Você sabe o que é participação no mercado? Tem ideia de como calcular o market share de uma empresa?
Este é um conceito muito utilizado para se referir ao sucesso de uma organização. Com mercados cada vez mais competitivos, o que as empresas querem é assumir a liderança e deter a maior fatia do setor em que elas estão inseridas.
Aplicável a diferentes modelos de negócio, o market share é um indicador que mostra a posição que uma empresa ocupa em relação aos seus concorrentes e, assim, dá abertura para que sejam feitas várias análises estratégicas importantes para planejar seu crescimento.
Ficou interessado? Então recomendamos que você continue a leitura deste artigo.
Descubra nas próximas linhas o que é e como calcular o market share de uma empresa.
Market share é uma importante meta de marketing, se quer conhecer mais algumas, então confira este post: 5 objetivos e metas de marketing que você deve definir
Indo direto ao ponto, o market share pode ser definido como a parcela de mercado que uma empresa detém. Trata-se de um indicador que mede a relevância de um negócio no mercado em que ele atua.
O market share se refere à participação no mercado em relação a aspectos como volume de vendas, faturamento, quantidade de clientes, lucratividade etc.
Esse importante indicador é muito utilizado para fazer análises sobre o desempenho dos produtos e serviços comercializados e entender melhor a realidade do mercado.
Além disso, o market share serve também para que a empresa saiba que posição ela ocupa perante seus concorrentes e o grau de competitividade de suas soluções.
Geralmente, a intenção das empresas é conquistar o maior market share e se tornarem líderes no mercado de atuação.
Mas como é feito o cálculo da participação no mercado? Existe uma fórmula de market share? A resposta você confere no tópico a seguir.
A Matriz de Ansoff é uma das técnicas usadas para se estudar o mercado e definir estratégias de ampliação da participação, por isso, vale a pena assistir a este vídeo:
Saiba mais: Entenda o que é a Matriz Ansoff e como aplicar na prática para fazer escolhas de crescimento de sua empresa
Não há muito segredo em como calcular o market share de uma empresa. A questão está em qual aspecto você usará como critério para medir a sua participação no mercado.
No geral, a fórmula de market share é a seguinte:
As variáveis dessa fórmula de market share devem estar baseadas em um período específico.
Vamos aos exemplos.
Suponhamos que você queira calcular o seu market share com base na receita gerada nos últimos 12 meses.
A receita da sua empresa empresa foi de R$ 200 mil e a do mercado foi de R$ 1 milhão. Logo, aplicando a fórmula citada anteriormente, o seu market share é igual a 20%.
O market share também pode ser medido com base nas unidades vendidas do seu produto.
Se uma empresa de computadores, por exemplo, vendeu 15 mil unidades em um ano e os demais concorrentes venderam, juntos, 300 mil unidades, o market share dessa empresa será de 5%.
Calcular o market share com base nas unidades vendidas ou na receita gerada vai depender do mercado em que a empresa está inserida e do tipo de produto que ela comercializa.
O market share de unidade é mais indicado para empresas que buscam se diferenciar. Já o de receita é recomendado para empresas que praticam preços superiores aos de seus concorrentes.
Outra maneira de calcular o market share é a partir da quantidade de clientes.
Nesse caso você precisa saber o total de clientes em potencial e fazer a relação com os clientes que você já possui.
Suponhamos que a sua empresa forneça um software de gestão para outras empresas (B2B).
Atualmente, você tem 30 clientes ativos. No entanto, o mercado em você atua possui 150 empresas que buscam o tipo de solução que você oferece. Nesse caso, o seu market share é de 20%.
O market share relativo tem como referencial o concorrente com maior participação.
Se o market share desse maior concorrente for de 45% e o seu for de 20%, logo o seu market share relativo será de 44,4%.
Esse cálculo geralmente é feito para saber o quão próximo você está da liderança do mercado.
Ficou claro o que é e como calcular o market share de uma empresa?
Lembre-se de que o resultado desse indicador não deve ser analisado isoladamente. É preciso colocá-lo sempre em perspectiva a fim de identificar oportunidades e ameaças, sem perder de vista os objetivos estratégicos do seu negócio.
Para finalizar, uma dica de Peter Drucker sobre a importância da inovação para empresas que querem aumentar sua participação no mercado:
Sem a ajuda da tecnologia, fica muito difícil acompanhar o desempenho de seu negócio. Por isso, empresas maduras usam softwares como o STRATWs One.
Ele já conquistou mais de mil empresas e 160 mil usuários, porque tem funcionalidades como estas:
Melhorar resultados é fundamental para qualquer empresa que deseja ampliar mercado, por isso, trouxemos este case de sucesso para você ver como fazer isso na prática: Como a Movile revolucionou a gestão de resultados
Levando pessoas e empresas mais longe.
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