Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre análise estratégica de cenários para o seu planejamento estratégico!
Não é segredo para ninguém que estamos em um mundo cada vez mais ágil e intenso e que exige cada vez mais uma análise estratégica do cenário competitivo. Afinal, isso reflete na influência sobre os negócios e nos cenários econômico-financeiros.
Nesse caso, é necessário que as empresas estejam atentas a essas mudanças, sejam elas no comportamento dos consumidores, econômicas ou governamentais, ou até mesmo concorrenciais.
Dessa forma, as organizações precisam analisar detalhadamente o seu posicionamento neste cenário econômico, prever e prevenir que fatores negativos influenciam para garantir uma análise de cenários estratégica.
Ao mesmo tempo, precisam destacar seus pontos fortes e direcionar suas estratégias para que tenham sucesso neste ambiente mutante.
É nesse ponto que a Análise de Cenários no planejamento estratégico se faz presente.
Nesta postagem, você vai entender o que é análise de cenários, verá algumas ferramentas de análise interno e externo, além de exemplos e de como usar tudo isso na avaliação estratégica de uma empresa.
A Análise de Cenários é um conceito difundido por estudos e consultorias que passou a ser amplamente utilizado como ferramenta de gestão. A ideia dessa metodologia é usar um conjunto de ferramentas para conseguir imaginar com segurança possíveis cenários futuros. A partir disso, a empresa pode elaborar estratégias para diferentes situações.
Apesar de ser muito usada atualmente nas empresas, as análise de cenário é uma metodologia que nasceu no setor militar. Nas guerras, os estrategistas das tropas tentavam imaginar os possíveis ataques para traçar planos de defesas e contra-ataques.
Portanto, a elaboração de cenários no planejamento estratégico permite que ideias e planos de ação sejam estabelecidas considerando-se um contexto futuro.
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Dessa forma, para elaborar uma análise de cenário de forma eficiente, o primeiro passo é identificar fatores que podem impulsionar o negócio. O objetivo é obter um avanço perante diferentes tipos de cenários no planejamento estratégico. Além disso, devem ser encontrados pontos fortes e fracos, com o objetivo de promover opções de melhoria futura.
É a Análise de Cenários que vai fundamentar as estratégias da empresa, por isso, é de extrema importância na concepção do Planejamento Estratégico. Sua principal função é analisar o contexto (interno e externo) no qual a empresa está inserida.
Dessa forma, o segundo passo é pesquisar, analisar, mapear e identificar os fatores futuros que são passíveis de ocorrer, possibilitando-se uma visão mais clara do cenário atual e permitindo a tomada de decisão mais fundamentada e precisa.
Nesse caso, uma análise de cenários de ameaças externas e fatores internos devem ser levados em consideração.
Além disso, é importante destacar que a principal função da construção de cenários no planejamento estratégico não é tentar prever o futuro, mas identificar fatores que podem se tornar reais a longo prazo. Assim, a empresa poderá ter planos de contingência, de acordo com os diferentes contextos.
Ao fazer a análise de cenários para um plano de negócios, a análise dos concorrentes e o planejamento estratégico têm papel fundamental.
Só assim será possível fazer uma projeção de cenários adequada. Veja a seguir algumas ações importantes e com objetivos estratégicos que a empresa precisa mapear constantemente:
Atuar onde ninguém está agindo, pensar em inovações e buscar inovações onde a maioria está vendo como dificuldade, são alguns dos benefícios de contar com um pensamento e análise de cenários estratégica dentro da organização.
Para fomentar essa lógica, é importante que a empresa mapeie ferramentas, produtos ou serviços capazes de auxiliar no planejamento estratégico.
Conhecer bem seus concorrentes, por meio da análise de cenários no ambiente competitivo, detectando seus pontos fortes, identificando pontos em que você está à frente deles, e, ao mesmo tempo, as ameaças, isso é: os pontos em que eles podem te superar.
Apesar de todos os esforços que você pode colocar na realização da análise de cenários no ambiente interno e externo de sua organização, é impossível ser 100% imparcial. Assim, peça para pessoas que conhecem o seu negócio e estão familiarizadas com o método revisem a sua análise de cenários e contribuam com pontos que você pode ter deixado passar.
Existem algumas ferramentas que foram pensadas para facilitar o processo de como analisar o ambiente interno e externo de uma empresa. Faça uso dessas ferramentas de análise de cenário interno e externo consagradas e utilizadas pelas grandes empresas do mercado. Apoie-se nessas metodologias já testadas e aprovadas para aplicar a técnica.
A Análise de Cenários é um processo simples, o que permite que empresas dos mais diversos ramos e tamanhos possam utilizá-la como parte da sua definição de planejamento estratégico.
Dessa forma, a construção de cenários estratégicos de uma empresa utiliza fatores que são comuns a todas elas, sendo necessário somente que cada uma analise o ambiente interno e externo das organizações, o que inclui a concorrência.
A Análise de Cenários Organizacionais ajuda no direcionamento e na precisão do planejamento estratégico através de uma ampla análise do ambiente corporativo.
Isso vai resultar na criação ou adaptação de novas estratégias, ou planos de ação para minimizar os riscos e maximizar as oportunidades e as chances de sucesso da empresa.
Saiba mais: Como minimizar riscos e ter mais transparência? Use as melhores formas de gestão de riscos
Para se fazer um estudo de cenários é preciso levar em conta diversos fatores: desde o conceito de cenários econômicos, passando pela análise do ambiente competitivo e o uso de ferramentas de análise de cenário interno e externo. Sem isso, não há como construir um bom exemplo de análise estratégica e crítica de uma empresa.
Nesse contexto, selecionamos algumas ferramentas de análise de cenário interno e externo que serão de grande ajuda no planejamento de cenários organizacionais:
Vamos conhecer essas ferramentas de planejamento estratégico para projeção de cenários organizacionais?
Fazer a análise de cenários dos concorrentes durante o planejamento estratégico é fundamental.
Esta ferramenta idealizada pelo professor Michael Porter, de Harvard, é uma das mais consagradas quando se deseja fazer a análise estratégica de uma empresa.
Se preferir, veja nosso vídeo sobre as 5 forças de Porter:
Ela é composta pelas chamadas 5 forças competitivas:
Conhecer as demais empresas que atuam em seu segmento é fundamental. A rivalidade entre concorrentes tende a ser maior, quanto mais empresas estiverem presentes nesse mercado e quanto menor for o diferencial de suas ofertas.
Procure desvendar quais as forças e fraquezas, pontos positivos e negativos de cada empresa, conhecer o público-alvo e descobrir como atender suas necessidades melhor que os concorrentes.
Quanto mais fornecedores você tiver, menor a possibilidade de eles ditarem preços e prazos de entrega. Lembre-se que eles também são fornecedores de seus concorrentes, que podem tentar dominar algum deles, com contratos de exclusividade.
São aqueles que não pertencem à mesma categoria que você produz, mas que atendem às mesmas necessidades dos seus clientes. Um exemplo famoso é o caso da manteiga e da margarina. Descubra quais são as características e os benefícios de seus produtos que os fazem se diferenciar positivamente dos substitutos.
Quais as barreiras de entrada que podem evitar o surgimento de novos concorrentes em seu mercado? Necessidade de altos investimentos para instalação, patentes, regulamentação governamental, marcas consolidadas e tecnologias complexas costumam inibir a entrada de novos concorrentes.
Quem define as características, o posicionamento e preço de seus produtos, sempre é, no fundo, o cliente. Quanto maior a quantidade de concorrentes e a semelhança entre os produtos, maior o poder de negociação deles. A diferenciação é o caminho para tentar controlar esse cenário.
Aproveite e baixe agora mesmo uma ferramenta que vai ajudar você a fazer a análise de Porter: Baixar agora Planilha das 5 Forças Competitivas
A análise PESTEL é usada para estudo de cenários e é totalmente focada no ambiente externo.
O nome PESTEL deriva das iniciais das letras de diferentes tipos de cenários que o planejamento estratégico exige que sejam analisados.
Para cada um desses pontos, deve ser feita uma análise de cenários para o plano de negócios, definindo oportunidades e ameaças (que são usadas em auxílio da análise SWOT).
Por exemplo, ao se debruçar sobre o conceito de cenários econômicos, poderiam ser listados fatores como esses:
Confira um exemplo de análise de cenários de uma empresa baseado no modelo PESTEL:
Fonte: Febrace
Apesar de muito usada na projeção de cenários estratégicos, alguns acham que a análise PESTEL para construção de cenários de uma empresa poderia ser ainda mais completa, incluindo outros fatores, ou detalhando melhor os seis que já utiliza.
Veja este exemplo de análise de cenários de uma empresa apresentado no livro “Planejamento Estratégico de Marketing“, da editora FGV.
Um ponto fundamental, que não pode ser deixado de lado na construção de cenários para planejamento estratégico, são os impactos sociais e comportamentais que o advento das novas tecnologias, como a internet e a computação em nuvem, vem causando.
O estudo das chamadas gerações X, Y (Millennials) e Z é parte obrigatória em qualquer análise de cenários e identificação de riscos.
A análise de cenários no ambiente interno e externo das organizações costuma ser feita com ajuda da matriz SWOT. Na verdade, essa é a mais consagrada e também uma das mais básicas ferramentas de avaliação estratégica de uma empresa.
O uso da SWOT no planejamento estratégico busca identificar as forças e fraquezas de uma empresa (ambiente interno) e as oportunidades e ameaças (ambiente externo).
Vamos entender melhor para que serve a análise SWOT ao definir esses dois ambientes?
Tudo aquilo que você pode controlar dentro de sua empresa compõe as forças e fraquezas de seu ambiente interno.
Assim, por exemplo, uma empresa com uma boa reputação no mercado, inovadora, com instalações de última geração e alto engajamento dos funcionários pode listar essas características como forças.
Por outro lado, uma empresa que tem dificuldades de distribuição, baixa participação no mercado, altos custos de captação de recursos financeiros e baixa economia de escala, tem esses pontos como fraquezas que precisam ser trabalhadas.
Forças da natureza, política econômica, mudanças sociais e comportamentais estão entre alguns dos fatores externos sobre os quais sua empresa não tem controle. Esses fatores podem configurar oportunidades ou ameaças para o seu negócio e servem como um ótimo ponto de partida para você elaborar a sua análise de cenários.
Uma das mais completas e esquemáticas formas de fazer um planejamento de cenários externo é usando a análise PESTEL, que pode ser ampliada com outros fatores específicos do seu segmento.
É aqui que a análise SWOT no planejamento estratégico diz a que veio.
Com ela, você deve definir:
Com base nesses cenários estratégicos, você deve definir planos de ação para fortalecer suas fraquezas ou utilizar bem duas forças para tirar o máximo proveito das oportunidades e se defender adequadamente das ameaças.
Veja mais detalhes em nosso blog: Análise SWOT para planejamento estratégico: quais são seus pontos fortes e pontos fracos?
Depois de todas essas explicações sobre análise de cenários, ferramentas de planejamento estratégico e definições sobre a construção de cenários, essa atividade ficou mais clara para você?
Se quiser que essa tarefa se torne ainda mais fácil e ágil, use um software de planejamento estratégico, como o STRATWs One, e faça tudo isso com ajuda da tecnologia, com base em dados reais e facilidade de colaboração entre as equipes.
O sistema usado pelo software transforma em processos a sua metodologia de gestão. Com ele, fica mais fácil estabelecer e monitorar os KPI para analisar o desempenho da sua estratégia, garantindo melhores resultados para a sua empresa.
Outra vantagem do software é a simplicidade que ele agrega à gestão. Em vez de ter um monte de planilhas e gráficos, você pode concentrar tudo em um único lugar, mais fácil de consultar e também tirar os insights para melhorar a estratégia.
Levando pessoas e empresas mais longe.
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