Passo a passo: como implementar Big Data em seu negócio e obter insights valiosos

CONTEÚDO

como implementar Big Data
como implementar Big Data

CONTEÚDO

Um aspecto da transformação digital que as organizações lutam para acertar é a identificação, captura, gerenciamento e análise de Big Data.

Empresas de praticamente todos os setores estão cada vez mais interessadas em usar esses dados. Afinal, assim podem obter insights que conduzirão as decisões estratégicas do negócio. 

O Big Data mudou a forma com que as organizações desenvolvem suas estratégias de mercado, avaliam como o público recebe seus produtos e serviços e identificam as principais tendências do seu setor.

Para você que já conhece o Big Data e seus benefícios, mas ainda não sabe o que fazer para colocar esse recurso tecnológico em prática na sua empresa, fique tranquilo que a gente te ajuda.

Elaboramos aqui um passo a passo de como implementar Big Data. Continue a leitura e saiba como obter insights valiosos para o seu negócio.

Leia também: Como utilizar o Big Data para Recursos Humanos: selecione, contrate, treine e retenha grandes talentos

6 passos de como implementar Big Data

1 – Identifique os desafios do negócios

Usar grandes volumes de dados sem ter um desafio concreto a ser superado ou um objetivo bem definido é como navegar sem uma bússola.

Nesse sentido, é recomendado começar identificando os problemas de sua empresa em que o Big Data pode ser útil. Você pode, por exemplo, querer melhorar os processos existentes, reduzir custos operacionais, impulsionar a produtividade ou aumentar o seu market share.

Peça ajuda aos gerentes de cada departamento para obter insights sobre quais desafios eles geralmente enfrentam.

Enfim, para implementar uma estratégia eficaz de Big Data, é necessário, primeiro, responder a seguinte pergunta: o que não podemos fazer sem o Big Data e como isso está nos afetando?

Os dados do Big Data são valiosos para fazer Business Intelligence. Você conhece este conceito? Então, acompanhe este vídeo de nosso canal no YouTube:

2 – Saiba priorizar os problemas de negócio 

Depois de identificar os problemas que você pretende resolver com o uso do Big Data, faça uma lista do problema mais importante ao menos importante. Ao fazer isso, ficará mais fácil planejar as suas ações.

Portanto, identifique os três ou quatro maiores desafios que o Big Data pode ajudá-lo a resolver. Assim, você evita facilmente a armadilha de tentar solucionar tudo de uma vez para, no final, não conseguir resolver quase nada.

Saiba mais: O que é Big Data e por que é tão valioso para sua empresa

3 – Utilize fontes de dados relevantes

O próximo passo de como implementar Big Data consiste em descobrir quais os tipos de dados que podem ajudá-lo a resolver os problemas apontados no passo 1.

Para isso, é necessário recorrer a fontes relevantes e confiáveis. Como:

  • relatórios;
  • pesquisas de mercado, com clientes, funcionários, fornecedores etc;
  • tráfego em websites;
  • engajamento nas redes sociais;
  • pesquisas em sites de busca.

E muitos outros.

4 – Recorra a dados internos e externos

O conceito de Big Data está justamente atrelado à análise de um grande volume de dados. Tendo isso em vista, restringir o uso de Big Data apenas à dados internos ou externos é limitar a sua análise.

Portanto, para aumentar as suas chances de sucesso ao implementar o Big Data, procure ir além dos registros internos da sua empresa.

Se você quiser saber, por exemplo, como a sua nova campanha de marketing foi recebida pelo público, você pode utilizar ferramentas de marketing digital que fazem monitoramento de redes sociais para saber o que as pessoas estão falando sobre a sua marca, bem como quem são essas pessoas.

5 – Escolhas as ferramentas adequadas

Nesta dica de como implementar Big Data, a escolha inteligente das ferramentas que você utilizará nesse processos será extremamente importante para:

  • a coleta;
  • processamento;
  • análise;
  • armazenamento de dados.

Segurança, agilidade e precisão são os principais critérios que você precisa levar em consideração na hora de escolher suas ferramentas. 

Confira abaixo algumas dicas de softwares de Big Data: 

Leia mais: Ferramentas de Big Data: 5 principais para começar a ter insights sobre os dados da sua empresa

6 – Saiba quais dados usar e quais excluir

Como mencionado anteriormente, o Big Data é composto por um volume muito grande de dados.

Como os conjuntos de dados envolvidos são realmente grandes em termos de escopo e complexidade, torna-se ainda mais importante diferenciar bons dados de dados inúteis.

É importante evitar a análise de dados que não são relevantes para os problemas comerciais em questão. Por exemplo, fazer perguntas como:

“Que tipo de dados ajudará a identificar padrões de consumo ou preferências dos clientes?”

Assim, essa se torna uma boa maneira de filtrar os dados que realmente importam.

Esses foram os passos básicos de como implementar Big Data. Obviamente, este não é um processo que acontece da noite para o dia. É necessário muito trabalho e persistência.

Por isso, para maximizar a eficiência do uso de Big Data na sua empresa, talvez seja melhor contratar uma consultoria especializada no assunto.

People Analytics é uma estratégia de gestão de RH que também usa e abusa dos dados que sua empresa pode conseguir. Veja como isso funciona:

como implementar Big Data

Veja também: O que é People Analytics e as vantagens dessa metodologia para a gestão estratégica de pessoas

O STRAWs One é um software de gestão de performance corporativa que ajuda a criar, acompanhar e compartilhar os KPIs do seu negócio. Por isso, é uma excelente ferramenta para quem quer implantar o Big Data.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

solicitar demonstracao 18 Passo a passo: como implementar Big Data em seu negócio e obter insights valiosos

assinatura mar 18 daniella 16 Passo a passo: como implementar Big Data em seu negócio e obter insights valiosos

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Banner 16 Passo a passo: como implementar Big Data em seu negócio e obter insights valiosos