dar o suporte necessário aos clientes.
Com o passar do tempo, as ações definidas para o desdobramento são realizadas, tornando possível o aumento da produtividade e consequentemente a chegada ao objetivo.
Desdobrando objetivos operacionais
Os objetivos operacionais são mais técnicos e envolvem entregas de curto prazo, variando entre 3 e 5 meses. Esse formato de objetivo requer um acompanhamento através de indicadores de monitoramento que facilitam o seu andamento.
Um exemplo pode ser a captação de um novo talento para ocupar um cargo estratégico na empresa. O desdobramento ficará responsável por definir quais as atividades serão realizadas para que esse colaborador seja encontrado e cooptado.
Aplicação do desdobramento estratégico
Para colocar o desdobramento de atividades em prática é necessário seguir algum método. Confira alguns deles e como eles podem auxiliar na implementação de atividades assertivas.
OKR
Os Objectives and Key Results (Objetivos e resultados-chave, em português) podem ser definidos como um conjunto de metas que, unidas, trazem clareza sobre o papel da empresa. É através deles que se pode saber onde a organização quer chegar, o que vai ser feito para que essas metas sejam atingidas e quem ficará responsável por cada resultado-chave.
Enquanto o objetivo é a meta central – o desafio -, os resultados-chave são os feitos que precisam ser atingidos para o alcance do objetivo. Os OKR de marketing são traçados trimestralmente, mas também é possível também definir um OKR anual para toda empresa ou cada setor.
Vamos usar um exemplo básico para que você entenda com mais clareza.
Objetivo (meta principal):
- Tornar a marca referência em seu segmento no mercado
Resultados-chave (metas mensuráveis):
- Conseguir 500 avaliações positivas no Google;
- Ranquear 60% dos artigos publicados no blog na primeira página dos mecanismos de busca;
- Aumentar 40% os likes nas redes sociais.
Os resultados-chave serão as tarefas atribuídas para cada colaborador ou equipe. Aqui lembre-se também de traçar metas realistas.
É importante que os resultados-chave sejam qualitativos, para facilitar na gestão de cada OKR, metas qualitativas dificultam a tomada de ação e o acompanhamento.
KPIs
Os KPIs ajudam a analisar o desempenho de uma empresa ou de um setor específico dela. Ou seja, são utilizados dados passados para analisar uma atividade que já está em prática.
Em português, a sigla significa indicadores-chave de desempenho. São os dados que possibilitam a verificação do andamento de uma estratégia. De extrema importância dentro do desdobramento estratégico, os KPIs permitem perceber quais processos estão funcionando e quais precisam ser reorganizados.
Exemplos de KPI aplicados ao Customer Success:
- Customer Lifetime Value;
- Taxa de conversão;
- Ticket médio.
Acompanhamento dos colaboradores
Faz parte do desdobramento acompanhar o trabalho dos colaboradores e designar funções compatíveis com suas habilidades.
Lembrando que o OKR, os KPIs e o acompanhamento dos colaboradores não são métodos antagônicos. Quando aplicados de maneira conjunta tornam o desdobramento estratégico uma tarefa de fácil acompanhamento e determinante para o sucesso da empresa.
Como é desdobrado o planejamento nas empresas?
O desdobramento estratégico em empresas é uma técnica fundamental para garantir que os objetivos de alto nível sejam alcançados por meio de ações concretas e coordenadas em todos os níveis da organização. Vamos entender como isso funciona de forma simples e clara.
Passo 1 – Definição de objetivos estratégicos
O processo começa no topo, onde a liderança sênior define a visão e os objetivos estratégicos globais da empresa. Estes podem incluir metas como aumento de receita, expansão para novos mercados, inovação em produtos ou melhorias na sustentabilidade. Essa fase é crucial porque estabelece o que a empresa pretende alcançar em longo prazo.
Passo 2 – Desdobramento para objetivos táticos
Uma vez que os objetivos estratégicos estão claros, o próximo passo é desdobrá-los em objetivos táticos para os diversos departamentos ou divisões da empresa. Por exemplo, se a meta estratégica é aumentar a receita, o departamento de vendas pode receber metas específicas de vendas, enquanto o marketing pode trabalhar para aumentar o reconhecimento da marca.
Cada departamento então desenvolve planos sobre como alcançar essas metas, o que pode incluir campanhas específicas, novas abordagens de vendas ou inovações em produtos.
Passo 3 – Definição de metas operacionais
O passo seguinte é traduzir os objetivos táticos em metas operacionais que são ainda mais específicas e imediatas. Isso significa estabelecer metas claras para as equipes e até mesmo para os indivíduos dentro de cada departamento.
Por exemplo, um líder de equipe em desenvolvimento de produto pode ter o objetivo operacional de desenvolver um novo recurso específico até uma certa data. Essas metas são acompanhadas de indicadores de desempenho chave (KPIs) que ajudam a medir o progresso em direção às metas táticas e, por sua vez, estratégicas.
Passo 4 – Monitoramento e ajuste
Um sistema de monitoramento contínuo é estabelecido para acompanhar o progresso em relação aos KPIs e metas operacionais. Isso permite que as equipes e gestores avaliem se as estratégias estão funcionando ou se ajustes são necessários.
O feedback regular e as revisões periódicas garantem que as ações permaneçam alinhadas com os objetivos estratégicos e que as estratégias possam ser adaptadas em resposta a mudanças no ambiente de negócios ou no desempenho interno.
Conte com um software que facilita a implementação do desdobramento estratégico
Para gerir todas as informações da empresa com qualidade, é necessário unificar os dados de todos os setores, facilitando a tomada de decisões e a implementação do desdobramento estratégico através da coleta, análise e consolidação dos dados.
Realizar essa prática de forma manual é uma tarefa praticamente impossível, por isso, desenvolvemos o STRATWs One, um software de gestão estratégica simples de utilizar e de fácil instalação. Acesse o nosso site e conheça mais sobre essa ferramenta que ajudará a sua organização a crescer e se consolidar no mercado.