Já entrou em uma loja ou acessou um site e notou um espaço com a descrição de alguns princípios da marca? Pois é, esses são exemplos de valores de uma empresa. Porém, você sabe exatamente o que significam e sua importância?
Bem, para construir e fortalecer a cultura corporativa, além da missão e da visão, é fundamental estabelecer com clareza o conjunto de valores que orientam o comportamento dos colaboradores de diferentes níveis hierárquicos e as tomadas de decisão das lideranças.
Os valores dão forma a um dos pilares que sustentam a identidade da organização e servem como base para a elaboração das estratégias de negócio.
Para mostrar a importância desses conceitos, preparamos este artigo! Nele, explicamos:
Continue lendo e confira!
Leia também: Conheça os 8 melhores softwares de gestão empresarial para TOP líderes
Os valores de uma empresa são um conjunto de crenças e princípios que orientam o comportamento dos membros da organização. Eles se referem àquilo que a companhia acredita, defende e valoriza, também se conectando com a maneira com que deseja ser percebida pelo público e o mercado.
É com base nos valores organizacionais que as decisões estratégicas são tomadas e, como tal, a sua definição está diretamente ligada ao planejamento estratégico. Para auxiliar na execução e definição do planejamento estratégico, leia: Ferramentas e sistemas de planejamento estratégico: os 7 melhores!
O que você acharia de uma pessoa que não tem valores? Geralmente a conexão entre amigos se dá por ter princípios em comum.
Essa percepção é a mesma quando trazemos o assunto para o mundo corporativo. Uma empresa é uma marca, que transmite confiança e outros valores atrelados à sua essência, ao seu propósito de existir. Ou seja: é sua identidade.
Logo, ter valores que condizem com as ações realizadas interna e externamente contribui para elevar a afinidade com seu público-alvo e aprofundar seu relacionamento com ele, focando em ganhar clientes fiéis à marca. E isso só é possível se eles se identificarem com seus propósitos e formas de trabalhar.
Além disso, eles guiam a tomada de decisão de líderes, pois devem sempre seguir as regras e as crenças da empresa. O que reflete também no engajamento dos colaboradores, que são tratados da forma que a empresa se posiciona no mercado. O resultado? Eles vestem a camisa da organização e elevam sua produtividade.
Os princípios de uma empresa também são responsáveis pelo clima organizacional, deixando todos os processos alinhados, assim como estabelece normas para os modos de agir com outros profissionais.
Dessa forma, há maior união, respeito e fortalecimento das equipes, influenciado a maior retenção de talentos – que possuem o fit da empresa.
Os valores organizacionais precisam estar claramente definidos e amplamente difundidos entre sócios, acionistas, diretores, gestores e colaboradores em geral. Porém, afinal, como descrevê-los? Em primeiro lugar, é necessário que a companhia estabeleça de 5 a 7 princípios dos quais ela não abre mão e fazem parte de sua essência.
Para chegar a esse número, existem algumas dicas:
O Google, por exemplo, é uma companhia conhecida por ter diretrizes operacionais e valores muito bem-definidos. Diante disso, confira as sugestões da própria empresa para ajudar na hora de definir os valores do seu negócio:
Para complementar, quer ver quais podem ser os valores de uma empresa? Continue lendo e confira os 17 exemplos que separamos para você!
Veja mais: Aprenda como definir valores de uma empresa e empregá-los adequadamente
Um dos exemplos que citamos é da Disney. Como uma identidade e um posicionamento de marca muito bem-definidos, ela diz que seus valores são: criatividade, sonhos e imaginação. Já os da Nike, incluem inovação, modernidade, foco nas necessidades do público, combate ao preconceito no esporte e encorajamento a novas conquistas.
Faz sentido, não é mesmo?
Conheça 17 exemplos de valores de empresas do ramo de alimentação, de tecnologia, do entretenimento, da moda, entre outros. Tudo para garantir variedade para você. Confira!
Os valores da Vale são:
A Adidas descreve seus valores da seguinte maneira:
Já a Nike usa estes valores:
Os valores da Coca-Cola são:
A Cacau Show descreve seus valores da seguinte maneira:
Os valores da Kopenhagen são os seguintes:
A Avon tem em seus valores:
A Natura descreve seus valores empresariais como:
Para a Gerdau, os valores são:
Estes são os valores empresariais da Petrobras:
Veja os valores do Itaú:
Confira quais são os valores do HSBC:
Os valores da Nestlé incluem:
Os valores da Disney focam em:
Na Microsoft, tais valores são:
Veja mais: Por que valores e cultura organizacional importam?
Para a Apple, o importante é ter os seguintes valores:
Por fim, para a Samsung, os valores são:
Leia também: Missão, visão e valores — aprenda de uma vez por todas a definir na sua empresa
Depois desses 17 exemplos de valores de empresas renomadas no mercado, percebeu como eles conversam diretamente com sua essência e público?
Mesmo sendo um banco ou qualquer instituição financeira, a forma de apresentar seus princípios muda de acordo com a identidade da organização. Por exemplo, a linguagem usada nos valores do Itaú é diferente da compartilhada pelo HSBC. E por quê? Porque as empresas possuem personalidades de marca e públicos distintos.
E isso guia toda e qualquer forma de comunicação que a empresa tenha com seus clientes. Podemos sentir essa diferença até mesmo ao assistir a propagandas, o tom de voz usado no site, como os colaboradores se vestem e se portam, e muitos outros aspectos.
Porém, como saber o valor de uma empresa e tomar essa decisão tão importante de criar uma base sólida para todo o desenvolvimento do negócio? Confira dicas práticas para dar os primeiros passos!
É uma marca jovem e moderna ou mais clássica e conservadora? Como ela se apresenta ao mercado e aos seus clientes? O que ela precisa apresentar independentemente do contexto ou da situação?
É comum que muitas empresas abram as portas e ao encontrar uma certa estabilidade, pensem em descrever sua missão, sua visão e seus valores. E como já está em funcionamento, tem vários “potes de ouro” para descobrir os princípios verdadeiros do negócio.
E um deles é a análise da cultura organizacional que já existe. Pois, apesar de os sócios desejarem compartilhar determinados valores, isso não quer dizer que eles aconteçam da porta para dentro.
É importante fugir dos “clichês”, mas muitos deles se aplicam a várias empresas (e mercados) e, por isso, não são deixados de fora, como honestidade, transparência, trabalho colaborativo, segurança, entre outros.
O processo de definir os valores corporativos pode – e deve – incluir todos os colaboradores, do cargo mais baixo ao alto.
Afinal, são as equipes que vivenciam diariamente os processos e as operações e, por isso, possuem percepções valiosas sobre a empresa, sendo um reflexo de como o negócio funciona.
Não tenha medo! Pergunte aos clientes o que elas acham da marca, quais percepções e emoções são geradas nessa relação. Para eles, quais são os pontos fortes? E o que a torna diferente da concorrência?
Inspire-se com a visão e a missão definidas e veja quais os valores ocultos por trás delas. Afinal, como é preciso agir para alcançar os objetivos corporativos de longo prazo? Destaque pelo menos cinco fatores indispensáveis para a empresa crescer em seu setor de atuação.
Apesar de todos gostarem de ter segurança, alguns segmentos necessitam ainda mais delas, como instituições financeiras, fintechs e e-commerce.
Depois de coletar opiniões de clientes e colaboradores de todos os níveis de cargo, é hora de entender se os valores são reais ou desejados. É importante dar alguns passos atrás e verificar se eles realmente são aplicados no dia a dia do negócio.
Outras ações que apontam os valores de uma empresa são a admissão e demissão de funcionários. Inclusive os critérios usados para sua promoção.
Quais são os aspectos indispensáveis para alguém ser contratado, promovido ou dispensado?
Saiba mais: Dicas para o RH repensar o processo de admissão
Durante o processo de estruturação dos valores da sua empresa, o ideal é contar com a ajuda de um sistema de comunicação interna, que permite gerar relatórios com resultados da equipe e acompanhar de perto o dia a dia dos colaboradores.
Além de ajudar a definir os valores da empresa, os dados integrados contribuem para o gestor entender a aplicação deles na rotina dos profissionais. Há trabalho corporativo ou o clima é totalmente de competição, por exemplo?
Um bom sistema de gestão empresarial facilita o acompanhamento do desempenho da equipe e centraliza os indicadores, fazendo com que todos os dados fiquem organizados. Graças a isso, você consegue focar em tomar decisões assertivas.
E a boa notícia é que existe um software que entrega tudo isso e muito mais: o STRATWs One. Com ele, você e seus gestores organizam as rotinas de trabalho e engajam todo o time. Aproveite para pedir uma demonstração gratuita e confira como ele funciona na prática!
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |