Hoje vamos compartilhar com você quais são as 5 características do planejamento estratégico.
Afinal, de nada adianta iniciar um processo de planejamento estratégico se você não sabe o que o torna ideal para o atingimento dos resultados em sua empresa.
Assim, neste post, vamos mostrar para você as principais características do panejamento estratégico bem feito e como empregá-las em seu negócio.
Leia também: O que é Planejamento Estratégico Situacional: definição e como funciona na prática
Antes de conhecer quais são as características do planejamento estratégico, é importante retomar esse conceito tão usado na gestão empresarial.
Podemos definir o planejamento estratégico de uma empresa como:
Todo o processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar objetivos dentro da organização. Desde a definição das metas, até às tomadas de decisão, mobilizações e efetivas ações para alcançar o que se propôs com foco no sucesso empresarial.
Portanto, o planejamento estratégico trata de olhar o passado, analisar o presente e definir as ações que serão tomas em curto, médio e longo prazos com o objetivo de criar um futuro favorável ao seu negócio.
Saiba mais: Você sabe o que é planejamento estratégico? Faça o seu respondendo 3 perguntas
Se você quer mais algumas dicas sobre processo de planejamento estratégico, então, assista a este vídeo de nosso canal no YouTube:
Vejas as principais características do processo de planejamento estratégico de alto nível!
Um bom processo de planejamento permite que você aloque o tempo necessário para rever sua estratégia para cada parte do seu negócio.
E tempo bem alocado é tempo economizado. Dessa forma, a tomada de decisão será mais confiável e assertiva.
Uma das características do planejamento estratégico de qualidade é que ele amarra cada discussão sobre os passos da empresa. Assim, integra de maneira fluida todos os departamentos, de modo que façam parte do todo da empresa, e não funcionem separadamente e individualmente.
Dessa forma, desmontam-se silos corporativos e as informações são compartilhadas. O objetivo é que todos façam a sua parte em busca de um objetivo comum.
A sinergia é muito importante, por isso, é preciso que o planejamento ingre as equipes ao desdobrar objetivos táticos e operacionais.
Veja mais: Tudo sobre a gestão de indicadores estratégicos, táticos e operacionais nas empresas
Assim, tendo definido os itens não negociáveis, você pode traçar, com o pessoal da execução, a melhor forma de atingir seus resultados.
Com isso, são criados planos de ação para que as operações ocorram conforme desejado.
Você sabe a melhor forma de criar planos de ação? Então, confira mais este vídeo:
Assim, você pode identificar um horizonte temporal específico para cada item de investimento mostrar seu valor.
Afinal, em teoria, quanto mais recursos forem alocados para um projeto, mais rapidamente ele atingirá seus objetivos.
Assim, projetos ou áreas que recebem menos recursos devem ter prazos maiores para atingir seus resultados. Caso contrário, pode haver um foco no curto prazo que só vai prejudicar ainda mais o andamento dessas ações.
O objetivo é que cada recurso seja realocado para prioridades estratégicas durante um período realista de tempo.
Não estamos falando apenas de recurso financeiros, mas também de recursos humanos, de TI, de instalações, de equipamentos, entre outros.
É uma oportunidade para que saiamos do automático de apenas acatar as decisões tomadas pelas lideranças.
Dessa forma, todos juntos, pensemos o negócio a partir do zero, repensando e realocando recursos a novas prioridades.
NA verdade, conforme o planejamento estratégico é executado, novos caminhos são percebidos ou descobertos. E é preciso ter toda a motivação necessária para relocar os recursos de forma a ir em busca dessas novas oportunidades detectadas pelas equipes.
É importante notar que essas características do planejamento em longo prazo devem se manter as mesmas. Isto é: a forma de moldar o planejamento não deve mudar.
Isso não significa que mudanças de planos não possam ou não devam ser feitas, caso se detecte essa necessidade. Mas, o que não pode mudar, são essas 5 características.
E na sua empresa? Como acontece o seu Planejamento Estratégico? Conte para gente nos comentários!
Texto adaptado da Endeavor
A Siteware desenvolveu o conjunto de ferramentas perfeitas para ajudar seu Planejamento Estratégico acontecer!
O STRATWS One é um software de acompanhamento de performance corporativa que já conquistou mais de mil clientes e 162 mil usuários!
Isso porque ele contempla uma série de vantagens e funcionalidades:
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |