Cases de empresas que não conseguiram atingir o sucesso

CONTEÚDO

mulher com os polegares para baixo simbolizando cases de fracasso empresarial
mulher com os polegares para baixo simbolizando cases de fracasso empresarial

CONTEÚDO

São vários os possíveis motivos por trás do fracasso de uma empresa. Um produto mal lançado, a rejeição do público-alvo, a má administração financeira, a falta de inovação, a dificuldade em acompanhar as transformações do mercado, o surgimento de novos concorrentes e por aí vai.

Mas como isso acontece na prática?

Neste artigo, separamos 5 cases de fracasso empresarial para você ter como exemplo do que não fazer no seu modelo negócio.

Por isso, continue a leitura e saiba como essas 5 grandes empresas ou produtos experimentaram o amargo gosto da derrota:

  1. Segway
  2. TV 3D
  3. Kodak
  4. Varig
  5.  Yahoo!

Leia também: 4 maiores erros na abertura de um negócio (e como não cometê-los)

5 cases de fracasso empresarial

Exemplos de de sucesso são motivadores, mas exemplos de fracasso também podem ser úteis. Por isso, leia com atenção esses cases e pense bem antes de lançar um novo produto ou serviço em sua empresa.

1 – Segway

Em 2002, a Segway lançou um modelo de patinete elétrico que não deu muito certo. A ideia foi um fracasso e, aliás, o uso desse produto chegou a ser proibido em vários países.

Um dos principais motivos que levaram a pouquíssima aderência ao produto foi o seu preço. O patinete chegou ao mercado custando cerca de US$ 5 mil. Com esse valor, no seu ano de lançamento, era possível comprar um carro usado em bom estado.

Outro fator ao qual se atribui o fracasso do patinete se refere a usabilidade. As pessoas não tinham clareza sobre onde trafegar. O peso do patinete (aproximadamente 45kg) também era uma agravante, sem contar os vários acidentes que acometeram os usuários.

Hoje, os patinetes Segway são mais utilizados por seguranças de shopping e entre exemplos de cases de fracasso empresarial.

Mas a empresa não desiste de se reinventar, veja só essa versão off road do Segway:

2 – TV 3D

Com o estrondoso sucesso do filme Avatar, de James Cameron, muitas empresas de eletrônicos quiseram levar a tecnologia 3D para a casa das pessoas. Eles acreditavam que o recurso tecnológico que deu muito certo nas telonas também daria muito certo nas telas domésticas.

Ledo engano. O público simplesmente rejeitou a ideia de uma TV 3D e, assim, a ideia não pegou, conforme pensavam a LG, a Sony, a Samsung e outras fabricantes.

A primeira TV 3D foi lançada em 2010, mas já em 2015 as empresas começaram a anunciar o fim da produção de televisores com esse recurso.

Veja mais detalhes dessa história neste vídeo do TecMundo:

3 – Kodak

A Kodak é uma empresa especializada em fotografia e que já teve seus tempos áureos. Apesar de ter sido pioneira na criação de vários equipamentos e ter se tornado referência quando o assunto é imagem, a companhia não conseguiu acompanhar as transformações no mercado de fotografia e também na maneira com que as pessoas consomem e produzem imagens hoje em dia.

Por incrível que pareça, a Kodak foi uma das empresas pioneiras no desenvolvimento de tecnologias de captação de imagem digital, mas não acreditou no potencial da ideia. E foi exatamente por não se adaptar a essa inovação tecnológica que a Kodak enfrentou tantas dificuldades.

A empresa já esteve à beira da falência algumas vezes e teve dificuldades em se reinventar. Acompanhe, neste vídeo do Fórmula de Gestão, como ela finalmente se recuperou:

4 – Varig

Fundada na década de 1920, a Varig já foi considerada uma das melhores e mais conhecidas companhias aéreas do mundo. Quem não se lembra do jingle “Varig, Varig, Varig”?

A Viação Aérea Rio Grandense era referência no atendimento aos passageiros e no conforto que ela proporcionava em suas viagens. O cuidado com seus funcionários e o treinamento de excelência também eram apontados como pontos fortes da empresa.

No entanto, a Varig se perdeu em sua gestão financeira e adquiriu dívidas bilionárias. O público também começou a sentir uma queda no nível de qualidade dos serviços de bordo. E com a entrada de novos concorrentes no mercado de aviação civil, isso fez com que a empresa perdesse boa parte dos passageiros que havia conquistado.

O resultado disso? A Varig entrou em processo de recuperação judicial e, em 2006, decretou falência.

Se você quer conhecer mais da história da Varig, então acompanhe este vídeo incrível do Aviões e Músicas:

5 – Yahoo!

Encerrando nossa lista de cases de fracasso empresarial, temos o exemplo do Yahoo!

Lá em meados dos anos 2000, o Yahoo! era o maior portal online. Porém, a falta de inovação da companhia e o seu posicionamento foram os principais fatores responsáveis por sua derrota.

A empresa já chegou a possuir um valor de mercado de US$ 125 bilhões. Mas, em 2008, a Microsoft ofereceu US$ 44,6 bilhões pela compra do Yahoo!.

Os donos não aceitaram a proposta da empresa de Bill Gates que, apesar de estar muito abaixo do que a empresa já chegou a valer, era muito melhor do que a proposta que viria anos depois.

Em 2015, a Verizon conseguiu arrebatar o Yahoo! por “míseros” US$ 4,8 bilhões. E só de pensar que a empresa poderia ter comprado a Google lá na década de 1990 por míseros (sem aspas, dessa vez) US$ 1 milhão e se tornar o maior portal de pesquisa da internet.

Confira agora algumas curiosidades da Yahoo! em mais este vídeo do TecMundo:

Saiba mais: Descubra quais os 10 erros mais comuns na gestão financeira e não cometa em seu negócio

Conclusão: ouça quem vai usar sua solução!

Esses foram os nossos 5 cases de fracasso empresarial. Talvez a principal lição que podemos tirar desses exemplos se refere à importância de uma gestão de qualidade e de saber enxergar a longo prazo.

Além disso, valorizar a inovação e a opinião do seu público-alvo também é fundamental para conseguir se manter no mercado.

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