O que é Análise PEST? Descubra para que serve essa metodologia e saiba como fazer na sua empresa

CONTEÚDO

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Você faz ideia sobre o que é uma análise PEST?

Para uma eficaz gestão de negócios, é imprescindível considerar o impacto que os fatores externos podem exercer sobre a empresa ou sobre algum projeto específico que ela venha a desenvolver.

Nesse sentido, uma das metodologias analíticas mais utilizadas pelas organizações é a Matriz PEST. Você já ouviu falar?

Nas linhas a seguir, vamos explicar o que é Análise PEST, para que serve uma Análise PEST e um passo a passo de como fazer uma Matriz PEST na sua empresa.

Continue a leitura para conferir também alguns exemplos de Análise PEST para se inspirar.

O que é Análise PEST?

“PEST” é um acrônimo que se refere a quatro categorias de fatores externos que podem impactar a empresa direta ou indiretamente:

  • Política (P)
  • Economia (E)
  • Social (S)
  • Tecnologia (T)

Logo, podemos definir o que é Análise PEST como o estudo que se faz dos fatores que se enquadram nessas categorias.

Há quem acrescente ainda outros dois tipos de fatores: o Ambiental (A) – ou Environmental (E), em inglês – e o Legal (L). Assim, a nomenclatura muda para Análise PESTEL ou Análise PESTAL.

O principal objetivo desse modelo analítico é permitir que se enxergue a empresa por uma perspectiva mais macro, facilitando o entendimento sobre a influencia dos fatores externos nas operações e decisões do negócio.

Veja como funciona uma Análise PEST:

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Confira mais detalhes sobre as outras ferramenats citadas no vídeo nestes posts de nosso blog:

Para que serve uma Análise PEST?

Conforme bem adiantamos no tópico anterior sobre o que é uma Análise PEST, essa metodologia de análise serve para compreender os reflexos de fatores externos sobre a organização.

Se, por exemplo, a sua empresa pensa em expandir suas atividades ou dar início ao desenvolvimento de algum outro tipo de projeto, é indispensável considerar: fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, fatores ambientais e fatores legais.

Esse tipo de análise servirá como base para orientar as tomadas de decisão da empresa, as quais estarão mais alinhadas à realidade macro da empresa.

Diferenças entre Análise PEST e Matriz SWOT

PEST e SWOT são duas metodologias de análise muito úteis para a definição de estratégias e para a obtenção de um maior conhecimento sobre a empresa e sobre as ameaças e oportunidades que a orbitam.

No entanto, a principal diferença entre SWOT e PEST é que esta tem um foco maior no ambiente externo à organização.

Os elementos observados na Matriz SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) estão mais voltados ao ambiente interno. Apesar de se preocupar com alguns fatores externos, a análise SWOT não é tão aprofundada quanto a PEST nesse âmbito.

A Análise PEST, PESTEL ou PESTAL é muito usado na hora de fazer projeção se cenários, veja mais sobre essa prática neste vídeo:

Passo a passo: como fazer uma Análise PEST?

Bom, agora que você já sabe o que é Análise PEST e para que serve uma é hora de descobrir como fazer.

Veja a seguir o passo a passo.

Passo 1 – Fatores políticos

O cenário da política brasileira nas esferas municipal, estadual e federal pode impactar as operações da sua empresa. Por exemplo:

  • Subsídio do governo a determinados setores produtivos;
  • Isenção de impostos;
  • Restrições impostas pelo governo ao seu setor.

Passo 2 – Fatores econômicos

Identifique os aspectos da economia que podem influenciar o seu modelo de negócio. Por exemplo:

  • Cotação do dólar;
  • Inflação;
  • Taxa básica de juros;
  • Facilidade de acesso ao crédito.

Passo 3 – Fatores sociais

O contexto sociocultural do qual o seu público-alvo faz parte também deve ser considerado na Análise PEST. Observe, por exemplo:

  • Poder de compra das famílias;
  • Acesso à internet;
  • Aspectos mais valorizados atualmente.

Passo 4 – Fatores tecnológicos

Avalie como a transformação tecnológica pode afetar seu negócio e identifique as principais tendências:

  • Os equipamentos utilizados na sua empresa estão ficando obsoletos?
  • É possível automatizar quais tarefas na sua empresa?

Exemplos de Análise PEST

Uma análise PEST normalmente aborda fatores de quatro categorias principais: políticos, econômicos, sociais e tecnológicos. Avaliando esses fatores, as organizações têm a chance de identificar tendências e ameaças que possam afetar suas operações.

Por exemplo, a análise política pode identificar leis e regulamentos que podem afetar a operação de uma organização. Uma análise tecnológica pode identificar novas tecnologias que podem alterar os produtos e serviços de uma empresa. Além disso, as categorias de análise PEST fornecem as oportunidades para uma empresa se preparar para oportunidades e riscos futuros.

Exemplo de Análise PEST fictício – empresa de computadores

Por exemplo, como um exemplo de análise PEST, considere uma empresa que fabrica computadores. Uma análise política dessa empresa pode avaliar novas leis e regulamentos governamentais que tratam da segurança dos computadores.

A análise econômica da empresa pode examinar mudanças nos níveis de renda que podem afetar a capacidade dos consumidores de comprar computadores. Uma análise social pode avaliar mudanças nas tendências de uso dos computadores, como os usos educacionais.

Enfim, uma análise tecnológica pode examinar novas inovações, como o uso de computadores pessoais em conexão com a internet.

A Análise PEST pode ser aplicada a qualquer organização, desde pequenas empresas a grandes organizações. Esta técnica é uma das melhores maneiras de as organizações entenderem seu ambiente externo e identificarem oportunidades e riscos importantes que podem afetar o desempenho.

Exemplo de análise PEST real – Netshoes

Confira abaixo um exemplo de Análise PEST da Netshoes, considerado um dos maiores e-commerces de calçados e vestuário esportivo:

O que é Análise PEST

Fonte: Gen Negócios & Gestão

Implemente esse método analítico na sua empresa para maximizar seu entendimento a respeito do cenário em que o seu modelo de negócio encontra-se inserido e passe a tomar decisões estratégicas mais efetivas e bem fundamentadas.

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que promove a criação, o acompanhamento e o compartilhamento de seus indicadores de desempenho. Com isso, ele ajuda a prever cenários e a analisar riscos, entre diversas outras vantagens, como estas:

  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade.

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