Quantas pessoas já deixaram a sua empresa neste ano? Bem, se você acredita que esse resultado é maior do que você desejava, saiba que não está sozinho. Isso porque a rotatividade de colaboradores tem sido um grande problema para as empresas nos últimos anos.
Segundo um levantamento do ano passado da Robert Half, o Brasil é o país com o maior índice de turnover do mundo. Na análise, o Brasil registrou 56% de aumento no turnover. Dessa forma, essa costumeira substituição de pessoas em um curto espaço de tempo, tem criado uma instabilidade nas equipes e tornando difícil alcançar os objetivos a longo prazo.
Por isso, neste artigo, vamos analisar o que é a rotatividade de pessoal, quais são as principais causas desse problema e quais são os seus impactos para as empresas. Além disso, vamos mostrar algumas estratégias eficazes para reduzir a rotatividade no ambiente corporativo.
Continue a leitura e confira!
Rotatividade de colaboradores é um termo usado para descrever a mudança contínua do número de pessoas que entram e saem de uma empresa. É importante para os empregadores entenderem a rotatividade de pessoas e os efeitos que ela pode ter para o seu negócio.
Isso porque uma alta taxa de rotatividade de pessoas pode prejudicar o desempenho geral da empresa, principalmente porque a inteligência criada diariamente deixa as equipes e é preciso contratar alguém para aprender tudo de novo. Por isso, é importante encontrar maneiras de reduzir a rotatividade de pessoas em seu ambiente organizacional.
Dessa forma, os gestores e responsáveis pelo RH devem fazer uso das avaliações de desempenho para monitorar a atuação dos seus liderados e alinhar isso ao nível das satisfação deles, com o objetivo de identificar quais fatores afetam a rotatividade do seu pessoal.
A taxa de rotatividade, ou apenas turnover, é um dos indicadores mais importantes para gestores do RH. Isso porque ao acompanhá-lo de perto, é possível identificar um alto ou baixo nível de satisfação dos colaboradores com a empresa e a partir daí criar um plano de ação para melhorar esse resultado.
Dessa forma, se você deseja acompanhar este indicador, saiba que para calcula-lo é bem simples.
Primeiro será necessário calcular o que chamamos de X. Para isso:
Z = (admitidos + demitidos) / 2
Uma empresa que teve 5 demissões e 7 contratações, por exemplo terá:
Z = (7 + 5) / 2
Z = 12/2
Z = 6
Com esse valor em mãos, agora já dá para calcular a sua taxa de rotatividade.
taxa de turnover = (Z / nº de colaboradores) x 100
Assim, seguindo exemplo anterior, imagine que a empresa conte com 50 colaboradores. Assim, a taxa de turnover dela será:
taxa de turnover = (12/50) x 100
taxa de turnover = 0,24 x 100
taxa de turnover = 24%
Embora não exista uma taxa de rotatividade ideal, é fundamental que a empresa, principalmente o RH, foque os seus esforços para minimizar esse valor para o mínimo possível.
Normalmente, é possível considerar que a empresa possui uma rotatividade saudável se ela conseguir manter em torno de 5% a 10%, mas isso vai depender do segmento, porte e modelo de trabalho.
A rotatividade de colaboradores gera impactos financeiros significativos para qualquer empresa. Primeiramente, os custos com treinamentos, adaptação de estruturas e recrutamento são alguns dos fatores que precisam ser levados em consideração como despesas que poderiam ser evitados se o turnover fosse menor.
Dessa forma, se o índice de rotatividade da empresa for alto, os gastos envolvendo esses fatores terão um grande impacto no orçamento. Por isso, é importante conhecer as causas que levam à rotatividade, para que a empresa invista no planejamento, manutenção e sucesso dos colaboradores a longo prazo.
Em empresas de negócios complexos, por exemplo, é comum que um colaborador precise de um processo de onboarding seja muito eficiente para ajudá-lo a entender a objetividade dos negócios e conseguir desempenhar suas funções com qualidade. Assim, uma empresa que possua uma alta rotatividade de pessoas terá sim uma queda expressiva na produtividade e isso gerará impacto negativo nos negócios.
É fundamental partir do princípio que cada empresa terá suas próprias peculiaridades. Um gestor que não está desempenhando bem o seu papel de líder e prejudicando as entregas do seu time com uma liderança autocrática, por exemplo, pode ser uma razão para o índice de rotatividade do time dele estar alto.
No entanto, no mercado existem algumas estatísticas que apontam que entre as principais causas do turnover aparecem:
O clima organizacional pode ser resumido como a motivação dos colaboradores na relação entre profissional e empresa. Nesse cenário, a baixa qualidade desse indicador pode indicar uma série de problemas, como:
A falta de alinhamento de expectativas é uma das principais razões para a rotatividade. Muitas vezes, os colaboradores não têm acesso a objetivos empresariais claros ou aos indicadores que medem o seu próprio desempenho. Isso faz com que eles não saibam como estão contribuindo para os resultados da organização.
Além disso, o desconhecimento dos objetivos da empresa faz com que as pessoas se sintam desmotivadas, o que facilmente leva a uma rotatividade elevada.
Uma das principais razões para a alta rotatividade é a ausência de uma cultura de feedback consolidada e a ausência de reconhecimento voltada ao desempenho individual. Isso significa que os profissionais não sentem que suas contribuições são valorizadas e recompensadas quando um líder ou mesmo um colega reconhece isso de alguma forma.
Outra das principais causas para uma alta rotatividade de pessoas dentro de uma empresa é a ausência de um plano de desenvolvimento de carreira que permita aos colaboradores desenvolverem suas habilidades profissionais e aproveitarem as oportunidades de cargos de liderança.
Além disso, os colaboradores que não se sentem motivados a seguir carreiras mais longas e estáveis, com acessos a treinamentos regulares para melhorar suas habilidades, podem podem acabar se sentindo desmotivados e procurando empregos em outras empresas, até mesmo em concorrentes, desde que ofereçam melhores oportunidades de crescimento.
Agora que você já sabe as causas mais comuns para uma alta rotatividade dos colaboradores, que tal então conferir as melhores práticas para evitá-los? Confira:
A pesquisa de e-NPS não está necessariamente ligada a evitar a rotatividade. No entanto, com ela, é possível calcular o grau de satisfação dos colaboradores com a empresa.
Um ponto de atenção que você não pode deixar passar aqui é que os seus colaboradores irão responder a pesquisa. No entanto, se um plano de ação não for desenvolvido com o intuito de solucionar esses problemas, pode ser que o clima organizacional piore, pois as pessoas não se sentirão ouvidas.
Os feedbacks construtivos podem ajudar a criar uma estrutura de comunicação eficaz e clara entre os líderes e suas equipes, capaz de ajudar a reconhecer o trabalho dos colaboradores e mostrar que suas contribuições têm significado para a organização.
Além disso, os feedbacks também incentivam o desenvolvimento contínuo das skills e o auto-aperfeiçoamento dos colaboradores, o que desenvolve um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, reduzindo assim a rotatividade.
Por fim, é importante lembrar que os feedbacks não devem ser confundidos com críticas, que são mais focadas no erro e no problema, mas devem direcionar os colaboradores a encontrar soluções criativas para os problemas.
Um plano de desenvolvimento individual é essencial tanto para atrair quanto para reter talentos. Esse plano deve privilegiar o desenvolvimento profissional com foco na aquisição de novas skills, alimentando uma cultura de crescimento e desenvolvimento dentro da empresa.
Dessa forma, tudo ajuda a criar um ambiente que os colaboradores se sintam motivados e valorizados, tendo mais chances de permanecer na empresa por mais tempo enquanto evoluem e trazem diversos benefícios relacionados a produtividade e a qualidade das suas entregas.
Dentre as melhores práticas para acompanhar e prevenir a alta rotatividade dos colaboradores está a definição e acompanhamento de metas e indicadores da empresa, atrelados ao desempenho individual.
Isso porque além de deixar claro para o colaborador como as entregas dele impactam nos resultados da empresa, é fácil manter um alinhamento de expectativas entre gestor e liderados, bem como criar planos de ação para um desenvolvimento profissional.
Dessa forma, contar com um sistema de gestão de desempenho é outra iniciativa muito útil para evitar que a alta rotatividade se torne um problema. Isso porque o sistema permite maior monitoramento dos resultados alcançados pelos colaboradores em relação às suas metas e objetivos, o que também facilita o acompanhamento dos indicadores de desempenho.
Com um software de recursos humanos você é capaz de identificar, reter e desenvolver talentos através de ciclos automatizados de avaliações de competências. Um bom sistema de gestão de pessoas oferece mais autonomia ao RH, pois permite a automatização dos processos e estimula a cultura de feedbacks com uma gestão de talentos inteligentes.
E um software de gestão de RH que colabora para isso é o STRATWs One. Com ele você planeja, organiza e melhora a rotina de trabalho de toda a equipe, fazendo com que os colaboradores tenham o foco na cultura de resultados.
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