As soft skills são, basicamente, as habilidades sociais que nos permitem ter sucesso em nossas relações interpessoais. Ou seja, são características pessoais que nos ajudam a lidar com as demandas do dia a dia, seja no trabalho, na família ou nas amizades.
Clique no player e ouça nosso conteúdo “Soft skills: o que é, as 7 principais e como desenvolvê-las”:
Dessa forma, embora elas sejam inatas, as soft skills podem e devem ser desenvolvidas ao longo da vida. Isso porque elas são fundamentais para o bom desempenho profissional e para a conquista de objetivos pessoais. Afinal, você provavelmente já identificou que existem pessoas que possuem muito mais facilidade em lidar com outras e elas costumam se destacar no ambiente corporativo por isso.
Para você ter ideia, segundo pesquisa, 77% das empresas acreditam que as habilidades sociais são tão importantes quanto as técnicas, também chamadas de hard skills.
Por isso, neste artigo, você vai entender melhor o que são as soft skills, quais são as sete principais, como identificar as suas principais e, claro, como desenvolvê-las. Continue comigo aqui e confira!
Soft skills são habilidades comportamentais importantes para o sucesso no ambiente de trabalho. Elas são fundamentais para ajudar a trabalhar com outras pessoas, lidar com situações complicadas e aceitar feedbacks construtivos, por exemplo.
Alguns exemplos de soft skills são:
Dessa forma, uma empresa que valoriza e promove o desenvolvimento das soft skills em seus colaboradores está mais propensa a ter um ambiente de trabalho saudável, com as pessoas conseguindo focar na resolução de problemas. Afinal, a empatia permite que você se coloque no lugar dos outros e relacione-se com eles de maneira produtiva.
Como líder, é importante ser capaz de motivar e inspirar a sua equipe, além de ser capaz de tomar decisões rápidas e precisas por meio das suas próprias soft skills. Além disso, mesmo que você não seja um líder, desenvolver habilidades de liderança é útil para qualquer profissional.
Soft skills, também conhecidas como “habilidades comportamentais” são qualidades essenciais para profissionais de todas as áreas. Elas diferem do que são conhecidas como “hard skills” – tais como as competências e habilidades técnicas específicas de um trabalho ou prática.
Nesse caso, enquanto as soft skills focam nas habilidades interpessoais, as hard skills são as técnicas que todo profissional tem em sua área. Um analista de um determinado setor, por exemplo, precisa ter conhecimento ferramental, de processos e até matemático para executar o seu trabalho com excelência.
Ou seja, um bom profissional deve estar sempre se atualizando para aprimorar as suas hard e soft skills.
Em outros tempos, apenas as hard skills eram levadas em consideração na hora de contratar um novo colaborador. No entanto, o departamento de pessoas já entendeu a importância de contar com pessoas que possuem soft skills bem desenvolvidas, já que elas contam com pilares importantes para o desenvolvimento da empresa.
Alguns dos benefícios das soft skills para o ambiente organizacional são:
As soft skills, como a comunicação eficaz, a empatia e a capacidade de trabalhar em equipe, são fundamentais para uma colaboração efetiva. As pessoas que possuem essas habilidades conseguem construir relacionamentos de trabalho mais fortes, resolver conflitos de maneira construtiva e contribuir para um ambiente de trabalho harmonioso.
Habilidades como a liderança, a capacidade de inspirar e motivar os outros e a tomada de decisões éticas são essenciais para liderar equipes e organizações de forma eficaz. Além disso, os líderes que possuem soft skills bem desenvolvidas tendem a ser mais respeitados e eficazes em suas funções.
As soft skills, como a criatividade e o pensamento crítico, são cruciais para a resolução de problemas complexos. Elas permitem que as pessoas encontrem soluções inovadoras e se adaptem a situações em constante mudança.
Soft skills bem desenvolvidas contribuem para um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo. Isso pode levar a maior satisfação dos colaboradores, menor rotatividade (turnover) e maior engajamento.
Ciente da importância das soft skills para o mercado, neste tópico selecionei aquelas que são mais comuns de serem desejadas pelas empresas, principalmente na hora de contratar novos colaboradores. Por isso, se atente:
As soft skills são fundamentais para o bom desenvolvimento profissional. Por isso, é importante identificar as suas próprias soft skills para que seja possível desenvolvê-las e utilizá-las em seu benefício.
Como a habilidade de se comunicar pode ser algo menos palpável do que as hard skills, por exemplo, um primeiro passo pode ser solicitar feedbacks para o seu líder direto e também os seus pares no local de trabalho. Isso permitirá você ter uma percepção além da sua. Afinal, é comum o indivíduo acreditar que possui ótima comunicação, quando na verdade, parte dos colegas ao seu redor discordam dessa percepção.
Além disso, ao se conscientizar das suas melhores soft skills, você pode desenvolver os seus talentos para melhorar como profissional. Uma pessoa que está disposta a evoluir a sua comunicação, normalmente é bem mais agradável de lidar do que aquelas que acreditam que não possuem nada para melhorar.
Além do feedback, você também pode aplicar um modelo de Avaliação de Desempenho, como a autoavaliação.
Aprimorar as soft skills é uma tarefa indispensável para alcançar o sucesso profissional desejado. Nesse caso, terapia, capacitação ou até mesmo cursos específicos são ótimas opções para desenvolver as soft skills.
Para desenvolvê-las, é necessário estar disposto a se dedicar e trabalhar com isso diariamente. Obtenha feedbacks, faça cursos, leia livros e participe de programas que irão auxiliar para melhorar essas habilidades.
Um ponto importante é levar essa auto-percepção para o seu líder até ter a oportunidade de construir o seu Plano de Desenvolvimento Individual baseado na sua necessidade de crescimento. Quando o gestor consegue acompanhar esse desenvolvimento, fica muito mais fácil garantir que o colaborador tenha o reconhecimento do seu desenvolvimento seja por premiações, bonificações e até conquista de cargos mais elevados.
O RH é extremamente importante na identificação e desenvolvimento das soft skills nos colaboradores, e os treinamentos no ambiente de trabalho são a melhor maneira de promover o desenvolvimento daqueles que constroem a sua equipe.
Dessa forma, o time de Recursos Humanos tem o papel de avaliar e mensurar o desenvolvimento das soft skills dos colaboradores, bem como criar ambientes motivadores nos quais eles possam praticar essas habilidades com segurança. Além disso, o desenvolvimento dessas habilidades será estimulado quando o RH incentivar diferentes tipos de atividades de treinamento, como discussões em grupo, jogos, atividades interativas e brainstormings.
A realização de treinamentos e atividades desafiadoras não só promove o desenvolvimento das soft skills, mas também ajuda a reforçar a confiança dos colaboradores e a motivação.
Por isso, é muito importante que o time de RH conquiste a sua autonomia para ter mais tempo em planejar e executar esse tipo de atividade, tirando ele da burocracia e focando na gestão de talentos da organização. E a melhor forma de executar isso é por meio de soluções capazes conectar pessoas e criar meios das pessoas alcançarem a alta performance.
Algumas das melhores formas de desenvolver as soft skills nos colaboradores são:
E aí, conseguiu entender mais a importância das soft skills no mercado de trabalho e também para o RH? O próximo passo é garantir que a empresa tenha um ambiente saudável e seguro para a área de recursos humanos tenha o cenário ideal para garantir que as habilidades interpessoais sejam evoluídas.
Como fazer isso? O STRATWs One te ajuda.
Isso porque a ferramenta conta com módulos de gestão de talentos e também performance individual dos colaboradores. O que significa que soluções como acompanhamento de indicadores, remuneração variável e avaliação de desempenho, feedbacks e muito mais estão disponíveis.
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