Como acelerar minha startup: 6 maneiras para crescer mais rapidamente

CONTEÚDO

Como acelerar minha startup
Como acelerar minha startup

CONTEÚDO

Desenvolver uma ideia nova, fazer a gestão da criatividade e inovação em uma empresa, e inserir algo novo no mercado é o primeiro passo rumo ao sucesso de uma startup. Se você já passou por esta fase provavelmente agora está se perguntando, afinal, como acelerar minha startup?

Neste modelo de negócio, cujo potencial de crescimento é alto, é necessário saber gerar valor tanto para os clientes como para as empresas e os empresários.

Existem algumas dicas que podem fazer com que você desperte mais interesse de investidores e faça sua empresa crescer rapidamente.

Como acelerar minha startup é a pergunta. E a resposta? Nossas 6 dicas abaixo, que com certeza te ajudarão no desenvolvimento de sua startup!

Leia também: Como conseguir investimento para startup? Confira 5 dicas que funcionam

Como acelerar minha startup? 6 respostas para essa pergunta

1- Atualize-se e aproveite as oportunidades de networking

Empreender, principalmente sob o modelo de startup que é conhecido pela inovação, exige constante atualização. Isso quer dizer que você deve se atualizar tanto com informações sobre o mercado no geral, como o mercado de startups e o universo de empreendedorismo que envolve a área de atuação para a qual sua startup está sendo criada.

 

Uma dica é aproveitar sempre oportunidades de fazer networking, participando de eventos que envolvem startups, por exemplo.

Nestas ocasiões, além de obter muito conhecimento, você sempre poderá alcançar novos parceiros e possíveis investidores para acelerar a startup.

2- Monte uma equipe motivada e qualificada

As equipes de startup até podem ser pequenas, mas contanto que todos estejam motivados e alinhados quanto às metas, saber o como acelerar minha startup fica muito mais fácil.

O importante é montar um time enxuto, disposto a trabalhar com empenho, força de vontade e foco na qualidade e no crescimento em conjunto.

Além disso, a qualificação é fundamental. Construa uma boa equipe, com pelo menos um profissional experiente em cada área de atuação que envolve seu negócio. Sua ideia, afinal, deve ser desenvolvida por mentes que pensem para frente assim como você.

Quer deixar sua equipe mais engajada? Então, assista a este vídeo:

3- Faça a gestão da sua startup

A gestão empresarial da startup é fundamental para acelerar o crescimento da empresa. Com ela, você desenvolve um plano de negócios, melhora a organização corporativa e determina projeções com mais facilidade.

Avalie se as metas definidas estão sendo atingidas e questione-se sempre sobre quais ações podem melhorar seus resultados. Faça o controle financeiro e a gestão da startup para acompanhar os retornos, tanto de investimento como do público.

Com isso, além de planejar e entender gastos e ganhos, você também recebe insights sobre possíveis ações futuras para acelerar a startup.

Veja mais: Dicas para startups: o que fazer para alcançar o sucesso?

4- Dê valor aos feedbacks

Acredite, os feedbacks são valiosos na busca de como acelerar sua startup. Dê valor tanto às opiniões de clientes, acompanhando o mercado e fazendo pesquisas com os consumidores para entender como sua empresa e ideia estão sendo avaliadas, como de outros empresários.

Donos de startups e profissionais que também estão inseridos no mesmo mercado que você podem ajudá-lo a pensar em algo que não havia avaliado antes.

Sempre que possível, também realize autoavaliações, se colocando no lugar do cliente e verificando se a solução oferecida atende realmente suas necessidades.

5- Evite a burocracia, mas prepare-se para ela

Mais uma dica importante é tentar evitar perder tempo com questões burocráticas, como registros comerciais, acordos, questões jurídicas ou contábeis. Isso não quer dizer que você não precisará passar por situações relacionadas a esses processos, mas você pode se planejar antecipadamente.

Procure um advogado especializado, por exemplo, para se antecipar a possíveis pendências e iniciações. Se achar que precisará de um contador ou consultor de negócios, também faça uma busca de profissionais reconhecidos logo no início.

Só não deixe de crescer por falta de preparo!

Este post deve interessar você: 7 hábitos de empreendedores de startup incrivelmente bem sucedidos

6- Seja persistente, mas faça ajustes se necessário

A persistência deve ser uma característica inerente de qualquer empreendedor de startups. Acredite em sua ideia e em seu negócio e siga em frente em busca de oportunidades que mostrem sua utilidade e potencial de rentabilidade.

Ainda assim, não deixe de abrir a mente para novas perspectivas e fazer ajustes em seu negócio se necessário. Principalmente no início da implantação da startup, eles podem ser extremamente necessários até se moldarem às necessidades do mercado.

Além de toda a persistência, não se esqueça de ter paciência para alcançar o sucesso.

Estabeleça metas de crescimento realistas e acompanhe o mercado para atualizá-las constantemente. A ideia é organizar a startup para atrair investidores e transmitir a eles toda a credibilidade do negócio.

E agora, da próxima vez que te perguntarem “como acelerar minha startup?”, você já sabe o que dizer!

Confira em nosso blog: Conheça seis indicadores para startup que vão ampliar sua visão de negócio e te ajudar a crescer de forma sustentável

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que pode ajudar a acompanhar o desempenho de sua startup em tempo real.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Banner 16 Como acelerar minha startup: 6 maneiras para crescer mais rapidamente