São vários os possíveis motivos por trás do fracasso de uma empresa. Um produto mal lançado, a rejeição do público-alvo, a má administração financeira, a falta de inovação, a dificuldade em acompanhar as transformações do mercado, o surgimento de novos concorrentes e por aí vai.
Mas como isso acontece na prática?
Neste artigo, separamos 5 cases de fracasso empresarial para você ter como exemplo do que não fazer no seu modelo negócio.
Por isso, continue a leitura e saiba como essas 5 grandes empresas ou produtos experimentaram o amargo gosto da derrota:
Leia também: 4 maiores erros na abertura de um negócio (e como não cometê-los)
Exemplos de de sucesso são motivadores, mas exemplos de fracasso também podem ser úteis. Por isso, leia com atenção esses cases e pense bem antes de lançar um novo produto ou serviço em sua empresa.
Em 2002, a Segway lançou um modelo de patinete elétrico que não deu muito certo. A ideia foi um fracasso e, aliás, o uso desse produto chegou a ser proibido em vários países.
Um dos principais motivos que levaram a pouquíssima aderência ao produto foi o seu preço. O patinete chegou ao mercado custando cerca de US$ 5 mil. Com esse valor, no seu ano de lançamento, era possível comprar um carro usado em bom estado.
Outro fator ao qual se atribui o fracasso do patinete se refere a usabilidade. As pessoas não tinham clareza sobre onde trafegar. O peso do patinete (aproximadamente 45kg) também era uma agravante, sem contar os vários acidentes que acometeram os usuários.
Hoje, os patinetes Segway são mais utilizados por seguranças de shopping e entre exemplos de cases de fracasso empresarial.
Mas a empresa não desiste de se reinventar, veja só essa versão off road do Segway:
Com o estrondoso sucesso do filme Avatar, de James Cameron, muitas empresas de eletrônicos quiseram levar a tecnologia 3D para a casa das pessoas. Eles acreditavam que o recurso tecnológico que deu muito certo nas telonas também daria muito certo nas telas domésticas.
Ledo engano. O público simplesmente rejeitou a ideia de uma TV 3D e, assim, a ideia não pegou, conforme pensavam a LG, a Sony, a Samsung e outras fabricantes.
A primeira TV 3D foi lançada em 2010, mas já em 2015 as empresas começaram a anunciar o fim da produção de televisores com esse recurso.
Veja mais detalhes dessa história neste vídeo do TecMundo:
A Kodak é uma empresa especializada em fotografia e que já teve seus tempos áureos. Apesar de ter sido pioneira na criação de vários equipamentos e ter se tornado referência quando o assunto é imagem, a companhia não conseguiu acompanhar as transformações no mercado de fotografia e também na maneira com que as pessoas consomem e produzem imagens hoje em dia.
Por incrível que pareça, a Kodak foi uma das empresas pioneiras no desenvolvimento de tecnologias de captação de imagem digital, mas não acreditou no potencial da ideia. E foi exatamente por não se adaptar a essa inovação tecnológica que a Kodak enfrentou tantas dificuldades.
A empresa já esteve à beira da falência algumas vezes e teve dificuldades em se reinventar. Acompanhe, neste vídeo do Fórmula de Gestão, como ela finalmente se recuperou:
Fundada na década de 1920, a Varig já foi considerada uma das melhores e mais conhecidas companhias aéreas do mundo. Quem não se lembra do jingle “Varig, Varig, Varig”?
A Viação Aérea Rio Grandense era referência no atendimento aos passageiros e no conforto que ela proporcionava em suas viagens. O cuidado com seus funcionários e o treinamento de excelência também eram apontados como pontos fortes da empresa.
No entanto, a Varig se perdeu em sua gestão financeira e adquiriu dívidas bilionárias. O público também começou a sentir uma queda no nível de qualidade dos serviços de bordo. E com a entrada de novos concorrentes no mercado de aviação civil, isso fez com que a empresa perdesse boa parte dos passageiros que havia conquistado.
O resultado disso? A Varig entrou em processo de recuperação judicial e, em 2006, decretou falência.
Se você quer conhecer mais da história da Varig, então acompanhe este vídeo incrível do Aviões e Músicas:
Encerrando nossa lista de cases de fracasso empresarial, temos o exemplo do Yahoo!
Lá em meados dos anos 2000, o Yahoo! era o maior portal online. Porém, a falta de inovação da companhia e o seu posicionamento foram os principais fatores responsáveis por sua derrota.
A empresa já chegou a possuir um valor de mercado de US$ 125 bilhões. Mas, em 2008, a Microsoft ofereceu US$ 44,6 bilhões pela compra do Yahoo!.
Os donos não aceitaram a proposta da empresa de Bill Gates que, apesar de estar muito abaixo do que a empresa já chegou a valer, era muito melhor do que a proposta que viria anos depois.
Em 2015, a Verizon conseguiu arrebatar o Yahoo! por “míseros” US$ 4,8 bilhões. E só de pensar que a empresa poderia ter comprado a Google lá na década de 1990 por míseros (sem aspas, dessa vez) US$ 1 milhão e se tornar o maior portal de pesquisa da internet.
Confira agora algumas curiosidades da Yahoo! em mais este vídeo do TecMundo:
Saiba mais: Descubra quais os 10 erros mais comuns na gestão financeira e não cometa em seu negócio
Esses foram os nossos 5 cases de fracasso empresarial. Talvez a principal lição que podemos tirar desses exemplos se refere à importância de uma gestão de qualidade e de saber enxergar a longo prazo.
Além disso, valorizar a inovação e a opinião do seu público-alvo também é fundamental para conseguir se manter no mercado.
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Mas essa é apenas uma das muitas vantagens do STRATWs One. Por isso, confira mais motivos que o fizeram ser escolhido por mais de mil empresas e 160 mil usuários:
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