Soft skills: o que é, as 7 principais e como desenvolvê-las?

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Soft skills
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As soft skills são, basicamente, as habilidades sociais que nos permitem ter sucesso em nossas relações interpessoais. Ou seja, são características pessoais que nos ajudam a lidar com as demandas do dia a dia, seja no trabalho, na família ou nas amizades.

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Dessa forma, embora elas sejam inatas, as soft skills podem e devem ser desenvolvidas ao longo da vida. Isso porque elas são fundamentais para o bom desempenho profissional e para a conquista de objetivos pessoais. Afinal, você provavelmente já identificou que existem pessoas que possuem muito mais facilidade em lidar com outras e elas costumam se destacar no ambiente corporativo por isso.

Para você ter ideia, segundo pesquisa, 77% das empresas acreditam que as habilidades sociais são tão importantes quanto as técnicas, também chamadas de hard skills.

Por isso, neste artigo, você vai entender melhor o que são as soft skills, quais são as sete principais, como identificar as suas principais e, claro, como desenvolvê-las. Continue comigo aqui e confira!

O que são soft skills?

Soft skills são habilidades comportamentais importantes para o sucesso no ambiente de trabalho. Elas são fundamentais para ajudar a trabalhar com outras pessoas, lidar com situações complicadas e aceitar feedbacks construtivos, por exemplo. 

template feedbacks

Alguns exemplos de soft skills são:

  • Inteligência emocional: reconhecer as próprias emoções e lidar com elas de maneira saudável pode parecer fácil, mas é uma habilidade presente em poucas pessoas, principalmente no ambiente corporativo, que exige que você também lide com os sentimentos dos outros.
  • Comunicação assertiva: saber se comunicar bem é uma habilidade valorizada dentro das empresas. Principalmente em períodos de home office e trabalho híbrido, ter pessoas que consigam se comunicar por mensagens e sem ruídos é algo fundamental para um ambiente de trabalho mais saudável.
  • Trabalho em equipe: ser amigo da galera do trabalho é uma habilidade interessante, no entanto, o que muitas empresas procuram são as pessoas que conseguem trabalhar em equipe de maneira profissional, conseguindo lidar com diferentes pessoas e retirar de cada um o seu melhor.

Dessa forma, uma empresa que valoriza e promove o desenvolvimento das soft skills em seus colaboradores está mais propensa a ter um ambiente de trabalho saudável, com as pessoas conseguindo focar na resolução de problemas. Afinal, a empatia permite que você se coloque no lugar dos outros e relacione-se com eles de maneira produtiva.

Como líder, é importante ser capaz de motivar e inspirar a sua equipe, além de ser capaz de tomar decisões rápidas e precisas por meio das suas próprias soft skills. Além disso, mesmo que você não seja um líder, desenvolver habilidades de liderança é útil para qualquer profissional.

Diferença entre hard skills e soft skills

Soft skills, também conhecidas como “habilidades comportamentais” são qualidades essenciais para profissionais de todas as áreas. Elas diferem do que são conhecidas como “hard skills” – tais como as competências e habilidades técnicas específicas de um trabalho ou prática.

Nesse caso, enquanto as soft skills focam nas habilidades interpessoais, as hard skills são as técnicas que todo profissional tem em sua área. Um analista de um determinado setor, por exemplo, precisa ter conhecimento ferramental, de processos e até matemático para executar o seu trabalho com excelência.

Ou seja, um bom profissional deve estar sempre se atualizando para aprimorar as suas hard e soft skills.

Qual a importância das soft skills?

Em outros tempos, apenas as hard skills eram levadas em consideração na hora de contratar um novo colaborador. No entanto, o departamento de pessoas já entendeu a importância de contar com pessoas que possuem soft skills bem desenvolvidas, já que elas contam com pilares importantes para o desenvolvimento da empresa.

Alguns dos benefícios das soft skills para o ambiente organizacional são:

1- Colaboração efetiva

As soft skills, como a comunicação eficaz, a empatia e a capacidade de trabalhar em equipe, são fundamentais para uma colaboração efetiva. As pessoas que possuem essas habilidades conseguem construir relacionamentos de trabalho mais fortes, resolver conflitos de maneira construtiva e contribuir para um ambiente de trabalho harmonioso.

2- Liderança

Habilidades como a liderança, a capacidade de inspirar e motivar os outros e a tomada de decisões éticas são essenciais para liderar equipes e organizações de forma eficaz. Além disso, os líderes que possuem soft skills bem desenvolvidas tendem a ser mais respeitados e eficazes em suas funções.

3- Resolução de problemas

As soft skills, como a criatividade e o pensamento crítico, são cruciais para a resolução de problemas complexos. Elas permitem que as pessoas encontrem soluções inovadoras e se adaptem a situações em constante mudança.

4- Melhora o ambiente de trabalho

Soft skills bem desenvolvidas contribuem para um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo. Isso pode levar a maior satisfação dos colaboradores, menor rotatividade (turnover) e maior engajamento.

calculo de turnover

As 7 principais soft skills para o mercado de trabalho

Ciente da importância das soft skills para o mercado, neste tópico selecionei aquelas que são mais comuns de serem desejadas pelas empresas, principalmente na hora de contratar novos colaboradores. Por isso, se atente:

  • 1- Trabalho em equipe: nada desmotiva e preocupa mais os líderes do que pessoas que não sabem lidar com divergências e pensam de maneira individual. Nesse caso, pessoas que conseguem atuar compartilhando seus conhecimentos e focando nos objetivos comuns é saudável e é uma habilidade bastante valorizada e uma das soft skills que sempre é buscada nos processos admissão.
  • 2- Resolvedor de problemas: apontar o erro é muito fácil, diferente das pessoas que buscam resolvê-los. Por isso, pessoas pró-ativas, que focam sempre em encontrar a melhor solução do problema diante dos obstáculos, são desejáveis em quase todas as organizações.
  • 3- Boa comunicação: bons comunicadores são bastante propícios a serem pessoas visadas no RH durante os processos seletivos, afinal, transmitir a informação de forma eficaz é algo importante no dia a dia. Além disso, um bom comunicador também é aquele que sabe ouvir seus companheiros.
  • 4- Adaptável: vivemos na era da tecnologia e da revolução. Aquilo que era o melhor caminho meses atrás, hoje já está ultrapassado. Por isso, contar com pessoas no seu time que estão dispostas a estarem sempre inovando é uma outra soft skills positiva e que impulsiona os demais colaboradores ao desenvolvimento.
  • 5- Pensamento crítico: saber ouvir os mais experientes é importante, no entanto, aquele colaborador que possui pensamento crítico, ou seja, a habilidade de fugir do senso comum e identificar formas pouco convencionais para alcançar os resultados é uma outra soft skill que os líderes estão valorizando cada vez mais.
  • 6- Gerenciamento de tempo eficaz: executar uma tarefa e alcançar os melhores resultados é ótimo, no entanto, aquele colaborador que consegue fazer isso em menos tempo é com certeza um destaque no mercado de trabalho. Isso porque horas extras são algo que prejudicam o empregador e também o colaborador. Por isso, quem consegue gerenciar bem o seu tempo está normalmente se destacando em sua equipe.
  • 7- Automotivador: é bastante comum que as pessoas depositem a motivação delas na ação do líder, amigo e até colegas de trabalho. No entanto, o único responsável por isso é você mesmo. Pessoas que sabem se automotivar e fazer o máximo por si mesmo tem se tornado cada vez mais uma habilidade social desejada por parte dos empregadores.

Como identificar as suas próprias soft skills?

As soft skills são fundamentais para o bom desenvolvimento profissional. Por isso, é importante identificar as suas próprias soft skills para que seja possível desenvolvê-las e utilizá-las em seu benefício.

Como a habilidade de se comunicar pode ser algo menos palpável do que as hard skills, por exemplo, um primeiro passo pode ser solicitar feedbacks para o seu líder direto e também os seus pares no local de trabalho. Isso permitirá você ter uma percepção além da sua. Afinal, é comum o indivíduo acreditar que possui ótima comunicação, quando na verdade, parte dos colegas ao seu redor discordam dessa percepção.

Além disso, ao se conscientizar das suas melhores soft skills, você pode desenvolver os seus talentos para melhorar como profissional. Uma pessoa que está disposta a evoluir a sua comunicação, normalmente é bem mais agradável de lidar do que aquelas que acreditam que não possuem nada para melhorar.

Além do feedback, você também pode aplicar um modelo de Avaliação de Desempenho, como a autoavaliação.

avaliação de desempenho

Como desenvolver as próprias soft skills?

Aprimorar as soft skills é uma tarefa indispensável para alcançar o sucesso profissional desejado. Nesse caso, terapia, capacitação ou até mesmo cursos específicos são ótimas opções para desenvolver as soft skills. 

Para desenvolvê-las, é necessário estar disposto a se dedicar e trabalhar com isso diariamente. Obtenha feedbacks, faça cursos, leia livros e participe de programas que irão auxiliar para melhorar essas habilidades.

Um ponto importante é levar essa auto-percepção para o seu líder até ter a oportunidade de construir o seu Plano de Desenvolvimento Individual baseado na sua necessidade de crescimento. Quando o gestor consegue acompanhar esse desenvolvimento, fica muito mais fácil garantir que o colaborador tenha o reconhecimento do seu desenvolvimento seja por premiações, bonificações e até conquista de cargos mais elevados.

Qual o papel do RH no desenvolvimento das soft skills?

O RH é extremamente importante na identificação e desenvolvimento das soft skills nos colaboradores, e os treinamentos no ambiente de trabalho são a melhor maneira de promover o desenvolvimento daqueles que constroem a sua equipe.

Dessa forma, o time de Recursos Humanos tem o papel de avaliar e mensurar o desenvolvimento das soft skills dos colaboradores, bem como criar ambientes motivadores nos quais eles possam praticar essas habilidades com segurança. Além disso, o desenvolvimento dessas habilidades será estimulado quando o RH incentivar diferentes tipos de atividades de treinamento, como discussões em grupo, jogos, atividades interativas e brainstormings.

A realização de treinamentos e atividades desafiadoras não só promove o desenvolvimento das soft skills, mas também ajuda a reforçar a confiança dos colaboradores e a motivação.

Por isso, é muito importante que o time de RH conquiste a sua autonomia para ter mais tempo em planejar e executar esse tipo de atividade, tirando ele da burocracia e focando na gestão de talentos da organização. E a melhor forma de executar isso é por meio de soluções capazes conectar pessoas e criar meios das pessoas alcançarem a alta performance.

Algumas das melhores formas de desenvolver as soft skills nos colaboradores são:

  • Alinhamento de expectativas entre líder e liderado;
  • Construir planos de desenvolvimento individual com planos de ação focados no que precisa ser desenvolvimento;
  • Implementar uma cultura de feedbacks;
  • Fazer uso de ferramentas que promovam uma gestão de talentos estratégica.

Próximos passos

E aí, conseguiu entender mais a importância das soft skills no mercado de trabalho e também para o RH? O próximo passo é garantir que a empresa tenha um ambiente saudável e seguro para a área de recursos humanos tenha o cenário ideal para garantir que as habilidades interpessoais sejam evoluídas.

Como fazer isso? O STRATWs One te ajuda.

Isso porque a ferramenta conta com módulos de gestão de talentos e também performance individual dos colaboradores. O que significa que soluções como acompanhamento de indicadores, remuneração variável e avaliação de desempenho, feedbacks e muito mais estão disponíveis.

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