Como fazer um diagnóstico empresarial? Confira o passo a passo!
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Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre como fazer um diagnóstico empresarial!
Você sabe como fazer um diagnóstico empresarial?
Quando estamos doentes, procuramos um médico para que ele possa descobrir o que há de errado com o nosso organismo.
Após diagnosticar o problema, ele vai receitar um remédio ou algum outro método para curar aquilo que está nos fazendo mal.
No caso de um diagnóstico empresarial, o raciocínio é bem semelhante.
Para as organizações, o diagnóstico é uma ferramenta que apresenta uma visão mais ampla, clara e precisa sobre diversos aspectos que envolvem a empresa.
Trata-se de um procedimento que tem como objetivo evidenciar problemas e oportunidades, além de permitir que o gestor tome decisões estratégicas mais assertivas.
Ao fazer um diagnóstico eficiente, o empresário passa a conhecer melhor o seu próprio negócio e consegue traçar um caminho que o levará a conquista de melhores resultados.
Esse procedimento possibilita, por meio de uma abordagem direta, propor soluções para aquilo que de fato compromete a “saúde” da empresa.
Isso a deixará mais forte e preparada para enfrentar o mercado cada vez mais competitivo.
Mas como fazer um diagnóstico empresarial?
Elaboramos um passo a passo que vai te ajudar a realizar essa tarefa importantíssima para qualquer negócio.
Confira!
Confira também: Como fazer uma avaliação de desempenho de sua empresa?
Passo a Passo: Como fazer um diagnóstico empresarial
Confira abaixo o vídeo do nosso canal do YouTube com o resumo de cada etapa para fazer o diagnóstico!
Passo 1 — Coleta de informações
Um diagnóstico eficaz envolve diferentes áreas da empresa: finanças, marketing, vendas, recursos humanos, logística, processos etc.
O primeiro passo é coletar o máximo de informações possíveis sobre todas as atividades que a organização desempenha.
Existem alguns métodos que podem te ajudar nessa etapa, como a realização de entrevistas.
Entrevistas
Vá até os gestores, supervisores e demais colaboradores e pergunte a eles sobre a atual situação de seus respectivos setores.
Mas, antes, procure elaborar um roteiro com as perguntas a serem feitas.
Relatórios
Outro método de coleta são os relatórios periódicos de cada área da empresa.
Esses documentos contêm informações bastante relevantes sobre procedimentos, processo de tomada de decisão e resultados obtidos.
Observação de campo
E que tal fazer uma observação em campo?
Dessa forma, você vivencia de perto a rotina de trabalho da empresa: como os funcionários operam, como os procedimentos se dão na prática, quais os principais erros e acertos, etc.
Lembre-se que, para que a observação de campo tenha eficácia, é fundamental que o observador não interfira na execução das atividades.
Existem outras formas de conhecer melhor seu negócio: Análise SWOT para planejamento estratégico: quais são seus pontos fortes e pontos fracos?
Passo 2 — Análise de dados
Agora que você já coletou as informações necessárias, é hora de organizá-las e analisá-las.
Para isso, você pode fazer uso de planilhas, gráficos, mapas, tabelas, etc.
O objetivo aqui é disponibilizar os dados de maneira que facilite a análise.
Dica: separe cada situação ou problema por categoria. Dessa forma, será possível estabelecer prioridades e solucionar o que for mais urgente.
Há inúmeras ferramentas de análise de dados. Confira algumas:
Passo 3 — Identificação dos problemas
Após coletar e analisar as informações mais relevantes da sua empresa, fica mais fácil identificar os problemas que ela enfrenta.
Mais que isso: é possível encontrar a raiz de tais problemas.
Nesse terceiro passo de como fazer um diagnóstico empresarial, é feita uma investigação aprofundada para saber quais são as causas dessas falhas e gargalos.
Confira: 3 ferramentas para análise de causa raiz como guia para tomada de decisão
O Diagrama de Ishikawa é uma dessas ferramentas que pode te ajudar bastante nessa etapa.
Ele classifica a causa dos seus problemas em 6 tipos.
São eles:
1. Máquina
Muitos problemas são ocasionados devido ao mau funcionamento de máquinas e equipamentos.
2. Matéria-prima
Problemas relacionados à matéria-prima são muito comuns e podem acarretar prejuízos significativos.
Por isso, escolha bem os seus fornecedores e mantenha um bom relacionamento com eles.
3. Mão-de-obra
Funcionários mal treinados, incapacitados, sem qualificação ou simplesmente desmotivados podem prejudicar o cumprimento das atividades.
4. Meio ambiente
Aqui os problemas estão relacionados ao ambiente interno (falta de espaço, layout incorreto) e externo (poluição, intempéries) à empresa.
5. Medida
Você costuma medir os processos da sua empresa?
Se não, saiba que isso pode comprometer o andamento das atividades, gerando trabalho dobrado.
Lembre-se da frase de Deming, o mestre da qualidade total:
“Não se gerencia o que não se mede”
6. Método
Esse último aspecto observado no Diagrama de Ishikawa diz respeito aos problemas causados pelos métodos que a organização utiliza na execução de suas atividades.
Veja mais em nosso blog: O que é e como fazer um diagrama de Ishikawa?
Passo 4 — Proposta de intervenção
Apenas saber o que há de errado com a sua empresa não basta.
Você precisa se perguntar: o que pode ser feito para melhorar essa situação?
Com base nas informações coletadas e nas análises feitas, reúna a sua equipe de gestores e proponham, juntos, soluções efetivamente capazes de corrigir o que quer que esteja impedindo o seu negócio de crescer.
Porém, vale lembrar que essas medidas não serão implantadas e surtirão efeito da noite para o dia.
Tudo precisa ser estrategicamente pensado, com um plano de ação bem definido.
Agora que você já sabe como fazer um diagnóstico empresarial, não perca tempo e faça logo o da sua empresa!
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